View Full Version : A melhor banda larga portatil??
Bom dia a todos, peço desculpa pela pergunta repetida, mas visto que isto muda dia sim dia nao, tanto a nivel de velocidades, cobertura, preços e qualidade, gostaria que exprimissem a vossa opiniao em relação a este assunto. Os dizeres nos respectivos sites dos Isp's nao contam para mim, pois todos sabemos que a realidade é outra.
Qual realmente o melhor serviço a adquirir neste momento?
Agradeço desde já a ajuda.
Cumprimentos a todos.
Roadster_Brabus 21-09-2006, 13:39 ZAPP...
2.4Mbps, 5GB de tráfego, 35€ ;)
Ou então com 2GB de tráfego por 25€.
ZAPP...
2.4Mbps, 5GB de tráfego, 35€ ;)
Ou então com 2GB de tráfego por 25€.
Já li os posts em relaçao a este serviço e nao houve ninguem a garantir velocidades superiores a 1,8Mbps.
Mas realmente a oferta é boa.
Roadster_Brabus 21-09-2006, 14:58 Porque ainda só há cobertura em LX e no Porto de 2.4Mbps.
Mas já tenho sacado acima dos 150kbps o que é optimo para uma ligação wireless.
Porque ainda só há cobertura em LX e no Porto de 2.4Mbps.
Sou do Porto, tudo bem, não ha problema.
Li agora que a concorrencia vai lançar produtos novos.
Valera a pena esperar?
A fidelizaçao é de 12 meses.
Roadster_Brabus 21-09-2006, 15:16 Esperar ou não, é contigo.
Avalia tu a melhor proposta prós teus gastos que fazes (há quem prefira velocidade, e há quem prefira tráfego. E há os que preferem pagar o menos possivel).
Em termos de preço, não há mais barato que o zapp de 2GB a 26€ durante a fidelização.
Em velocidade, é o zapp também.
E em tráfego, é ela por ela, andam quase todos plos mesmos 5GB. Já houve 10GB mas foi só uma promoção da vodafone e da optimus no final do ano passado.
Talvez espera pelas novidades, pois estou convencido que apos aparecerem Tmn e Optimus com 3,6Mbps os preços vao baixar em geral.
Que pensas?
Roadster_Brabus 21-09-2006, 15:22 Talvez... Mas se baixarem para os novos clientes, também baixam para os actuais. E baixarem-me ainda mais o meu tarifário era pedir demais. Pago 36€ pelo melhor tarifário da zapp...
Se baixassem pra 25€ era o fim do mundo :002:
Talvez... Mas se baixarem para os novos clientes, também baixam para os actuais. E baixarem-me ainda mais o meu tarifário era pedir demais. Pago 36€ pelo melhor tarifário da zapp...
Se baixassem pra 25€ era o fim do mundo :002:
Não será bem assim, quem tem um contrato não tem fuga possivel.
Acho mesmo que vou esperar. Caso me decida, o teu tarifario vai ser o escolhido.
Não será bem assim, quem tem um contrato não tem fuga possivel.
Acho mesmo que vou esperar. Caso me decida, o teu tarifario vai ser o escolhido.
Exactamente é isso mesmo eles baixam mas é para os novos clientes, quem já lá está paga o mesmo de quando aderiu.
Eu falo por mim que pago 35€ por 2GB na Zapp e que aderiu bem depois de mim só paga 26€, isto é o que tem acontecido até aqui, pode ser que começe a mudar se a concorrência apertar ainda mais.
Tal como nos contratos de adsl ou cabo, os clientes deveriam migrar.
Isso é um roubo autentico.
Roadster_Brabus 21-09-2006, 16:38 mrgg, mas nºão compares uma descida de preço (que nunca houve na zapp) com a promoção da oferta dos 99€ do kit.
Eu quando aderi ainda não existia essa promoção (maio) mas enviei o contrato já depois da promoção ter começado por isso fui abrangido.
Promoção é uma coisa, descida de preços é outra e isso ainda não aconteceu ;)
Wickwire 21-09-2006, 18:18 Se for pela velocidade pura (e convém ver os limites de tráfego, se compensam) a nova solução 3.6Mbps da vodafone pode não ser nada má, isto é, se pensarmos em uso para zonas completamente abrangidas, o aparelho também é USB portanto também pode ser usado em portáteis ou desktops... em teoria será o mais vantajoso até aqui em desempenho...
Pode ser que mais alguém adquira e partilhe aqui nos fóruns as experiências da Connect Box! :)
Roadster_Brabus 21-09-2006, 18:53 O zapp também é via usb...
E essa ligação ainda não está á venda, e pralem disso ainda só vai haver 3.6Mbps na zona do vasco da gama (onde a vodafone tem a sede).
sotavento 21-09-2006, 22:54 Porque ainda só há cobertura em LX e no Porto de 2.4Mbps.
Esperar ou não, é contigo.
Avalia tu a melhor proposta prós teus gastos que fazes (há quem prefira velocidade, e há quem prefira tráfego. E há os que preferem pagar o menos possivel).
Em termos de preço, não há mais barato que o zapp de 2GB a 26€ durante a fidelização.
Em velocidade, é o zapp também.
E em tráfego, é ela por ela, andam quase todos plos mesmos 5GB. Já houve 10GB mas foi só uma promoção da vodafone e da optimus no final do ano passado.
w00t ???
ando eu aqui com TMN 384kbs a sacar a 384kbps no neio do mato ... e tu a gabar os 150kbps do Zapp ? e tenho 10GB+HH de trafego com TMN.
:004:
em Lx e Pt (e em muitos outors sitios) navego a 54Mbits com os 2GB do PT-Wifi que a tmn me dá.
Tenta la bater isso com o Zapp ... :(
sotavento 21-09-2006, 22:56 Talvez espera pelas novidades, pois estou convencido que apos aparecerem Tmn e Optimus com 3,6Mbps os preços vao baixar em geral.
Que pensas?
Um conselho ... vai a uma FNAC e pede para experimentares o Zapp , se gostares e tiveres boa velocidade nas zonas em que vais usar podes ficar com ele.
Quanto a kanguru/tmn ... a Kanguru anda-se a atrasar com os 3,6 ... e a tmn tá a espera pra lançar cenas novas "iguais" aos outros (pelo menos é o que o ppl diz)
Roadster_Brabus 21-09-2006, 23:30 w00t ???
ando eu aqui com TMN 384kbs a sacar a 384kbps no neio do mato ... e tu a gabar os 150kbps do Zapp ? e tenho 10GB+HH de trafego com TMN.
em Lx e Pt (e em muitos outors sitios) navego a 54Mbits com os 2GB do PT-Wifi que a tmn me dá.
Tenta la bater isso com o Zapp ... :(
Não percebes muito de informática pois não? :x2:
Se tens 384Kbps, sacas a uns 40 e picos kbps no máximo dos máximos. É impossivel sacares a mais. Eu saco com o triplo dessa velocidade.
Não percebes muito de informática pois não? :x2:
Se tens 384Kbps, sacas a uns 40 e picos kbps no máximo dos máximos. É impossivel sacares a mais. Eu saco com o triplo dessa velocidade.
tá mal.... se tem 384kbps pode sakar até 384kbps o que dará uma media de 40 e ta KBps
Roadster_Brabus 21-09-2006, 23:38 Pois. B. :p
Enquanto eu ando plos 150KBps e acima.
Por que é que não escreves 150kb/s como toda a gente faz?
Roadster_Brabus 21-09-2006, 23:46 Por que é que não escreves 150kb/s como toda a gente faz?Porque o correcto é como escreveu o xima.
kbps = velocidade contratada da ligação
KBps = velocidade de download e upload em tempo real.
Por exemplo: "eu tenho 2048kbps contratados, e faço downloads a 256KBps"
TopGun23 22-09-2006, 01:04 Eu tenho Zapp há três dias, e estou muito descontente. Quedas frequentes de ligação (por vezes nem se quer consigo fazer ligação),velocidade muito lenta, fiz teste de velocidade e so atinjo 88 kbps. Por vezes nem consigo rede EVDO, moro em Lisboa (Lumiar). Se continuar assim, talvez vá devolver o Zapp e experimentar outras redes tais como vodafone ou kanguru.
sotavento 22-09-2006, 22:56 Não percebes muito de informática pois não? :x2:
:lol: não ... apenas um bocadinho mais do que vossa excelencia?
só tenho 384kbps (+ou- 48KB/s) por dois operadores diferentes em praticamente tudo o que é aldeola deste pais
em lisboa, porto , redondezas de kk pousada , hotel , posto dos CTT, McD e muito mais sitios , posso sacar a apenas 54MBits (LOL <- interno do hotspot e vai lá vai) ... e diga-se que em lisboa tens praticamente "rede" em todo lado.
E isto porque só tenho 384kbps ... quem anda a mais mais saca ... em muito lado já anda ai o 3,5G.
E anunciam-se velocidades ao nivel do adsl2+ pro futuro proximo. :(
P.S.: 1B = 8b ... ou kk coisa do genero ... :004:
P.S.2: mas sim ... o zapp é uma boa solução all-in-one para net movel.
Wickwire 25-09-2006, 18:41 Porque o correcto é como escreveu o xima.
kbps = velocidade contratada da ligação
KBps = velocidade de download e upload em tempo real.
Por exemplo: "eu tenho 2048kbps contratados, e faço downloads a 256KBps"
Só uma achega:
o "b" minúsculo representa "bit", o "b" maiúsculo "byte" - não tem que ver com velocidades reais vs contratadas...
No exemplo referido, fica que são 2048 Kbit por segundo, = 256 KByte por segundo (1 Byte = 8 bit)
Voltando ao tópico, Zapp a 150KB/sec (1200Kbit/sec) é de facto bastante para um acesso móvel e fora a actual oferta da das Vodafones TMNs e Optimus, durante muito tempo superou a concorrência. Neste momento já assim não é, como parece evidente não creio que se fiquem pelo Vasco da Gama, mas se calha a Zapp também tem alguma na manga... é concorrência e pelo menos a este nível, ganhamos nós...! :)
EU sempre fui gostei do zapp, no que diz respeito a ligações móveis. No entanto após estas ultimas campanhas televisivas que devem ter captado muitos clientes provocou uma queda muito elevada da qualidade de serviço, ao ponto de há uma semana aprox. durante 3 dias consecutivos nao consegui efectuar a ligação em Benfica (Lisboa), a mensagem de erro era do tipo "cannot contact remote server..." ora em ligações RAS este tipo de erro representa que todos os equipamentos de conectividade estão totalmente preenchidos dai que nao é possivel ter uma ligação disponivel. Além disso tinha ligações muito lentsas, e tb apos estar ligado ficava sem acesso a net mas como o modem activo, por ex: pretendia ir a um site, por exemplo google e dava o erro da pagina nao encontrada. Contactei o suporte, para me resolverem a questão das ligações, que no dia em causa ja estava a funcionar, mas fiquei a saber que o nº de clientes aumentara e nao tinha previsto qualquer tipo de melhoria ás estruturas existentes, assim sendo seja dia ou noite , de semana ou fim de semana não consigo ter ligações superiores a 120/150 Kilobits o que é uma trampa, comparado com as ligações de 800/900 Kilobits que tinha ás alguns meses a esta parte.
Dai que assim terminar a fidelização bye bye zapp.
Por isso não recomendo, pois irao ter uma grande decepção.
Roadster_Brabus 26-09-2006, 13:24 Aqui na minha antena retransmissora ainda se navega mais ou menos bem.
Faço sempre a ligação á primeira tentativa, é cada vez mais raro cair-me a ligação (já estive 4 ou 5 dias sem cair) e em termos de velocidade dá pra navegar perfeitamente seja em HH, seja em horario laboral.
Só noto decrescimo da velocidade se estiver a fazer um download nas HH em detrimento do resto do horário.
Adiram... Desde que não venham prá minha zona! :x2:
pagecode 26-09-2006, 14:18 Que saudades dos tempos em que fazia downloads em media a 150 kB/s. Agora no inicio das HH é como se fosse dial-up nem vale a pena tentar sacar algo. Mas como onde vivo a unica alternativa é o dial-up, ainda me posso dar por feliz.
Pois eu já estive aqui a pensar e não sei mesmo qual poderá ser o futuro da Zapp!!
Por um lado ganhou agora alguma força com um aumento significativo do nº de clientes, mas por outro parece não estar a acompanhar isso com um crescimento da capacidade da rede, o que a continuar assim lhe fazer perder muitos clientes.
Outra questão, relaciona-se com o facto de a concorrência estar a elevar o patamar de velocidades para 3.6Mbs, e que preve-se que não demore muito a avançar ainda mais. Enquanto da Zapp pouco se sabe, mas não há notícias de poder ir muito mais além, pelo menos para já.
Perante estes factos a Zapp tem de tomar algumas medidas urgentes senão cai em desgraça.
Parece-me que neste momento o mais acertado seria avançar rapidamente para um forte reforço da sua rede. Não só ao nível do crescimento da cobertura EVDO em todo o país, mas também fazer um reforço das zonas mais saturadas de modo a aproximar as velocidades daquilo que realmente é anunciado.
Penso que a melhor arma que eles poderiam usar neste momento era conseguirem servir bem os clientes que têm, com uma boa cobertura de rede a nível nacional em que as velocidades se mantivessem bem próximas do anunciado.
Ou seja, eu (e penso que a maioria dos utilizadores também) prefiro ter uma boa cobertura de rede com velocidades a rondar os 1.4Mbs ou 2.4Mbs, do que ter uma velocidade muito superior mas que na realidade anda bem abaixo do seu potencial.
Na minha opinião se isto se realizasse seria o melhor e poderiam sempre vir cá pra fora fazer disto uma bandeira de um bom serviço de Internet.
Mas pronto vamos ver quais vão ser as prioridades deles, se se vão mexer ou se preferem deixar-se enterrar.
sotavento 27-09-2006, 01:36 A zapp aprou no tempo ... as 3g estão sempre a aumentar a fasquia.
Mas para o que a MAIORIA do ppl serve a zapp chega e sobra ... e vai continuar a servir nso proximos tempos mesmo que as 3g cheguem aos 32MBits. ;)
Para quem quer e precisa "agora" a zapp ainda é a melhor mesmo que tenha menos velocidade ... para quem puder/quiser esperar ... é ver o que saem dos tarifários 3.6Mbits da tmn/optimus.
sidenote: e não é que com esta cena toda os meus 24 mesitos de fidelização tão-se a acabar ? qd aderi ao serviço 3g nunca me passou pela cabeça ter 10GB+HH e ter o maximo de velocidade lá na aldeola no meio do mato ... bendita hora em que mandei o modem 56k dar uma volta.
Eu se fosse a vocês esperava mais uns diazitos... Vão sair muitas novidades... Modems USB, velocidades de 3.6Mbits, preços novos, tarifários novos...
Quanto aos 3.6mbits só bulirem na expo é treta...
Eu sou cliente Kanguru desde a primeira semana de serviço deles e para já isto ainda se aguenta ate porque tenho um tarifario que me permite deixar isto sempre ligado... sim, o da TMN seria melhor... mas na altura eu precisava mesmo de net e nao ia esperar que a TMN decidi-se lançar a sua Banda Larga....
Podia ter optado pelo zapp (o zapp foi a 1a resposta ao kanguru) mas o preço mais elevado e com trafego mais limitado afastou-me... alem disso o que eu pensei na altura foi: GSM é a rede por excelência deste pais... ha 10 milhoes de clientes em redes GSM... kts clientes ha na rede CDMA/EVDO da radiomovel (dona da zapp)? Mesmo que eles venham dizer que ja exploram a rede ha anos a verdade é que nao teem massa critica de clientes suficiente para garantir a inovacao da rede a longo prazo... alem disso a propria tecnologia CDMA é mais limitada que o GSM quer em potencial quer em interoperabilidade. O UMTS começou com o pé atras em relacao às velocidades mas cresceu muito mais e mais depressa que o zapp...
Um dia destes vou vender o meu kanguru pioneiro e provavelmente irei para um Internet connect box da Vdfone... mas talvez ate opte pela resposta da TMN, pois a opcao de usar os seus hotspots é muito vantajosa.
sim... o 3.6mbps da vodafone esta disponivel em muito mais do que a sua sede... para ja, como eles dizem (e eu tenho confirmacoes de dentro) a rede funcionarao em Lisboa, Porto e alguns pontos do algarve. Mas acredito que isso crescera rapidamente... eu vi a rede do kanguru a cresceer de semana para semana e a propria rede da vodafone cresceu mais ainda.
Roadster_Brabus 27-09-2006, 03:41 a propria tecnologia CDMA é mais limitada que o GSM quer em potencial quer em interoperabilidade. O UMTS começou com o pé atras em relacao às velocidades mas cresceu muito mais e mais depressa que o zapp...
É precisamente ao contrário. A tecnologia CDMA é bastante superior á GSM. Ou não sabes qual é a tecnologia usada nos EUA por explo?
É que o sinal de 450Mhz usado pela CDMA abrange muitos mas muitos kilometros, ao contrário da GSM que só abrange alguns.
E a net via GSM já vai na 3ª ou 4ª revisão (wap, gprs, 3G, 3.5G e agora 4G). A CDMA ainda agora vai na primeira (2.4Mbps). Ou seja, o CDMA na primeira versão já atinge mais velocidade do que o GSM mesmo após tantas revisões.
Só agora após 4 revs é que consegue passar os 2.4Mbps do EVDO1x
Quando sair o EVDO2x logo veremos quem se ri por ultimo :-D
Só agora após 4 revs é que consegue passar os 2.4Mbps do EVDO1x
Quando sair o EVDO2x logo veremos quem se ri por ultimo :-D
Já ouviste falar do EVDO 2x em algum sitio?
Roadster_Brabus 28-09-2006, 18:33 Já.
Naquele programa de medição de potencia de sinal dos telemodems CDMA.
Diz lá EVDO1x, portanto isso quer dizer que é possivel vir a haver um EVDO2x tal como aconteceu com o 3.5G em que usam 2 ou 3 canais em simultaneo para aumentar a velocidade.
Não é assim tão complicado deles fazerem como julgas :p
É precisamente ao contrário. A tecnologia CDMA é bastante superior á GSM. Ou não sabes qual é a tecnologia usada nos EUA por explo?
Desde quand é que uma tecnologia ser usada pelos EUA = superior? Nao sabia que era critério... quem julga que as telecomunicações no EUA são mais avançadas é porque não acompanha a evoluçao la... em ouve/le sobre as queixas que eles teem acerca do assunto (quando começam a comparar com o Japao, Korea ou ate mesmo a Europa).
O que definine algo como superior é muito relativo... no final o que importa é se as pessoas usam determinada coisas que foi feita por alguem.. e quantas pessoas usam dada tecnologia (e isso é mais verdade em relaçao a standards do que produtos em si) ditam a taxa de sobrevivencia desses mesmos produtos. A verdade é simples: CDMA é incompatível mesmo entre si (tenta usar um telemovel dos EUA numa rede CDMA japonesa ou koreana ou brasileira) O GSM foi criado a pensar na compatibilidade... ate pode ser que o standard CDMA é mais belo, mais eficiente... mas nao é o usado pela marioria... o que dita a evolucao é a procura e a mao-de-obra envolvida nesse esforco de evolucao: o CDMA tem menos procura e menos mao-de-obra envolvida... o EVDO arrancou com forca primeiro que o UMTS (estou a ignorar o Japao, porque ai foi ao contrario) mas sera isso sinal de que é mais... future-proof?
Resumindo: se precisas de net ultra-rapida neste momento é HSDPA, se o que importa é o preço entao podes escolher Zapp ou qualquer uma das outras pois a diferença nao é grande... mas garanto que vai haver muito mais esforço por parte da TMN/Optimus (agora que a OPA foi aprovada) e da Vodafone para aumentar a cobertura do que a Radiomóvel sozinha... é simples.
steroids 28-09-2006, 23:31 Desde quand é que uma tecnologia ser usada pelos EUA = superior? Nao sabia que era critério... quem julga que as telecomunicações no EUA são mais avançadas é porque não acompanha a evoluçao la... em ouve/le sobre as queixas que eles teem acerca do assunto (quando começam a comparar com o Japao, Korea ou ate mesmo a Europa).
O que definine algo como superior é muito relativo... no final o que importa é se as pessoas usam determinada coisas que foi feita por alguem.. e quantas pessoas usam dada tecnologia (e isso é mais verdade em relaçao a standards do que produtos em si) ditam a taxa de sobrevivencia desses mesmos produtos. A verdade é simples: CDMA é incompatível mesmo entre si (tenta usar um telemovel dos EUA numa rede CDMA japonesa ou koreana ou brasileira) O GSM foi criado a pensar na compatibilidade... ate pode ser que o standard CDMA é mais belo, mais eficiente... mas nao é o usado pela marioria... o que dita a evolucao é a procura e a mao-de-obra envolvida nesse esforco de evolucao: o CDMA tem menos procura e menos mao-de-obra envolvida... o EVDO arrancou com forca primeiro que o UMTS (estou a ignorar o Japao, porque ai foi ao contrario) mas sera isso sinal de que é mais... future-proof?
Resumindo: se precisas de net ultra-rapida neste momento é HSDPA, se o que importa é o preço entao podes escolher Zapp ou qualquer uma das outras pois a diferença nao é grande... mas garanto que vai haver muito mais esforço por parte da TMN/Optimus (agora que a OPA foi aprovada) e da Vodafone para aumentar a cobertura do que a Radiomóvel sozinha... é simples.
eer...aconselho-te a leres qq coisa.....GOOGLE IS FREE !!!!!!
google= cdma standart
google= 3GPP
google= 3GPP2
google= cdma vs gsm vs umts
and so on......
by the way: OPA:(TMN&Optimus) + Vodafone , possivelmente a entrada da Zapp no mercado Voz....não terão eles de entrar a matar ?? e com bons serviços ???
Só não referes que no que toca à cobertura uma só antena da tecnologia CDMA cobre mais área que 10 antenas UMTS/GSM.
Por isso, se a Radiomovel investir um pouquito mais pode ter o país todo rapidamente coberto com EVDO a 2.4Mbs. Enquanto do lado das 3 irmãs gémeas me parece que talvez daqui a 10 ou mais isso possa a acontecer.
Desculpa... agora n percebi isso do google com o CDMA? a serio... o google esta envolvido com o standard? mesmo que esteja... isso n mundo a minha posicao... por mais respeito que tenho pelo Google (e eu acho que o Google deve ser a melhor empresa para a qula gostaria de trabalhar) ele n tem força para mudar a realidade: o GSM/UMTS é um sistema aberto e universal... o CDMA nao é...
Depois... em relacao a um eventual contra-ataque da zapp... eles bem podem tentar lacar produtos voz k concorram com a optimus/tmn e vodafone mas... já ouviste dizer que o mercado portugues de telemoveis esta saturado? a penetraçao do telemóvel é de mais de 100% (mais do 1 telemovel por pessoa) as pessoas n vao mudar de rede de um dia para o outro... e no fixo... n é simples eles conseguirem licenças para lançarem oferta no fixo com a rede movel... n nos esquecamos k eles estiveram com muitas dificuldades em conseguir autorizacao...
Mas n adianta discutr mais... o futuro dirá...
by the way: OPA:(TMN&Optimus) + Vodafone , possivelmente a entrada da Zapp no mercado Voz....não terão eles de entrar a matar ?? e com bons serviços ???
Também já pensei nisso, a Radiomovel tinha tudo pra poder entar bem no mercado de voz móvel pra clientes particulares.
Mas não acredito que isso venha a acontecer porque já se fala que com a fusão TMN-Optimus a Sonae vai querer e terá mesmo de ceder algumas infraestruturas ao nível da rede, as quais irão ser adoptadas pelo novo operador que surgir.
Já para não falar que a ANACOM dificilmente autorizará que o CDMA prolifere no mercado português, visto que há muitos lobbys e o tradicional padrão instituido em Portugal é o actual GSM/UMTS.
Só não referes que no que toca à cobertura uma só antena da tecnologia CDMA cobre mais área que 10 antenas UMTS/GSM.
Por isso, se a Radiomovel investir um pouquito mais pode ter o país todo rapidamente coberto com EVDO a 2.4Mbs. Enquanto do lado das 3 irmãs gémeas me parece que talvez daqui a 10 ou mais isso possa a acontecer.
10 anos? tens a nocao da velocidade de crescimento da rede 3G? O 3G surgiu em 2004 e, por exemplo, a TMN ja cobre 80% do pais... a vodafona costuma estar mais a frente por isso tera uma percentagem equivalente...
E a questao n é o custo de construcao da rede (ou melhor... tambem é...) a questao é a sustentabilidade da rede... ja n ha clientes para a radiomovel... Todos concordamos que a banda-larga portatil é conveniente mas os preços praticados nao sao para todos principalmente considerando k a maioria das pessoas n precisa de bandalarga portatil e tem mais por menos em casa... assim, neste momento a radiomovel so tem como rendimento os 35 euros (fora os subsidios da placa) que os clientes zapp pagam (ok, n conto com o k as redes de transportes pagam por usarem a radiomovel... mas duvido que tenham lucros tao vastos como a TMN com os seus 4 milhoes de clientes)... as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem... kts "milhoes" é que estara a radiomovel a fazer com os seus clientes?
10 anos? as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem...
Gostava de ver a fonte desses números??
TMN ja cobre 80% do pais
Não acredito nisso, eu próprio resido nos arredores de Pombal que fica no eixo litoral entre Leiria e Coimbra e por aqui apenas há 3G nas cidades e junto aos principais eixos rodoviários, o resto é paisagem (já pra nem mencionar o HSDPA dos 1.8 ou 3.6 Mbs). E basta ir aos sites deles pra pesquisar que a cobertura incide praticamente sobre as cidades e vilas nas zonas envolventes só tens GSM.
1. eu tinha lido isso num jornal k me passou pelas maos ontem ou hoje... mas lendo bem a fonte que arranjei agora vejo que o numero so pode ser de clientes 3G (telemoveis e banda-larga portatil) aqui esta: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=239204
Seja como for o meu objectivo com o numero era mostrar que o mercado de banda-larga portatil (nos moldes que existem e que se preve que se mantem) é limitado... e o zapp só tem essa fonte de clientes... se a TMN tem mais e mesmo assim é pouco onde vai a radiomovel arranjar $$$?
2. Desculpa, eu escrevi uma coisa mas keria dizer outra: 80% da populaçao.... é o número que a TMN da na mesma noticia sobre os 700mil... pode nao valer nada (a estatistica, e eu n axaria estranho) mas nesse caso vamos olhar para a cobertura do zapp (que, diga-se... de acordo com o mapa deles a cobertura pouco mudou desde que eu o consultei ha quase um ano atras): sim... ha alguns spots com banda dentro dos edificios a 2.4... (ate posso aceitar que essa area seja superior a qualquer outro operador comparando a cobertura 1.8... se bem que duvide) mas o resto é "Outras zonas com cobertura dentro dos edificos" ou só fora de edificios... ou seja, tal como é previsto para o CDMA, eles so compraram algumas antenas onde kerem k as pessoas tenham 2.4mbps o resto da cobertura é o que sobre na cobertura dessas antenas... por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps) ora.. eu posso nao ter 3G com o meu kanguru em todo lado (mas hj ja consigo circular em boa extensao da linha do norte ate santarem com 3G) mas pelo menos tenho os 56kbps para o mail... é para isso que kero banda portatil... n para ter de usar nas cidades.
Roadster_Brabus 29-09-2006, 00:39 ...por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps)...
Aquilo? Aquilo o quê?
O mapa desactualizadissimo que a zapp tem online?
Sim, fia-te nesse mapa... Eu já tive EVDO numa zona onde nem mostra qualquer cobertura.
Esse mapa já tem uns meses. A zapp abrange muito mas mesmo muito. Basta-lhes uma unica antena retransmissora pra abrangerem vários km de área. Aqui em setúbal há pelo menos umas 5.
What about that?
Fatalit1-4 29-09-2006, 00:50 O mapa desactualizadissimo que a zapp tem online?
Sim. Está desactualisado.
Eu tenho EVDO e moro, segundo o mapa numa zona 1x...
Roadster_Brabus 29-09-2006, 00:59 E ainda te queixas da zapp e chamas-lhes tudo e mais alguma coisa... :rolleyes:
Devias dar-te por contente :p
Fatalit1-4 29-09-2006, 01:06 E ainda te queixas da zapp e chamas-lhes tudo e mais alguma coisa... :rolleyes:
Devias dar-te por contente :p
Mas, sabes...isto é de noiras...loooool...
Se bem que nos ultimos tempos "isto" tem andado mais certinho...
cumps.
steroids 29-09-2006, 10:44 Desculpa... agora n percebi isso do google com o CDMA? a serio... o google esta envolvido com o standard? mesmo que esteja... isso n mundo a minha posicao... por mais respeito que tenho pelo Google (e eu acho que o Google deve ser a melhor empresa para a qula gostaria de trabalhar) ele n tem força para mudar a realidade: o GSM/UMTS é um sistema aberto e universal... o CDMA nao é...
Depois... em relacao a um eventual contra-ataque da zapp... eles bem podem tentar lacar produtos voz k concorram com a optimus/tmn e vodafone mas... já ouviste dizer que o mercado portugues de telemoveis esta saturado? a penetraçao do telemóvel é de mais de 100% (mais do 1 telemovel por pessoa) as pessoas n vao mudar de rede de um dia para o outro... e no fixo... n é simples eles conseguirem licenças para lançarem oferta no fixo com a rede movel... n nos esquecamos k eles estiveram com muitas dificuldades em conseguir autorizacao...
Mas n adianta discutr mais... o futuro dirá...
quando me referi ao google...era para procurares lá......
e a sério....procura e vai lendo qq coisa....
se quiseres ter que ler durante alguns tempos, procura por 3GPP....
Lost__Angel 29-09-2006, 11:17 Gostaria de saber se algum dos operadores de banda larga portátil possui actualmente um plano sem mensalidade.
Roadster_Brabus 29-09-2006, 11:23 Acho que não. Para tarifários pagos á base de tempo (em vez de tráfego) basta-te ligares um telemovel ao computador e tens o mesmo efeito.
Sai-te é carissimo. Mais vale apostar na zapp de 2GB que fica-te em 26€ por mês :p
Uma hora a navegares pelo telemovel saía-te mais caro aí umas 5 vezes, só pra comparares.
Eu aqui há um ano atrás experimentei fazer a ligação 3G ao computador pelo meu 6630 da altura e estive ligado apenas uns breves momentos. Foi logo o saldo todo ao ar. E tinha uns 5 ou 6€...
Wickwire 29-09-2006, 14:51 No que se refere à possível evolução da Zapp, talvez este link ajude:
http://en.wikipedia.org/wiki/CDMA2000
adolfotregosa 29-09-2006, 15:43 Eu tenho zapp e estou a utilizar-la mais tempo no porto. Durante o dia até gosto o problema e nas HH. Estou com uma placa 3g 384 da tmn, mto melhor durante a noite. Eu desisto da zapp.
1. eu tinha lido isso num jornal k me passou pelas maos ontem ou hoje... mas lendo bem a fonte que arranjei agora vejo que o numero so pode ser de clientes 3G (telemoveis e banda-larga portatil) aqui esta: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=239204
Seja como for o meu objectivo com o numero era mostrar que o mercado de banda-larga portatil (nos moldes que existem e que se preve que se mantem) é limitado... e o zapp só tem essa fonte de clientes... se a TMN tem mais e mesmo assim é pouco onde vai a radiomovel arranjar $$$?
2. Desculpa, eu escrevi uma coisa mas keria dizer outra: 80% da populaçao.... é o número que a TMN da na mesma noticia sobre os 700mil... pode nao valer nada (a estatistica, e eu n axaria estranho) mas nesse caso vamos olhar para a cobertura do zapp (que, diga-se... de acordo com o mapa deles a cobertura pouco mudou desde que eu o consultei ha quase um ano atras): sim... ha alguns spots com banda dentro dos edificios a 2.4... (ate posso aceitar que essa area seja superior a qualquer outro operador comparando a cobertura 1.8... se bem que duvide) mas o resto é "Outras zonas com cobertura dentro dos edificos" ou só fora de edificios... ou seja, tal como é previsto para o CDMA, eles so compraram algumas antenas onde kerem k as pessoas tenham 2.4mbps o resto da cobertura é o que sobre na cobertura dessas antenas... por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps) ora.. eu posso nao ter 3G com o meu kanguru em todo lado (mas hj ja consigo circular em boa extensao da linha do norte ate santarem com 3G) mas pelo menos tenho os 56kbps para o mail... é para isso que kero banda portatil... n para ter de usar nas cidades.
Boas
Não achas estranho o DD só falar da dos 80% da população abrangida pela cobertura 3G da TMN. E o batraquio misturado naquilo tudo. No mínimo suspeito.
Se tivesses lido as noticias do link que colocaste, não fazias a pergunta "onde vai a RadioMovel buscar $$$", e lá verificarias que o principal accionista da RadioMovel é uma empresa da Arabia Saudita e Libano e que dinheiro não lhes deve faltar. E pelo que lí, o dono do Kanguro vai ter concorrência. Ainda bem para o mercado.
Dizes tambem que o "mapa de cobertura pouco mudou". Se quisermos ser honestos verificamos que a zona amarela (EV-DO) aumentou muito nos ultimos meses. Quanto às zonas brancos sem cobertura, ainda de facto ha algumas, parte porque a Portugal Telecom não entrega as frequencias que tem mas não usa no Alentejo, parte porque a Radio Movel ainda não achou adequado colocar lá um transmissor.
De qualquer modo esse mapa existe, vai sendo actualizado é a minha pergunta é: porque é que a TMN e os outros operadores UMTS/3G não disponibilizam mapas, ou melhor porque os retiraram dos sites quando começou a banda larga movel ? A resposta parece-me obvia.
Uma coisa escreveste certa: a banda larga portatil é para usar em todo o lado, principalmente nas zonas rurais, não para as cidades.
Mas aí escolheste o sistema errado, mas com o preconceito que tens com CDMA, não admira.
Aconselho-te e às pessoas que dizem que o GSM é que é um sistema standard etc e que o CDMA blabla bla, para irem a http://www.cdg.org/
Lá poderão ter uma panorâmica de tudo e verificar que o CDMA é o pai de todos os sistemas 3G. O GSM morreu em termos de desenvolvimento, embora ainda vá ser usado para voz durante muitos anos. A propósito, eu faço mais de 6.000 Km/mês a andar aí pelo país real e ainda existem muitos sitios em que tenho rede CDMA450 da zapp e onde a TMN ainda não tem e provavelmente nunca vai ter rede de voz GSM. Que tal para contrapor com os apregoados 80% da população em dados 3G?
Saudações :)
XP
Boas, tb ando pra comprar um serviço de banda larla, inclusive ate tou com pressa mas queria ver se esperava pelo novo packa da optimus pra 3,6m, alguem sabe pra quando e q sai???
Antes de mais passem por este link da wikipedia para esclarecem entre as confusao que existe em CDMA (standard usado por diversas redes americanas, koreanas e japonesas), W-CDMA, EV-DO, CDMA2000 etc... [ur]http://en.wikipedia.org/wiki/W-CDMA#Misconceptions[/url]. Mas para a discussão este ponto é mais do que suficiente: The CDMA family of standards (including cdmaOne (http://en.wikipedia.org/wiki/IS-95) and CDMA2000 (http://en.wikipedia.org/wiki/CDMA2000)) are not compatible with the W-CDMA family of standards that are based on ITU standards.
Eu nao tenho preconceito nenhum perante o CDMA... eu estou apenas e juntar factos:
- diferentes redes baseadas nos standards CDMA (do qual o EV-DO é um deles) não são interoperacinais (compra um telemovel CDMA no japao e veras que nao o poderas usar sequer nos EUA numa rede CDMA, quanto mais numa rede GSM)
- a rede GSM (e compatíveis, como o W-CDMA) não só são interoperacionais entre si (podes usar o mesmo telemovel - e ate o mesmo SIM se houver acordo deroaming - em diferentes operadores e paises) como é o standard mais usado no mundo (por isso, mm que o CDMA fosse interoperacional, haveria sempre maior esforço de desenvolvimento e de expansão por parte do GSM)
- Há 3 operadores (actualmente) de GSM/UMTS em Portugal, contra apenas 1 de CDMA.
- Qualquer um dos tres operadores GSM ja lida com clientes nao-empresariais (contra a Radiomovel que so tinha experiencia com clientes empresariais) ha anos... a Zapp so foi lançada ha 1 ano.
- As antenas CDMA sao mais potentes, mas ha 3 vezes mais esforço na expansão da rede GSM (e 2 vezes mais razoes para o fazer no ponto de vista de cada operador GSM).
- Por fim, quem aqui é cliente da Radiomovel? e quem é cliente de uma das operadores GSM? Provavelmente todos os clientes Zapp sao clientes TMN/Vodafone/Optimus... o contrario nao é verdade. Isto só importa para o futuro: caso haja uma fusao ou caso um das 3 decida comprar as redes da outra (ja aconteceu no passado quando as 3 pagaram para a Oniway nao abrir) a rede cresce instantaneamente... No caso do CDMA em Portugal nao ha alternativa... Alem disso nao é de esperar que haja alternativa pois, nos EUA, a AT&T migrou ha uns anos para GSM, no Brasil, as operadores emergentes estao a atacar o poder da Vivo com o GSM e esta tambem estara a migrar nao tarda (principalmente se a Sonae vier a mandar nela).
Mas acho que tenho de esclarecer: eu nao quero que ninguem faça a sua escolha baseando "no que é que vai haver daqui a 10 anos". O contractos sao no maximo de 2 anos, eu ate eu acredito quea radiomovel estar por ca ate la. Depois, ninguem vai escolher um pacote que depois nao lhe serve nas zonas onde circula, por isso se para essas pessoas o Zapp é melhor ainda bem. Eu felizmente, circulo numa zona onde estou bem servido por qualquer uma das 4 operadoras por isso posso dar-me ao luxo de escolher aquela que me parece mais promissora a longo prazo... mas isso nao significa nada pois se amanha (amnha por acaso acaba o meu contracto kanguru) aparece um pacote mais interessante na zapp, eu atiro-me a ele.
PS. Concordo plenamente que acho mau qualquer um dos outros 3 operadores nao ter um mapa com a coberura 3G... mas a verdade é que o formulário é muito mais rigoroso a mostrar os pontos com cobertura do que um mapa... a propria zapp usa um formulario para o cliente confirmar se a sua zona tem cobertura...
Boas, tb ando pra comprar um serviço de banda larla, inclusive ate tou com pressa mas queria ver se esperava pelo novo packa da optimus pra 3,6m, alguem sabe pra quando e q sai???
Pra semana... Vai entrar aí uma coisa em força...
SwimmerBoy 06-10-2006, 03:59 Ninguem sabe se não há uma previsão de um tarifário mais barato que os habituais 30€?
neo_tester 06-10-2006, 11:13 Para utilizadores ocasionais do serviço de internet portátil a Zapp lançou dia 03/10 um novo tarifário:
- 1GB/mês sem happy hour, com fidelização de 12 meses e pagamento por débito directo - 25€.
Em termos de internet movél não há mensalidade inferior a incluir pelo menos 1GB de trafego.
Este tarifário não serve para quem (como eu) resolveu ficar só com um ISP (móvel + fixo) e usa intensivamente a internet, contudo para grande parte dos profissionais que já tenham uma solução fixa e pretendam um acesso esporádico móvel à net é a opção que acarreta menos custos mensais adicionais...
Cumps.
Obrigado God_Lx (http://www.techzonept.com/member.php?u=5092), e sabes se vai valer a pena? nao queres desvendar um bocadinho?:-D :-D vbmenu_register("postmenu_1191850", true);
SwimmerBoy 06-10-2006, 15:12 Para utilizadores ocasionais do serviço de internet portátil a Zapp lançou dia 03/10 um novo tarifário:
- 1GB/mês sem happy hour, com fidelização de 12 meses e pagamento por débito directo - 25€.
Em termos de internet movél não há mensalidade inferior a incluir pelo menos 1GB de trafego.
Este tarifário não serve para quem (como eu) resolveu ficar só com um ISP (móvel + fixo) e usa intensivamente a internet, contudo para grande parte dos profissionais que já tenham uma solução fixa e pretendam um acesso esporádico móvel à net é a opção que acarreta menos custos mensais adicionais...
Cumps.
1Gb sem HH? 1Gb?? LOLOLOLOL...
Sobre as últimas "mexidas" nos tarifários da Zapp acho que foram só pra pior :004:
http://www.zapp.pt/telemodem.php?page=tarifario
Quer dizer baixaram 5€ na mensalidade do Zapp Express L pra quem aderir ao pagamento por débito em conta, mas por outro lado acabaram com o período de Happy Hours e ainda introduziram um período de fidelização de 12 meses que antes não existia neste pack, tudo isto com apenas 1GB/mês!!
E no Zapp Express XL mantêm os mesmos preços e limites de tráfego com a particularidade de agora a existência de período de Happy Hours ser apenas pra quem aderir até ao final do ano!! O que virá depois??
Acho que sim, continuem assim que irão mesmo muito longe, basta olhar para o andamento da concorrência pra ver que isto não pode ficar assim durante muito tempo
SwimmerBoy 06-10-2006, 19:02 Desta forma não vão longe...
Swimmer vai haver um de 22€, mas não posso dizer muito...
De qualquer forma pra semana já há mais novidades, quem tá a pensar adquirir que espere mais um bocadito...
God_Lx (http://www.techzonept.com/member.php?u=5092) vbmenu_register("postmenu_1192608", true); da la ai umas informaçoes sobre o q vai sair da optimus pra velocidades 3,6m ???:-D
Epah como deves imaginar não posso :)
De qualquer maneira falta tão pouco...
ok compreendo, vou entao esperar...
Antes de mais passem por este link da wikipedia para esclarecem entre as confusao que existe em CDMA (standard usado por diversas redes americanas, koreanas e japonesas), W-CDMA, EV-DO, CDMA2000 etc... [ur]http://en.wikipedia.org/wiki/W-CDMA#Misconceptions[/url]. Mas para a discussão este ponto é mais do que suficiente: The CDMA family of standards (including cdmaOne (http://en.wikipedia.org/wiki/IS-95) and CDMA2000 (http://en.wikipedia.org/wiki/CDMA2000)) are not compatible with the W-CDMA family of standards that are based on ITU standards.
Eu nao tenho preconceito nenhum perante o CDMA... eu estou apenas e juntar factos:
- diferentes redes baseadas nos standards CDMA (do qual o EV-DO é um deles) não são interoperacinais (compra um telemovel CDMA no japao e veras que nao o poderas usar sequer nos EUA numa rede CDMA, quanto mais numa rede GSM)
- a rede GSM (e compatíveis, como o W-CDMA) não só são interoperacionais entre si (podes usar o mesmo telemovel - e ate o mesmo SIM se houver acordo deroaming - em diferentes operadores e paises) como é o standard mais usado no mundo (por isso, mm que o CDMA fosse interoperacional, haveria sempre maior esforço de desenvolvimento e de expansão por parte do GSM)
- Há 3 operadores (actualmente) de GSM/UMTS em Portugal, contra apenas 1 de CDMA.
- Qualquer um dos tres operadores GSM ja lida com clientes nao-empresariais (contra a Radiomovel que so tinha experiencia com clientes empresariais) ha anos... a Zapp so foi lançada ha 1 ano.
- As antenas CDMA sao mais potentes, mas ha 3 vezes mais esforço na expansão da rede GSM (e 2 vezes mais razoes para o fazer no ponto de vista de cada operador GSM).
- Por fim, quem aqui é cliente da Radiomovel? e quem é cliente de uma das operadores GSM? Provavelmente todos os clientes Zapp sao clientes TMN/Vodafone/Optimus... o contrario nao é verdade. Isto só importa para o futuro: caso haja uma fusao ou caso um das 3 decida comprar as redes da outra (ja aconteceu no passado quando as 3 pagaram para a Oniway nao abrir) a rede cresce instantaneamente... No caso do CDMA em Portugal nao ha alternativa... Alem disso nao é de esperar que haja alternativa pois, nos EUA, a AT&T migrou ha uns anos para GSM, no Brasil, as operadores emergentes estao a atacar o poder da Vivo com o GSM e esta tambem estara a migrar nao tarda (principalmente se a Sonae vier a mandar nela).
Mas acho que tenho de esclarecer: eu nao quero que ninguem faça a sua escolha baseando "no que é que vai haver daqui a 10 anos". O contractos sao no maximo de 2 anos, eu ate eu acredito quea radiomovel estar por ca ate la. Depois, ninguem vai escolher um pacote que depois nao lhe serve nas zonas onde circula, por isso se para essas pessoas o Zapp é melhor ainda bem. Eu felizmente, circulo numa zona onde estou bem servido por qualquer uma das 4 operadoras por isso posso dar-me ao luxo de escolher aquela que me parece mais promissora a longo prazo... mas isso nao significa nada pois se amanha (amnha por acaso acaba o meu contracto kanguru) aparece um pacote mais interessante na zapp, eu atiro-me a ele.
PS. Concordo plenamente que acho mau qualquer um dos outros 3 operadores nao ter um mapa com a coberura 3G... mas a verdade é que o formulário é muito mais rigoroso a mostrar os pontos com cobertura do que um mapa... a propria zapp usa um formulario para o cliente confirmar se a sua zona tem cobertura...
Boas
Respeito a tua opinião é claro, pois em Portugal pelo menos desde 1497, sempre houve gente a defender o passado.
Mas a pergunta é : De que estamos a falar ? De redes 3G como o CDMA2000, W-CDMA, CDMA450, UTMS, etc ou redes 2G como o GSM ?
Outra pergunta: falamos de redes de voz ou de dados ? É que como sabes a ZAPP não foi autorizada pela Anacom, pressionada por quem nós todos sabemos, para ter a sua rede de voz e neste momento só tem rede de dados.
Mas vamos por partes. Quando dizes que as diferentes familias de standars dentro do CDMA não são compativeis é verdade, pois o sistema CDMA450 usado pela zapp a funcionar em 450 MHz, não pode utilizar o mesmo equipamento do CDMA2000 dos USA p.ex.
Mas o que eu disse e mantenho é que o CDMA é a base de todos os sistema 3G actuais.
Falas em desenvolvivento e expansão do GSM.
O desenvolvimento do GSM está feito, é uma rede 2G de voz e nunca passará disso. Os nórdicos tentaram criar um GSM 3G para ocupar a faixa dos 450 MHz que anteriormente era ocupada pelas redes analogicas do trunking (a Radio Movel/Zapp, tinha uma delas, mas mais sobre isso á frente), mas não tiveram qualquer sucesso.
Podes apenas de falar em expansão comercial, principalmente na America do Sul, mas para quem parte de zero os aumentos percentuais são sempre grandes.
De resto se o GSM está a migrar para as Americas, o CDMA450 esta a migrar para a Europa. Convem saber que na Europa para além de alguns paises de Leste (Romenia, Rep Checa, Russia, etc), já existem redes CDMA450 na Noroega, Suecia e há outros paises interessados em aproveitar a faixa dos 450 MHz para redes com incidencia rural, a ocupar a faixa de 450 MHZ usada anteriormente nas redes analogicas /truncking. A propria Vodafone Sueca, ja pediu para ser dispensada de completar a sua rede 3G nas zonas rurais, comprometendo-se a subcontratar a rede CDMA450 para fornecer serviços aos seus clientes nessas zonas remotas.
Apontas como negativo a Radio Movel/zapp só ter experiencia com clientes empresariais. É um facto e o cliente n/ empresarial tem caracteristicas diferentes, mas na minha opinião, embora eu ache que tem muito que melhorar, aprendeu depressa.
Dizes ainda que quem é cliente da RadioMovel/Zapp é cliente dum operador GSM. Acho que ja ficou claro, que alguem conseguiu que a Zapp só tivesse dados e não tivesse voz. E nessas condições, decerto mesmo os administradores da Zapp, devem ter telemoveis GSM.
Mas se de facto como dizes, o CDMA não faz concorrência ao GSM, acrescentas ainda que a PT/VIVO no Brasil esta a mudar para GSM, porque é que impediram a Radio Movel de ter rede de voz na tecnologia CDMA450.? Se calhar não era assim tão inofensiva.
O exemplo da PT/VIVO no Brasil, não quer dizer nada. Como sabes a PT só sabe trabalhar em regime de monopólio e de controle de tudo, incluindo os politicos. Lá tinha concorrência e a PT com concorrência perde, seja em CDMA ou GSM, seja com qq tecnologia. Estão mal habituados, para alêm de incompetentes !
Finalmente em relação aos mapas de cobertura. Achas que os operadores 3G/UMTS, que tinham os mapas de cobertura 3G para a rede de telemoveis, quando apareceram com os kangurus e outras placas 3G, retiraram os mapas para esclarecer melhor os utentes, ou para esconder que a cobertura em UMTS em 2.1 GHz não é uma mancha continua mas centenas ou milhares de pequeninas manchas ou pontos desligados entre si ?
Cumprimentos
XP
10 anos? tens a nocao da velocidade de crescimento da rede 3G? O 3G surgiu em 2004 e, por exemplo, a TMN ja cobre 80% do pais... a vodafona costuma estar mais a frente por isso tera uma percentagem equivalente...
E a questao n é o custo de construcao da rede (ou melhor... tambem é...) a questao é a sustentabilidade da rede... ja n ha clientes para a radiomovel... Todos concordamos que a banda-larga portatil é conveniente mas os preços praticados nao sao para todos principalmente considerando k a maioria das pessoas n precisa de bandalarga portatil e tem mais por menos em casa... assim, neste momento a radiomovel so tem como rendimento os 35 euros (fora os subsidios da placa) que os clientes zapp pagam (ok, n conto com o k as redes de transportes pagam por usarem a radiomovel... mas duvido que tenham lucros tao vastos como a TMN com os seus 4 milhoes de clientes)... as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem... kts "milhoes" é que estara a radiomovel a fazer com os seus clientes?
Caro amigo shriek
A TMN ainda nem sequer em voz GSM tem cobertura total de Portugal.
Não sei a que país te referes, mas eu faço cerca de 5.000 Km/mês circulando pelas estradas de Portugal e conheço muitos, muitos sitios em que a cobertura TMN, não é fraca, NÃO EXISTE, É ZERO. E o pior, quando as pessoas que lá vivem reclamam, apenas dizem que "ESSA ZONA NÃO TEM COBERTURA". E o interessante é que há anos até tinham, mas a TMN, sempre a seguir as directivas casa mãe, a Portugal Telecom : "PRIMEIRO O LUCRO, DEPOIS OS CLIENTES", substituiu nos sites os equipamentos na frequência de 900 MHz, pelos da frequência 1800 MHZ. É claro, as celulas a 1800, têm mais clientes, mais facturação, mas têm pior cobertura. Os que estão mais longe que se lixem.
Só que isso em termos de mercado, paga-se a longo prazo, e depois não venham dizer os cruzados do exercito de salvação Portugal Telecom, que eles são uns coitadinhos, blablabla.
XP
Morpheus 10-10-2006, 00:48 Acho deveras curioso a malta a defender as suas "cores" como se de um clube de futebol se trata-se, todavia tenho de vos dizer que parte dessas conversas de parâmetros, gsm praqui , cdma para acolá serve realmente para informar a malta que aqui vem ler este tópico.
O porquê é simples, DEPENDE... do quê? de qual é o uso e para onde ou melhor aonde é que vão usar o serviço. Eu estou numa espécie de "vale" que é a Ota a teclar estas breves palavras, num sitio aonde teria cobertura 3,5G garantida pela Vodafone, num sitio aonde teria cobertura 3G do Kanguru, 3,5G pela TMN e EVDO pela Zapp... e sabem qual é a placa e serviço que uso?
Tmn ... porque mesmo em GPRS é mais rápida que a Optimus e a Vodafone, consigo por vezes apanhar UMTS com 40% o que é mto fixe outras vezes (à noite e num local diferente) só apanho GPRS e guess what funciona!!! O Zapp nem a 1x nem ponta de corno, com antenas sem antenas z010 ou z020 nicles...
Portanto cada um sabe de si e todos estes acessos dependem de 2 factores mto importantes:
A zona , se estiver saturada podem ter uma placa toda GT que vos vai equivaler aquelas coisas que estão a ser recicladas AKA modems 56k analógicos
A necessidade, pois depende do uso que cada um lhe faz e isto é para a malta que se diverte a fazer da Zapp como unico e exclusivo ISP ou até qq uma das outras "redes" visto que eu usava intensivamente a net mas visto que básicamente apenas agora uso a net para trabalhar e ver alguns mails apenas lhe dou um uso mais simplista e tenho o belo do tarifário de 385kbps da TMN com a maravilhosa placa da Option e pronto chega e sobra.
Se forem comprar uma destas placas tenham em conta que podem experimentar as mesmas durante algum tempo (até 15 dias).
Que devem fazer um uso regular e n um uso intensivo pois n se pretende saber qual a velocidade de pico mas sim se é adequado ao uso que lhe querem dar.
Que devem ganhar juizo e deixarem-se de querelas e fazerem como eu, bebam uma "loira" ou um cafézito e vejam o mail e/ou escrevam neste topico como eu estou a fazer mas de ânimo leve e sereno.
P.S.: eu voto TMN, a placa Huawei da Voda n me satisfez nada, fraca captação, perda de sinal, e mto quente.
BadAliens 10-12-2007, 11:17 Eu uso o Kanguru, so tenho a dizer que estou satisfeito, na minha zona tenho 3.6 parcial, a velocidade e exelente chega e sobra para as minhas nececidades.
Vodafone tem um serviço mediucre ca na zona, muitas quedas pouco ping, não quero com isto dizer que a vodafone nao e uma boa escolha paraeste tipo de serviçp, cá na minha zona não aconselho assim com a a TMN tb esta um pouco atrazada, mas ao menos nao cai é mais lenta que a Optimus mas comporta-se melhor que a vodafone.
Zapp não dá, demora uma etenidade a abrir uma pagina simples, é caso para dizer bem vindos ao 56Kb hehehe.
Há já me esquecia moro em Paços de Ferreira.
Boas a todos:009:
guilherme 10-12-2007, 16:42 Eu então so tenho a dizer mal da kanguru, bastante instável, sempre a cair.
No apoio a clientes sem duvida que são muito simpáticos mas isso não chega.
Teste Realizado em beja a muito custo, as quebras são imensas.
http://www.speedtest.net/result/210697511.png (http://www.speedtest.net)
Bem alguém resolveu desenterar isto loll...
Já agora eu ainda estou ligado à Zapp, que tristeza...
Mas agora vou mudar para o Kanguru é que mudei de residência para trabalhar em castelo Branco e aqui a Zapp ainda funciona pior que em Pombal. Já testei aqui o Kanguru e ao fim de algumas horas a sacar acaba por cair, mas a velocidade até é bem alta e o problema das quebras (que todos os isp's acabam por ter um pouco) também se resolve bem com um dialer.
bom, vou aproveitar aqui para esclarecer a minha duvida.eu sou de lisboa, que internet portatil deva escolher ?
eu nao estou nada dentro do assunto. já pesquisei e vi que estava tudo dentro dos mesmo preços e velocidades, mas em questão de estabilidade não sei nada.
ajuda...
Eu tenho Banda Larga da TMN e até agora não me posso queixar de nada.
A velocidade é muito boa, funciona até na santa terrinha, num vale, e não tem quebras.
Uso mais em Barcelos e a santa terrinha é Tregosa (Conselho de Barcelos).
Pelo resto do país fora, também já experimentei nas viagens do Porto a Lisboa e funciona muito bem.
Até agora nada a apontar.
Cumpz jpsfs
|
|