View Full Version : Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Páginas : 1 2 [3]

uterrorista
04-04-2007, 21:05
procura mais a baixo :P .... DE CERTEZA que 'mplayer' está lá...

uterrorista
04-04-2007, 23:55
depois de formatar o C, noto que o Ubuntu não detecta esta partição da mesma forma.
o D, ele monta-a automaticamente, mas o C não.
qaz@blue:~$ sudo mount -a
Failed to access '/dev/disk/by-uuid/7C68EA6268EA1AA2': No such file or directory

????
e quando tento montar o C, a partir do 'Explorer', pede-me password...
eu até coloquei o /etc/fstab(.bak) que tinha feito quando a instalação do suporte NTFS, mas nada!!! qual é o problema agora?

luismvsc
05-04-2007, 00:51
procura mais a baixo :P .... DE CERTEZA que 'mplayer' está lá...
nao instalei o mplayer instalei o real player pork o mplayer parece k nao lê o formato .rmvb e o real player lê por isso axo k me vai ser mais util

só + uma pergunta vale apena fazer um upgrade para a versao 7.04???
:kfold:

s00n
05-04-2007, 02:01
nao instalei o mplayer instalei o real player pork o mplayer parece k nao lê o formato .rmvb e o real player lê por isso axo k me vai ser mais util

E se vale! Eu tenho a beta e tenho feito os upgrades desde que a saquei. Está brutal. Muito melhor que o 6.10. Instala tudo sozinho e muito melhor! Desde control centers, gráfica, wireless, placas de rede... Desktop effects... muita coisa... só usando.

[knap]
05-04-2007, 10:48

Por agora não porque ainda não saiu a versão final. Depois de dia 19 de Abril se as opiniões de quem instalou e fez o upgrade forem positivas podes instalar.

A coisa às vezes dá para o torto por isso se o computador te for essencial para o dia-a-dia convêm ter cuidado.

luismvsc
06-04-2007, 15:35
sim sou eu mais uma vez depois de tudo decidi instalar o mplayer porque o realplayer nao le wmv, mas quando eu faço play para o ver o ficheiro wmv aparece um erro :" Errror opening/initializing the select video_out (-vo) device"... rsp please

agora percebo pork o linux e o melhor

hellaxe
06-04-2007, 18:32
Consegues abrir *.avi?
Se não vai ás preferências do mplayer e seleccionas na parte do vide X11/xv.
Creio que pode ser isso.
Outra coisa já instalas-te os w32codecs?

luismvsc
06-04-2007, 18:41
Consegues abrir *.avi?
Se não vai ás preferências do mplayer e seleccionas na parte do vide X11/xv.
Creio que pode ser isso.
Outra coisa já instalas-te os w32codecs?
vou instalar os codecs depois digo alguma coisa:kfold:

luismvsc
06-04-2007, 19:20
ja consigo ver , o problema era no w32codecs
thanks hellaxe

The Wonderer
06-04-2007, 20:15
Ois,

Tenho umas dúvidas um tanto... vá lá, parvas, que espero que me consigam esclarecer (the noob is the house!).

Fiz recentemente o download do Ubuntu 6.10, gravei para um CD (é a versão Live CD) e experimentei; devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido, com o ambiente gráfico, funcionalidade e não só.

Todavia, há uma coisa que ainda me faz muita confusão - aliás, foi por essa mesma razão que decidi não arriscar e instalar permanentemente o Ubuntu -, o facto de não conseguir aceder aos ficheiros que estão na "partição" do meu Windows XP Pro SP2 (o que é muito chato, pois não queria abdicar dos mesmos e começar tudo do zero, como se fosse um novo PC, entendem?).

Como posso... contornar esta situação?

Obrigado desde já, gurus! ;)

Cumprimentos

uterrorista
06-04-2007, 21:06
@The Wonderer (http://www.techzonept.com/member.php?u=53201)
a maneira mais simples a meu ver:
http://doc.gwos.org/index.php/Ntfs-config
fazes download de Package for edgy and feisty. corres e instalas.
penso que é tudo, mas para ter a certeza, vais ao menu Aplications,system tools, deve lá aparecer um icon com NTFS blablabla. entras aí e activas tudo..

s00n
06-04-2007, 22:06
http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ntfs_suporte_com_leitura_e_escrita _ntfs-3g
peanuts

CyberOps
06-04-2007, 22:46
http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ntfs_suporte_com_leitura_e_escrita _ntfs-3g
peanuts

eu nao consegui pelo metodo 1, somente pelo 2. portanto se n conseguires pelo 1º acho q o 2º é infalivel. tive depois q reiniciar, n conseguia fazer o umount

ninja_pt
07-04-2007, 13:57
Boas
Estou com um probelma a tentar isntalar o CD Ubuntu 6.10, faço boot, selecciono isntalaçao, akilo faz me load ao kernel e mal acaba aparece Kernel Panic - not syncing: IO- APIC+ timer doesn't work.....

e nao sai dali, ja tentei a opçao noapic nas em nada resultou

tenho:
AMD 64 3800+ x2
Asus M2N-MX
XFX GF6800GS

obrigado

DanK
12-04-2007, 19:27
Boas! Eu não sei o que fiz ao meu ubuntu mas, após várias instalações de merditas fikei sem poder fechar, minimizar janelas etc ... e todos os efeitos desapareceram tbm! Alguem sabe como resolver isto ? Agradecia mesmo ....
Cumps!

destr0yer
12-04-2007, 22:33
Depois de eu por o drivers da nvidia e o beryl, o sistema freeza depois do login...

e agora?

s00n
13-04-2007, 01:56
Feisty meus amigos... Feisty.

É melhor nem falar no nome do novo 7.10 que ate se assustam e ainda mudam de distro.

Napalm_Death
13-04-2007, 09:42
Boas
Estou com um probelma a tentar isntalar o CD Ubuntu 6.10, faço boot, selecciono isntalaçao, akilo faz me load ao kernel e mal acaba aparece Kernel Panic - not syncing: IO- APIC+ timer doesn't work.....

e nao sai dali, ja tentei a opçao noapic nas em nada resultou

tenho:
AMD 64 3800+ x2
Asus M2N-MX
XFX GF6800GS

obrigado

Vi isto na net:
Bem...

Antes de pressionar ENTER na tela de inicialização do CD, coloque a seleção sobre o item "Iniciar Kubuntu" e pressione a tecla F6, neste momento vai aparecer uma linha na parte de baixo da tela, como se fosse uma linha de comando.

Esta linha diz respeito aos parametros utilizados na inicialização deste kernel, no final da linha deve ter um parametro splash, após este parametro adicione noapic e vamos ver o que acontece. Para terminar, após adicionar o parametro, pressione ENTER.

nepo
19-04-2007, 13:49
gostaria de saber se alguem sabe como posso instalar o ubuntu num raid 0 tenho o raid criado mas quando vou a instalar nao me reconhece aparecem os dois discos separados e nao o raid :(:(:( espero quer me possam ajudar...

AndreAPL
19-04-2007, 19:44
O raid não foi criado pelo linux pois n? Mas tem de ser criado por ele (o array) ...

loster
30-04-2007, 22:54
Bem, estou com um problema "estranho".

Instalei este Ubuntu num pc com a seguinte configuração:
C2D E6300
AsRock ConroeXFire
GeForce 7300GTCorreu tudo bem, até abrir o Beryl. Segui este link http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx_Beryl_Nvidia_Edgy , mas acho que me esqueci-me de fazer este passo: Reiniciar o X com X with ctrl+alt+backspaceO pc liga, vai para o inicio de sessão (onde pomos o utilizador e a senha), meto os dados, ele inicia tudo normal, as barras, etc., mas depois volta outra vez para o inicio de sessão.

Se me poderem ajudar agradecia.

iGama
02-05-2007, 11:23
O Ubuntu ja vem com um programa para ouvir musica, é o RhytmBox.

Ogg é suportado de base no Ubuntu, os outros formatos que não são Livres, como o mp3, é necessário instalar Codecs para os ouvir.

Vai a Aplicações -> Adicionar Remover -> procura por "codecs" e instala :)

ou então :

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Multimedia

Cumps

Sway
12-05-2007, 04:35
Como faço para configurar o teclado?

Está completamente trocado.

Por exemplo: ç = ;
? = _
:003:

Obrigado!

system>preferences>keyboard

xinoca_
16-05-2007, 19:43
Boas eu estou a fazer um trabalho para escola que é partilhar uma pasta, um ficheiro e um cd-rom através do samba...eu no ubuntu penso que já configurei tudo queria saber se tenho de configurar alguma coisa no xp pra poder aceder!!!
Obrigado

trinco_
16-05-2007, 19:51
penso que configurando o samba bem não precisa de fazer mais nada, basta ir ao xp e meter o ip do pc com o ubuntu e ta feito!

hellaxe
17-05-2007, 14:04
Não esquecer de dar as passwords do samba para os users ou não se conseguem ver as partilhas a partie do XP ou outro sistema qualquer.

hellaxe
17-05-2007, 22:02
"Apareceu-me" aqui um desatino:
O micro que vem com a M2N32-sli um que diz "soundmax superbeam" não está a funcionar.
A pergunta é simples: é necessário alguma activação especial sem ser no "volume control" para o dito cujo começar a trabalhar?
Thanks

Bumbklaatt
22-05-2007, 02:38
system>preferences>keyboard

Isso eu ja tinha encontrado, mas mesmo assim não consigo configurar.
Tenho um ASUS F3JP, sabes qual o keyboard que devo escolher?

Obrigado:)

Edit: O Problema já foi resolvido, obrigado!

container
23-05-2007, 12:54
Boas sou novato nestas coisas e tentei isntalar o ubuntu-6.10 gravei num cd com o nero fui a bios e meti para arrencar a partir do cd e tal o pro e que ele nao arranca a partir do cd o meu pc é:
AMD 3500+@2800
dfi lan party nf3 ultra D
Ati radeon 9600 pro
1.5gb Kingston
1* WESTERN DIGITAL raptor 74gb
2*WESTERN DIGITAL 250gb cada

aguardo resposta
cump´s

7ndr3
31-05-2007, 01:04
Viva, sou noob nestas coisas de linux embora ja tenha instalado o Mandrake e Red Hat por gozo acabando smp por apagar e ficar o o sistema da microsoft.Meti net e achei que devia tentar uma nova distro d linux neste caso o Ubuntu-6.10-desktop-i386.

...::O PROBLEMA::...
FAÇO BOOT PELO CD ELE ARRANCA ALTERO A LINGUA P PORTUGUES E INICIO O UBUNTO TD VAI BEM ATE K DEPOIS DA BARRA LARANJA D LOADING TERMINAR FICO COM O ECRA PRETO COM UM _ A PISCAR.
jA CORRI O UBUNTU NO XP ATRAVES DO VMware(MAKINA VIRTUAL) E AI TD CORRE FIXE.
ALGUEM ME PODE AJUDAR???

AMD Athlon 64 3000+
Asus K8VSE Deluxe
768 DDR 400Mhz
ATI Radeon 9600
2X Disco SATA (120Gb e 250Gb)

s00n
31-05-2007, 01:43
Saca a última versão -> 7.04 Feisty Fawn.

PassaRo
06-06-2007, 16:46
Boa Tarde!

Ao "mexer" na source.list devo ter feito asneira. Agora sempre q vou Aplicações -> Adicionar/remover Programas dá-me este erro. (http://img519.imageshack.us/img519/9788/capturaecrabi3.png)

E na consola aparece-me esta mensagem.
(http://img514.imageshack.us/img514/9710/capturaecra1dh0.png)
Alguem m pode ajudar ? :(

VuDu
06-06-2007, 18:12
E já fizeste o que ele te diz na mensagem de erro?
Check the permissions and correctness of the file '/etc/apt/sources.list' and reload the software information with: 'sudo apt-get update' and 'sudo apt-get install -f'

Se foste tu que andaste a mexer no ficheiro e deixaste alguma cena mal, não deverá de ser assim tão difícil descobrires o erro. É só veres o "padrão" do que lá está escrito e tentar descobrir o que está mal.
Em ultimo caso, podes sempre mudar-lhe o nome e correr o "System->Administration->Software Sources" que ele deve de gerar-te um novo. (Não?)

PassaRo
06-06-2007, 20:22
A mensagem de erro que me aparece na consola é dps de fazer o q me aparece nesse aviso...
"Check the permissions and correctness of the file '/etc/apt/sources.list' and reload the software information with: 'sudo apt-get update' and 'sudo apt-get install -f'"

heeven
06-06-2007, 20:28
A mensagem de erro que me aparece na consola é dps de fazer o q me aparece nesse aviso...
"Check the permissions and correctness of the file '/etc/apt/sources.list' and reload the software information with: 'sudo apt-get update' and 'sudo apt-get install -f'"

http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty_pt#Como_adicionar_reposit.C3.B3rios_ extra usa esses repositorios e substitui na tua source list, podes meter o internacional e o nacional.

ve se dá. cumps

PassaRo
06-06-2007, 20:52
Ok, obrigado, exprimentarei assim q chegar a casa e direi qq coisa.
Cumps

EDIT:

heeven: Muito obrigado :D
REsultou na perfeição!!!

Bom feriado !!

cumps

hellaxe
10-06-2007, 11:56
Boas pessoal:
Tenho aqui uns fantasmas lixados.
Há meia dúzia de dias que notava a partir de certa altura os programas não abriam.
>(Bosta acaba de me acontecer>(

Acontecia após algum tempo de estar isto ligado. Ontem deixei o pc a "pastar" e quando voltei nada funcionava.
pensei que fosse problema do X mas depois de ctrl+alt+bspace não entra no X.>(

Não consegui ver qual o erro.
Restart e a bela da partição /home começa a dar erros atrás de erros:004:.

Lá fiz o fsck à partição e entrou mas pouco depois voltou a não abrir programas.

Agora mesmo estava a fazer backups do thunderbird e deu erro ao criar o .zip e já não abre novamente programas.:004::004:

Será que isto tem a ver com o facto de ter o pasto noutra partição do mesmo disco? É estranho.
É que não consigo ver qual será o ou os ficheiros que estão a fazer isto.

Além do dmesg que logs posso ver para descobrir o problema.

Obrigado

EDIT: aparecem-me coisas destas:axe@macsant1:~$ nautilus
Could not set mode 0700 on private per-user gnome configuration directory `/home/axe/.gnome2_private/': Read-only file system

Porque raio me retirará as permissões???

EDIT2: o dmesg tem isto relacionado com o tema
[17181882.624000] journal_bmap: journal block not found at offset 4108 on hda4
[17181882.624000] Aborting journal on device hda4.
[17181882.748000] ext3_abort called.
[17181882.748000] EXT3-fs error (device hda4): ext3_journal_start_sb: Detected aborted journal
[17181882.748000] Remounting filesystem read-only

hellaxe
11-06-2007, 21:24
Vá lá pessoal Ajudem-me pleaseeeeeeeeeee.:'(

AndreAPL
11-06-2007, 21:39
espero que esse disco nao tenha bad-blocks... faz 1 fsck mas com bad-block-scan.

hellaxe
11-06-2007, 22:01
Quais são as opções Andre?
Sorry não sei.
Já agora não estou a conseguir fazer o umount do disco. Faço o logout e entro com alt+ctrl+f2 mas diz-me sempre que está em conflito com o fstab (o umount claro).

AndreAPL
11-06-2007, 23:19
usa um live...
fazer scan a partiçoes montadas é má ideia, muito má ideia.

salvo erro:

fsck -c /dev/hdaX

hellaxe
12-06-2007, 08:52
Pois claro que é, por isso entrei em modo recovery e lá fiz a coisa.
Resultado: erros em 4 Logical blocks.
Que é que faço agora?

AndreAPL
12-06-2007, 08:54
hmm... ele nao pediu pra corrigir ?

hellaxe
12-06-2007, 08:58
Essa parte não te posso responder já que usei a opção dizer sim a tudo (y) no fsck.É provavel que tenha feito porque no relatorio diz que corrigiu tudo.
Estava cheio de sono e deixei o pc a fazer isso durante a noite. Estava lentito.:x2:

EDIT: Isto está a deixar-me doido. O dito cujo corrige os erros no boot ou fazendo eu a mesma coisa em recovery mode mas depois de estar a trabalhar bem 10 ou 15 minutos passa-se e lá dá outra vez a mensagem no dmesg que postei acima.

hellaxe
12-06-2007, 23:11
alguma ideia do que posso fazer???

AndreAPL
13-06-2007, 00:30
à la windows... formatas :D
(espero k esse disco esteja em bom estado... o que diz o S.M.A.R.T. ?)

hellaxe
13-06-2007, 10:31
à la windows... formatas :D
(espero k esse disco esteja em bom estado... o que diz o S.M.A.R.T. ?)

Podes ser mais explicito? Não percebi.

Dava-me jeito era saber onde está a porcaria do erro para poder fazer os backups do meu home e saltar esses ficheiros marados.

hellaxe
16-06-2007, 15:16
Obrigado a todos pela ajuda:205::x2:
Como tinha de formatar aproveitei e fiz o upgrade para o Feisty.
Parece que resolveu e o disco está bom.

sportingman
03-03-2008, 19:49
Boas tardes a todos..

Estou ainda numa fase muito inicial, ja li bastantes coisas, mas neste momento preciso mesmo é de ter net no F3JA.. Teho o ubuntu instalado e há alguns repositórios que queria sacar..

Se me pudessem ajudar, a dúvida passa por isto:

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2631370#post2631370

Obrigado a todos! ;)

AndreAPL
03-03-2008, 21:25
e é ubuntu 6.10 ?

sportingman
04-03-2008, 22:05
Sim Andre...

Pelo que li, tenho de sacar algum ou alguns dos ficheiros deste site:

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=13&PFid=5&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false

e actualizar a board, uma vez que a placa de rede é onboard e o router liga-se pelo cabo ethernet..

O router já está configurado, fiz-lo no Vista mal o tive, no XP funciona também na perfeição, mas aqui no ubuntu não me reconhece! Daí eu dizer que acho que será da placa de rede... Mas mesmo que saque esses ficheiros não sei como instala-los... Se me pudesses ajudar, agradecia!

Não sei se isto serve de alguma coisa, mas já agora a versão do kernel que tenho é a 2.6.20-16 penso eu pelo que me aparece no menu inicial de escolha do SO...

sportingman
04-03-2008, 22:35
Saquei o primeiro ficheiro e segui os comandos do readme e penso que fez tudo mais ou menos correcto...

Mas continua sem reconhecer o modem... :S

AndreAPL
05-03-2008, 22:48
Experimenta uma versão do ubuntu mais recente. As placas realtek (pci) sao reconhecidas e instaladas, normalmente, de forma automática.

(normalmente é (com kernel-sources/headers, e base pra compilaçao) make, make install, e modprobe modulo)

sportingman
06-03-2008, 19:40
O estranho é que na Universidade com o cabo ehternet, ele reconhece-me e liga na boa!

Mas com este router aqui nada feito... Que pensas que devo fazer? Será de onde o problema?