View Full Version : É impressão minha ou andam a chamar modding de tunning??

VinE
05-01-2003, 14:33
Já reparei nisso em vários sites da concorrência..

spastikman
05-01-2003, 14:38
Que eu saiba....vai dar exactamente à mesma coisa.

Diz-se Mod, pois significa mofidicar/alterar. Mas Tuning é algo que vem dos carros e aplica-se exactamente da mesma forma.

Por isso é que axo que usar um ou outro termo, nao e~steja completamente errado.

CrONiK
05-01-2003, 18:32
sim concordo sou da mesma opinião k o spastikman Tunning é mais para a parte dos PóPós :P e Modding para os Cerebros (PC's) :-D mas isso aplica-se exactamente a mesma coisa, até k se fores a pág. de lojas as peças para modding estão na parte de tunning pricipalmente tampas com acrilico e neos blá blá blá

[]'z :003:

Daniel
05-01-2003, 18:50
é a mesma cena.....

mas "TUNNING" nao existe....

existe sim "TUNING" apenas com um "N"

SimpleFriend
05-01-2003, 19:47
N é igual, apesar do efeito ser idêntico.
Modding quer dizer: modificar, mudar; tuning quer dizer tornar diferente, alterar.
Na mha opinião podemos deixar o termo tuning para os carros, e modding para os computadores.
Mas já se sabe, q é raro todos utilizarem os mesmos termos, então se virem num site de informática a palavra modding ou tuning, entendam-nas da mesma forma!!

:003: :003:

saulfarelo
05-01-2003, 20:30
Agora o ppl vai começar a dizer: qualquer dia tenho que tunar o meu PC...hehehehehehehehe :001:

SimpleFriend
05-01-2003, 22:29
O pior ainda será dizer: tenho de tunar o meu pc!!
Parece q vão explodir com os pc's todos!!
PC's-bomba!!
:003: :003:

CrONiK
05-01-2003, 23:05
Originally posted by SimpleFriend
N é igual, apesar do efeito ser idêntico.
Modding quer dizer: modificar, mudar; tuning quer dizer tornar diferente, alterar.

Nestas duas descrições kuais foram as diferenças k metes-te ??? Só notei que alteras-te os termos de dizer as coisas poix deste a mm definição as duas coisas.

[]'z :003:

spastikman
06-01-2003, 01:10
o CroniK leu-me os pensamentos :)

gutter
06-01-2003, 02:03
Nos carros é mais Chunning ( de tão chungas que as vezes ficam)

VinE
06-01-2003, 18:07
Com esse do chunning deixo aqui este link q considero delicioso...

Site Maravilha (http://www.chunning.8k.com)

Espero que isto nunca aconteça aos pc's...

JarJarBinks
06-01-2003, 18:41
LOL....um spoiler com uma ripa de madeira....isso é q é improvisar, mas acho dificil isto acontecer aos pcs....n tou a ver onde meter uma ripa:cool:

VinE
06-01-2003, 22:47
Tá descansado que alguém ainda se vai lembrar disso.....

wEs
06-01-2003, 23:14
epah querem a minha opinião?

modding é a mm tanga que tuning só que como o tuning já existia quando se instalou a moda do modding, como não se ia "copiar" ou usar um termo existente e se pretendia era mesmo inovar, ficou modding e pronto...a partir dai

modificar um carro é tuning
modificar um pc é modding

em relação ao chuning...bem é um facto que existe mas também existem modds mto chungas, nem toda a gente tem a devida arte para modificar um carro ou um pc, por isso é que as obras de arte que as x's se vêm ai tanto feitas pelos tuners como pelos modders são algo raras...

timber
07-01-2003, 10:22
modificar um carro nao e tuning. tuning e aperfeiçoar tudo o que conduza a melhorias dinamicas do carro.

um kit de travoes e tuning
um turbo novo e tuning
um intercooler e tuning
umas arvores de cames e tuning
uns colectores de escape e tuning
uns amortecedores e tuning
umas molas decentes (nao e para andar a lavrar o chao) e tuning
barras anti aproximaçao e outros reforços do chassis sao tuning

um subwoofer nao e tuning
um kit de plasticos e tupperwares afins nao e tuning
neons nao e tuning
uma tampa de combustivel com um autocolante imitaçao aluminio nao e tuning
qq componente que meta peso extra no carro nao e tuning obviamente.

No caso de alguem ter visto o Fast and the Furious tem um bom exemplo de uma cambada de carros da chungaria.

SimpleFriend
08-01-2003, 00:24
Originally posted by CrONiK
Nestas duas descrições kuais foram as diferenças k metes-te ??? Só notei que alteras-te os termos de dizer as coisas poix deste a mm definição as duas coisas.

Exactamente Cronik, apesar dos termos serem diferentes vai dar td ao mesmo, foi o q eu disse, mas continuo com a mha perferência, modding para os pc's, tuning para os carros.

[] :003:

wEs
08-01-2003, 15:22
E aperfeiçoar não é modificar? Neste caso o carro...ou quando modificas é para pior? ;)

edit: ninguem disse que eram modificações esteticas sequer.

timber
08-01-2003, 18:18
aperfeiçoar nem sempre precisa de grandes modificaçoes. uma das maneiras mais simples (e eficazes) de melhorar as performances dum carro e simplesmente retirar peso. Tirar o pneu suplente, forros, e outras mais radicais como bancos...)
modificar nao e necessariamente aperfeiçoar
eu alias modificaçoes no meu carro so tenho as que os tipos que nao sabem estacionar fazem.
eu nao afirmo nada do outro mundo. e so veres a maioria dos carros modificados que andam por ai. ao lado da versao de serie muito provavelmente ficavam para tras.
por exemplo a grande maioria dos trabalhos de modding em pc's que se ve aqui sao mesmo esteticas (uma fan e util mas nao precisa de ter leds nem janelas transparentes nem coisa nenhuma). num carro praticamente todas as modificaçoes esteticas nao tem utilidade nenhuma e a grande maioria sao prejudiciais a dinamica. algumas modificaçoes conduzem a alteraçoes esteticas mas isso nao e o interesse (um capot de carbono por exemplo ou um corte do para choques para uma admissao dinamica)

spastikman
09-01-2003, 00:29
tuning nao so significa melhorar a performance de um carro dewd...

Gajos com mini spoiler's....fumam vidros, fuma piscas, poe luzes no carro tipo pirilamp....isto é chamado de tuning estetico....mas nao deixa de ser tuning.

Até pq se assim nao fosse, nao vias muitos artigos que sao esctritos na Auto-tuning, Tuning e car audio, master tuning e afins....
PS: deve ter dado para perceber que estava a falar de carros...lol :)

_PrEdAt0r_
09-01-2003, 08:07
essa pagina do chunning ta brutal!
:cool:

timber
09-01-2003, 10:04
tuning estetico? o que e isso? isso nao existe
alias qq dessas revistas de tuning so tem o nome.
acreditas nisso so porque vem numa revista?
ou porque de ves em quando vai um pseudo jornalista da tanga falar dos seus grandes trabalhos de chunguing na TV?

wEs
09-01-2003, 10:55
meus nao me lixem porque quem é que não gosta de ver um carro bem modificado tanto mecanicamente como esteticamente? eu gosto tou-me a lixar se é tuning ou outra modalidade qualquer mas la por o tuning na tua opiniao e de outras pessoas seja apenas o aperfeiçoamento mecanico, nao quer dizer que isto também se aplique ao modding, modding na minha opiniao e na de muita gente é a moddificação fisica dos pc's em si , tanto em performance como em estetica, é obvio que grande parte das x's o ganho é apenas estetico, por alguma razão os maiores overclockers nao têm caixas super pipi's e todas bem arranjadinhas, para essas pessoas a parte estetica é irrelevante pois o que lhes interessa é a performance, ok isso é com eles, há kem goste mais da parte estetica, eu gosto de ver uma caixa bonita bem moddada "artesanalmente acho que é uma forma de arte, é um sitio onde um gajo pode expressar-se, podes inventar o que quiseres e faze.lo, não tem limites e esta concorrencia pelos modds mais originais e radicais ou pelos mais sobrios e com um look mais pro foi o que fez crescer o modding, agora nao misturem é modding com tuning, a nao ser que queiram começar a moddar carros e meter pc's la dentro, que obviamente so se pode chamar modding porque tuning nunca iria ser porque so o peso do pc la dentro ia diminuir a performance do carro, mas se isso fosse tãooo importante os carros de F1 ou nascar nao tinham autocolantes de publicidade...mas eles têm que sobreviver de alguma coisa e se calhar até sacrificam um bocadinho a performance para continuarem a correr. agora deixem de discutir termos porque isso até varia de regiao para regiao, o que eu aqui chamo um balde a minha avó chama.lhe "caldeiro" e não é por isso que deixe de ser um balde ou caldeiro ou o que quer que lhe chamem!
e já nao posto mais porque daqui nada isto eh uma thread super flamada! ;p

timber
09-01-2003, 11:01
tens bastante razao
tal como ha modding nos pc's tb ha overclock e toda a gente sabe o que sao os dois
agora tuning nos carros corresponde aproximadamente a overclock

wEs
09-01-2003, 12:09
pois, tou de acordo, os amantes dos carrinhos é que têm que ver se arranjam um nome mais especifico para o aumento de performance do carro que não tuning...isso faz-me lembrar akela da rtp1 num debate, a luisa castel branco acho eu que se chama assim, a dizer porque é que praticavam tuning na vasco da gama, se podiam ter acidentes e matar pessoas, tipo tuning = picanços LOLOLOL mto mau

spastikman
09-01-2003, 13:24
Oh timber, nao me leves a mal, mas se as revistas sao especializadas em tuning, é mais que obvio que tem de perceber mais do que nós.

E alem do mais... só me dás razao... se dizes que tuning é tudo aquilo que visa aumentar a dinamica, então onde entra o fumar Vidros, piscas, mudar a cor dos farois, por baquets de competiçao, tablier's de aluminio ou imitaçao de carbono, televisoes no carro e etc ?

timber
09-01-2003, 13:57
Nao levo nada a mal. Estamos aqui a falar disto na boa. Sao especializadas em tuning? Eles podem se auto intitular especializados no que quizerem. O inquirer tb e especializado em informatica. Tal como a PC Guia. E o 24 Horas tb e um jornal especializado. Experimenta procurar uma revista que e a EVO (UK). Nao e de tuning mas e uma revista para quem gosta de carros a serio em vez de testes a dizer qual e o tamanho da mala ou quantos porta copos tem aquilo.
Se leres os meus posts facilmente verificas que essas coisas todas nao tem absolutamente nada a ver com tuning. Sao modificaçoes que se faz ao carro. Podem lhe chamar o nome que quizerem mas nao sao tuning.

Daniel
09-01-2003, 14:07
a definição de tuning.. está errada.. nao é apenas modificar por aspectos dinamicos...

Tuning = Personalização

inclui TUDO e nao apenas a parte mecânica... existem varias vertentes...

é a mesma coisa k dizer que pôr uma janela de acrílico nao é um mood...

pois não visa a performançe do Pc...

Tuning é Tudo o k o dono fizer no seu veiculo, todas as alterações k lhe fizer.. seja a k nivel for...

gostos são gostos, o importante é k o dono goste e se sinta bem com o seu veiculo... tal como o mesmo sucede para o Pc

(mas isto nao é um forum de pc´s.... ?? :P )

timber
09-01-2003, 14:56
Tuning é Tudo o k o dono fizer no seu veiculo, todas as alterações k lhe fizer.. seja a k nivel for...

via verde e tuning?
capas do banco e tuning?
Nossa senhora de fatima no retrovisor e tuning?
galhardete do benfica (ou o que voces preferirem) e tuning?
ambientador anti cheiro e tuning?
manta na tampa da mala e tuning?
t shirt enfiada pelo banco e tuning?
lenço no apoio de cabeça e tuning?

E que por essa tua definiçao é

Daniel
09-01-2003, 16:02
Texto retirado deste Site (http://www.tuning.online.pt/)

Tuning :

a tradução aproximada da palavra tuning seria "afinação" ou optimização. Neste caso, o tuning é a arte de tornar o carro mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente e único. O tratamento tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, chassis, interior, carroçaria, escape, etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que faça a difença relativamente aos restantes carros. Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito! As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torna-lo mais performante não desprezando nunca a segurança, sendo estas as características principais a conseguir.

era isto k queria dizer...

"Neste caso, o tuning é a arte de tornar o carro mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente e único"

não vamos cair numa discussão sem logica.. ok timber :rolleyes: (nao es utilizador do forum tuningpt ?)

timber
09-01-2003, 16:19
Tambem nao estou com paciencia para arrastar. Acho que passei a minha ideia.
Sim sou utilizador do tuningpt. Tb andas por la?
Fica bem

spastikman
10-01-2003, 01:27
~e para acabar com isto .......... por falar em performance :

http://www.superdivertido.portoxxi.com/imagens/img30.jpg

:D :D :D :D :D :D :D :D

Daniel
10-01-2003, 17:41
ya... nick Ddaniel