View Full Version : Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Páginas : 1 [2] 3

[knap]
23-12-2006, 10:50
O resultado do comando é isto:
Tenho 2 cores mas a 1ghz.
Vou experimentar metar aqui mais umas coisas a puxar por isto.

Em principio está tudo bem, o meu Core 2 Duo também reduz a velocidade para 1GHz quando não é preciso tanto poder de processamento, assim a carteira agradece.

processor : 0
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 15
model name : Intel(R) Core(TM)2 CPU T5600 @ 1.83GHz
stepping : 6
cpu MHz : 1000.000
cache size : 2048 KB
physical id : 0
siblings : 1
core id : 255
cpu cores : 1
fdiv_bug : no
hlt_bug : no
f00f_bug : no
coma_bug : no
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 10
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe lm constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx est tm2 cx16 xtpr lahf_lm
bogomips : 3661.95

processor : 1
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 15
model name : Intel(R) Core(TM)2 CPU T5600 @ 1.83GHz
stepping : 6
cpu MHz : 1000.000
cache size : 2048 KB
physical id : 1
siblings : 1
core id : 255
cpu cores : 1
fdiv_bug : no
hlt_bug : no
f00f_bug : no
coma_bug : no
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 10
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe lm constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx est tm2 cx16 xtpr lahf_lm
bogomips : 3657.47

Dark Fenix
23-12-2006, 23:31
Boas ppl, estou com problemas em usar o automatix2, quando tento abrir, aparece aquela imagem a fazer o loading, e ele fica parado a dizer que esta a receber as keys, mas dp da erro, diz k nao conseguiu recebe-las!! alguem sabe como resolver?

Cumps

astrisko
24-12-2006, 17:04
Instalei todos os codecs com o automatix2, consigo ver videos no totem, no entanto se os tento abrir usando o MPlayer aparece-me a seguinte mensagem de erro : "Error opening/initializing the selected video_out(-vo) device", se os tento abrir no VLC não consigo ver imagem, qual poderá ser a causa do problema?

Obrigado

iGama
24-12-2006, 18:38
Isso é pela definição de saida de video do mplayer estar mal. Abre o MPlayer, vai a preferencias, Video e escolhe a saida X11/Xv se não me engano, renicia o programa e já deve dar :)

astrisko
24-12-2006, 19:26
Problema resolvido, obrigado, quanto ao VLC, também já encontrei a solução, desligar o Beryl :P

hellaxe
25-12-2006, 12:06
Olá ppl...

Alguêm já experimentou instalar o Windows num SATA e o Ubuntu no IDE como está indicado aqui:

http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy#How_to_boot_into_Windows_installed_on_ a_seperate_SATA_drive

Não consigo fazer aquela parte do: "How to identify the name of the boot drive (hd0, hd1, hd2, etc)" mas sei que a minha drive do windows é a sda1, será que meto:

Sei que esta dúvida nem toda a gente deve saber, principalmente porque nunca fez, mas quem souber agradecia imenso....

Eu também tenho esta dúvida já que o meu está todo marado. Ainda não consegui resposta para isso.

Já agora o problema do CPU não é problema já que quando é preciso o tipo via até aos 2.4 GHz.

Outra Dúvida como pôr os 2 cpu em monitorização, por exemplo mo gdesklet ou no conky?

Thanks e Bom Natal

LastCaress
25-12-2006, 12:42
Estou a pensar instalar o Ubuntu numa SD card de 2gb. Será boa ideia?

iGama
25-12-2006, 18:21
Hoje ao instalar a nova versão do Wine tive uma supressa agradavel, apareceu no menu do gnome a pasta Wine para aceder as aplicações instaladas pelo mesmo :)

Já n é preciso andar pela consola ou criar links manualmente.

amjpereira
25-12-2006, 20:39
Boas, como a maior parte de vós também eu me decidi aventurar pelo mundo fantástico do software livre, incluindo o S.O. em si, mas aqui surge a duvida, já li vários tópicos e pelo que pude perceber o mais fácil para começar geralmente costuma ser o Ubuntu. pois bem saquei o Ubuntu live que não consigo instalar pois nao me aparece nada no ecrã depois de seleccionar Run/Install Ubuntu ou Run using Safe Graphics mode. seungo me parece a minha placa sendo uma x700 portatil tenho que usar o Alternative CD e depois entrar pelo GRUB e instalar umas drivers quaisqueres(não me recordo do nome).

A minha questão é não há nenhuma maneira diferente? No site da ATI por acaso têm lá drivers para linux. será que funcionam? E se funcionarem como e que faço para instalar?As drivers e o S.O.(Ubuntu?)

Agradeço desde já pela vossa ajuda.

Napalm_Death
25-12-2006, 21:33
Bom, desisti de instalar o ubuntu numa partiçao do raid0 sata2 da nforce4... aquele guia não funcionou. nao aparecia nada em /dev/mapper...
como tal, decidi instalar numa partiçao do disco de armazem, que é um sata2
ele foi identificado como sdc na instalação. os outros 2 sao os do raid0...
A instação correu bem depois pediu pra reiniciar e deu erro 21 no grub.

so consegui arrancar para o windows pq tinha uma diskete de boot...

so que agora como posso meter um boot menu aqui?! é que o grub nao detecta o meu windows no raid... e como posso arrancar para o linux..?!

com o cd consegui ir ao linux instalado, o /boot/grub/menu.lst identifica a partiçao do linux como hd2,1 (ja nao me lembro ao certo) e não há opçao para o windows ali...

alguem me ajuda a corigir isto?!

|ferrari|
25-12-2006, 22:26
Boas! Fou-Lu, Desde já benvindo! Sempre que te referires a duvidas acerca da distro em questão, usa as threads ja criadas: aqui para a versão 6.10 (Edgy Eft) (http://Podias%20ter%20usado) e aqui para versão 6.06 (Dapper Drake (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90379)).

Quanto à tua questão, é muito simples de resolver e não precisar da versão alternate CD:
Escolher: Modo Gráfico Seguro
Ouvir o som de arranque do Ubuntu e premir simultaneamente: Ctrl + Alt + F1
Escrever sudo pico /etc/X11/xorg.conf
Percorrer texto com tecla direcional baixo e procurar onde diz (Device). Colocar o cursor em baixo e adicionar no fim da parte sobre a placa gráfica em (Device): Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto"
Gravar fazendo (Ctrl + x) e S
Enter
sudo /etc/init.d/gdm stop
sudo killall gdm
sudo /etc/init.d/gdm startJá ficas com aceleração 3D ;)

Cumprimentos
|ferrari|

hellaxe
26-12-2006, 11:54
Estou a ficar lixado com isto. Não consigo instalar os drivers 3D da nvidia:
sudo apt-get install nvidia-glx
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
Some packages could not be installed. This may mean that you have
requested an impossible situation or if you are using the unstable
distribution that some required packages have not yet been created
or been moved out of Incoming.

Since you only requested a single operation it is extremely likely that
the package is simply not installable and a bug report against
that package should be filed.
The following information may help to resolve the situation:

The following packages have unmet dependencies:
nvidia-glx: Depends: libglu1-mesa but it is not going to be installed or
libglu1
E: Broken packages

Têm o mesmo problema? Estou a usar os repos da U Minho e do darkstar.

iGama
26-12-2006, 12:27
@ hellaxe

Usa o seguinte comando:

sudo aptitude install nvidia-glx

O aptitude resolve dependecias de maneira diferente que o apt-get por isso deve funcionar :)

amjpereira
26-12-2006, 15:47
epá desisto já tentei instalar com o live cd, nao deu, Fazer ALT+CTRL+F1 continua sem dar, tentei instalar com o alternate na boa, entrei no modo de recuperação e comecei a seguir os passos(escrever na linha de comandos ) os seguintes "codigos"

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_edgy

mas chega a uma altura em que ou nao encontro a tecla para o que falta ou quando encontro dá-me varias vezes erro que nao conseguiu encontrar principalmente nesta linha:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.backup

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Não existe nenhuma distro do Ubuntu que nao dê erro com estas placas? eu tinha o Open Suse, pois nao me deu problemas a instalar mas nao percebi nada daquilo.

Desde já agradeço pela ajuda.

iGama
26-12-2006, 16:53
Gedit é para edição em modo gráfico se tens consola usa o nano.

ctrl + o gravar
ctrl + x sair

|ferrari|
26-12-2006, 19:30
Continua sem funcionar quando coloco o comando para aceder aos modules. aparece-me so a janela do nano mas tudo vazio......vou esperar pela proxima versao pode ser que ja seja mais compativel....

Não creio que haja essa razão para alarido. Tens que ter um pouco de paciencia, sabes que estás a mexer no sistema completamente diferente. Vai por mim, com calma chegas lá. Tive várias dificuldades quando me aconteceu o mesmo, já que também tenho uma X700 como tu. E neste momento tenho-a a funcionar, 5 estrelas ;)
O que acontece é que há alguma informação que fica guardada nomeadamente a forma das linhas horizontais e verticais (...) Mas vamos ao que te interessa, se realmente queres instalar Ubuntu, diz-me, queres fazer dual boot, ou apenas Ubuntu?

1. Se a tua ideia é DUALBOOT (com winXP por exemplo) o melhor a fazeres é formatares com cd do windows, e instalares direitinho como se fosse apenas windows.
ATENÇÃO: Não vais conseguir iniciar o windows (por causa do grub). Arrancas pelo cd windows, e escolhe modo de recuperação (tecla R). Abre-te um modo DOS, escolhes C:\ (tecla 1) e clicas ENTER quando aparece campo de password (a não ser que tenhas alguma). Escreves FIXMBR e OK. Instalas o windows XP normalmente e depois usas o PartitionMagic ou semelhante e fazes "resize" do disco para o valor que achares melhor (exemplo disco de 100Gb: WindowsXP - 30Gb :: Ubuntu - 70Gb - ou conforme as tuas necessidades)! ATENÇÃO: Não cries partição do LINUX, simplesmente faz "resize" e deixa espaço livre em "unallocated".

Agora sim arrancas com LiveCD do Ubuntu e fazes aqueles passos que te indiquei. Se algo correr mal daqui para a frente, basta que voltes ao windows e apagas a partição que é criada como Linux ou algo semelhante.

2. Se a tua ideia é teres apenas ubuntu instalado, basta-te um format C:\ e voltas a tentar.

Como te disse, tenho uma X700 a rolar, por isso nada a temer :D

Cumprimentos, qualquer duvida apita
|ferrari|

amjpereira
26-12-2006, 19:51
Não creio que haja essa razão para alarido. Tens que ter um pouco de paciencia, sabes que estás a mexer no sistema completamente diferente. Vai por mim, com calma chegas lá. Tive várias dificuldades quando me aconteceu o mesmo, já que também tenho uma X700 como tu. E neste momento tenho-a a funcionar, 5 estrelas ;)
O que acontece é que há alguma informação que fica guardada nomeadamente a forma das linhas horizontais e verticais (...) Mas vamos ao que te interessa, se realmente queres instalar Ubuntu, diz-me, queres fazer dual boot, ou apenas Ubuntu?

1. Se a tua ideia é DUALBOOT (com winXP por exemplo) o melhor a fazeres é formatares com cd do windows, e instalares direitinho como se fosse apenas windows.
ATENÇÃO: Não vais conseguir iniciar o windows (por causa do grub). Arrancas pelo cd windows, e escolhe modo de recuperação (tecla R). Abre-te um modo DOS, escolhes C:\ (tecla 1) e clicas ENTER quando aparece campo de password (a não ser que tenhas alguma). Escreves FIXMBR e OK. Instalas o windows XP normalmente e depois usas o PartitionMagic ou semelhante e fazes "resize" do disco para o valor que achares melhor (exemplo disco de 100Gb: WindowsXP - 30Gb :: Ubuntu - 70Gb - ou conforme as tuas necessidades)! ATENÇÃO: Não cries partição do LINUX, simplesmente faz "resize" e deixa espaço livre em "unallocated".

Agora sim arrancas com LiveCD do Ubuntu e fazes aqueles passos que te indiquei. Se algo correr mal daqui para a frente, basta que voltes ao windows e apagas a partição que é criada como Linux ou algo semelhante.

2. Se a tua ideia é teres apenas ubuntu instalado, basta-te um format C:\ e voltas a tentar.

Como te disse, tenho uma X700 a rolar, por isso nada a temer :D

Cumprimentos, qualquer duvida apita
|ferrari|

a minha ideia é só Ubuntu mas se dizes que assim esta a funcionar sem problemas nao me importo de tirar 2 gb para o Xp, ate porque ha um jogo ou outro que nao corre no Ubuntu.

O que acho estranho foi que instalar tanto live como Alternative instala bem, mas depois no Grub/Modo de segurança ele dá-me varios erros. nesse caso vou seguir os teus passos e ver se dá se der tudo bem eu espero mais uns mezitos até sair a nova versõa e quiçá! terá melhor compatibilidade. senão lá vou ter que instalar o OpenSuse......

|ferrari|
26-12-2006, 20:25
A menos que haja algo que me ultrapasse, deverá funcionar assim ;)
Na próxima versão do Ubuntu, já é quase seguro que virá resolvida essa questão dos drivers. Mas OpenSuse também não é má opção!

Relativamente ao espaço para windows, por acaso não sei se 2Gb te chegam, se calhar esticava a corda para os 4Gb! Ainda te sobra bastante para desfrutar à vontade do Ubuntu :x2:

hellaxe
26-12-2006, 20:47
@ hellaxe

Usa o seguinte comando:

sudo aptitude install nvidia-glx

O aptitude resolve dependecias de maneira diferente que o apt-get por isso deve funcionar :)

Pois já tinha tentado mas dá-me isto e fiquei meio com receio porque pede para instalar muita coisa que a meu ver não é necessária. Ora vê:
The following NEW packages will be automatically installed:
binutils-static linux-image-2.6.17-10-386
linux-restricted-modules-2.6.17-10-386 linux-restricted-modules-common
nvidia-kernel-common xserver-xorg-core xserver-xorg-input-all
xserver-xorg-input-elographics xserver-xorg-input-evdev
xserver-xorg-input-kbd xserver-xorg-input-mouse
xserver-xorg-input-synaptics xserver-xorg-input-wacom
The following NEW packages will be installed:
binutils-static linux-image-2.6.17-10-386
linux-restricted-modules-2.6.17-10-386 linux-restricted-modules-common
nvidia-glx nvidia-kernel-common xserver-xorg-core xserver-xorg-input-all
xserver-xorg-input-elographics xserver-xorg-input-evdev
xserver-xorg-input-kbd xserver-xorg-input-mouse
xserver-xorg-input-synaptics xserver-xorg-input-wacom
0 packages upgraded, 14 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 35.3MB/39.6MB of archives. After unpacking 113MB will be used.
The following packages have unmet dependencies:
libgl1-mesa-swx11: Conflicts: nvidia-glx but 1.0.9631+2.6.17.8-1 is to be installed.
Resolving dependencies...
The following actions will resolve these dependencies:

Install the following packages:
xorg-driver-fglrx [7.1.0-8.30.3+2.6.17.8-1 (<NULL>)]

Keep the following packages at their current version:
nvidia-glx [Not Installed]

amjpereira
27-12-2006, 09:51
Desisti do Ubuntu, mas não do Linux, acabei por instalar outra Distro. não consegui colocar a aceleração 3D vou ter que esperar pela proxima versão a não ser que me habitue a esta. mas sempre ouvi dizer bem do Ubuntu...bem antes isso do que voltar para o Windows. Vou-me ambientando ao Linux com esta distro e quando sair uma solução mais eficaz ou já integrada na distribuição talvez mude. até lá vou continuando a ler uns topicos aqui deste sub-forum.

Agradeço desde já pela disponibilidade demonstrada.

Fou-Lu

[Burn_Master]
27-12-2006, 11:52
Estive ontem a instalar o Ubuntu e apeteceu-me experimentar o Beryl. Só que fica assim (http://Uploadextra.com/img1/755241CapturaEcra.png). :/
Tenho uma Geforce 7600go com os drivers da nVidia instalados.
Alguma solução?

iGama
27-12-2006, 12:31
Se tiveres Edgy, e deves estar a usar Aiglx ( que vem de base no Edgy ) é preciso instalares a última versão dos drivers da nvida.

Ve neste link (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Nvidia#Como_instalar_o_Controlador _Gr.C3.A1fico_Mais_recente_da_Nvidia_.289746_e_718 4.29) como fazer :)

Dark Fenix
28-12-2006, 14:53
Ppl tenho uma duvida, ando a ver qual a melhor web para adquirir, e tive a ver este site:

https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupportComponentsMultimediaWebCamerasTrust ?highlight=%28HardwareSupportComponentsMultimediaW ebCamerasTrust%29

e gostaria de saber o que significa o Out of the box, ja vi isto em varias...

Cumps ppl

esquiso
28-12-2006, 15:07
Out of the box quer dizer que é suportado sem ser necessaria a instalação de coisa alguma.. uma especie de plug and play :)

"Refers to an applications suitability to be rapidly integrated into an existing system"

Dark Fenix
29-12-2006, 23:49
isso quer dizer que com uma web que seja out of the box, nao preciso de instalar o driver para a mesma? o driver para a web que tou a pensar é o spca5xx, nao teria de instalar nada certo?... lol dcpem a nobice...

iGama
30-12-2006, 16:29
Se é out of the box não é preciso instalar nada :)

mas podes sempre tentar com o driver para veres se tens alguma diferença, nada de impede :)

iGama
05-01-2007, 13:30
Algumas pessoas me perguntaram como instalar a última versão do OpenOffice, por isso aqui fica um "tuturial" a explicar os passos:

Instalar última versão do OpenOffice

Para começar é necessário apagar todos os ficheiros do OpenOffice instalado, por isso, aceder ao Synaptic (ou Adept), fazer uma pesquisa por "OpenOffice.org" e remover todos os ficheiros instalados referentes so OpenOffice.

Antes de começar é preciso instalar o pacote "alien". Este pacote serve para converter ficheiros rpm em deb.

$ sudo apt-get install alien

Faz download do OpenOffice.org para linux no site http://www.openoffice.org/

Abrir uma Consola e extrair o conteúdo do pacote .tar.gz

$ tar xzvf OOo*.tar.gz

Acede a pasta criada do OO extraída (neste exemplo para OO 2.1 en-US)

$ cd OOE680_m6_native_packed-1_en-US.9095/RPMS

Podem reparar que nesta pasta existem RPMs, para converter para DEB vamos usar o "alien":

$ sudo alien *.rpm

Pode demorar um pouco a converter os pacotes todos. Quando terminar, os pacotes RPM deixam de ser necessários por isso podem ser removidos:

$ sudo rm *.rpm

Se usam GNOME os pacotes para KDE não são necessários:

$ sudo rm openoffice.org-kde-integration*.deb

Agora para instalar os pacotes, vamos alterar as permissões e depois instalar:

$ sudo chmod 777 *.deb

$ sudo dpkg -i *.deb

Quando terminar, e se não der erros, o OpenOffice deve estar instalado

Para adicionar ao menu os atalhos do OpenOffice, aceder a pasta "desktop-integration" dentro da pasta "RPMS".

$ cd desktop-integration

Deve haver um ficheiro debian, instalar:

$ sudo dpkg -i openoffice.org-debian-menus*.deb

tekfreak
05-01-2007, 13:42
Instalei o Ubuntu 6.10 num portátil Lg Lw65, tenho tudo a funcionar no entanto quando peço para fazer "Shutdown" no gnome o portátil não desliga, ficando parado no logo do Ubuntu com a barra (vazia) e não desliga. Tenho de desligar no botão do power.

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.

s00n
05-01-2007, 13:45
Muito bom. O maior problema que tive quando instalei o OO foi de querer instalar a última versão, que só há em inglês e depois instalar o dicionário em português. AS instruções estavam um bocado underground para o que deviam. No entanto no fórum do OO pt_PT encontrei a solução. Ainda por cima vim a descobrir que aquilo tem la uma espécie de Synaptic do Ubuntu que nos deixa instalar línguas adicionais para o programa, dicionários, plugins etc.

FJesus
08-01-2007, 16:10
Tenho o Ubuntu 6.10 instalado no portátil, no entanto quando pretendo reiniciar o computador no gnome, o mesmo não reinicia (faz todo o processo de desligar e depois fica boloqueado).
Será que me podem ajudar? É que ainda sou novato nisto do Linux, mas estou a gostar bastante do Ubuntu e gostaria de ter o sistema a funcionar correctamente.

s00n
08-01-2007, 16:18
Um, dá mais pormenores, não consigo perceber o que está a acontecer.
Que portátil é?

kalachnikov
08-01-2007, 16:19
Boas
estou em vias de desistir da instalação da net no ubuntu 6.10.
Já exprimentei e como sou muito noob nisto nao consigo instalar a net devido a ter o speedtouch cinza, já fiz download de script e firmware mas nao consigo tal é a embrulhada!!!
Muito complicado para quem se inicia em linux.
Vou desistir mesmo>(

FJesus
08-01-2007, 16:53
Obrigado s00n pela resposta. O portátil em questão é um LG Lw65 e o que acontece é: quando tenho de reiniciar o computador, o mesmo termina o X e quando devia de reiniciar normalmente, fica bloqueado e não reinicia.

Simao
09-01-2007, 17:40
Ja alguem teve problemas com a bateria do portatil?

Ele ta-me sp a dizer que tenho 5 minutos de bateria e dps desliga-se, mas tb me diz que a bateria está a 98%....

Obrigado

s00n
09-01-2007, 18:25
Bem, só com o modelo não vou lá, precisava das características, processador e gráfica pelo menos. Mas tenta procurar nos fóruns do ubuntu ou mesmo no google por "ubuntu reboot crash X" ou "ubuntu reboot freeze X", algo do género.

Em relação à configuração da net, o iGama fez por aí um tutorial que não falha mesmo. É instalarem as drivers da placa de rede, instalar o wpa-supplicant e o network manager e bule logo. Talvez o difícil seja encontrar as drivers para a placa de rede.

Quanto à bateria do portátil, é mesmo esperares que o iGama apareça por aqui que tenho ideia de ele ter um problema qualquer com a bateria que sem ter ligado à corrente, o portátil desligava-se. E deve haver um fix para isso que ele conheça.

Podia ir procurar por vocês e ajudar mas tenho tido algum [muito] trabalho para a univ nesta altura de exames e tenho a certeza que com uns searches vocês safam-se. Também ainda me estou a iniciar no Linux. Aliás, em Linux estamos sempre todos a aprender, a questão é que já tive muitos problemas em Linux, muitos mesmo, e nunca desisti, e até agora consegui resolver todos ;) . Boa sorte.

Rallyus
13-01-2007, 11:26
Se me puderem dar aqui uma ajuda a planear partições, agradecia imenso :)

Então é assim:

Pretendo instalar o Kubuntu 6.10 Edgy Eft no portátil, o portátil é um HP dv9082eu, tem 2 discos de 80 GB cada.

No primeiro disco existem de fábrica 3 partições, uma para o windows, outra para recuperação do sistema (8GB, que eu vou eliminar, pois já fiz os DVD's de recuperação) e a terceira de 2 GB para o Quickplay que não pretendo mexer.

O segundo disco está completamente vazio.

Eu pretendo fazer uma instalação com dual boot Windows/Kubuntu, mas como quero deixar os vicios da Micro$oft pretendo redimensionar a partição de Windows para o minimo indispensável.

Pretendo também defenir partições para o Kubuntu de maneira a que todos os meus ficheiros e settings fiquem intactos mesmo com uma fresh install. Até porque pelo que sei às vezes os updates para novas versões correm mal.

Ora, dêm lá opiniões com o que faço com os 160 gigas de disco que tenho!

Metro
13-01-2007, 13:07
Boas
estou em vias de desistir da instalação da net no ubuntu 6.10.
Já exprimentei e como sou muito noob nisto nao consigo instalar a net devido a ter o speedtouch cinza, já fiz download de script e firmware mas nao consigo tal é a embrulhada!!!
Muito complicado para quem se inicia em linux.
Vou desistir mesmo>(

Compra um Modem que tenha entrada RJ45 e vais ver que mudas logo de opinião. Os modems USB são uma desgraça.
Não desistas:)

Se me puderem dar aqui uma ajuda a planear partições, agradecia imenso :)

Então é assim:

Pretendo instalar o Kubuntu 6.10 Edgy Eft no portátil, o portátil é um HP dv9082eu, tem 2 discos de 80 GB cada.

No primeiro disco existem de fábrica 3 partições, uma para o windows, outra para recuperação do sistema (8GB, que eu vou eliminar, pois já fiz os DVD's de recuperação) e a terceira de 2 GB para o Quickplay que não pretendo mexer.

O segundo disco está completamente vazio.

Eu pretendo fazer uma instalação com dual boot Windows/Kubuntu, mas como quero deixar os vicios da Micro$oft pretendo redimensionar a partição de Windows para o minimo indispensável.

Pretendo também defenir partições para o Kubuntu de maneira a que todos os meus ficheiros e settings fiquem intactos mesmo com uma fresh install. Até porque pelo que sei às vezes os updates para novas versões correm mal.

Ora, dêm lá opiniões com o que faço com os 160 gigas de disco que tenho!

Para comer o mais facil ela limpar a partição de 8GB. Colocar como espaço livre mesmo. Que qd instalares o Ubuntu ele vai perguntar se queres instalar lá.
Mas faz backups antes não vá haver problemas. Mas parece-me a forma mais simples.

Boas sera que vcs me podem ajudar?a minha questão é o seguinte:estou a usar a ubuntu livecd visto que nao tenho disco e tenho 2 problemas,não consigo por mais que 60hz(a grafica é correctamente detetada) e a placa de som creative vibra 16 não trabalha encontrei isto atraves do google,mas como faço para executar o comando que eles dizem la? http://www.ubuntuforums.org/archive/index.php/t-6806.html

Sem mexer no xorg não vais lá. Terias que instalar isso no disco.
Brinca com o VMware :)

Reidocongo
13-01-2007, 18:18
Bem pessoal eu instalei o ubuntu 6.10 e keria fazer download das drives da grafica e n consigo
eu faço isto na consola
:

sudo apt-get install nvidia-glx nvidia-kernel-commone dps aparece isto:

Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Reading state information... Pronto
O pacote nvidia-glx não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isso pode significar que o pacote falta, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote nvidia-glx não tem candidato para instalação

ou seja n consegui instalar os drives

Como e k faço pa isntalar????????

fikem bem

Rapid_Eraser
13-01-2007, 21:02
Instala o Automatix e deixa-o fazer essas instalações vais ver q deixas logo se ter problemas

LINK (http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy#How_to_install_Automatix2_on_Ubuntu.2C _Kubuntu.2C_and_Xubuntu)

iGama
13-01-2007, 21:25
Tens de activar os repositórios Universe e Multiverse para esse pacote estar disponivel.

System - Administration - Source n sei que, activas os repositórios todos , fazes reload e ficam disponiveis.

kalachnikov
13-01-2007, 22:35
Compra um Modem que tenha entrada RJ45 e vais ver que mudas logo de opinião. Os modems USB são uma desgraça.
Não desistas:)

Boa noite
obrigado pelas palavras de encorajamento:) de momento a adquirir um teria que ser um modem router wireless mas existem outras prioridades :( nem sei se a clix me forneceria um modem por rj45 gratuitamente, isto porque eu migrei do sapo à cerca de ano e meio e fiquei com o modem speedtouch que vinha com o sapo.
Cumprimentos

iGama
14-01-2007, 00:56
Se tens clix compra o Kit da ADSL da clix por 25€ vem com um Router/Modem ADSL com 4 portas rj45. :)

Metro
14-01-2007, 09:41
Boa noite
obrigado pelas palavras de encorajamento:) de momento a adquirir um teria que ser um modem router wireless mas existem outras prioridades :( nem sei se a clix me forneceria um modem por rj45 gratuitamente, isto porque eu migrei do sapo à cerca de ano e meio e fiquei com o modem speedtouch que vinha com o sapo.
Cumprimentos

Eu mudei para Clix e tive que comprar o Modem. Não sei se te vão oferecer. A questão é que vais dar graças quando mudares para um Modem com entrada RJ45.

O meu está a servir apenas de Modem e tenho um router que é wired e wireless. Tenho protegido com WAP e no Ubuntu não tenho problemas:)

Sephiroth
14-01-2007, 11:19
Se tens clix compra o Kit da ADSL da clix por 25€ vem com um Router/Modem ADSL com 4 portas rj45. :)

é isso mesmo, foi o que eu fiz, tambem era cliente sapo mudei pa clix e para usar ubuntu comprei o kit da clix, e o router por esse preço é mesmo muito bom.

CR_
14-01-2007, 13:05
é isso mesmo, foi o que eu fiz, tambem era cliente sapo mudei pa clix e para usar ubuntu comprei o kit da clix, e o router por esse preço é mesmo muito bom.

Não precisas de mudar para a clix. Eu sou oni e simplesmente comprei o kit e pus o router a bombar ;)

A primeira coisa que fiz foi mudar de Ubuntu para Debian :-D

iGama
14-01-2007, 13:19
Não precisas de mudar para a clix. Eu sou oni e simplesmente comprei o kit e pus o router a bombar ;)

A primeira coisa que fiz foi mudar de Ubuntu para Debian :-D

Mas pelo que ouvi dizer os routers agora veem bloqueados para Clix :(

CR_
14-01-2007, 14:03
Mas pelo que ouvi dizer os routers agora veem bloqueados para Clix :(

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=6588.msg68651#msg68651

CR_
14-01-2007, 15:31
Esqueci-me, caso vos calhe um DR814Q (melhor ainda, pois tem 4 portas,o MT882 só tem uma penso eu), se tiver bloqueado não se preocupem porque há firmware's disponíveis na net. Senão peçam-me o form para enviar o config (se a maneira não for igual à que aparece nesse link) que a mim o router vinha o desbloqueado.

http://forum.bandalarga.org/viewtopic.php?t=3414&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Como vêm o melhor é comprarem o router ;)

ruimoura
15-01-2007, 20:22
Boa tarde,
é o seguinte, estou a usar o Ubuntu 6.10 e tou com um ligeiro problema, cada vez que tento iniciar a sessão dá-me a seguinte mensagem:
"Utilizador ou senha incorrecta. As letras têm de ser escritas com a capitalização correcta"

Pois, o problema é que eu pus o utilizador e a senha correctas, até já me dei ao trabalho de re-instalar o sistema 2 vezes e o problema é o mesmo, não sei que fazer, please, help-me

verifiquei o caps lock e ta tudo bem.

Terá a ver com o Num Lock ?

bugsbunny
15-01-2007, 20:53
tambem creio que nao, pois nao inseri nenhum numero na minha password

se ajudar, é um portátil com processador 64bits

bugsbunny
16-01-2007, 00:04
é um acer 5051aWlmi (portátil)
teclado PT

bugsbunny
16-01-2007, 01:11
resolvido tks :D

iGama
17-01-2007, 15:01
Envy 0.8.1 has been released (now also for ATI cards)! (http://albertomilone.com/wordpress/?p=56)

Envy 0.8.1 includes a lot of changes (especially if you have a look at the source code), a new textual interface and adds the support for ATI cards. The uninstallation of Envy’s deb package should be smoother now. Here is the full changelog:
* Changed: Textual interface written from scratch
* Changed: written from scratch by using Object Oriented programming
* Changed: improved the framework for the detection of graphic card models
* Added: support for ATI cards
* Added: ATI driver 8.28.8 (legacy) and 8.33.6
* Added: Nvidia’s compatibility list has been updated
* Changed: removed “–force-yes” since Envy never used it
* Fixed: uninstalling Envy doesn’t make apt complain about folders being not empty any more

Para quem não sabe o Envy é um script criado inicialmente para a instalação dos drivers da Nvidia automáticamente em Ubuntu, mas esta nova versão já da suporte a ATI.

Funciona para Ubuntu 6.06 e 6.10 ( Dapper e Edgy )

1 - wget http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.1-0ubuntu1_all.deb

2 - sudo dpkg -i envy_0.8.1-0ubuntu1_all.deb

3 - Log out e carregar em CTRL+ALT+F1
(Para ficar em modo consola)

4 - Fazer Log in

5 - Correr o "envy"

$ envy

Seguir as opções :)

Mais info : http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html

iGama
17-01-2007, 15:28
No 7.04 os drivers da Nvidia e Ati vão vir de base, este script poderá existir para poder instalar as versões mais actualizadas.

Vamos ver.

FabioREDESFCUP
17-01-2007, 17:04
boas
e assim, eu gostava de saber km faço para poder aceder a net no meu portatil a partir do ubunto e como posso aceder a minha placa wireless eu n tou a conseguir acader a nada disso,e tambem estou a ter alguns problemas kom o som e nao sei como resolver isso! ja agora o meu portatil e o asus a8js-4s020p.

El_UnO
17-01-2007, 17:32
Bem, Já instalei o Kubuntu 6.10 e tenho um problema e uma dúvida:

Problema- O Kubuntu está a levar muito tempo a "bootar", aquela barra que aparece no inicio fica parada quase 1 minuto no mesmo sitio e está-me a levar no total mais tempo a bootar que o Windows.

Como posso descobrir o que me está a prender o sistema naquele ponto?

Duvida- O meu portátil tem uma Nvidia Gforce Go 7600, os drivers que o Kubuntu 6.10 trás são os melhores ou devo instalar os drivers proprietários da Nvidia? Como o faço?

Se isso tem um bootsplash giro com uma barra (foi o que percebi), carrega em F2 quando tiver a arrancar o sistema e vê onde é que ele para/demora mais tempo.

Quanto aos drivers depende do que quiseres. Se precisas de aceleração 3d, drivers proprietários em cima, caso contrário deixa estar como está :P . Documentação para ubuntu de como fazer isso é coisa que não falta também ;)

s00n
17-01-2007, 17:45
Isso instala que drivers? fglrx? [na versão ATI]

Napalm_Death
17-01-2007, 18:09
eu após muito martirio ja consegui meter o meu ubuntu a arrancar.
seguindo o guia ubuntu pt, tentei instalar o aiglx e beryl com sucesso, mas o beryl manager não activa o modo beryl, cai sempre no metacity pq o beryl ta a falhar em algum lado...
tenho os drivers oficiais da ati (x800). instalei recentemente os ultimos, mas para o beryl não estar a dar deve ser qualquer pormenor no xorg... cada site que leio sobre isto dão-me opçoes diferentes :s

ruimoura
17-01-2007, 18:22
eu após muito martirio ja consegui meter o meu ubuntu a arrancar.
seguindo o guia ubuntu pt, tentei instalar o aiglx e beryl com sucesso, mas o beryl manager não activa o modo beryl, cai sempre no metacity pq o beryl ta a falhar em algum lado...
tenho os drivers oficiais da ati (x800). instalei recentemente os ultimos, mas para o beryl não estar a dar deve ser qualquer pormenor no xorg... cada site que leio sobre isto dão-me opçoes diferentes :s

Dude, com os drivers oficiais da ATI não podes usar o aiglx ...

iGama
28-01-2007, 14:17
Extensão de pesquisa para o Firefox do GuiaUbuntuPT.org

http://www.guiaubuntupt.org/ff.html

Espero que ajude mais :p

hellaxe
28-01-2007, 22:01
Boas Pessoal:

Será que há uma alma caridosa que me possa ensinar como pôr o wireless da minha M2N32 Deluxe wi-fi a funcionar em ad-hoc com o portátil.
Sei que o Blueangelman anda à nora com isto e eu não consigo encontrar resposta.
Obrigado.

Ps: não tenho AP nem router wi-fi

uterrorista
31-01-2007, 20:47
pretendia mudar a COR LARANJA da selecção(menus) para outra... Onde/como posso fazer isso?
edit:
não havia aí um Tópico para melhorar o aspecto do Grub? não encontro...

HecKel
01-02-2007, 05:28
Vai nesta thread ;)

Olha aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1271698&highlight=grub#post1271698) :)

abraços, HecKel

bproof
01-02-2007, 11:54
Quero me iniciar com o ubuntu 6.10 que estou a tentar instalar mas aparecem-me principalmentes estes erros:

-hdd: drive not ready for command
-hdd: timeout waiting for DMA
-Buffer I/O error on device hdd

Devo dizer que sou um novato nisto e não pesco nada mas gostava de me iniciar nisto

obrigado desde já

Flyer_rp
01-02-2007, 13:59
Boas...

Sera que alguem me pode dizer como por o ubunto 6.10 a funcar em condições.

O problema e o seguinte como podem no My System tenho uma x700, o que pa instalar o ubuntu desanima logo um bocado pelas dores de cabeça que da, assim tive que fazer a instalação apartir do cd alternate porque o 'normal' desligava o monitor a certa altura e nem em safe grafics mode la ia. La consegui fazer a instalação e agora no arranque entro em recovery mode para poder alterar o xorg.conf adicionar umas alteraçoes (vi algures num topico em que tinham o mm problema) mas depois ao salvar ele diz que nao encontra o ficheiro na directoria (isto depois de ja tar aberto).

Se entrar em modo normal depois de tocar o som do ubuntu a carregar (aqui ja tenho o monitor desligado), ao fzer ctrl+alt+F1 fico com as cores todas trocadas com uns verdes e cor de rosa todos manhosos.
Isto nao anda nem desanda, ja tentei instalar o fedora core 6 mas apartir de certa altura o monitor tb desliga e nada. :004:

Se alguem souber com sair desta situação que se pronuncie...

bproof
01-02-2007, 16:00
Quero me iniciar com o ubuntu 6.10 que estou a tentar instalar mas aparecem-me principalmentes estes erros:

-hdd: drive not ready for command
-hdd: timeout waiting for DMA
-Buffer I/O error on device hdd

Devo dizer que sou um novato nisto e não pesco nada mas gostava de me iniciar nisto

obrigado desde já

Vou adicionar mais algumas duvidas que surgiram apos ter lido algumas das paginas do guia ubuntu.
Obtive o ubuntu 6.10 através da pcguia deste mes, copiei atraves do nero para um DVD, sendo um live CD do ubuntu há algum problema nisso?

Consigo ver a 1.ª pagina onde se ve para iniciar, ver se o cd tem erro, mudar idioma, etc.
Posso mudar nesta parte o idioma e ele vai instalar em portugues, certo?

Após esta selecção começa essa parte dos erros que mencionei, consigo ouvir que o cd tambem faz um pouco de ruido mas penso que nao seria dali

bproof
01-02-2007, 16:35
e mais.

Tenho um disco rigido de 40gb que está com 2 partiçoes, uma de 10gb onde está o windows e que tem neste momento 4gb livres e o restante é para ficheiros do emule, posso instalar o linux nesses 4gb restantes da partiçao onde se encontra o windows, não posso?
pelo menos foi o que entendi lendo os manuais, agora preciso de particionar esses 10gb para que dentro dessa partiçao "mae" onde está o windows ter 2 sub partiçoes, uma para o windows e outra para o linux?

uterrorista
01-02-2007, 21:36
Vai nesta thread ;)
Olha aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1271698&highlight=grub#post1271698) :)
abraços, HecKel
isso mesmo. obrigado..
..e das cores, não sabes??

gatohumano
01-02-2007, 23:23
Tenho um problema com o amsn,instalei a versão original que vinha no cd e td bem,mas encontrei uma versao mais recente na net,fiz como dizem neste site:http://ubunteros.wordpress.com/2006/08/09/amsn-097b-installation-facile/
o problema é que depois o amsn abre aparece a janela fecha sozinho e fica o icone no tray mas se clicar la não acontece nada aquilo ta tipo bloqueado nao entendo,ja voltei a versão anterior e esta a fazer o mesmo,andei de volta das dependencias mas não consegui nada.

[knap]
02-02-2007, 01:56
Boas...

Sera que alguem me pode dizer como por o ubunto 6.10 a funcar em condições.

O problema e o seguinte como podem no My System tenho uma x700, o que pa instalar o ubuntu desanima logo um bocado pelas dores de cabeça que da, assim tive que fazer a instalação apartir do cd alternate porque o 'normal' desligava o monitor a certa altura e nem em safe grafics mode la ia. La consegui fazer a instalação e agora no arranque entro em recovery mode para poder alterar o xorg.conf adicionar umas alteraçoes (vi algures num topico em que tinham o mm problema) mas depois ao salvar ele diz que nao encontra o ficheiro na directoria (isto depois de ja tar aberto).

Se entrar em modo normal depois de tocar o som do ubuntu a carregar (aqui ja tenho o monitor desligado), ao fzer ctrl+alt+F1 fico com as cores todas trocadas com uns verdes e cor de rosa todos manhosos.
Isto nao anda nem desanda, ja tentei instalar o fedora core 6 mas apartir de certa altura o monitor tb desliga e nada. :004:

Se alguem souber com sair desta situação que se pronuncie...

Não encontra o ficheiro como?

Fazes

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

A password é a mesma do teu utilizador, alteras o que tens a alterar e depois para gravar carregas em control e em x ao mesmo tempo e ele pede-te se queres gravar e dizes que sim. Fazes reboot e já deve ficar a funcionar. Vais alterar o driver para vesa não é?

E não vale a pena perder a cabeça, ao principio custa um bocado a ambientares-te mas depois habituas-te.

iGama
04-02-2007, 01:50
Bem deixo aqui o ultimo guia adicionado ao guiaubuntupt.org, traduzido e adaptado pelo Logik-bomb (http://lopes.orangesense.com/):

Instalar o Dreamweaver no Ubuntu :)

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Dreamweaver_em_Edgy

uterrorista
04-02-2007, 13:12
nao consigo abrir ficheiros *.RAR...
Archive type not supported
de que preciso?

iGama
04-02-2007, 13:16
precisas instalar o unrar

sudo apt-get install unrar

:)

gatohumano
04-02-2007, 18:28
Alguem sabe como desligar o efeito de desvanecimento das janelas?ja andei a procura e não encontro nada sobre isso.

Quarq
04-02-2007, 21:45
Boas! Ando á uma porrada de tempo a tentar ter som no meu Asus F3jc e não consigo de maneira nenhuma! Alguém é capaz de me dar uma ajuda nisto?

uterrorista
04-02-2007, 22:14
se queres ajuda, começa por dizer qual a placa de som... :P

VuDu
04-02-2007, 22:20
É a do asus F3Jc LOOOL

Quarq, não tens som, como assim? Nem nas colunas nem nos auscultadores? Dá algum erro ao tentar ler ficheiros com som?

Quarq
04-02-2007, 23:22
Não dá nenhum erro ao ler ficheiros de som (nem de video com som por exemplo), simplesmente não sai nada das colunas, nem auscultadores. Já mexi no volume e nada!

iGama
05-02-2007, 11:34
Cheira-me que é uma placa Intel HDA.

Faz na consola : lspci -l
e aparece uma listagem do teu hardware, é so confirmares. Para resolver isso aconselho a ver :

https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto e meteres a versão do Alsa mais recente.

Cumps

Quarq
05-02-2007, 15:02
Parece que tens razão, foi isto que me apareceu:

00:1b.0 "Audio device" "Intel Corporation" "82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller" -r02 "ASUSTeK Computer Inc." "Unknown device 1338"

Quarq
05-02-2007, 21:58
Já funciona! Obrigado iGama, bom nariz :)
Agora só me falta por a webcam a funcionar e para o bicho ficar em condições!

Flyer_rp
06-02-2007, 00:03
;1409906']Não encontra o ficheiro como?

Fazes

sudo nano /etc/X11/xorg.confA password é a mesma do teu utilizador, alteras o que tens a alterar e depois para gravar carregas em control e em x ao mesmo tempo e ele pede-te se queres gravar e dizes que sim. Fazes reboot e já deve ficar a funcionar. Vais alterar o driver para vesa não é?

E não vale a pena perder a cabeça, ao principio custa um bocado a ambientares-te mas depois habituas-te.

Ja fiz essa treta toda e ele da um erro e diz 'no such file or directory', mas a verdade e que eu o consigo editar...

Ja nao vejo boi daquilo... >(

RGCaldas
06-02-2007, 00:32
Ja fiz essa treta toda e ele da um erro e diz 'no such file or directory', mas a verdade e que eu o consigo editar...

Ja nao vejo boi daquilo... >(

Se quizeres um forma mais grafica faz "gksu gedit /etc/X11/xorg.conf" que ele abre-te o editor texto grafico. Ou então abres o nautilus com permissões de su "gksu nautilus" e navegas até à pasta etc no sistema de ficheiro e depois a pasta X11 e lá estará o xorg.conf

uterrorista
06-02-2007, 11:12
DICA:
activar a escrita em ntfs(a solução mais simples):
link do fórum ubuntu(autor). (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=337970&highlight=ntfs+write)
link de uma página com o *.deb
(http://doc.gwos.org/index.php/Ntfs-config)

@iGama
podes adicionar ao GuiaUbuntuPT :P

Rallyus
06-02-2007, 18:18
Esta pergunta já foi feita noutro tópico há bem pouco tempo, e houve logo algumas pessoas que indicaram uns tópicos onde isso já foi falado... mas cá volto:

Como configurar o Modem Banda Larga USB TMN em UBUNTU

SaRcAsTik
07-02-2007, 22:21
Boas pessoal,

Desde que instalei o Beryl que, cada vez que abro uma janela, esta fica por detrás de todas as outras que tavam abertas. Já estive a ver nas opçoes e nao consigo por isto direito (a janela que se abre ir para a frente :P). Podem me ajudar?

Já agora outra qestao: ja instalei os w32 codecs e mesmo assim nao consigo ver videos wmv, só tenho som, imagem pevas!:lol:

uterrorista
10-02-2007, 19:02
imagem pevas!
experimenta o MPlayer...
também tive problemas assim, mas o mplayer dava sempre.

s00n
10-02-2007, 19:13
VLC!

uterrorista
10-02-2007, 22:02
No firefox:
Quando clico num link ed2k, este não lança o aMule. Diz que o protocolo não está associado com nenhuma aplicação.. Como resolvo isto?
:D edit:
Just go to about:config, right click and new->string. Input network.protocol-handler.app.ed2k as name and ed2k as value.

uterrorista
11-02-2007, 22:44
Tens de instalar o amule-utils.
don't need!!!
No edit, está a explicar como... pouco explicito, mas está!

hellaxe
12-02-2007, 12:20
Boas ppl, kero instalar o linux no meu portatil, mas como n tenho placa de rede, tenho de ligar o meu THOMSON TCM325 da netcabo por USB, será que vou conseguir? alguem me pode explicar como fazer?

Cumps ;)

Olha talvez seja bom investires numa PCMCIA que custam à volta de 20€ e poupas muito trabalho e dores de cabeça.

Anyway, estou a necessitar de ajuda com a minha wireless da M2N32 SLI- DeLuxe. Ou seja pelo que li não funciona e já tentei a liguei no Networking e está como morta.
Mas eu não pesco grande coisa de Wireless logo todas as indicações de como usar o Ndiswrapper não as entendo bem. Eu queria era uma ajuda na tentativa de pôr aquela malfadada placa a funcionar. Já vi no fórum official umas coisas mas fiquei na mesma sem entender o que fizeram.

Se possivel gostava de a pôr a funcionar como AP. A Asus tem um software para isso e claro no XP funciona bem.

Obrigadão pessoal.

Dark Fenix
12-02-2007, 23:36
Olha talvez seja bom investires numa PCMCIA que custam à volta de 20€ e poupas muito trabalho e dores de cabeça.

PCMCIA... o que é isso?? (lol) desculpem a ingnorancia...

uterrorista
12-02-2007, 23:43
Estou a pensar em instalar o ubuntu também no meu desktop... mas cheira-me a problemas... Tenho uma placa de rede meio manhosa, um adaptador para discos sata...
Existe algum sitio onde possa confirmar se é compativel/existem_drivrers?

@Dark Fenix (http://techzonept.com/member.php?u=26876)
click here (http://en.wikipedia.org/wiki/PCMCIA)

hellaxe
13-02-2007, 13:42
Estou a pensar em instalar o ubuntu também no meu desktop... mas cheira-me a problemas... Tenho uma placa de rede meio manhosa, um adaptador para discos sata...
Existe algum sitio onde possa confirmar se é compativel/existem_drivrers?

@Dark Fenix (http://techzonept.com/member.php?u=26876)
click here (http://en.wikipedia.org/wiki/PCMCIA)

Existe uma thread no forum oficial em que o pessoal dá um report acerca do hardware que funciona. Pelo menos há 4 meses existia.:x2:

Procura por lá.

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 00:32
instalei o ubuntu 6.10 no meu LG P1
e o scroll no firefox é lentissimo,
sou novato com o linux e nao me estou a conseguir adaptar.... n percebo por causa dos drivers ati etc... :x mas o principal agr era por isto rapido.
alem disso tb me parece q a imagem nao tem muita nitidez :\

s00n
14-02-2007, 00:51
instalei o ubuntu 6.10 no meu LG P1
e o scroll no firefox é lentissimo,
sou novato com o linux e nao me estou a conseguir adaptar.... n percebo por causa dos drivers ati etc... :x mas o principal agr era por isto rapido.
alem disso tb me parece q a imagem nao tem muita nitidez :\

Chama-se a isso falta de drivers da gráfica. Tens que placa gráfica?
é uma X ?

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 00:52
sim é uma x1400 :s

uterrorista
14-02-2007, 01:02
@ _CeReaL_KiLLeR (http://techzonept.com/member.php?u=3362)
consulta esta página. (http://www.thefuckingshit.org/?p=425)
dá muito jeito a mim :D

s00n
14-02-2007, 01:15
Parece boa essa página. Mas no geral, e só falando para a ATI, se não conseguires por aqui (http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Edgy_Installation_Guide), não consegues por mais lado nenhum. Eu tive de fazer do segundo modo que explicam aí. De qualquer maneira, isso tem guia para várias distros e para outras versões do Ubuntu. É uma questão de procurares lá melhor.

Já agora... não esquecer que há o GuiaUbuntuPT (http://guiaubuntupt.org).

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 01:15
da-me erro

./ati-installer.sh: 165: Syntax error: Bad substitution

o que sera?
com estes drivers posso por o beryl?

uterrorista
14-02-2007, 01:25
qual foi o guia que seguiste?
edit:
senão, consulta esta: click
(http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.27.10.html)eu até te ajudava mais, mas não tenho a ati, tenho a intel no meu P1. :S

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 01:29
foi o primeiro que me deram... mas com estes ja estou a conseguir... vamos la ver :)
ja dou novidades ;)

s00n
14-02-2007, 01:34
Por acaso não sabia que se se corresse o *.run das drivers ati ele corria um instalador. Danke.

uterrorista
14-02-2007, 01:38
este ultimo que apresentei parece que é mesmo da ATI.
se retirarem a parte final do url, vai para a página da ATI.
devem ser os 'oficiais' ou coisa do género!..

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 01:50
consegui mas agora n estou a conseguir instalar o beryl... sei q deve ser basico mas:

Agora que o Beryl e o Xgl estão instalados. É melhor ter uma sessão separada (no gdm ou kdm) para o Xgl, pois algumas aplicações podem não funcionar correctamente na sessão Xgl.

Para criar a sessão, crie o ficheiro '/usr/share/xsessions/xgl.desktop', e adiciona o seguinte conteudo no mesmo, usado o seu editor de texto escolhido (como root ou usando sudo):

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Xgl
Exec=/usr/bin/startxgl.sh
Icon=
Type=Application

nao consigo gravar o ficheiro, diz q n tem premissao
o q posso fazer?

estou a seguir à risca o tutorial: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_edgy

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 01:57
bem ja descobri com o sudo!
tenho de investigar mt mais lol :s

mas estou com um prob o fglrx nao esta a arrancar :\

_CeReaL_KiLLeR
14-02-2007, 02:49
pronto ja brekou de vez.
tentei o 2º metodo do http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Edgy_Installation_Guide
pelo meio ja tentei o Envy

o resultado é encravar quando esta a carregar ja com a barra do Ubuntu praticamente cheia:s

hellaxe
14-02-2007, 10:54
Pessoal estou desesperado.

Hoje esta bosta deixou de arrancar.
Chega à parte em que faz o check filesystem e fica logo na segunda partição.
O root (/) está impecável mas depois ao fazer o dosfsck à primeira "que encontra" que é uma fat fica parado. O led do HD pisca regularmente mas não acontece nada. Em XP isto arranca na boa.

A minha particion table:
sda1 - XP (não estámontado NTSF)
sda2 - FAT
sda3 - FAT
hda1 - FAT
hda2 - / (ext3)
hda3 - swap
hda4 - /home

Fiz uma experiencia. Depois de algum tempo de espera fiz ctrl+alt+del e avançou para o gdm. Fiz o login e disse-me que não dava talvez por falta de espaço no disco; não é o caso.
Fiz login em safe e montei o hda1 que era onde parava e o home. Saí e fiz login normal. O login foi feito quase normal faltando o wallpaper e mais os icons dos mounts do fstab que são os FAT.
Reboot e estamos na mesma.

Alguma ideia???????

Estou mesmo à rasca.

EDIT: Já está resolvido. Encontrei isto (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=359154&highlight=filesystem+check) e depois de muita martelada cheguei à conclusão que era um ficheiro que não estava em condições. Apaguei e.......... voilá system online.

s00n
14-02-2007, 21:36
Isso com 9700 penso que fica melhor com AIGLX que é mais leve.
Mais o beryl.

Mas para isso tens de meter as drivers opensource da RADEON. Penso que já vêm com o Edgy [6.10]

_CeReaL_KiLLeR
15-02-2007, 02:01
eu tenho x1400 :x

_CeReaL_KiLLeR
15-02-2007, 14:32
bem ja funciona.. n sei bem o que posso dizer acerca de como resolver. basicamente foi experimentar todos os metodos, varias vezes e acabou por dar...
eu tb n percebo nada de linux e isso ajuda muito :)

por agora ja tenho o beryl e td instalado ja da para me entreter.
só uma coisa, é possivel aceder a pastas partilhadas de pc's em windows?

Quarq
15-02-2007, 16:16
Boas!

Precisava de melhorar o boot up do meu edgy e ñ estou a conseguir. Alguém me pode indicar um programa que monitorize e me optimize o boot?

uterrorista
16-02-2007, 23:02
observação:
estes gajos não dormem?
é updates todas as semanas...

fiz download de um pack de cursores para o rato.
como é que mudo isso?

Rapid_Eraser
17-02-2007, 11:39
Improve performance in Ubuntu (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=189192)

Quem é amigo quem é? :x2: :kfold:

Quarq
17-02-2007, 15:18
Grande post Rapid_Eraser. Vai dar é um bocado de trabalho para implemantar estas mudanças todas. Kando tiver tudo ok digo como correu! Estou curioso com as alterações propostas ao kernell, para os c2d!

CR_
17-02-2007, 15:32
Em Português:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Guia_de_Optimizacao

Bastava porem performance no search: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=132182

:)

DarTaKaum
17-02-2007, 20:05
assim uma coisa rapida, quero tirar umas aplicações,mas implica que apague o kubuntu-destop, que me apaga?

Como removo aplicações mas manter o kubuntu-desktop ?

Rallyus
18-02-2007, 00:58
Bem... tou com um problema e deve ter sido alguma burrice minha que o causou...

Kubuntu Edgy Eft

Esta tarde no meu laptop finalmente consegui ter ligação à net.
Apareceu-me um aviso que tinha 120 updates para fazer dowload. Aceitei, abriu o adept update e começou a fazer os downloads todos. Como não tinha tido oportunidade de ter o laptop ligado à net (uma dura batalha com os ISP's) aproveitei e instalei o Firefox e o Synaptic.

Até aqui tudo bem. Há pouco fui pegar no Laptop outra vez e deparo-me com um Grub Menu com o DOBRO das opções que tinha antes.

Onde antigamente havia as opções para Kubuntu Generic 2.17....10 e Kubuntu Generic 2.17....10 Rescue, há também as opções de Kubuntu Generic 2.17....11 e Kubuntu Generic 2.17....11 Rescue.

Bem, quando tento bootar para a versão com o Kernel mais recente (a 11 ) o gajo pendura-me a meio do boot...

Quando vou para a versão que tinha antes tudo bem, corre como sempre correu desde há duas semanas que instalei isto. Embora demore sempre demasiado tempo a fazer boot.

Como resolvo isto? E já agora, depois de resolver, gostava de dar uma "limpeza" no Grub Menu...

uterrorista
18-02-2007, 13:47
@ Rallyus

se for igual ao ubuntu, então é:
sudo gedit /boot/grub/menu.lstpara editares o menu grub
depois tens isto para o fim:

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.17-11-generic
root (hd0,7)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-11-generic root=/dev/hda8 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-11-generic
boot

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.17-11-generic (recovery mode)
root (hd0,7)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-11-generic root=/dev/hda8 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-11-generic
boot

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd0,7)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda8 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
boot

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root (hd0,7)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda8 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
boot

title Debian GNU/Linux, kernel memtest86+
root (hd0,7)
kernel /boot/memtest86+.bin
boote metes # nas 5 linhas , por exemplo:
#title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
#root (hd0,7)
#kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda8 ro single
#initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
#bootnas entradas que queriras retirar.

Rallyus
19-02-2007, 00:11

Mas antes de editar o Grub preciso que ele faça boot com o 2.6.17-11-Generic...

Está-me a pendurar a meio do boot e não sei o que se passa :'(

Outra coisa, quando faço sudo gedit na consola diz-me que o comando "gedit" é desconhecido... será por ser KDE?

Já antes de ontem estava a seguir um tutorial para instalar o automatix e encalhei no mesmo sitio, quando fui editar as sources list o gajo diz-me que "gedit" é comando desconhecido :zzz:

CowboyFromHell
19-02-2007, 00:21
Boas!

Preciso de ajuda...estava a actualizar o meu Ubuntu 6.06 com o dvd do 6.10 e devo ter escolhido algum update relativo à actualizaçao do Gnome ou assim...agr qdo inicio o ubuntu da-me mensagem de erro do ambiente grafico e so modo de texto funciona e está à "vista". O que faço p recuperar a visualizaçao grafica??? Quando estava a seleccionar os updates houve uns que me deu erro e pediu para fazer reboot e depois ficou assim...

Agradecia que me ajudassem visto não perceber mto de linux. Existe alguma opçao para recuperar ultima configuração correcta? Têm noticia de algum caso semelhante em relação a algum aplicativo que
não convém instalar/actualizar porque vai dar barraca???

[knap]
19-02-2007, 11:34

Mas antes de editar o Grub preciso que ele faça boot com o 2.6.17-11-Generic...

Está-me a pendurar a meio do boot e não sei o que se passa :'(

Outra coisa, quando faço sudo gedit na consola diz-me que o comando "gedit" é desconhecido... será por ser KDE?

Já antes de ontem estava a seguir um tutorial para instalar o automatix e encalhei no mesmo sitio, quando fui editar as sources list o gajo diz-me que "gedit" é comando desconhecido :zzz:

Sim, é por ser KDE, esse programa pertence ao GNOME.

Em vez de gedit escreve kate que é um programa parecido no KDE.

Ou então podes sempre instalar o gedit com

sudo apt-get install gedit

mas isto também te vai instalar algumas coisas do GNOME.

Boas!

Preciso de ajuda...estava a actualizar o meu Ubuntu 6.06 com o dvd do 6.10 e devo ter escolhido algum update relativo à actualizaçao do Gnome ou assim...agr qdo inicio o ubuntu da-me mensagem de erro do ambiente grafico e so modo de texto funciona e está à "vista". O que faço p recuperar a visualizaçao grafica??? Quando estava a seleccionar os updates houve uns que me deu erro e pediu para fazer reboot e depois ficou assim...

Agradecia que me ajudassem visto não perceber mto de linux. Existe alguma opçao para recuperar ultima configuração correcta? Têm noticia de algum caso semelhante em relação a algum aplicativo que
não convém instalar/actualizar porque vai dar barraca???

Tenta fazer no modo de consola

sudo apt-get update

e depois

sudo apt-get dist-upgrade

se isto não funcionar terás de dizer qual é o erro mais especificamente.

Rallyus
20-02-2007, 01:15
Bem,

Já investiguei mais um bocado e já sei o que é que está a acontecer para o meu laptop pendurar no boot com o Kernel 2.6.17-11 Generic.

Removi o bootsplash e acontece o seguinte:

[17179603.972000] BUG: SOFT LOCKUP DETECTED ON CPU#0!

E daqui não sai, tenho de mandar o pc abaixo!

Este "penduranço" no boot não acontece sempre, acontece à primeira vez que tento iniciar o sistema, depois de mandar abaixo e tentar novamente já consigo.

HELP!?

CowboyFromHell
20-02-2007, 15:08
A mensagem que me aparece é:

"Failed to star the x server (your graphical interface). It is likely that it is not set up correcly. Whould you like to view the x server output to diagnose the problem?

<yes> <no> "

e por cima desta mensagem aparece-me o login a pedir utilizador e pass, logo não me deixa escolher nenhuma opção. A minha pergunta é o que posso fazer para recuperar ultima configuração correcta e recuperar ambiente gráfico.

CHEERS

ElvioNeto
20-02-2007, 16:18
depois de instalar os drivers nvidia fiquei com o TFT a 50mhz

gostava de mudar de novo para 75mhz

aqui fica a copia do meu xorg

Section "Monitor"
Identifier "L1915S"
Option "DPMS"
EndSection

Section "Device"
Identifier "NVIDIA Corporation NVIDIA Default Card"
Driver "nvidia"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "NVIDIA Corporation NVIDIA Default Card"
Monitor "L1915S"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 1
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 4
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 8
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 15
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
EndSubSection

hellaxe
20-02-2007, 21:57
depois de instalar os drivers nvidia fiquei com o TFT a 50mhz

gostava de mudar de novo para 75mhz

aqui fica a copia do meu xorg

Section "Monitor"
Identifier "L1915S"
Option "DPMS"
EndSection

Mete qualquer coisa como isto, de acordo com o teu monitor. Vês isto no manual:

Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-83
VertRefresh 56-75
EndSection

ElvioNeto
21-02-2007, 03:49
usando isto ficou igual nao consigo ter o 75mhz no menu da resoluçao do ubuntu:

Section "Monitor"
Identifier "L1915S"
Option "DPMS"
horizsync 30-83
vertrefresh 56-75

EndSection

e desta maneira nao entrou mais no x deu erro de monitor L1915s mal detectado como generic:

Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
horizsync 30-83
vertrefresh 56-75

a minha sorte foi ter feito backup ao xorg..

as definiçoes horizontal vertical sao as que estao escritas no manual...

hellaxe
21-02-2007, 12:56
E qual é o máximo de resolução que tens no "screen resolution"?

hellaxe
21-02-2007, 13:16
Desculpem lá a pergunta mesmo NOOB mas como é que se usa o network manager????
Instalei isto para ver se ponho a wirelless a trabalhar e só me aparece um icon junto à data a dizer "No network connection" mas eu tenho rede.

s00n
21-02-2007, 14:10
tens que placa wireless?
o iGama já explicou isso uns quantos posts antes :)
Usa o search...

hellaxe
21-02-2007, 14:42
é a placa da board Asus.
Obrigado

ElvioNeto
21-02-2007, 21:29
E qual é o máximo de resolução que tens no "screen resolution"?

1280 a 50mhz

a 1024 fico com 60mhz

nenhuma destas 2 resoluçoes ta a suportar 75mhz

uterrorista
21-02-2007, 23:39
Observação:
Não é MHz, é apenas Hz.
Ou então tens algum monitor protótipo!! ou coisa do género!

Hz é o inverso do segundo, ou seja, com um monitor a 50Hz
f=50Hz
T=1/f=0.02 segundos que leva a actualizar a imagem.
ou seja, num minuto o monitor faz:
60/0.02 = 3000
faz três mil refreshes num minuto.
ou cinquenta refreshes num segundo :)

Userper
23-02-2007, 22:14
Boas, vi uns videos sobre os efeitos eye candy do beryl no ubuntu, fiz o download da versão 6.10 live e não live.
Quando tento correr qualquer uma das versões na altura de aparecer o GUI do linux da erro e diz que a gráfica não esta bem configurada "no screens found" isto na minha 8800 gts.

Se meter uma 6800 gt já funca as mil maravilhas.

Ja tentei arrancar em modo de vga com resoluções mínimas e nada.

ha alguma forma de embutir novos drivers no cd, ou de instalar drivers em modo de texto contidos numa pen por exemplo

Precisava de ajuda.

Tks in advance

sideshow
24-02-2007, 02:33
Olá ppl!

A dúvida é mt simples: Dá para por automático as actualizações do Ubuntu?

É que a cada 2 dias ter de escrever a password, etc etc já começa a chatear!!!

Obg!

Userper
24-02-2007, 11:11
não sei se é este o teu problema, mas eu quando instalei, também tive de instalar pelo alternative cd, porque ao fiz de fazer o load o ecran ficava preto e nao saia dali.

o que tive de fazer foi instalar normalmente, e depois editar o xorg.conf e na parte do "device" alterar o driver de "ati" para "vesa", depois é entrar normalmente e instlar a driver proprietaria da ati o "fglrx"

Eu ja fiz isso mas não da na mesma :<

s00n
24-02-2007, 14:50
Pois mas tu és NVIDIA. O caso é diferente. Embora peno que as vesa funcionassem.
Vê no GuiaUbuntuPT

R.L.@
25-02-2007, 10:34
Bom Dia.

Após várias experiências a tentar instalar o Linux no meu computador saírem todas falhadas, tentei usar o programa VMware Workstation. Consegui montar no meu PC com Windows XP o Ubuntu 6.10, mas tive 3 problemas que gostaria de obter ajuda:

O primeiro e mais preocupante é o problema da resolução. Tenho no ambiente Windows uma resolução de 1280x960 com refresh rate de 60 Hertz, contudo, no Ubuntu, no campo de resolução de imagem, tenho apenas 3 opções, que são elas: 800x600, 1024x768 e outra resolução abaixo de 800x600 que não me recordo (posso voltar a verificar se for útil para a resolução do problema). A minha placa gráfica é uma Nvidia GeForce FX 5200.

O segundo problema é a Internet. Consigo ter Internet no Ubuntu, contudo tem que ser através da opção do VMware Workstation "NAT" (partilhar a mesma conexão do host). Não sei se é desta opção, mas a conexão é bastante lenta e não me permite abrir vários endereços, para não referir o facto de ser muito instável. Gostaria de conseguir configura-la para que funcione independente do Windows, pegando um IP na minha rede próprio para si. Tenho um router Conceptronic C54APRA, e o meu PC está ligado através de uma conexão de cabo.

Por fim, o último problema é o facto de não perceber rigorosamente nada de Linux, pelo que toda a ajuda que encontrei na internet é praticamente inútil. Dou o exemplo de ter encontrado uma possível solução para o problema da resolução, que seria editar o ficheiro xorg.conf. Consegui achar e editar dito ficheiro, mas não consegui guarda-lo pois precisava de ser root, ou coisa do género...

Portanto, peço que tentem explicar de forma bem detalhada, para um novato nestas andanças.

Obrigado desde já.

hellaxe
25-02-2007, 11:51
Bom Dia.

Após várias experiências a tentar instalar o Linux no meu computador saírem todas falhadas, tentei usar o programa VMware Workstation. Consegui montar no meu PC com Windows XP o Ubuntu 6.10, mas tive 3 problemas que gostaria de obter ajuda:

Bem vindo:) .

O primeiro e mais preocupante é o problema da resolução. Tenho no ambiente Windows uma resolução de 1280x960 com refresh rate de 60 Hertz, contudo, no Ubuntu, no campo de resolução de imagem, tenho apenas 3 opções, que são elas: 800x600, 1024x768 e outra resolução abaixo de 800x600 que não me recordo (posso voltar a verificar se for útil para a resolução do problema). A minha placa gráfica é uma Nvidia GeForce FX 5200.

O problema é que tens de ver que a resolução no VMware é dada pelo driver de video do próprio VMWare pelo que devem ficar limitado aos 1024x768.

O segundo problema é a Internet. Consigo ter Internet no Ubuntu, contudo tem que ser através da opção do VMware Workstation "NAT" (partilhar a mesma conexão do host). Não sei se é desta opção, mas a conexão é bastante lenta e não me permite abrir vários endereços, para não referir o facto de ser muito instável. Gostaria de conseguir configura-la para que funcione independente do Windows, pegando um IP na minha rede próprio para si. Tenho um router Conceptronic C54APRA, e o meu PC está ligado através de uma conexão de cabo.

Vê se aconfiguração do VMWare está correcta. Eu tenho nas minhas VM's, Nat e funciona bem. Sempre podes tentar o Bridge mas é mais seguro o NAT.

Dou o exemplo de ter encontrado uma possível solução para o problema da resolução, que seria editar o ficheiro xorg.conf. Consegui achar e editar dito ficheiro, mas não consegui guarda-lo pois precisava de ser root, ou coisa do género...

Basta fazeres numa consola ( ou melhor, abrindo o programa Terminal :x2: ) :sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Alteras o que queres e depois gravas.

O sudo dá-te previlégios de root.

Já agora existe muita informação na thread do Edgy - 6.10. Consulta com o search que deves encontrar

R.L.@
25-02-2007, 13:36
Obrigado pela resposta hellaxe (http://www.techzonept.com/member.php?u=3552). :)

Fiz mais algumas pesquisas, desta vez no fórum oficial do próprio VMware Workstation e fiquei com a ideia de que o problema da resolução não ir além de 1024x768 se deva ao facto de não ter o VMware tools instalado... Poderá ser este o problema?

Bom, consegui editar o ficheiro xorg.conf (muito obrigado pela dica, hellaxe (http://www.techzonept.com/member.php?u=3552)), mas não me adiantou de muito, pois continuei sem conseguir alterar a resolução... Parece que fiz asneira no tal ficheiro, e agora a minha maquina virtual não consegue sequer abrir o Linux... A solução é criar outra.

Esqueci de referir no primeiro post que ao não conseguir alterar a resolução na versão 6.10, tentei com a versão 5.10 do Ubuntu, e o problema continuou. Isto me leva a crer que o problema poderá ser mesmo do dito VMware tools...

EDIT: Há alguma diferença concreta entre usar o Ubuntu instalado de raiz no computador e usa-lo numa máquina virtual, ou isto prende-se apenas ao desempenho que cada situação oferece ao utilizador?

iGama
25-02-2007, 14:05
Uma diferença entre usar uma instalação nativa ou numa máquina virtual, é que na máquina virtual não tens acelaração 3D, usando a gráfica do vmware, por assim dizer.

R.L.@
25-02-2007, 15:29
A questão da resolução já está tratada. Era mesmo por causa do tal de VMware tools... Bastou instala-lo e consegui alterar a resolução. :)

Resta agora a questão da Internet... Com o sistema NAT, consigo conectar-me à Internet, e tal como disse nos posts acima, tenho bastantes dificuldades na navegação... Só alguns sites são abertos pelo firefox, e os que são, abrem de forma muito lenta. Já alterei para o modo Brigde, mas ai não tenho mesmo Internet. Consigo conectar-me ao endereço do meu router (em Brigde), portanto penso que agora deverei realizar alguma configuração no Ubuntu que me permita receber um IP do Router e aceder à Internet. Sugestões?

Obrigado mais uma vez.

hellaxe
26-02-2007, 10:52
A questão da resolução já está tratada. Era mesmo por causa do tal de VMware tools... Bastou instala-lo e consegui alterar a resolução. :)

Resta agora a questão da Internet... Com o sistema NAT, consigo conectar-me à Internet, e tal como disse nos posts acima, tenho bastantes dificuldades na navegação... Só alguns sites são abertos pelo firefox, e os que são, abrem de forma muito lenta. Já alterei para o modo Brigde, mas ai não tenho mesmo Internet. Consigo conectar-me ao endereço do meu router (em Brigde), portanto penso que agora deverei realizar alguma configuração no Ubuntu que me permita receber um IP do Router e aceder à Internet. Sugestões?

Obrigado mais uma vez.

Não tenho a certeza do que digo mas creio que com Bridge tens o mesmo IP no VMware que no XP.

Qual é a tua máquina: mems, processador, etc?

R.L.@
26-02-2007, 12:28
Pentium 4 3.0Ghz, 500Mb de Ram, Gráfica GeForce FX 5200, HD de 120Gb.

Instalado tenho o Windows XP SP2, e tenho um router Conceptronic C54APRA ligado ao computador por conexão à cabo. Internet é o serviço de 8Mb do Sapo.

Penso que é tudo.

hellaxe
26-02-2007, 18:43
Isso é muito estranho.......
Verifica firewall e programas que tenhas por aí de antispyware e afins porque não estou a ver onde possa estar o problema.
Comigo sempre funcionou bem.

R.L.@
26-02-2007, 22:17
Problema aparentemente resolvido!

Coloquei a minha configuração em Brigde, editei o ficheiro /etc/resolv.conf de forma a que fique assim:

search localdomain
nameserver 10.0.0.1

E pronto, problema resolvido, já me encontro a postar no Ubuntu, neste momento :D

Muito Obrigado pela ajuda, hellaxe!

Noeljunior
27-02-2007, 09:58
Boas

Não tendo tempo para procurar agora neste tópico, vinha perguntar se as boards da séria P5B (mais precisamente a P5B-E) tem drivers compativeis com o Ubuntu. Queria para a placa de rede, de som e controladores raid. E depois também devo precisar de drivers para a gráfica ATI X1950.

Cumps

JPVieira
04-03-2007, 15:18
Boas pessoal, decidi converter-me também ao linux

Formatei um disco de 30Gb e pus em FAT32, saquei a ultima versão do Ubuntu, gravei a imagem ISO num cd...

Verifiquei se o cd de instalação tinha algum erro, aparentemente não, na instalação tudo pareceu correr bem, até que onde supostamente apareceria a parte gráfica (até se ouve uma musica de fundo)apareçe o ecrã esquisito, completamente imperceptível...

Tenho de instalar as drivers de alguma maneira diferente, ou é necessário algum requisito gráfico especial ?

Tenho uma GeForce 6600 com 256Mb

768 RAM

Intel Celeron 2.6 Mhz

Noeljunior
04-03-2007, 15:26
vinha perguntar se as boards da séria P5B (mais precisamente a P5B-E) tem drivers compativeis com o Ubuntu. Queria para a placa de rede, de som e controladores raid. E depois também devo precisar de drivers para a gráfica ATI X1950.
Não?

iGama
04-03-2007, 15:38
Acho que o 6.10 tem uns problemas de compatibilidade com essa familia de placas.

Aconselho a nova versão que vai sair no próximo mês que já n deves ter problemas nenhuns.

Ubuntu 7.04 - Feisty Fawn :)

Está em fase beta agora, por isso é só uma questão de esperar.

cumps

JPVieira
04-03-2007, 15:55
Pois mas assim tinha de esperar mais tempo, e kt mais rapido pudesse ter isso melhor... tou farto do windows :)

hellaxe
04-03-2007, 17:53
Não?

Vai ao forum do Ubuntu que está lá a resposta de certeza.

iGama
04-03-2007, 18:13
@ JPVieira

Entra em modo consola e faz os seguintes comandos:

wget http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.2-0ubuntu1_all.deb

sudo dpkg -i envy_0.8.2-0ubuntu1_all.deb

sudo envy

e pronto instalar os drivers para a gráfica.

JPVieira
04-03-2007, 22:45
Desculpa a estupidez da pergunta, mas como ek vou po modo consola?

s00n
04-03-2007, 23:20
Abre uma consola...

Acho que está nos acessories.

HecKel
05-03-2007, 00:23
Desculpa a estupidez da pergunta, mas como ek vou po modo consola?

Salvo erro é Ctrl+Alt+F2 Não me recordo decor, mas julgo que entre o F1 e o F4 dão todos como logins diferentes.

abraços, HecKel

s00n
05-03-2007, 00:58
Salvo erro é Ctrl+Alt+F2 Não me recordo decor, mas julgo que entre o F1 e o F4 dão todos como logins diferentes.

abraços, HecKel

ya ctrl+alt+f1 é o que uso sempre. E para voltar para o X, ctrl+alt+f7.

vinc7e
05-03-2007, 11:42
ola..ao tentar instalar o ubuntu a partir de cd o pc...arranca sempre pro windows..ja configurei a bios pa arrancar a partir do cd mas continua a arrancar po windows...alguem m pode ajudar?????????

s00n
05-03-2007, 11:53
Como é que gravaste o cd?
Saca o *.iso e depois grava a imagem directamente. Não extraias o conteúdo e dps gravas.

FRD
05-03-2007, 12:47
Instalei o Linux Ubuntu 6.10 no meu pc e usu-o, essencialmente, para programar em C, aliás para tentar programmar... porque o que se passa é que ao compilar o programa da seguinte forma:
gcc prog.c -o prog

...aparecem-me os seguintes erros:
1º stdio.h: Arquivo ou directório inexistente

2º math.h: Arquivo ou directório inexistente

Após uma curta pesquisa na internet tentei o seguinte:
sudo apt-get install build-essential
...pede-me a password e em seguida diz-me que é impossível encontrar este pacote!

Agradeço a atenção pedindo que tentem solucionar esta minha dúvida!

[knap]
05-03-2007, 14:34
Instalei o Linux Ubuntu 6.10 no meu pc e usu-o, essencialmente, para programar em C, aliás para tentar programmar... porque o que se passa é que ao compilar o programa da seguinte forma:
gcc prog.c -o prog

...aparecem-me os seguintes erros:
1º stdio.h: Arquivo ou directório inexistente

2º math.h: Arquivo ou directório inexistente

Após uma curta pesquisa na internet tentei o seguinte:
sudo apt-get install build-essential
...pede-me a password e em seguida diz-me que é impossível encontrar este pacote!

Agradeço a atenção pedindo que tentem solucionar esta minha dúvida!

Tens que adicionar os repositórios não livres, tens aqui (https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Ubuntu) como fazer isso.

s00n
05-03-2007, 18:00
Pois sem os sítios para ele procurar ele não encontra nos default.

Basta ires ao menu do System e aos software sources e acrescentares o multiserve e o universe.

FRD
05-03-2007, 19:49
Parece-me que as soluções que me apresentam necessitam que o computador em causa esteja conectado à internet...certo? É que esse não é o caso! Não se desta forma é possível solucionar o problema?! Tenho acesso à internet mas não directamente com o pc em causa, logo se houver uma solução que passe por sacar alguma coisa e dps passa-la pro pc em causa isso já me é possível!

Agradeço feedback!

s00n
05-03-2007, 19:55
tenta ir ao site do ubuntu sacar o build-essentials num *.deb ou assim e depois instalas directamente, se não vai ser difícil, porque sim, o apt-get install é uma aplicação que vai à net buscar o argumento que metes à frente.

ruimoura
05-03-2007, 21:12
Parece-me que as soluções que me apresentam necessitam que o computador em causa esteja conectado à internet...certo? É que esse não é o caso! Não se desta forma é possível solucionar o problema?! Tenho acesso à internet mas não directamente com o pc em causa, logo se houver uma solução que passe por sacar alguma coisa e dps passa-la pro pc em causa isso já me é possível!

Agradeço feedback!

O apt vai buscar o software aos repositórios, portanto nos repositórios terás os .deb ao teu dispor. O problema não é arranjar os .deb, mas resolver os problemas de dependências que possas aparecer, e sem internet é complicado.

JPVieira
05-03-2007, 22:46
Continua sem dar, kd carrego no ctrl+alt+f2, o ecra muda de cor para cinzento em vez de verde, mas continua imperceptivel... :s

s00n
05-03-2007, 22:52
Continua sem dar, kd carrego no ctrl+alt+f2, o ecra muda de cor para cinzento em vez de verde, mas continua imperceptivel... :s

WTF? lol

supostamente mudava para a consola fora do ambiente gráfico.
Tenta ctrl+alt+f1 [ctrl+alt+f7 para voltar para o X].

uterrorista
05-03-2007, 23:50
ctrl+alt+f7 para voltar para o X
desconhecia. dá muito jeito, especialmente porque não sei o código para voltar... hihihi

HecKel
05-03-2007, 23:55
O F8 também dá, salvo erro.

Com o Ctrl+Alt+FN dá para alternar entre vários ambientes, ou consola ou X e com logins diferentes, no entanto nem todos os FNs são para isto..., há que pesquisar :P

abraços, HecKel

hellaxe
06-03-2007, 10:27
Pessoal:
Têm o dicionário de Pt a funcionar correctamente no Thunderbird 1.5.0.9?
Não consigo meter aquilo a funcionar.
Instala bem mas depois não aparece nos dicionários disponíveis.

iGama
06-03-2007, 13:36
Meter o dicionário pt no thunderbird tem as suas coisas.

Saca o ficheiro extensão e mete na pasta das extensões do thunderbird, reinicia o programa e já deve funcionar.

Recomendo já usar o novo thunderbird 2 beta 2 :D

hellaxe
06-03-2007, 14:26

Saca o ficheiro extensão e mete na pasta das extensões do thunderbird, reinicia o programa e já deve funcionar.

Também funciona assim? É bom saber.
Já agora há 20 minutos descobri como fazer através do site deles, que é extrair do *xpi os ficheiros e colocá-los no components/dictionaries.

Obrigado iGama.
Já agora o TB 2 beta 2 já funciona bem sem crashes nem nada?

ruimoura
06-03-2007, 15:33

Mas tem as suas coisa pq? Faz-se o download para o pc, vai-se ao menu do thunderbird, abrir ficheiro, escolhe-se, e ele instala. Ou isto só funciona no 2?

hellaxe
06-03-2007, 19:04
Mas tem as suas coisa pq? Faz-se o download para o pc, vai-se ao menu do thunderbird, abrir ficheiro, escolhe-se, e ele instala. Ou isto só funciona no 2?

Pois mas ele diz que instala mas nem por isso.

ruimoura
06-03-2007, 19:18
Pois mas ele diz que instala mas nem por isso.

Pá, posso estar a fazer confusão, mas a mim sempre funcionou.

Rikazzold
07-03-2007, 23:27
Boas a todos.
Eu uso Ubuntu 6.10 e até ao momento está tudo bem, só que decidi por o Beryl.
O problema é que vim a saber que esta versão do Beryl não se dá muito bem com as placas gráficas da ATI e agora cada vez que abro o Beryl bloqueia-me o PC. Gostava de saber se ha alguma coisa que possa fazer ou se tenho que esperar por algum update ou coisa assim.
P.S.: Já tentei comunicar o bug aos tipos do Beryl mas nao consegui >_>.

há e ja agora : ) tenho um asus A4G e nao consigo apanhar rede wireless : ( nao sei que fazer... ja andei a procura de drives e tal :lol: mas pronto...

Epah se puderem ajudar ; )

iGama
08-03-2007, 00:10
@ Rikazzold

Se usas os Drivers da Ati FGLRX configura o XGL : http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Xgl

Se usas os drivers opensource (ati ou radeon), configura o Aiglx

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx

Confirma as configurações.

Paris Carelos
08-03-2007, 09:59
Bom dia a todos..
Eu preciso de ajuda a configurar o meu modem D-Link 302T ligação ADSL
para o Ubuntu e Mandriva mas não consigo, talvez falta de experiência,
mas tou com muita dificuldade e nem por usb consigo porque não
encontro driver linux para este modem.
Alguem me ajuda?:wow:

ortigas24
11-03-2007, 10:18
ola..ao tentar instalar o ubuntu a partir de cd o pc...arranca sempre pro windows..ja configurei a bios pa arrancar a partir do cd mas continua a arrancar po windows...alguem m pode ajudar?????????

Pois é decidi experimentar o ubuntu, e quando vou a instalar tenho o mesmo problema, esta pa arrancar do cd mas num arranca nada, passa po loading do windows, segundo o que pesquisei tem uma soluçao que é fazer uma disquete de arranque que fai fazer puxar o cd, mas o problema é que num tnho drive de disquetes.

Alguem dá aqui uma maozinha?

s00n
11-03-2007, 11:23
Só tens de ir à BIOS e alterar a ordem do boot para que primeiro esteja o cd-rom ou pelo menos esteja à frente do disco.

ruimoura
11-03-2007, 13:04
POis, isso eu ja fiz, meti a drive de cd em 1º e ele puxa o cd mas dá-me a entender que num encontra o ficheiro que faz com que abra o cd e arranca po windows, se meter o cd do Xp ele arranca.

É que ja tentei em 2 sistemas diferentes e num boota, agora consegui encontrar por aqui uma velhinha drive de disquetes (nem sei se ta a trabalhar), vou tentar a tal disquete de arranque.

Mais uma coisa eu gravei a imagem .iso com o nero será daí, é preciso algum programa especifico?
Ja fiz download do ubuntu alternativo, e mesmo assim num resolveu.

Se não arranca do cd e já metes-te o cd a bootar em primeiro lugar, tens o cd mal gravado. Podes gravar com qualquer programa que suporte isos ..... Não interessa qual.

Metro
11-03-2007, 14:39
Tb aponto para que seja problema do CD. Grava outro CD.

mikeraser
11-03-2007, 15:42
Ola á alguma maneira de eu apagar ficheiros de um disco que esta em ntfs ataves sem ser atravez da consola. Eu atravez do ambiente grafico diz que nao tenho permissao.
Obrigado

Furio
11-03-2007, 20:30
Boas,
alguém pode indicar as drivers para uma Jetway Motherboard (P4M266-8235)? Eu andei no google a pesca e não encontrei nada.

Eu queria mesmo meter a net a funcionar para continuar a usar o linux :)

EDIT- Como é que eu sei que hardware não esta a funcionar correctamente, ou seja, o que não tem as drivers?

s00n
11-03-2007, 22:59
Então é mesmo do cd. Gravas-te com o nero como? burn image, ou extraíste primeiro o conteúdo do *.iso e depois é que gravaste? É que tens de gravar o *.iso directamente para o cd.

ortigas24
11-03-2007, 23:15
Se não arranca do cd e já metes-te o cd a bootar em primeiro lugar, tens o cd mal gravado. Podes gravar com qualquer programa que suporte isos ..... Não interessa qual.

Tb aponto para que seja problema do CD. Grava outro CD.

Caros amigos têm toda a razao, eu quando acabei de escrever o post anterior, deu-me um flash.

Eu tibha as extensoes .iso a ser abertas pelo winrar, e foi o que me confundiu todo, tava a gravar o cd como dados em vez de gravar imagem, fiz outra copia e ja funciona(quase).

A instalaçao correu bem, o problema foi quando reiniciei pa arrancar pelo disco, arranca ate ao loading quando chega aquela barra que supostamente é de ir enchendo num faz nada fica assim (http://i116.photobucket.com/albums/o13/ortigas24/kcena.jpg)

Mas tem vezes que entra, mas num demora muito a bloquear, eu como nunca mexi em linux andava a ver as coisas basicas (das poucas vezes que entrou) tipo proteçao de ecra e tal, e bloqueia sempre nas bubles3d (acho que e esse o nome).

Ideias?

s00n
11-03-2007, 23:25
Ola á alguma maneira de eu apagar ficheiros de um disco que esta em ntfs ataves sem ser atravez da consola. Eu atravez do ambiente grafico diz que nao tenho permissao.
Obrigado

por consola ou por gui não é por aí, tens de instalar o ntfs3g, uma plataforma nova que já funca bem:

só seguir o guia:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ntfs-3G

habituem-se a ver no guia antes de perguntar. Até porque para além de poderem ficar logo com o problema resolvido, poupam tempo em esperar pela resposta [se houver].

ortigas24
11-03-2007, 23:46
gráfica?
Será?? Mas porque da erro nesse e num da nos anteriores?
JA agora fica a configuraçao do pc(test machine)

Intel celeron 1.2ghz (tualatin)
Asus tusi-m
grafica onboard 630 (salvo erro)
seagate 40gb

Edit: caso seja problema dos drivers da grafica como faço pa instalar, ja vi por ai nos guias, mas eram apenas pas ati e nvidea, e estas velhinhas onboard?

s00n
11-03-2007, 23:58
quando disse "gráfica?" era para mencionares a tua... pois de facto com essas não tenho experiência nenhuma. Espera que o iGama venha cá para te dar uma mãozinha.

iGama
12-03-2007, 00:02
Pois tb n tou a ver o prob, o que posso recomendar é testares a versão de testes do novo ubuntu que vai sair.

http://cdimage.ubuntu.com/daily/

Pode ser que funcione.

Nomearod
12-03-2007, 14:10
Já usei Ubuntu durante bastante tempo e estou agora com Mepis. Vou voltar para Ubuntu mas tenho algumas dúvidas.

Será melhor ir logo para Kubuntu ou instalo Ubuntu + KDE?

A versão Kubuntu é pior que Ubuntu? Será recomendável instalar Ubuntu-Desltop + Kubuntu Desktop?

iGama
12-03-2007, 17:51
O Kubuntu é a mm coisa que Ubuntu mas com KDE em vez de GNOME. logo acho mais recomendado sacares Kubuntu se queres usar kde.

uterrorista
14-03-2007, 14:30
como remover o kernel mais antigo?
procuro uma maneira fácil/automatica através da consola.

iGama
14-03-2007, 18:57
Vai so synapti, procura por "linux-image" e remove o antigo.

uterrorista
17-03-2007, 01:04
experimentem tecla Windows + M ou N

PhaGe
17-03-2007, 14:58
qual e a pass por defeito do root no ubuntu 6.10?

cumps

HecKel
17-03-2007, 15:04
Quando instalas Ubuntu não tens root, no entanto para executares operações em modo de Super User deves usar o comando sudo e a password que ele te pedir é a mesma password da tua conta principal. Essa mesma password para as tarefas administrativas em GUI.

abraços, HecKel

uterrorista
17-03-2007, 15:20
Tecla Windows + M » inverte as cores de todas as janelas
Tecla Windows + N » inverte as cores apenas da janela activa
descobri este atalho por sorte...

s00n
17-03-2007, 15:31
qual e a pass por defeito do root no ubuntu 6.10?

cumps

Como o HecKel respondeu, tu quando fazes sudo usas a tua password se fores administrador. No entanto, ao fazeres apenas "su", a password é outra. Para a mudares tens de fazer, se não me engano:

"sudo passwd" e aí mudar a password do root. A partir daí, quando fizeres "su" já podes usar essa nova pass e mexer no sistema como root.

s00n
17-03-2007, 22:27
isso é do beryl , esqueces-te de referir isso ;)

Bem me parecia. :-D

uterrorista
18-03-2007, 17:49
:Whatever: isso não sabia.
com tanto programa até penso que isto é nativo...

btw, tenho um programa qualquer instalado que quando passo o mouse por cima de um icon(view as incons) de um ficheiro música, este começa a reproduzir-se automaticamente, sem qualquer programa se abra. depois de retirar o mouse, pára de tocar. que programa é este?

[knap]
18-03-2007, 19:09
:Whatever: isso não sabia.
com tanto programa até penso que isto é nativo...

btw, tenho um programa qualquer instalado que quando passo o mouse por cima de um icon(view as incons) de um ficheiro música, este começa a reproduzir-se automaticamente, sem qualquer programa se abra. depois de retirar o mouse, pára de tocar. que programa é este?

Deve ser um script para o Nautilus (que é o file manager) já vem assim por defeito.

esquiso
18-03-2007, 19:49
MUAHAHAHAH.. I can feel the power!!!

Hoje instalei Ubuntu 6.10 AMD64. Sim, estou livre de windows :D
Já estive a instalar uns programinhas, incluindo o beryl, que é a coisa mais genial que já vi na minha vida :D

De qualquer maneira, queria saber uma coisa. Não existe nenhum programa que faça scan às redes wireless dentro do campo de acção do adaptador? E já agora, sera que o adaptador wireless da P5B-Deluxe Wifi Edition funciona com o Ubuntu?

Para já fico contente se me ajudarem nisto :)

s00n
18-03-2007, 20:13
Instala o network manager que é "igual" ao do Windows.

esquiso
18-03-2007, 20:23
Ok, já fiz sudo apt-get install network-manager, e aquilo instalou com sucesso.

Agora onde é que esta isso?

uterrorista
18-03-2007, 21:08
network manager normalmente fica com um icon na barra(superior - por default).
se não aparecer, podes adiciona-lo manualmente.

AndreAPL
18-03-2007, 21:17
e o gnome-network-manager :D

kronos
18-03-2007, 21:17
é um panel applet.
right click no panel e depois adicionas ;)

mad marshall
20-03-2007, 18:54
Instalei o ubunto 6.10, mas nao consigo instalar os codecs para audio/video, etc.
Tal como indica no guiaubunto.
Alguma ideia ???
Refiro-me ao seguinte : http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_edgy#Como_instalar_a_capaci dade_de_reproduzir_DVDs

Como instalar a capacidade de reproduzir DVD.
Como instalar Leitor Multimédia (xine-ui).
e por ai abaixo. Tem aguma coisa a ver com os repositorios.

Ex: sudo apt-get install xine-ui libxine-extracodecs
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
Package xine-ui is not available, but is referred to by another package.
This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or
is only available from another source
E: Package xine-ui has no installation candidate

?????

hellaxe
21-03-2007, 10:15
Olha que isso deve ser problema nos repositórios.
Tens os repositórios de onde? Darkstar? Da U Minho?

Napalm_Death
21-03-2007, 10:29
pode ser é um package em testing / unstable
descomenta as linhas que digam testing / unstable e faz apt-get update e apt-get install xine-ui libxine-extracodecs
não sei se será o caso