View Full Version : Como carregar (correctamente) uma bateria
Ois!
É muito simples. Como carregar correctamente uma bateria (não me refiro à calibração).
Já li um post, algures no tópico do macbook (nonpro), mas foi uma referência que não me tirou totalmente a dúvida.
Por exemplo, sei que não se deve esperar que a bateria descarrege completamente para a carregarmos.
Algum user entendido sobre o assunto? É uma questão de interesse geral.
Como, numa base de uso regular, ou seja, todos os dias; devemos carregar ou não carregar as baterias dos nossos portateis, para estas durarem mais tempo. :clap:
Thankx! :D
iStarTAC 22-09-2006, 15:01 Pelo pouco que eu sei as baterias de iões de lítio duram por volta de 3 anos mesmo que não as uses.
Mas é uma área que ouço muita informação contrária.
Oi iStar :)
Aqui durar é diferente de "rentabilidade", pq ao fim de 3 anos sem uso desconheço se ainda terá iões suficientes para alimentar o portátil durante 10 minutos.
A questão é como melhor conservar essa rentabilidade, considerando a perda consequente do tempo e do uso.
Actualização
--- início de mensagem ---
"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm
"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm
"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/
Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.
--- fim de mensagem ---
iStarTAC 22-09-2006, 17:47 Então tenho uma outra dúvida:
As cargas e descargas frequentes, mesmo que não sejam completas, contam como um ciclo correcto? Isso não irá contribuir para a diminuição do ciclo de vida da batéria?
Ponho-me a pensar, será melhor gastar dois ciclos em que a batéria vai a meio e carrego logo a seguir, ou deixa-la ir até o fim e usar apenas um ciclo?
ultimamente está a acontecer algo caricato com o meu macbook.
durante as ferias de verão, raramente usava a bateria.(e quando a usava deixava descarregar completamente, e depois carregava completamente).
a maior parte do tempo passava ligado apenas á corrente. acontece que a capacidade começou a descer de forma estonteante.
com o inicio de mais um ano lectivo, comecei a usar o macbook como um portatil a serio: carrega, descarrega, carrega, descarrega, sempre a bombar com a bateria.
ou seja, mais provavel de "gastar" a bateria.
conclusao: vou com duas semanas de aulas, e quando mais carrego e descarrego (sempre ate ao fim, tanto a carregar como a descarregar), mais aumenta a capacidade.
por isso cada vez mais acredito que é tudo uma questao de sorte.
quando se pensa que se está a tomar as melhores medidas é pior, e vice-versa.
neste momento uso o macbook como portatil na verdadeira ascenção da palavra, e está a portar-se lindamente =)
peterdub 22-09-2006, 22:44 Também usei o meu sempre a carregar e descarregar até ao fim e agora com 40 ciclos estou com 93% da capacidade máxima.... afinal o que se deve fazer ? descarregas até ele se desligar ou até avisar que já está a ficar sem bat ? a capacidade voltou a aumentar ?
Já agora, usares o portátil enquanto este carrega faz algum mal a bateria ?
eu trabalho enquanto carrega a bateria.
depois desligo o carregador, e continuo a trabalhar apenas com a bateria.
espero até mesmo o mac ir a baixo.e depois de se desligar, ligo novamente o carregador.
sempre que tenho possibilidade, gasto a bateria totalmente, ate se desligar, e nao ligo o carregador logo de seguida.apenas baixo a tampa, fica com a luz branca de hibernação, e deixo o mac assim uma noite, ate se desligar essa luz. de vez em quando faço isso.
mas a utilização normal da bateria, deixando descarregar ate ir abaixo mesmo, ligar o carregador (e trabalhar entretanto), desligar o carregador e trabalhar sempre com a bateria, tem resultado bem.
quando era raro trabalhar com a bateria, apenas a metia de vez em quando ,ja estive em 3500 de capacidade. nestas duas semanas comecei a utilizar o mac mesmo como portatil (normalmente 3 ciclos por dia), e ja esta nos 5118.. =) parece-me bem.
volto a dizer que isto é apenas um caso. e se calhar existe gente que nao faz assim, tem outro metodo de tratar a bateria e também a tem em bom estado. apenas estou a falar do meu caso particular.
iStarTAC 23-09-2006, 12:11 Isso tá complicado ... pelos vistos não vale apena grande esforço de poupar a batéria.
Acho que vou usa-la normalmente já que parece não haver um solução claremente ganhadora.
"A charge cycle means using all of the battery’s power, but that doesn’t necessarily mean a single charge. For instance, you could listen to your iPod for a few hours one day, using half its power, and then recharge it fully. If you did the same thing the next day, it would count as one charge cycle, not two, so you may take several days to complete a cycle. Each time you complete a charge cycle, it diminishes battery capacity slightly, but you can put both notebook and iPod batteries through many charge cycles before they will only hold 80% of original battery capacity. As with other rechargeable batteries, you may eventually need to replace your battery."
http://www.apple.com/batteries/
(http://sopmacsl.blogspot.com/2006/08/calibracin-de-bateras.html)
talvez possa ajudar.
a minha neste momento tem 5118. e ja esteve nos 3500 há duas semanas atras..lol
Isso tá complicado ... pelos vistos não vale apena grande esforço de poupar a batéria.
Acho que vou usa-la normalmente já que parece não haver um solução claremente ganhadora.
Ora bem. Usa-a como te der mais jeito ou como te facilitar melhor a vida! Se daqui a 3 anos já não aguentar com uma carga razoável, compra outra. Mas sobretudo USA-A e USA o computador. :D
e sempre tens dois anos de garantia.. quase quase no final dos dois anos trocas.
e tens novamente dois anos de garantia.
a apple tem destas coisas..;)
por isso, usa á vontade, havendo problemas, eles resolvem..
liamk101 24-09-2006, 02:17 Oi,
Em lado nenhum te dão dois anos de garantia pelas baterias. O normal são seis meses.
Cumprimentos,
LK
iStarTAC 24-09-2006, 22:01 @liamk101 não deves conhecer bem o mundo Apple, na Apple dão dois anos de garantia pela bateria!
Afinal de contas não se paga só por um hardware bonito como muitos querem fazer crer. Até pelo facto que a Apple está actualmente a recolher as batérias com defeito de portateis vendidos a um ano ou mais. Enquanto outras empresas emglobam as batérias na catégoria de "consumível".
Oi,
Em lado nenhum te dão dois anos de garantia pelas baterias. O normal são seis meses.
Cumprimentos,
LK
falta de experiencia.. abre os olhos ao mundo mac, e facilmente ficarás convertido =)
ao veres coisas simples como dar garantia do material durante dois anos, coisa que nao acontece em muitas daquelas a que muitos chamam "grandes empresas"..
MacCross 07-02-2007, 03:46 Pessoal,
Este é o meu primeiro post.
Já MUITO usufruí das ajudas de todos vós aqui no Techzone, e acho que é já altura de retribuir.
Tenho um MacBook Pro há 3 meses - O meu PRIMEIRO Mac.
Hoje instalei o widget "Istat pro" e a aplicação "coconut Battery 2.5.1"
Constatei, que embora só no mês de janeiro tenha verdadeiramente usado o meu novo Mac, a bateria está neste "lindo" estado:
Istat pro:
Battery health:71%
Cycles:49
Coconut battery:
current battery capacity:3922mAh
original battery capacity:5500mAh
Dado que à minha volta tive os mais desagradáveis exemplos de baterias feitas em papas, pertencentes a portáteis PC, fiquei meio paranóico.
Assim, durante a minha ainda curta utilização do Macbook pro, usei da seguinte politica:
1- Ou usava bateria ou usava corrente.
Efectivamente, embora o MacBook Pro fique com as tripas à mostra, tenho utilizado o portátil ligado à corrente sem a bateria instalada.
2- Usava a bateria até ao fim, e carregava totalmente de uma só vez, e desligado.
A ideia por detrás desta politica, seria a de não colocar a bateria numa situação de "tensão", em que ao mesmo tempo que carregava, estava na realidade a ser descarregada em favor do computador estar a funcionar.
Esta minha ideia, pelo que tenho lido está ERRADA, dado que as novas baterias já NÃO VICIAM!
No entanto, não vá o diabo tece-las, a minha politica, MAL NÃO FAZ!!! A única vantagem de ter bateria e corrente em simultâneo é no caso de falha eléctrica, não perder o trabalho em mãos, certo?
Bom, então se sou um gajo assim tão inteligente, porque raio tenho a bateria neste estado com "apenas" 49ciclos?
No site da apple pode ler-se que ao fim de 300 ciclos a bateria ainda deve estar a 80%
Pode também ler-se que a bateria deve ser de vez em quando totalmente descarregada e carregada, para manter boa performance.
"Se você possui um computador portátil, deve calibrar a bateria durante a primeira semana de uso para conseguir a maior autonomia de carga possível. A calibragem ajusta o microprocessador da bateria de forma que monitore corretamente o nível de carga da bateria."
"Para calibrar a sua bateria na primeira utilização, siga estes passos:
Conecte o adaptador de alimentação e recarregue totalmente a bateria de seu computador portátil até que a luz do plug do adaptador de alimentação mude para a cor verde e o medidor da barra de menus indique que a bateria está totalmente carregada.
Desconecte o adaptador de alimentação e use o seu portátil. Quando bateria do portátil chegar a um nível de carga baixo, você verá o primeiro aviso de nível baixo de bateria na tela. Continue a utilizar o seu computador portátil até que ele entre em repouso automaticamente. Nesse momento, a bateria estará descarregada o suficiente para a calibragem.
Conecte o adaptador de alimentação e deixe-o conectado até que a bateria esteja outra vez totalmente recarregada."Então, e a mim, que não faço outra vida acontece-me isto?!?!?
Pois é meus amigos. Pelos vistos os MacBook Pro, têm mais uns detalhezinhos que não eram usados nos iBook e PowerBook.
Se descarregarem o manual em pdf para o MacBook Pro podem ver algumas diferenças no processo:
"To calibrate your battery:
1Plug in the power adapter and fully charge your MacBook Pro battery until the light on
the power adapter plug changes to green and the Battery icon in the menu bar
indicates that the battery is fully charged.
2Allow the battery to rest in the fully charged state for two hours or longer. You may use
your computer during this time as long as the adapter is plugged in.
3Disconnect the power adapter with the MacBook Pro on and start running it from the
battery. You may use your computer during this time.
When your battery gets low, you will see the low battery warning dialog on the screen.
4Continue to keep your computer turned on until it goes to sleep. Save your work and
close all applications when the battery gets low and before the system goes to sleep.
5Turn off the computer or allow it to sleep for five hours or longer.
6Connect the power adapter and leave it connected until the battery is fully charged
again.
Important: Repeat the calibration process occasionally to keep your battery fully
functioning. If you use your MacBook Pro infrequently, it’s best to recalibrate the
battery at least once a month."
Como podem reparar, há ali dois tempos de espera, ou repousos.
A este respeito um cavalheiro "postou" ou seguinte:
"Heitor Moraes em 10 Junho, 2006 às 08:46 Teoricamente falando:
* Se você passar infinitas horas carregando a bateria, ela é capaz de armazenar carga infinita.
* Se você passar infinitas horas descarregando a bateria, ela é capaz de fornecer energia infinitamente (mas com um potencial muito baixo).
Aparentemente a Apple resolveu criar esses dois "tempos de espera" para tentar chegar próximo do máximo viável de carga e descarga da batería.
Viavél significa que com essa espera, a bateria deve chegar em um ponto de carga na sua curva onde não é viável continuar. O gráfico de tempo/carga é como uma "assintota". "
São detalhes muito interessantes. Eu o que quero é vida longa para o meu bichinho dispendioso!!!
Vou experimentar esta calibragem especial de corrida para MacBook Pro, e assim que tiver novidades, aviso.
Abraços a todos, e por favor corrijam qualquer barbaridade que possa ter dito.
Demiurgo 07-02-2007, 12:06 Simples, vai utilizando a pouco e pouco a bateria e não a deixes ir até ao fim (apenas pontualmente para calibrar a bicha).
Eu tenho um MBP desde o início de Janeiro e a minha está a 99% de condição. O meu powerbook anterior tinha uma bateria com 4 meses (recall!) e estava nos 94-96%.
PT
Oi MacCross.
Penso que existe muita informação contraditoria, visto que antes a maioria das baterias nao era de litio, e entao muita gente ainda se segue pelas "atitudes" anteriores.
De tudo o que referiste, so notei uma coisa que nao vai de acordo com o que penso das baterias de litio. É o facto de fazeres sempre uma descarga completa...segundo consta, isso é algo prejudicial. Uma bateria de litio "prefere" ser carregada antes de estar toda esgotada.
De qualquer forma, deve-se fazer essa descarga completa e carregamento total, de vez em quando.
Depois avisa se com a "calibraçao" isso aumentou.
Já agora, existe algum topico so para se trocar informaçao de duraçao de bateria nos Mac? É que no site indicam 6h...coisa que nao acredito mesmo...pelo menos com um uso normal. Estou a pensar comrpar agora um MacBook, e ligo muito à duraçao da bateria, afinal de contas é um portatil...é para ir debaixo do braço...ou no bolso das calças :)
oncemore 07-02-2007, 12:28 Tu tens menos, eu tenho mais...
Acho que este programa nao deve ser mto preciso...
http://img248.imageshack.us/img248/830/picture5fe8.png
O meu macbook com 9 meses, tem 44 ciclos apenas e a bateria está a 96 % ( 5018 mAh ), segundo o coconutBattery.
Carrego a bateria sem qualquer tipo de cuidado, só levo a zero propositadamente para calibrar uma ou duas vezes por mês.
Tu tens menos, eu tenho mais...
Acho que este programa nao deve ser mto preciso...
Acho que esse valor se deve ao facto de a tua bateria ainda ser uma "criança" :007: ou então de já não ser calibrada á algum tempo.
oncemore 07-02-2007, 12:43 Foi calibrada ontem...lol
Desde que foi calibrada já a usaste? Se ainda não gasta por exempo 10 % ou o suficiente para ela carregar. Volta a correr o programa e vê o valor que te dá. É que já me aconteceu dar valores errados quando corri o programa logo a seguir a ter calibrado.
oncemore 07-02-2007, 12:47 Sim depois de calibrada até já gastei a bateria uma vez, está neste momento a recarregar
]-noBOdy-[ 07-02-2007, 12:53 ao fim de tantos posts...
afinal, para quem tem o portátil quase sempre ligado à corrente, deve-se ter a bateria colocada ou não? lol
Boas. eu tenho um powerbook G4 667 Mhz e a bateria ainda aguenta para cima de hora e meia (a puxar por ele). É a bateria original e simplesmente tenho quase sempre o cuidado de deixa-la descarregar e quando carrego mal a luz dos 100% de caraga acende desligo o carregador. Quando pretendo trabalhar ligado a corrente retiro a bateria. E assim ela vai durando. Não se esqueçam que é um powerbook com 5 anitos e que ainda está aqui para as curvas.
]-noBOdy-[ 07-02-2007, 12:57 E em relação aos macbook e/ou macbook pro?
Alguém pode dar umas dicas?
Estou a perguntar isto porque em pc sempre "borrifei" para a questão da bateria...quando estragar, estragou ... um asus m6bn com 2 ano e meio ... a bateria ainda dura 3 horas (cerca de menos 20 minutos que inicialmente) .... e akilo é sempre corrente, sem ser corrente....várias vezes ao dia.... lol
oncemore 07-02-2007, 12:59 Eu depende dos dias, mas quando nao uso a bateria tenho o cuidado de nao a deixar nem cheia nem vazia
strikereg 07-02-2007, 13:12 Pelo que li na net, não.
Pelo menos se o portátil não fôr suficientemente inteligente para cortar a alimentação da bateria quando esta está carregada e o PC ligado à corrente. Não sei se algum faz isso.
ruimoura 07-02-2007, 14:01 Pelo que li na net, não.
Pelo menos se o portátil não fôr suficientemente inteligente para cortar a alimentação da bateria quando esta está carregada e o PC ligado à corrente. Não sei se algum faz isso.
Qualquer portátil minimamente recente e que utilize bateria de lítio faz isso. Quando a carga fica completa, a corrente é simplesmente cortada, como podes constatar tanto pela luz de carga do portátil (que se apaga) como pelo indicador de energia do portátil. Isso de ter que se retirar a bateria quando estava carregada e quando se tem o portátil ligado à corrente era para as baterias antigas, já não é assim à muito tempo ... Mitos ...
Qualquer portátil minimamente recente e que utilize bateria de lítio faz isso. Quando a carga fica completa, a corrente é simplesmente cortada, como podes constatar tanto pela luz de carga do portátil (que se apaga) como pelo indicador de energia do portátil. Isso de ter que se retirar a bateria quando estava carregada e quando se tem o portátil ligado à corrente era para as baterias antigas, já não é assim à muito tempo ... Mitos ...
Errado, a bateria se tiver sempre em carga máxima é prejudicial. Por isso os Macs vão gastando lentamente a carga sem a carregar... até X %.
strikereg 07-02-2007, 15:45 Apple - batteries - notebooks
Standard Maintenance
For proper maintenance of a lithium-based battery, it’s important to keep the electrons in it moving occasionally. Apple does not recommend leaving your portable plugged in all the time. An ideal use would be a commuter who uses her MacBook Pro on the train, then plugs it in at the office to charge. This keeps the battery juices flowing. If on the other hand, you use a desktop computer at work, and save a notebook for infrequent travel, Apple recommends charging and discharging its battery at least once per month. Need a reminder? Add an event (http://www.apple.com/batteries/images/notebook_icalreminder.ics) to your desktop’s iCal
ruimoura 07-02-2007, 16:01 Errado, a bateria se tiver sempre em carga máxima é prejudicial. Por isso os Macs vão gastando lentamente a carga sem a carregar... até X %.
Dude, isso não é propriedade dos macs, mas sim das baterias. Quem é que disse que a bateria está sempre na carga máxima? A bateria descarrega-se, naturalmente, estando ou não ligada ao portátil ...
MacCross 07-02-2007, 16:46 Meus Caros,
Fico contente por ter resuscitado tão rapidamente o thread. O meus parabens a todos pela boa atitude com que aqui escrevem:-)
Vou tentar mandar bitates a tudo o que já foi dito, desde algumas horas atrás.
A minha área não é a informatica, nem as ciencias exactas. Por isso perdoem-me o discurso de censo comum.
(1) Estou a meio do processo de calibração "tipo" Macbook, conforme explicado atrás.
Hei Pcascais! MACBOOK PRO aqui!! lê o meu post anterior.
Estou na fase de usar a bateria até ao fim.
Curiosamente, só pelo facto (suponho) de ter "insistido" umas boas horas, com a corrente ligada, após ter acendido o verde no cabo de corrente (significa bateria carregada), a amperagem passou de 3922mAh para 4343mAh. É a minha unica explicação, para a apple pedir expecificamente para manter o cabo ligado á corrente pelo menos mais duas horas depois de carregada completamente, apelidando isso de repouso!
Na mesma linha de raciocínio, ao contrario de baterias antigas que NÃO deviam ficar a carregar para além do periudo estritamente estipulado, pelos vistos estas gostam! (Será?!)
Ao mesmo tempo, será possível exceder a amperagem máxima com que o a bateria vem de fabrica? Vários posts parecem descrever o facto.
(2) A questão dos ciclos também é interessante. À partida um ciclo seria para o senso comum um carregamento e descarregamento completo, certo?
Pois para a Apple um ciclo, é o somatório de carregamentos e descarregamentos parciais que equivalam a um carregamento e descarregamento completo.
Assim sendo, andar a carregar aos bocadinhos, não poupa ciclos. E para a mesma utilização de bateria, vamos todos ter o mesmo numero de ciclos.
E é aqui que eu me passo!!!
Como é que tenho 49ciclos com um mês, e andam aí gringos com 9 MESES 44ciclos?
A única maneira de poupar ciclos é NÃO USAR A BATERIA.
(3) O que me trás de novo para a questão de usar o portátil ligado à corrente SEM A BATERIA INSTALADA.
E eis-nos chegados a um bom tópico de discussão.
É que as tripas do macbook pro ficam á mostra!!!!
Claro que a minha falha no plano infalível, é que pelos vistos, como vários de vocês apontaram, esvaziar estas baterias até ao casco é prejudicial, excepto em processos de calibração. Ora eu não tenho feito outra vida. Agora queixo-me...
Deixo-vos ainda com outro pensamento:
-Que historia é essa de alguns de vocês terem baterias de 5200mAh, e outros (nos quais me incluo) de 5500mAh?
Não entendo nada de amperagem, mas mais sumo mais duração, certo? E de novo, a questão - podemos levar a amperagem da baterias mais longe?
Bom...
Havia muito mais para falar...
No entanto, vou apenas resumir as conclusões que pessoalmente retenho, e que reflectem o meu estado de espirito:
1- As pilhas de Litio gostam de porrada. Keep the juices flowing! Façam todos os carregamentos parciais que vos apeteça.
2- Será que a vida da bateria se conta em ciclos? Se sim, usem a bateria quando precisem, e retirem quando não precisem. No entanto, não posso ter a veleidade de saber mais do que a equipa de projecto da apple california, e as tripas á mostra levam-me a achar que a bateria só sai mesmo para substituição. ?!?!? estou confuso.
3- Acho que vou fazer as calibrações de vez e quando e de restou, estou-me cag*ndo! :-)
Abraços a todos e bons bitaites
PS- Ric07! Não penses! Compra o macbook! :-) A optimização da bateria pelo OsX é bestial!
1- As pilhas de Litio gostam de porrada. Keep the juices flowing! Façam todos os carregamentos parciais que vos apeteça.
Correcto, desde que haja bom senso. Não é fazer os carregamentos parciais que vos apeteça. É encontrar um compromisso equilibrado entre o uso da bateria e da corrente e evitar descarregamentos completos da bateria quando desnecessário.
2- Será que a vida da bateria se conta em ciclos? Se sim, usem a bateria quando precisem, e retirem quando não precisem. No entanto, não posso ter a veleidade de saber mais do que a equipa de projecto da apple california, e as tripas á mostra levam-me a achar que a bateria só sai mesmo para substituição. ?!?!? estou confuso.
Se a bateria for tratada correctamente é suposto manter 80% da capacidade original depois de 300 ciclos.
Em relação ao retirar a bateria do portátil, não é suposto tal acontecer. A bateria é para ficar no portátil, aliás no macbook um dos apoios do portátil está mesmo na bateria, ou seja, retirando a bateria o portátil fica desiquilibrado.
3- Acho que vou fazer as calibrações de vez e quando e de restou, estou-me cag*ndo! :-)
Em relação ás calibrações na minha opinião, deves fazer uma ou duas vezes por mês.
MacBook pro: na calibração, depois da espera de 5 ou mais horas, é feito o carregamento total.... durante esse carregamento pode-se ligar e trabalhar normalmente, ou para efeitos de calibração deve-se esperar o carregamento total....
Nos anteriores passos isso estva esclarecido, neste não....
[Space-Man] 08-02-2007, 00:38 MacCross
(2) A questão dos ciclos também é interessante. À partida um ciclo seria para o senso comum um carregamento e descarregamento completo, certo?
Pois para a Apple um ciclo, é o somatório de carregamentos e descarregamentos parciais que equivalam a um carregamento e descarregamento completo.
Assim sendo, andar a carregar aos bocadinhos, não poupa ciclos. E para a mesma utilização de bateria, vamos todos ter o mesmo numero de ciclos.
E é aqui que eu me passo!!!
Como é que tenho 49ciclos com um mês, e andam aí gringos com 9 MESES 44ciclos?
A única maneira de poupar ciclos é NÃO USAR A BATERIA.
Bom eu posso-te dizer que comprei o meu macbook a sensivelmente semana e meia e aparece-me com 100% de vida e 10 ciclos e neste momento estou com 20% de carga a descarregar... Isto para dizer q ate agora tenho usado e abusado da bateria sem quaisquer problemas, e isso deve-se notar pelos ciclos... penso q isso n tem nd a ver, o que interessa é q faças o que essencialemnte eles pedem, descarregar totalmente duas vezes por mes e o resto das vezes, ate quando chegares a 10% de bateria meteres-la a carregar... Creio q será o ideal...
Isto é o que eu creio q deve ser feito, mantendo o equilíbrio entre as opiniões aqui no fórum.
Se estiver errado corrigam-me por favor....
Falando de factos... antes de calibrar 99%.... depois de calibrar 97%....!!!
vou mas continuar a fazer o que fazia, quando ele chorar, ponho-o a carregar e pronto!!!
MacCross 09-02-2007, 03:28 MacBook pro: na calibração, depois da espera de 5 ou mais horas, é feito o carregamento total.... durante esse carregamento pode-se ligar e trabalhar normalmente, ou para efeitos de calibração deve-se esperar o carregamento total....
Nos anteriores passos isso estava esclarecido, neste não....
Tens toda a razão.
Eu pessoalmente, sou paranóico ao ponto de fazer o carregamento sem espinhas - De uma só vez, mac desligado.
Já agora relanço o debate:
- Qual o mal em trabalhar num macbook (pro) sem bateria?
Grandes vantagens?
Grandes desvantagens?
Ps- No PRO, não há qualquer apoio na bateria, apenas tripas á mostra. Se der coloco foto aqui.
peterdub 15-02-2007, 11:46 Passa-se qq coisa de errado com a minha bateria, acham que deva ir à loja ?
24436 months lol
http://img291.imageshack.us/img291/231/coconutfg1.th.png (http://img291.imageshack.us/my.php?image=coconutfg1.png)
heheh tens um portátil de antes de Cristo (AC), lá está, por isso tão poucos ciclos em tanto tempo.
:)
Boas, eu tenho um MBP de 17 ha 2 meses, e hoje quando a bateria ia a 23% ele morre subitamente.. coisa que nunca me tinha acontecido, normalmente ia até aos 10% sem problemas. Visto isto fui ver o Istapro e la diz-me que tenho 15 ciclos e a battery health está a 78%... sendo assim, saquei o Coconut Battery e este diz-me que tem os 15 ciclos mas está com Current Battery Capacity de 4958mAH em que o Original é 5500mAH e da-me 90% da battery health. OU seja, é normal que com 15 ciclos ela já esteja assim? Eu normalmente carrego e descarrego e assim consecutivamente. Outra coisa que me deixa intrigado é o facto de ele ter ido abaixo com 21% de bateria. Vou pelos 78% de Battery health do istat pro ou pelos 90% do Coconut? Bem , se for o caso vou a Fnac e reclamo uma bateria nova, diga-me o que acham porque começo a ficar preocupado com isto. Obrigado.
Esses valores de facto não são normais.
E já agora, acho que o coconut é mais fiável, mesmo assim, não é mesmo nada normal.
Tem 3 meses o meu Mac, com 6 ciclos e tenho 99% de capacidade máxima de bateria.
Boas, Sox achas que a bateria poderá estar com algum tipo de defeito? Deverei ir a Fnac e pedir uma bateria nova, como provo o mau funcionamento dela? Já se sabe que a maior parte dos funcionários da Fnac são como calhaus, não entendem nada, só sabem fazer perguntas estupidas, e o mais provavel é dizerem se ainda dá é porque está boa. Obrigado
A minha pergunta e um pco diferente! Como é que voces conseguem ter tao pcos ciclos na bateria? So mm estando com ela constantemente ligada a corrente certo? E que eu tenho o meu MBP ha 1 mes e ja vou com 44 ciclos...Tou mtas vezes fora de casa e a bateria usa-se, por isso e que acho estranho ver aqui gente com 3 meses e 6 ciclos como o Sox!
De qq maneira nao tou minimamente preocupado:p
peterdub 25-02-2007, 01:53 ou 131 ciclos em 24436 meses
A minha pergunta e um pco diferente! Como é que voces conseguem ter tao pcos ciclos na bateria? So mm estando com ela constantemente ligada a corrente certo? E que eu tenho o meu MBP ha 1 mes e ja vou com 44 ciclos...Tou mtas vezes fora de casa e a bateria usa-se, por isso e que acho estranho ver aqui gente com 3 meses e 6 ciclos como o Sox!
De qq maneira nao tou minimamente preocupado:p
Não te preocupes que eu tenho mais ou menos o mesmo que tu. O que passa com certas pessoas, tal como o Sox, como tu referiste, usam o portátil para ir do sofá da sala para a cama, da cama para o WC. Tu usas o portátil para ser portátil, para andar sempre no laréu. Por isso é que tens tantos ciclos. E tenho o MAC desde 25 de Dezembro de 2006 e tenho percisamente 90 ciclos.
O que se passa é que eu só uso o portátil em casa ou na faculdade. Neste ultimo lugar, tenho sempre a possibilidade de usar o carregador, quer seja no bar ou na biblioteca, por isso evito ao máximo usar apenas a bateria, já que tenho essa possibilidade.
Boas, pois mas em relação á minha questão? Acham que tenho razoes para me preocupar? Devo ir já pedir substituição da bateria? Como lhes provo que algo não está bem na bateria? (se é que está) e já agora, é normal ir o mac assim abaixo com 23% de bateria? Obrigado
Tenho este cenário na minha bateria, MB pro:
Capacidade corrente: 4131
Capacidade Original: 5500
75%
Ciclos:34
Uso: bateria até aviso de reserva, seguido de carregamento total
calibração: 2 vezes.
Estamos perante caso de troca?
Obrigado
75% com 3 meses? Troca isso nem penses duas vezes!
Fiz um reset, subiu pra 83% mesmo assim muito mau...
Atenção que o MBpro tem 3 meses de idade fabrico, mas 1 mês e meio de uso!!!
Já está marcada a assistência para provável troca!!!
Obrigado
TIMETODOIT 07-03-2007, 17:36 Saquei agora esse prog... segundo o meu diz que a capacidade actual é maior a original da bateria tipo 5500 é o normal eu tenho 6560 why?
Eu uso a bateria mesmo a que sa ****... ou seja... tou agorra aqui... 100% preciso de ir a algum lado com ele desce a % claro... volto a ligo logo a corrente mesmo que teja a 80% 40% qualquer um.. faço sempre isso... nem que tenh de ir ali ao escritorio rapido, apenas uma vez por mes a calibro... deixo gastar tudo e "encho" de novo.
Sinceramente... quando a bateria for... vai... compra-se outra... até isso acontecer... ui ui.
Para quem é mais picuinhas... por cada ciclo metam ai uns 50centimos de parte... que kk dia ja compram outra
A questão aqui não é o uso que se dá, ou de ser picuinhas, mas sim o simples facto de a bateria não estar em condições, nota-se através desse programa, mas tb pk dura pouco.
Agora concordo com a ideia de que quando for foi, mas gostava de começar com uma bateria em condições!!!!!:007:
Se tivesse esse diagnóstico na minha bateria tb tinha o papo cheio.:)
Espero que assim continue...
As baterias ressentem-se mt dependendo do tipo de uso.
Antes de ires trocar, usa a bateria um pouco....faz varios ciclos, mas nao a esgotes toda.
Depois diz ai se ficou melhor, ou como ficou, para o pessoal ter uma ideia.
Pelo que tenho visto, o pessoal que so faz ciclos completos (levar ate ao limite)...e o pessoal que nao usa a bateria, ou tem sempre a corrente ligada...sao os que prejudicam mais a bateria.
Ela quer é uso...
Eu ainda no outro dia fui ver da bat e ja tinha perdido 3%...so estava a usar o portatil ligado a corrente (bateria posta, nnc a tiro)...fiz prai dois ciclos normais de uso e recuperei os 3%.
Por isso...ja que vais trocar....antes de o fazeres, faz ai uns testes e reporta aqui ao pessoal a ver se melhorou ou nao.
Demiurgo 07-03-2007, 18:16 ric07,
Nem mais. A bateria do meu powerbook melhorou com a alteração de uso: deixei de a utilizar poucas vezes e até ao fim, para a utilizar muitas vezes gastando percentagens mais baixas.
Mas também ainda estou para descobrir a fiabilidade desses programas. Já tive programas que na mesma bateria, no mesmo dia, davam resultados distintos.
PT
Ok, depois relato a experiência, mas fica já o seguinte:
Em três programas dá exactamente o mesmo, coconut, istat pro, ministat 2.
O uso que eu dou, já é o que me recomendam agora para fazer, por isso o resultado não será muito diferente, mas logo se vê.
O uso é o seguinte:
Carregamento total da bateria, a seguir trabalho com a bateria até avisar a reserva! depois volto a carregar completamente! Não costuma trabalhar com a corrente ligada depois dos 100% a não ser que não me aperceba!
já fiz duas calibrações e hoje um reset... passou de 75% pra 84...85%
Desde o principio nunca esteve nos 100% de capacidade da Bateria(5500) esteve no máximo em 98% (5430), e a duração pouco mais de duas horas, se bem que eu não poupo nas definições quando uso a bateria.
penso que já dá para ter uma noção do uso desta bateria! vou experimentar periodos de gasto mais curtos!
Demiurgo 07-03-2007, 20:05 De facto não perdes nada em experimentar ciclos mais curtos. A minha bateria tem dois meses e 22 ciclos e ainda está a 99%.
PT
Nas instruções mesmo dos portateis diz que se pensar em utilizar o computador nos dias que se seguem para não o desligar. Voces fazem isso?
Ja agora quado desligado.. o cabo esta ligado a bateria ou nao?
O uso é o seguinte:
Carregamento total da bateria, a seguir trabalho com a bateria até avisar a reserva! depois volto a carregar completamente! Não costuma trabalhar com a corrente ligada depois dos 100% a não ser que não me aperceba!
Pelo que tenho lido no fórum, aconselha-se a dar algum "mau" uso à bateria e não carrega-la e descarregá-la sempre totalmente. Apenas fazer isso periodicamente.
Isso de não trabalhar com a corrente ligada depois do 100% também não faz muito sentido. Se tens uma tomada ao lado, mais vale trabalhar na tomada, sempre poupas ciclos de vida da bateria. Isso quando carrega a bateria toda pára de enviar energia para a mesma, é bem visivel porque com o tempo a bateria vai perdendo carga, estando sempre ligado à corrente.
denmarkknight 13-03-2007, 17:29 Eu cá, ao fim de 3 meses, vou nos 130 ciclos e continuo com 100%.
e ja agora por curiosidade.. deixas morrer e enches a 100%?
Como prometido venho aqui fazer o resumo da troca da bateria e seu tratamento especial até à consumação do facto:
Após a comunicação e verificação de problemas com a bateria, através do software usual nestes casos e posteriormente com o técnico apple foi pedida uma nova!!! A partir dai comecei a experiência de carregar em ciclos curtos e afins, e sem preocupações de carregar completamente nem descarregar completamente.
De facto parece que o resultado foi bom, melhorou alguma coisa... estamos a falar de uma bateria já com problemas, por isso não sei se serve de base pra consolidar opiniões quanto ao tratamento correcto, mas que resulta, resulta por que passou dos 80 e tais para 90 e tais... como indica imagem:
Bateria antiga:
http://www.techzonept.com/%5BURL=http://imageshack.us%5D%5BIMG%5Dhttp://img293.imageshack.us/img293/967/imagem2yx0.png%5B/IMG%5D%5B/URL%5D
http://img463.imageshack.us/img463/3981/imagem2hu8.th.png (http://img463.imageshack.us/my.php?image=imagem2hu8.png)
Ao fim de uma semana chegou a bateria, foi chegar e trocar...
Pela 1ª vez tive 100% da capacidade original e até passa, é uma fartura, sempre a aumentar
Ora aqui vai a nova:
http://img443.imageshack.us/img443/8233/imagem1va5.th.png (http://img443.imageshack.us/my.php?image=imagem1va5.png)
Assistência 5 estrelas: Apple center Porto... o que é bom tem que ser dito e aplaudido
Com as devidas calibrações, uma bateria com 3semanas a 93% é normal? Obrigado.
O que eu já reparei, que quanto mais cuidado menos capacidade tem, com ciclos incompletos e liga desliga sem preocupações a bateria ganha capacidade!!!
Por acaso é. Acho que quanto mais se "mal-trata" a bateria, com mais capacidade ela fica.
estou desiludido, logo eu que até lavava as mãos antes de me sentar a trabalhar. vou tentar um tudo à bruta, vamos lá ver...
Eu ainda à duas semanas recebi uma nova, vinha com 100% até passava como referi antes, agora anda sempre nos 98% 99% acima abaixo... com 9 ciclos.
Esta vai rolar.... se der de novo probs, temos sempre 2 anos!!!!
Usa e abusa.
Aproveito para perguntar.. iamgina que a bateria da o estouro em menos de 2 anos. É preciso que seja uma falha para eles trocarem? Isto é.. um gajo ao acabar os dois anos.. deve então tentar "rebentar" com ela? o.O... é que isto é um descalabre.
Existe algum "limite" estabelecido por eles para trocarem?
Se dá o estouro, então trocam!
Segundo o técnico é +- normal perder cerca de 10% no 1º ano, no entanto pode acontecer uma bateria ter valores de capacidade muito inconstantes e com intervalos considerados elevados.
Por exemplo: a minha 1ª bateria nunca esteve nos 100%, o máximo foi de 98% e depois por ai abaixo, 75, 86, 91, 95 isto ao fim de 1 mês. Podes ver a imagem mais acima no tópico.
Logo não é preciso dar o estouro pra haver anomalia, mas tens sempre dois anos!
QQ dúvida comunicas com um apple center e marcas uma "consulta" pra o técnico averiguar a bateria.
Agora ao fim de dois anos não atires com ela contra a parede!!! :lol: és capaz de não ter sorte.
rbfigueira 27-06-2007, 12:52 Já agora qual o máximo de autonomia que conseguem com o Macbook PRO.
Eu desactivei o bluetooth e só consigo 4 horas .... dizem que é possivel obter até 6 horas....
Obrigado
Eu optei por nao ligar a essa questao, ou seja, se tiver tomada, vai corrente se nao tiver tomada, vai bateria, a unica coisa que faço é uma vez por mes descarrega-la toda. Quando a duracao, com bt desligado e airport sp ligada 4h30 de autonomia!
Eu optei por nao ligar a essa questao, ou seja, se tiver tomada, vai corrente se nao tiver tomada, vai bateria, a unica coisa que faço é uma vez por mes descarrega-la toda. Quando a duracao, com bt desligado e airport sp ligada 4h30 de autonomia!
O que consideras como "descarrega-la toda"? Esperar que o Mac entre em sleep por falta de carga?
Pessoal:
6 meses > 37 ciclos > 94% de capacidade
Como estão as vossas baterias com esta idade?
Demiurgo 27-06-2007, 15:29 A minha vi no outro dia tinha 60 e picos ciclos e 95% também com 6 meses.
O que consideras como "descarrega-la toda"? Esperar que o Mac entre em sleep por falta de carga?
Sim isso, lol penso que seja descarrega-la toda... mas apenas faco isso +- uma vez por mês. Não tenho soft para a bateria, por isso nao sei como ver os ciclos e essas coisas todas....
Normalmente volto a carrega-la quanto no icon da bateria passa vermelho... acho que é pa ai entre os 15 a 20 %
Sim isso, lol penso que seja descarrega-la toda... mas apenas faco isso +- uma vez por mês. Não tenho soft para a bateria, por isso nao sei como ver os ciclos e essas coisas todas....
Existem vários softwares, mas o Mac tem as feramentas todas que necessitas para ver as tuas stats.
Finder > Utilities > System Profiler > Power
A minha vi no outro dia tinha 60 e picos ciclos e 95% também com 6 meses.
Não gosto das stats da minha bateria... Acho que com 6 meses e 37 ciclo já ter menos de 6% de bateria não é "comum".
Mas também não é algo que me tire o sono, para já.
Existem vários softwares, mas o Mac tem as feramentas todas que necessitas para ver as tuas stats.
Finder > Utilities > System Profiler > Power
Não gosto das stats da minha bateria... Acho que com 6 meses e 37 ciclo já ter menos de 6% de bateria não é "comum".
Mas também não é algo que me tire o sono, para já.
Olha por ai como tu disseste o que me aparece é:
Nº de ciclos - 42
Capacidade de carga máxima - 5395
Capacidade restante - 5389
Nao diz mais nada! A bateria tem 6 meses!
Lol desculpa a minha ignorancia mas se ta bom ou nao lol nao sei! =) Mas pelo que tenho lido parece-me normal! =)
Lol desculpa a minha ignorancia mas se ta bom ou nao lol nao sei! =) Mas pelo que tenho lido parece-me normal! =)
Está melhor que a minha, com a mesma idade e menos ciclos.
Está melhor que a minha, com a mesma idade e menos ciclos.
Pois... acredita que eu nunca ligeui a isso... é como disse acima... nao tenho mais cuidado nenhum de especial.... mas tb é como tu dizes por enquanto é uma coisa que ainda nao me tira o sono!
dragao-azul 28-06-2007, 23:52 boas, tenho um macbook com 2 semanas e a "vida" da bateria ta a 95%... :s
isso é bom ou mau? deixei-o sempre descarregar totalmente antes de carregar (tb totalmente) e ainda so fez 6 ciclos...
EDIT: tive a fazer uma pesquisa na net e encontrei isto: http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.4/en/mh2339.html , quando poder experimento isto para ver se melhora alguma coisa, depois digo algo ;)
thz
;)
Isso não me parece muito bom. Pelo que já li aqui não se deve descarregar e carregar sempre a bateria totalmente. As baterias de litio precisam de ser "estimuladas" e não "gostam" de ser esgotadas quase totalmente...
EDIT: A minha bateria tem 5 meses, o MacBook tem 4 meses. A bateria está com 35 ciclos e a capacidade ainda é 100%. A capacidade original da bateria é de 5200 mAh e a capacidade actual é de 5568 mAh (já esteve em 5763 mAh, ou seja, já está em fase descendente).
Xapilolala 29-06-2007, 00:35 Acho que o post dele refere-se somente à calibração (uma vez por mês aproximadamente, segundo o link), e não a uma utilização frequente.
dragao-azul 29-06-2007, 00:44 estava mesmo a falar do uso regular da bateria, mas depois achei a calibração :p
o unico ponto que falhou nas minhas cargas foi o repouso de 5h...
vou experimentar a fazer uma calibração e depois começar a usar durante um tempo sem a descarregar totalmente.
Pode ser que fique bom, desde que tenho o portatil (mesmo novo) nunca passou dos 5100mAh...
;)
(...)deixei-o sempre descarregar totalmente antes de carregar (tb totalmente) e ainda so fez 6 ciclos...(...)
Se ele queria dizer isso, julgo que não foi muito claro, parece-me que ele disse que carregou e descarregou a bateria sempre totalmente. Não me surpreende, eu antes de comprar o MacBook (o meu primeiro portátil) pensava que era isso que se devia fazer e pensava faze-lo sempre que possivel...
Pode ser que fique bom, desde que tenho o portatil (mesmo novo) nunca passou dos 5100mAh...
Não sei se é sempre assim, mas a minha foi ganhando capacidade com o tempo, só recentemente começou a diminuir...
dragao-azul 30-06-2007, 00:06 acabei agora a calibração da bateria, ficou exactamente na mesma...
acho que vou mandar um mail à apple para saber o que fazer... :s
acabei agora a calibração da bateria, ficou exactamente na mesma...
acho que vou mandar um mail à apple para saber o que fazer... :s
2 semanas com 95%? Ainda não mandas-te o email? Não esperes muito ;)
dragao-azul 01-07-2007, 00:08 Vi agora o estado de um macbook com 4 semanas e a bateria ta com uma capacidade de 5600 mAh... Vou ver se troco este portatil (a bateria ta com 4900 e tal mAh)... Até lá vou usar a bateria com menos cuidados sem fazer descargas completas, pode ser que fique bom :p
;)
Vi agora o estado de um macbook com 4 semanas e a bateria ta com uma capacidade de 5600 mAh... Vou ver se troco este portatil (a bateria ta com 4900 e tal mAh)... Até lá vou usar a bateria com menos cuidados sem fazer descargas completas, pode ser que fique bom :p
;)
Faz um uso normal, ou seja, descarregar e carregar mas sem deixar chegar ao fim...e deves ver isso a subir.
O minimo que ja tive foi precisamente 5000 e hoje tenho os 100%.
Ja reparei que essa capacidade tem tendencia para baixar quando faço descargas completas apenas...e julgo que tb quando deixo alguns dias apenas ligado a corrente.
Algumas vezes ate so faço cargas de 10min....e descarrego tipo 20% e ponho logo a carregar.
Neste momento esta a 100%, e ja la vao 4 ou 5 meses.
dragao-azul 01-07-2007, 12:46 Boas,
Ontem descarreguei metade da bateria e continuou na mesma, agora experimentei a so descarregar abateria o tempo suficiente para ela carregar quando ligar o mac à corrente.
A unica coisa que eu tenho feito é sempre que a bateria ta a acabar de carregar ligo um programa (system profiler ou o coconut) para ver se ele passa a carga máxima anterior. Será que isso obriga o pc a pensar que ele já chegou à carga máxima que tem escrita e deixa de carregar a bateria? Agora vou experimentar a carregar sem olhar para isso...
EDIT: Acabou de carregar e continua sempre a diminuir a capacidade... pouco a pouco, mas diminui, nunca aumenta...
;)
P0RN5T4R 01-07-2007, 13:31 Tenho que ver isso no meu!
Faz amanhã um mês que o comprei! :cool:
dragao-azul 02-07-2007, 22:38 Fui à fnac e deram-me uma bateria nova, esta ja ta a 100% (5200 e tal mAh) pode ser que suba agora na 1ª carga :p
thz
;)
Serenity666 21-07-2007, 03:02 tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??
tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??
epá para mim ter mac ligado ao carregador é crime :p
sempre que usei macs (emprestados :( ) só ligava quando precisava da carga.. e os donos faziam o mesmo!
tive a ler este topico pk me interessou mas fikei sem percber nada ao fim ao cabo, eu uso sempre o macbook ligado a corrente,so uso a bateria se for pa escola, mas agora como tou de ferias nem isso, afinal faço mal ou bem??
A ideia que tenho é que de vez em quando é bom dar uso é bateria, no minimo uma descarga e carga mensal. As baterias também se estragam sem serem usadas, mas não sei se se estragam por não serem usadas. Estar ligado à corrente não afecta a bateria (excepto pelo calor, mas isso sem estar ligado também aquece), a questão aqui é não deixar de ir usando a bateria de vez em quando.
Sobre o que o Jamiro disse,
as baterias da apple são realmente boas (ou os computadores é que consomem pouco), mas têm um determinado numero de ciclos de vida, depois vão morrendo, até deixarem de servir, embora isso leve muito tempo. Ligar à corrente só quando fica sem bateria é má politica porque quando precisares mesmo de bateria podes não ter (estava na altura de carga) e porque a bateria iria durar menos. No meu caso esse tipo de utilização significaria uns dois ciclos diários em média ou mais. Na minha utilização normal devo fazer uns 4 ou 5 ciclos semanais no máximo.
Serenity666 21-07-2007, 03:19 entao vou começar a usar a bateria mas como o normalmente o uso em casa e ta sempre na mesa do pc por isso e k nao uso a bateria axo k n faz mt sentido, mas ja vi k todos acham que se dve é usar a bat. lolol. outra coisa, é normal o mac akecer mt ?? eu tenho-o ha menos de um mes e ele ja aquece mt, é normal??
Eu quando estou em casa, por vezes quando não estou numa secretária prefiro usar a bateria, para não andar com os fios a chatear.
O meu já marcou mais de 80ºC. É normal os MacBooks aquecerem muito. Há um thread sobre isso. Pesquisa por "MacBook temperatura" que deves encontrar.
entao vou começar a usar a bateria mas como o normalmente o uso em casa e ta sempre na mesa do pc por isso e k nao uso a bateria axo k n faz mt sentido, mas ja vi k todos acham que se dve é usar a bat. lolol. outra coisa, é normal o mac akecer mt ?? eu tenho-o ha menos de um mes e ele ja aquece mt, é normal??
O aquecimento é normal e, tanto quanto sei, não depende da idade do computador.
Então tenho uma outra dúvida:
As cargas e descargas frequentes, mesmo que não sejam completas, contam como um ciclo correcto? Isso não irá contribuir para a diminuição do ciclo de vida da batéria?
Ponho-me a pensar, será melhor gastar dois ciclos em que a batéria vai a meio e carrego logo a seguir, ou deixa-la ir até o fim e usar apenas um ciclo?
na minha opinião penso que é melhor a segunda hipótese,pois por essa lógica poupa-se um ciclo. de qualquer maneira, sei por experiencia própria, que é conveniente, pelo menos uma vez por semana deixar a bateria descarregar totalmente, pois aumenta a rentabilidade da bateria.
Pelo que tenho percebido um ciclo é um carga a descarga completa. Se descarregas a bateria um terço e voltas a carregar, fazendo isto 3 vezes, isso representa apenas um ciclo. Senão quando estás sempre ligado à corrente, ao fim de muito tempo a tua bateria vai perdendo carga (mesmo sem ser utilizada) e o portátil carrega um pouco, uns 3 ou 4% de bateria e isso representaria um ciclo. Mas tens uma boa forma de tirar isso a limpo, usas um software que te conte os ciclos da bateria e descarregas 10% da bateria e voltas a carregar. Se aumentar o numero de ciclos quer dizer contou um ciclo (não me parece).
As baterias de litio não devem ser descarregadas totalmente, julgo que isso foi explicado nesta mesma thread.
Alguem me pode dizer o que é mais correcto de fazer estar com a bateria no macbook e ligado a corrente, estar sem bateria e ligado a corrente, ou carregar a bateria e depois desligar da corrente e voltar a carregar quando ela estiver para ai a 20, 30 %??
Eu utilizo o portatil basicamente para estar na secretaria raramente anda sem o carregador!
a bateria não é eterna, tem um ciclo de vida de 400/600 cargas completas. se estiveres sempre a descarregar a bateria, apesar de poder usar a corrente, vais estar a desperdiçar ciclos de carga e a matar a bateria mais cedo.
Alguem me pode dizer o que é mais correcto de fazer estar com a bateria no macbook e ligado a corrente, estar sem bateria e ligado a corrente, ou carregar a bateria e depois desligar da corrente e voltar a carregar quando ela estiver para ai a 20, 30 %??
Eu utilizo o portatil basicamente para estar na secretaria raramente anda sem o carregador!
Tu andas mesmo a gozar com isto. Tu deste-te ao trabalho de ler alguma coisa do que foi escrito nesta thread???
yap mas nimguem fala nada em concreto... Ate quando perguntaram o mesmo que eu perguntei nimguem disse que sim ou que nao falaram em tanta coisa...
Se calhar porque ninguém tem a certeza e por isso foram prudentes e sempre que possível tentaram justificaram o que diziam, em vez de atirarem palpites sem fundamento para o ar!
Várias pessoas deram a sua opinião e explicaram porque pensam assim. Tu estás a querer que um "chico-esperto" diga "sim" ou "não" para tu ficares descansado (descargo de consciência), independentemente de ser correcto ou não... Ou seja, queres que tomem decisões por ti... tens muita informação (muitas vezes fundamentada) para poderes tirar as tuas próprias conclusões.
yap mas nimguem fala nada em concreto... Ate quando perguntaram o mesmo que eu perguntei nimguem disse que sim ou que nao falaram em tanta coisa...
Eu ajudo. A resposta é: não.
nao a qual?? eu dei varias ipoteses...
nao a qual?? eu dei varias ipoteses...
Hipoteses
Hipoteses
Hipóteses.
Não resisti. Hehe
E já agora..... queria uma opiniao vossa.... vou de férias 15 dias e o Mac vai entrar tb pelos mm dias! A minha dúvida é se deixo a bateria totalemente carregada ou apenas com metade, já li algures por ai qualquer coisa sobre isso mas nao me lembro onde! Opinioes?
Mike_Duxxi 24-07-2007, 18:13 Pessoal, estou com um problema e agradecia a vossa ajuda!
Comprei um Portatil Asus F3F, dos primeiros a um rapaz que o comprou no estrangeiro.
Acontece que nos primeiros 2/3 meses dei pouco uso à bateria e ás vezes até estava alguns dias sem ela no portatil.
Ai ah 2 meses, de um dia para o outro começou a não carregar e ficou totalmente descarregada, tentei n vezes e sem sucesso..ou seja está ah muito tempo descarregada e ás vezes quando tento ligar o Pc com ela, antes de fazer o POST desliga-se sozinho..só liga tirando a bateria.
Não sei se tem alguma coisa a haver mas o rapaz perdeu o carregador e uso um carregador universal apesar de não me agradar muito.
Conclusão uma bateria com 6 meses estraga-se assim?Foi do pouco uso?do carregador n ser Asus?
Obrigado e desculpem o testamento..
PS-O carregador universal tem amperes + que suficientes comparando com o da Asus.
E já agora..... queria uma opiniao vossa.... vou de férias 15 dias e o Mac vai entrar tb pelos mm dias! A minha dúvida é se deixo a bateria totalemente carregada ou apenas com metade, já li algures por ai qualquer coisa sobre isso mas nao me lembro onde! Opinioes?
Se leres o manual do Macbook (pessoalmente li-o de fio a pavio) diz lá para carregar com 50% da bateria e retirar a mesma do computador quando estiver sem utilização durante um longo período de tempo.
Se leres o manual do Macbook (pessoalmente li-o de fio a pavio) diz lá para carregar com 50% da bateria e retirar a mesma do computador quando estiver sem utilização durante um longo período de tempo.
Ora foi ai mm que li! Só nao sei um longo periodo de tempo quanto tempo é para eles lol.... mas as tantas faco assim mm!
Grazie Peidina! =)
Mike_Duxxi 26-07-2007, 21:11 ninguém me sabe ajudar?Por acaso n conheçem nenhum com um caso parecido?
Ou então postei no tópico errado..
ninguém me sabe ajudar?Por acaso n conheçem nenhum com um caso parecido?
Ou então postei no tópico errado..
Está no local errado, este fórum chama-se "APPLE World - Dúvidas", logo é para dúvidas sobre Macs e outros produtos da Apple e não Produtos Asus, ou outra marca qualquer. Tens uma secção especifica para portáteis em geral mais abaixo.
A minha bateria vai hoje com 5480mA (Macbook C2D preto, com 11 ciclos)... isto anda doente!
Faço uns 2 ciclos semanais até 60% ou mesmo 20%, e calibrei há semana e picos.
Isto é normal, sendo a capacidade original 5200mA?
A minha bateria vai hoje com 5480mA (Macbook C2D preto, com 11 ciclos)... isto anda doente!
Queres trocar pela minha?
Acho uma piada, preso por ter cão e preso por não ter. Quando a bateria está com poucos mAh é o fim do mundo, mas quando tem a mais também é! Lol
A minha bateria tem 6 meses de utilização, 8 meses de vida (data de fabrico), e está neste momento com 5585 mAh. Originalmente tinha 5200 mAh como a tua. Está neste momento com 59 ciclos e entre Maio e Junho atingiu a sua capacidade máxima (que eu tenha registado) com 5763 mAh. Ou seja, ainda tenho bateria para cumprir com as durações de origem e isso é muito bom, não mau. Julgo ser normal as baterias ganharem capacidade quando são novas, grave seria estar abaixo do indicado.
Eu fiz muito mais que dois ciclos semanais nos primeiros meses de vida, agora devo fazer menos!
Não me parece que a tua bateria esteja doente, mas sim bastante bem de saúde!
Eu nunca disse que estava doente. Apenas achei uma evolução muito acima do esperado. Julgava que estabilizasse pelos 5300mA, se tanto...
Abraços!
Eu nunca disse que estava doente. Apenas achei uma evolução muito acima do esperado. Julgava que estabilizasse pelos 5300mA, se tanto...
Abraços!
Qualidade Apple.
(...) isto anda doente!
Eu nunca disse que estava doente. (...)
:x2:
[PC]Räzzo 20-09-2007, 22:52 Qualidade Apple.
:)
Venha daí o leopard e os updates para eu comprar o meu mac actualizadinho
:lol::lol:
Essa do doente... Lol.
Ultimamente tenho visto muitas calinadas destas aqui pelo fórum. O pessoal anda a fumar é muita erva... :-D
Qualidade Apple.
Lol e os problemas de baterias todas maradas?
Anyway, as baterias não são feitas pela apple..:002:
Lol e os problemas de baterias todas maradas?
Anyway, as baterias não são feitas pela apple..:002:
Excepções..
lol as mesmas baterias que fornecem à apple, fornecem a muitas outras marcas, incluido acer :P
lol as mesmas baterias que fornecem à apple, fornecem a muitas outras marcas, incluido acer :P
Mas como é PARA a Apple, o produto está envolvido numa áurea dourada e fulgurante de glamour, qualidade e beleza inigualáveis onde o nome Acer fica ridículo se citado.
Como diria o Steve Jobs 'Its Gorgeous!'
É é, pena que o meu portatil ter passado a frente nessa fase de produção.
Ja irrita.
É é, pena que o meu portatil ter passado a frente nessa fase de produção.
Ja irrita.
São excepções, raras excepções. Nada que uma ida à Apple Store das Amoreiras/Porto ou outro qualquer local de assistência n resolva.
agora tenho reparado que a bateria do meu MBP nao deve estar muito boa :( , aqui um wdgt que tenho diz que a vida da bateria é de 50 % , pq que isto ta a acontecer????
vida da bateria = battery life = quantidade de energia que ainda tem ??
não percebi a anormalidade disso.
para uma bateria que ainda nem 1 ano tem, acho que nao é normal ter 50% de battery health... isto digo eu, so se as baterias se vao assim tao rapido, e a bateria ja nao dura 2.30h como durava.
Healt e life são coisas diferentes.
2h30? A minha com 6 meses dura mais de 5 horas, sem estiver com aplicações leves.
EDIT: num MB
o pior , reparando bem, a bateria se tiver a usar o msn, firefox,mail,dashboard só dura 1he 50
isto deve ser mesmo mau :(, a bateria deve estar completamente burra
Estás a usar windows ou OS X?
o OSX como é obvio, eu desde que mudei para OSX nao usei outra coisa. Epa mas ou a bateira esta lixada ou entao nao sei...
o pior , reparando bem, a bateria se tiver a usar o msn, firefox,mail,dashboard só dura 1he 50
isto deve ser mesmo mau :(, a bateria deve estar completamente burra
Se tiveres wireless e bluetooh ligado é normal.
wireless ta sempre ligado :P
mas eu nao acho muito normal gastar assim tanto
pointless 26-09-2007, 14:46 com wireless e bt sempre ligado, após 1 ano, a usar algumas aplicações, a bateria dura cerca de 3h30mins.
com wireless e bt sempre ligado, após 1 ano, a usar algumas aplicações, a bateria dura cerca de 3h30mins.
Com que modelo?
A mim com um MBP nunca consegui tempos fantásticos... Mas também não me queixo.
Ainda fiquei com dúvidas, depois de tudo isto.
Até já podem ter sido respondidas, mas não me apercebi.
Afinal, estar a trabalhar enquanto a bateria está a ser carregada faz mal?
não, só demora mais tempo a carregar a bateria.
E há problema em trabalhar com ele sempre ligado à electricidade (tomada)?
Eu sei que isto já foi respondido aqui, mas não fiquei muito bem esclarecido.
PS: Ligado à tomada com a bateria colocada no Mac.
Hehe, se eu disser a autonomia do meu 'Book, ficam aí todos de queixo caído... :002:...
Eu uso o meu portátil muitas vezes ligado à corrente (com as baterias metidas), e nunca notei quebras no rendimento das mesmas... (mas também só tenho o meu há coisa de 4-5 meses).
Hehe, se eu disser a autonomia do meu 'Book, ficam aí todos de queixo caído... :002:...
Eu uso o meu portátil muitas vezes ligado à corrente (com as baterias metidas), e nunca notei quebras no rendimento das mesmas... (mas também só tenho o meu há coisa de 4-5 meses).
Falcatruas...:D
Falcatruas...:D
Pois, pois... o que é, é que com duas baterias e um bom design, consegue-se umas fantásticas 8-9 horas de autonomia ;) - tomem lá esta... pena que a Apple nunca mais produziu um 'Book tão bom como o PowerBook G3 'Pismo' :p.
E há problema em trabalhar com ele sempre ligado à electricidade (tomada)?
Eu sei que isto já foi respondido aqui, mas não fiquei muito bem esclarecido.
PS: Ligado à tomada com a bateria colocada no Mac.
Os portáteis foram feitos para terem as baterias no sitio. Há teorias sobre a afectacção do rendimento das mesmas por causa do calor, mas a Apple não recomenda em lado nenhum que se tire a bateria.
O meu passa vários dias seguidos ligado à corrente, sempre com a bateria metida. A bateria está como nova!
Os portáteis foram feitos para terem as baterias no sitio. Há teorias sobre a afectacção do rendimento das mesmas por causa do calor, mas a Apple não recomenda em lado nenhum que se tire a bateria.
O meu passa vários dias seguidos ligado à corrente, sempre com a bateria metida. A bateria está como nova!
Ok, então suponho que não haja problema.
Ele com bateria ou sem acaba sempre por aquecer... :P
pois o teu passa os dias o meu tambem com a bateria no sitio.
agora a battery health do meu MBP ta nos 50% e caso passe a usar a bateria so me dura umas 2h a 1h30 :( . não sei se foi de começar os ciclos de carregamento a meio ou qq coisa do genero que lixou a bateria.
Ok, então suponho que não haja problema.
Ele com bateria ou sem acaba sempre por aquecer... :P
o problema é a bateria aquecer, não é o portátil aquecer.
o meu está sempre ligado a corrente com a bateria e não notei perda de performance da bateria
Quem se queixa de 50 % da capacidade da bateria, caso esteja dentro da garantia é só irem à assistência e pedir uma nova, pois parece-me claramente ter defeito.
pois se for 2 anos de garantia , que acho que é, o meu ainda fez agora 1 ano, por isso la tenho de ir la...
ja agora, vou onde a garantia? apple center de lisboa(foi onde o comprei) ?:004:
ja agora, vou onde a garantia? apple center de lisboa(foi onde o comprei) ?:004:
Em qualquer centro autorizado Apple (julgo que é assim que se designam) será prestado o serviço que pretendes. Agora é escolher aquele que achas que presta melhor serviço e te convem mais...
-noBOdy-[;1417594']ao fim de tantos posts...
afinal, para quem tem o portátil quase sempre ligado à corrente, deve-se ter a bateria colocada ou não? lol
Eu não coloco, mas pelos vistos há muita gente a fazê-lo sem se arrepender. Eu faço desta forma e a minha bateria ainda está óptima.
lebigmac 03-11-2007, 20:06 bem li os posts atrás e não cheguei a conclusão nenhuma.
afinal quando se tem o portátil em casa ligado a corrente é melhor que esteja sem a bateria ao não faz diferença nenhuma?
MacCross 16-11-2007, 02:56 Caros amigos,
Era capaz de jurar que tinha vindo aqui dar as novidades... mas procuro e procuro e afinal acho que nunca cheguei a concluir o relato da minha aventura. Peço desculpa!
Lamento se vou repetir algo que já foi dito, pois o "thread" já vai longo.
Podem ler abaixo a transcrição da minha participação nas primeiras páginas deste forum, onde falamos sobre como calibrar correctamente uma bateria.
Mas o que venho cá dizer é o seguinte.
Dias após ter escrito os referidos posts, a bateria do meu novo (1mês) Macbook pro (Dez2006), morreu!!!
Os sintomas eram apenas os que me indicava o coconut battery - só carregava 70 a 80% da capacidade total da bateria. E isto à custa de constantes calibrações.
Quando deixei de fazer calibrações, a capacidade desceu para menos de 60%, e de um momento para o outro... Morreu!
O Mac passou a só funcionar mesmo ligado à corrente!
IRONICO, tendo em conta que eu chegava a ter o cuidado de retirar a bateria, e deixar as "vísceras" do macbook pro à mostra, quando trabalhava em casa ligado à corrente.
Desloquei-me ao suporte da Apple onde se prontificaram a me trocar a bateria por uma nova!
ATENÇÃO: Não se tratava de uma bateria daquela série de baterias que estavam a ser recolhidas pela Apple.
O funcionário, quando questionado sobre a frequência com que isto ocorria diz-me:
" - Ao fim de um ano é de contar com uma perda de 10%. Mas se me apresentam uma bateria com menos de um ano com perdas de 20%, eu troco logo."
Por isso meus amigos, conclusões:
1 - Passaram nove meses (12 meses para o macbook pro) e não voltei a ter quaisquer cuidados com a bateria. Faço de conta que não está lá nada! Tem bateria tudo bem, não tem ligo à corrente. Na bateria não lhe toco.
2- Nunca mais voltei a fazer qualquer calibração. A bateria encontra-se agora a 87% da capacidade.
3 - Pessoas com baterias com menos de 1 ano de vida (principalmente nos primeiros meses) com perdas muito acentuadas (superiores a 10%) acho que é de ir pedir satisfações à assistencia Técnica.
A ESTE RESPEITO, apelo à solidariedade Mac'iana - Era bonito que a malta com portateis mac, de todas as gerações, usasse por exemplo o coconut battery (gratuito), e "post'a-se" aqui as seguintes informações:
- Modelo do mac
- capacidade da bateria nova 100% = ... mAh
- capacidade da bateria actualmente ...% = ... mAh
(Deixo as minhas no próximo post)
Download (gratuito)
Coconut Battery:
http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/
Espero que esta informação tenha sido útil.
Abraços,
MacCross
Ps- Vou fazer a minha primeira calibração em 9 meses, a ver se a coisa salta de novo para os 100%
Novidades em breve!
__________________________________________________ ____________________
Calibração EFICAZ da bateria
Escrito a 07 - 02 - 2007
"Pessoal,
Este é o meu primeiro post.
Já MUITO usufruí das ajudas de todos vós aqui no Techzone, e acho que é já altura de retribuir.
Tenho um MacBook Pro há 3 meses - O meu PRIMEIRO Mac.
Hoje instalei o widget "Istat pro" e a aplicação "coconut Battery 2.5.1"
Constatei, que embora só no mês de janeiro tenha verdadeiramente usado o meu novo Mac, a bateria está neste "lindo" estado:
Istat pro:
Battery health:71%
Coconut battery:
current battery capacity:3922mAh
original battery capacity:5500mAh
Dado que à minha volta tive os mais desagradáveis exemplos de baterias feitas em papas, pertencentes a portáteis PC, fiquei meio paranóico.
Assim, durante a minha ainda curta utilização do Macbook pro, usei da seguinte politica:
1- Ou usava bateria ou usava corrente.
Efectivamente, embora o MacBook Pro fique com as tripas à mostra, tenho utilizado o portátil ligado à corrente sem a bateria instalada.
2- Usava a bateria até ao fim, e carregava totalmente de uma só vez, e desligado.
A ideia por detrás desta politica, seria a de não colocar a bateria numa situação de "tensão", em que ao mesmo tempo que carregava, estava na realidade a ser descarregada em favor do computador estar a funcionar.
Esta minha ideia, pelo que tenho lido está ERRADA, dado que as novas baterias já NÃO VICIAM!
No entanto, não vá o diabo tece-las, a minha politica, MAL NÃO FAZ!!! A única vantagem de ter bateria e corrente em simultâneo é no caso de falha eléctrica, não perder o trabalho em mãos, certo?
Bom, então se sou um gajo assim tão inteligente, porque raio tenho a bateria neste estado com "apenas" 49ciclos?
No site da apple pode ler-se que ao fim de 300 ciclos a bateria ainda deve estar a 80%
Pode também ler-se que a bateria deve ser de vez em quando totalmente descarregada e carregada, para manter boa performance.
"Se você possui um computador portátil, deve calibrar a bateria durante a primeira semana de uso para conseguir a maior autonomia de carga possível. A calibragem ajusta o microprocessador da bateria de forma que monitore corretamente o nível de carga da bateria."
"Para calibrar a sua bateria na primeira utilização, siga estes passos:
Conecte o adaptador de alimentação e recarregue totalmente a bateria de seu computador portátil até que a luz do plug do adaptador de alimentação mude para a cor verde e o medidor da barra de menus indique que a bateria está totalmente carregada.
Desconecte o adaptador de alimentação e use o seu portátil. Quando bateria do portátil chegar a um nível de carga baixo, você verá o primeiro aviso de nível baixo de bateria na tela. Continue a utilizar o seu computador portátil até que ele entre em repouso automaticamente. Nesse momento, a bateria estará descarregada o suficiente para a calibragem.
Conecte o adaptador de alimentação e deixe-o conectado até que a bateria esteja outra vez totalmente recarregada."Então, e a mim, que não faço outra vida acontece-me isto?!?!?
Pois é meus amigos. Pelos vistos os MacBook Pro, têm mais uns detalhezinhos que não eram usados nos iBook e PowerBook.
Se descarregarem o manual em pdf para o MacBook Pro podem ver algumas diferenças no processo:
"To calibrate your battery:
1Plug in the power adapter and fully charge your MacBook Pro battery until the light on
the power adapter plug changes to green and the Battery icon in the menu bar
indicates that the battery is fully charged.
2Allow the battery to rest in the fully charged state for two hours or longer. You may use
your computer during this time as long as the adapter is plugged in.
3Disconnect the power adapter with the MacBook Pro on and start running it from the
battery. You may use your computer during this time.
When your battery gets low, you will see the low battery warning dialog on the screen.
4Continue to keep your computer turned on until it goes to sleep. Save your work and
close all applications when the battery gets low and before the system goes to sleep.
5Turn off the computer or allow it to sleep for five hours or longer.
6Connect the power adapter and leave it connected until the battery is fully charged
again.
Important: Repeat the calibration process occasionally to keep your battery fully
functioning. If you use your MacBook Pro infrequently, it’s best to recalibrate the
battery at least once a month."
Como podem reparar, há ali dois tempos de espera, ou repousos.
A este respeito um cavalheiro "postou" ou seguinte:
"Heitor Moraes em 10 Junho, 2006 às 08:46 Teoricamente falando:
* Se você passar infinitas horas carregando a bateria, ela é capaz de armazenar carga infinita.
* Se você passar infinitas horas descarregando a bateria, ela é capaz de fornecer energia infinitamente (mas com um potencial muito baixo).
Aparentemente a Apple resolveu criar esses dois "tempos de espera" para tentar chegar próximo do máximo viável de carga e descarga da batería.
Viavél significa que com essa espera, a bateria deve chegar em um ponto de carga na sua curva onde não é viável continuar. O gráfico de tempo/carga é como uma "assintota". "
São detalhes muito interessantes. Eu o que quero é vida longa para o meu bichinho dispendioso!!!
Vou experimentar esta calibragem especial de corrida para MacBook Pro, e assim que tiver novidades, aviso.
Abraços a todos, e por favor corrijam qualquer barbaridade que possa ter dito."
IRONICO, tendo em conta que eu chegava a ter o cuidado de retirar a bateria, e deixar as "vísceras" do macbook pro à mostra, quando trabalhava em casa ligado à corrente.
..eu n percebo, é mesmo uma batalha perdida.. mais um que não larga este mito! lol
usa a bateria no sítio dela!
é engraçada essa calibragem do MBP.. hei-de me lembrar de fazer isso de tempo a tempo ;)
MacCross 16-11-2007, 03:15 Pessoal,
Tanto quanto pude apurar,
Pessoas com baterias com menos de 1 ano de vida (principalmente nos primeiros meses) com perdas muito acentuadas (superiores a 10%) acho que é de ir pedir satisfações à assistência Técnica.
A ESTE RESPEITO, abri um novo topico em Apple World - Dúvidas
Nome: "Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia"
Apelo à solidariedade Mac'iana - Era bonito que a malta com portáteis mac, de todas as gerações, usasse por exemplo a aplicação "coconut battery" (gratuito), e "post'a-se" aqui as seguintes informações fáceis de ver no dito programa:
- Modelo do seu mac
- capacidade da bateria nova 100% = ... mAh
- capacidade da bateria actualmente ...% = ... mAh
Download (gratuito)
Coconut Battery:
http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/
__________________________________________________ ______________________
Os meus dados são os seguintes:
- Modelo: MacBook Pro 2,33Ghz
- Capacidade da bateria nova: 100% = 5500 mAh
(Nota: Quando novo, encontrava-se a 110%)
- Capacidade da bateria actualmente: 87% = 4799 mAh
__________________________________________________ ________________________
Em apenas alguns dias estou certo podemos ter uma imagem muito interessante do que é normal e anormal na autonomia da baterias Mac.
Conto convosco!
Abraços,
MacCross
bem li os posts atrás e não cheguei a conclusão nenhuma.
afinal quando se tem o portátil em casa ligado a corrente é melhor que esteja sem a bateria ao não faz diferença nenhuma?
Pelo que eu li, deves usar sempre a bateria posta no portátil.
Sim, isto ficou um bocado confuso...
é engraçada essa calibragem do MBP.. hei-de me lembrar de fazer isso de tempo a tempo ;)
"tempo a tempo" AKA 2 em 2 meses?
depende da utilização.. se nunca tiras o portátil da bateria, convém ser praí de 2 em 2..
no meu caso, nem menos do que de 2 em 2 , nem mais do que de 6 em 6, algures aí pelo meio :P
N_JHRIBEIRO 16-11-2007, 21:45 Ois!
É muito simples. Como carregar correctamente uma bateria (não me refiro à calibração).
Já li um post, algures no tópico do macbook (nonpro), mas foi uma referência que não me tirou totalmente a dúvida.
Por exemplo, sei que não se deve esperar que a bateria descarrege completamente para a carregarmos.
Algum user entendido sobre o assunto? É uma questão de interesse geral.
Como, numa base de uso regular, ou seja, todos os dias; devemos carregar ou não carregar as baterias dos nossos portateis, para estas durarem mais tempo. :clap:
Thankx! :D
não é possivel!
Oi iStar :)
Aqui durar é diferente de "rentabilidade", pq ao fim de 3 anos sem uso desconheço se ainda terá iões suficientes para alimentar o portátil durante 10 minutos.
A questão é como melhor conservar essa rentabilidade, considerando a perda consequente do tempo e do uso.
Actualização
--- início de mensagem ---
"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm
"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm
"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/
Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.
--- fim de mensagem ---
Concordo a 100%. Fartei-me de ler foruns e artigos e relamente o melhor é usar sempre a bateria.
Eu tenho o meu MB há 1 dia e vou deixar estar sempre a bateria cá dentro... Agora estou com magsafe desligado pq tenho bateria a 99% e vou sair de casa com ele, mas nas outras alturas vou deixar sempre ligado à corrente quando o tiver em casa (com a bateria dentro). Acabei de postar uma imagem do meu coconut aqui: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2316830&postcount=40
Cumps.
da minha experiencia pessoal, eu so tenho o macbook ha dois meses mas ja rodei 32 ciclos, uso o como portatil carrega descarrega tudo a meio so... nao penso muito nisso, quando posso trabahar com ele ligado à corrente faço o, mas o melhor mesmo é usarem no como vos der jeito, uma vez que as bat de litio nao viciam, apenas morrem quando tiverem de morrer. se acontecer dentro de dois anos garantia caso contrario comprem uma nova lol nao pensem muito nisso usem e abusem do pc como der jeito, portatil ou ligado a corrente....
hardcore_holly 29-12-2007, 22:01 boas!
Fiquei com uma duvida, deve-se ou não carregar o portatil com o computador ligado.
Ou seja, nao faz mal nenhum carregar o portatil ao mesmo tempo que trabalho nele?
Cumprimentos
boas!
Fiquei com uma duvida, deve-se ou não carregar o portatil com o computador ligado.
Ou seja, nao faz mal nenhum carregar o portatil ao mesmo tempo que trabalho nele?
Cumprimentos
Pelo que li, não, não há problema...
hardcore_holly 29-12-2007, 22:06 Mas já alguem contactou alguem da apple para esclarecer isto
Mas já alguem contactou alguem da apple para esclarecer isto
Mas o portátil não trás instruções da bateria??
hardcore_holly 29-12-2007, 22:16 Não, sobre este aspecto nao trás
Não, sobre este aspecto nao trás
Ah, ok. :o
Mr. Brightside 29-12-2007, 23:10 Não, sobre este aspecto nao trás
Traz. Vê as instruções sobre como calibrar a bateria. ;)
ruimoura 29-12-2007, 23:46 Mas já alguem contactou alguem da apple para esclarecer isto
Baterias são todas iguais. As instruções são as mesmas para todas as marcas de laptops. A bateria carrega, quando estiver carregada, corta a energia, e pronto. Fim da história ...
Baterias são todas iguais. Não concordo!
A bateria carrega, quando estiver carregada, corta a energia, e pronto. Fim da história ... Por acaso. tenho feito sempre isso. Já vou com cento e tal ciclos e a bateria do meu macbook continua para lá da quantidade que está associada ao 100%.
Para mim, a bateria está lá para funcionar.
NÃO se deve tirar nunca a bateria do portátil. Pensem na bateria do portátil como sendo a bateria do carro. Vocês não a tiram quando o carro está estacionado, pois não? ;)
As baterias actuais incluem um processador, portanto sabem bem quantos ciclos fizeram e onde estavam antes de serem desligadas ou ligadas. Não temam efeitos de memória pois isso já não acontece. O que acontece é que a bateria funciona segundo princípios químicos e, portanto, há realmente um desgaste do material. O tempo de vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos no máximo (apontem para os dois anos). Durante esse período de tempo é normal que vá perdendo capacidade de retenção de energia. O meu conselho é que a troquem assim que puderem quando se aproximar do limite da garantia (assim aproveitam para ficar com uma nova ;))
De resto, se a bateria for boa, contem com uma vida útil de "apenas" dois anos. Depois, o melhor é comprar outra.
Ah, e o que é que eu quero dizer com uma "bateria boa"? É que, como não se trata de um componente puramente electrónico, é fácil que haja pequenos defeitos (afinal é baseado em ligas metálicas com um comportamento químico muito específico). Se o defeito for apreciável vão começar a ver que a capacidade de carga decresce muito rapidamente, num curto espaço de tempo. Aí, accionem a garantia a peçam uma nova.
De qualquer forma, há maneiras de fazer com que a bateria dure mais (partindo do princípio que está boa e tendo em conta os limites da arquitectura da própria bateria). Evitem que descarregue mais de 10%. Assim que estiver a 10% de carga, liguem o carregador (não tenham medo de efeitos memória. Isso já não existe nas baterias actuais). Se vão estar muito tempo sem usar a bateria (e o computador), certifiquem-se que a carga da bateria está entre 40% e 60%. Elas aguentam mais estando a meia carga.
Em casa, façam o seguinte:
Liguem o carregador à corrente e ao computador. Quando estiver tudo carregado a própria bateria vai interromper o processo de carregamento. Deixem-na no computador. Porquê? Duas razões:
- a corrente eléctrica antes de ir para o computador passa pelo circuito de carregamento da bateria. Se esta estiver carregada, não vai para a bateria, mas o fluxo eléctrico é nivelado e é muito mais "suave" para o computador, especialmente em zonas com picos eléctricos.
- se alguém tropeçar no cabo e não estiver lá a bateria, perdem tudo o que estiverem a fazer. A bateria é uma segurança, assim tipo PSU.
Portanto, e para acabar de uma vez por todas com estes mitos de "efeitos de memória" e a "bateria deve ser retirada quando a alimentação está a ser efectuada via transformador", DEIXEM A BATERIA NO LUGAR DELA!
Entretanto, vão juntando uns euricos para quando, daqui a 2 anos tiverem de comprar uma nova. Porque é mesmo a melhor opção. Usem a bateria! Os electrões parados retiram capacidades químicas às baterias portanto, carreguem-nas e descarreguem-nas.
Ah, apesar de ser aconselhável não deixar a carga baixar dos 10% (se tiverem de desligar o cabo, claro), é muito boa ideia fazer um ciclo completo uma ou duas vezes por mês. Ou seja, descarreguem totalmente a bateria (quando virem que ela está mesmo quase a 0%, façam Quit das aplicações todas) e deixem entrar em Sleep naturalmente. Depois, deixem em Sleep umas 5 horas (é melhor fazer isto à noite, claro). E depois façam um carregamento completo da bateria.
Com estas medidas vão ter baterias que lhes vão durar o máximo possível, dentro das limitações específicas da tecnologia empregue.
Rui Batista
Bem, confesso que nunca ouvi/li tão boa e esclarecedora explicação.
Obrigado Rui. És um anjinho :) A minha dúvida era relacionada com os mitos de "efeitos de memória" :) Estou esclarecida! :D
Sim, muito bom!
Parabéns.
É um testamento mas é um dos bons. :P
Todos deveriam ler.
ruimoura 31-12-2007, 14:44 Portanto, e para acabar de uma vez por todas com estes mitos de "efeitos de memória" e a "bateria deve ser retirada quando a alimentação está a ser efectuada via transformador", DEIXEM A BATERIA NO LUGAR DELA!
Rui Batista
Muito boa explicação. Eu já estou farto de pregar isso, mas vai sempre aparecer um ... um indivíduo qualquer a dizer que ouviu dizer que era melhor tirar as baterias ... É escusado. É uma "guerra" perdida :)
|
|