View Full Version : Jogos windows rulam no Ubuntu???
braveheart1970 20-09-2006, 18:27 Após longo tempo de utilizador windows decidi exprimentar o linux, instalei o Ubuntu(Dual boot para começar) e já me vou entendendo com a maioria das coisas embora noutras seja um autêntico NOOB, uma coisa que para mim é essencial seria que isto corresse os meus jogos preferidos do Win tais como Call of duty 2, PES 5 e F.E.A.R porque de resto já vi que o Ubuntu não compromete nada no resto das tarefas em relação ao windows, agradeço a vossa colaboração e tenciono de vez enquando solicitar a vossa ajuda visto que as duvidas vão surgindo com o tempo, abraço F.Reis.
SoundSurfer 20-09-2006, 18:50 Após longo tempo de utilizador windows decidi exprimentar o linux, instalei o Ubuntu(Dual boot para começar) e já me vou entendendo com a maioria das coisas embora noutras seja um autêntico NOOB, uma coisa que para mim é essencial seria que isto corresse os meus jogos preferidos do Win tais como Call of duty 2, PES 5 e F.E.A.R porque de resto já vi que o Ubuntu não compromete nada no resto das tarefas em relação ao windows, agradeço a vossa colaboração e tenciono de vez enquando solicitar a vossa ajuda visto que as duvidas vão surgindo com o tempo, abraço F.Reis.
Não podes correr nativamente.
Talvez dê com máquinas virtuais, mas deve ter um grande impacto na performance.
Com o Cedega, se tiveres uma boa placa até correm decentemente os jogos...
AndreAPL 20-09-2006, 22:06 Jogos com motor em Opengl correm normalmente nativamente no linux. Mas jogos como Fear, so por cedega, ou seja, complicado ainda. Nem o Farcry julgo que ainda corre decentemente.
e em maquinas virtuais é esquecer (emulaçao da grafica)
braveheart1970 21-09-2006, 08:55 Pois já calculava, talvez por isoo o linux não tenha + adeptos, vou continuar com o Ubuntu por aqui numa base de aprender a manipular isto mas nunca como SO principal já que eu não dispenso o viçio do belo joguinho, quem sabe o Linux não evolui de forma a correr os jogos, embora eu pense que quem devia evoluir eram as editoras de jogos e passarem a disponibilizar versões para linux e para Mac, cumprimentos a todos F.Reis
Sim, as editoras devem começar a percber que existe um mercado em linux, e algumas já o fazem.
Correr jogos windows ( ou seja não nativos para linux ) é possivel, com Cedega ou Wine, mas jogos muito recentes n sei como se vão comportar. Mas sei que se joga bem World Of Warcraft com Wine ( n é perfeito, mas já é bom :p).
Ei! e sempre podes instalar Enemy Territory e depois o mod True Combat Elite e ires dar uns tiros com o pessoal ( #tce @PTnet). E grátis.
http://www.truecombatelite.net/
http://truecombat.com.pt/
(soz a pub ):x2:
AndreAPL 21-09-2006, 11:19 A culpa não é do linux, mas sim devido ao facto de os actuais jogos serem, essencialmente, desenvolvidos para DirectX.... da Microsoft.
LinuxWarrior 21-09-2006, 13:21 Cuidado com o que dizem...
Existem jogos que correrm melhor com o wine do que com o windows xp.
É o caso do counter strike...
Agora existem jogos que correm bem, e existem outros que simplesmente não correm.
Podem dar uma vasculhadela em www.linux-gamers.net pois existe para la muitos tutoriais e dicas :D
zoidberg 21-09-2006, 14:18 Counter-strike... 1.6 isso confirmo ( melhor n sei, mas = pelo menos consegui), agora o CS Source, tenho uma grande perca de fps em relação ao win ( cerca de 100 constantes no win e no linux nem aos 75 chega quase)
Ei! e sempre podes instalar Enemy Territory e depois o mod True Combat Elite e ires dar uns tiros com o pessoal ( #tce @PTnet). E grátis.
http://www.truecombatelite.net/
http://truecombat.com.pt/
(soz a pub ):x2:
Lá tinha alguem de me vir lembrar a unica razão para voltar a ter net em casa... TCE roxes... Mas prontos, calculo que pela altura que a clix me meter net deve estara sair a nova versão... :004: :004: :004:
E com o Cedega, ainda é melhor que o Wine, praticamente corre os jogos quase todos, sem praticamente qualquer tipo de problema(tirando algums pormenores como texturas, etc..)
Podem ver a list de jogos que corem no Cedega aqui: Games DataBase (http://transgaming.org/gamesdb/)
E com o Cedega, ainda é melhor que o Wine, praticamente corre os jogos quase todos, sem praticamente qualquer tipo de problema(tirando algums pormenores como texturas, etc..)
Podem ver a list de jogos que corem no Cedega aqui: Games DataBase (http://transgaming.org/gamesdb/)
Com a diferença que o Cedega se paga e o Wine não!
Pois :rolleyes:
mas a última versão do wine já ta bem ao nivel do cedega para jogos.
Desde que corra o FM 07 eu já me sinto feliz:)mas parece que não se dá bem com o FM 05 nem o FM 06http://www.techzonept.com/images/icons/icon9.gif
braveheart1970 21-09-2006, 23:09 Então já agora pergunta de noob principiante: como é que se utiliza o WINE??
tmafcerqueira 22-09-2006, 23:07 Depois de instalar (ta nos repositorios), fazes man wine. Nao sei se conheces o comando man, mas é muito util. Mostra-te o "manual" do comando.
Outra coisa, que é o que eu faço: Dual-boot. Linux para tudo, windows para jogos. Mal comecem a ser feitos jogos comercias que possam ser corridos nativamente em linux, carago, format C:\*.* e limpo tudo o que é windows deste disco
Desde que corra o FM 07 eu já me sinto feliz:)mas parece que não se dá bem com o FM 05 nem o FM 06http://www.techzonept.com/images/icons/icon9.gif
Soz o desenterro, mas pode haver alguns que podem não conseguir.
Jogar FM (2007) em linux:
Instala o jogo em windows.
Sacar o Crossover beta (porque no wine não mostra o rato, pelo menos a mim. Experimentem primeiro) : http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/
Copiar a pasta do Fm instalado e os saves do windows.
Comando a executar: $/opt/cxoffice/bin/wine /Caminho/para/a/pasta/do/fm/fm.exe
Criar um icon.
Jogar.
Errado.
O que se paga é a versão pré compilada do Cedega e o acesso ao suporte técnico da Transgaming. As sources podes tirar e compilar gratuitamente.
80% dos jogos existentes para Windows correm no Cedega, com mais ou menos problemas, normalmente texturas. Em relação à velocidade, é sempre igual ou até superior, tirando dois ou três jogos, sendo um deles o UT2004 o que não é grave, pq existe a versão nativa para linux. No caso do CS/CZ/DOD/Source correm à mesma velocidade ou mais rápido, dependendo apenas da placa gráfica. A quadroFX , por exemplo, é mais rápida em linux a emular DirectX, do que no Windows.
cb
Tao isso do CS no linux vcs conseguem instalar a plataforma "steam" ? ou jogam com o CS ns..?
Tao isso do CS no linux vcs conseguem instalar a plataforma "steam" ? ou jogam com o CS ns..?
Sim, tenho o steam instalado juntamente com o CS em cedega e dá :)
FedoraCore6 01-11-2006, 01:13 Soz o desenterro, mas pode haver alguns que podem não conseguir.
Jogar FM (2007) em linux:
Instala o jogo em windows.
Sacar o Crossover beta (porque no wine não mostra o rato, pelo menos a mim. Experimentem primeiro) : http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/
Copiar a pasta do Fm instalado e os saves do windows.
Comando a executar: $/opt/cxoffice/bin/wine /Caminho/para/a/pasta/do/fm/fm.exe
Criar um icon.
Jogar.
Há muitas diferenças na performance do jogo entre os diferents SO?
spastikman 01-11-2006, 01:39 Cuidado com o que dizem...
Existem jogos que correrm melhor com o wine do que com o windows xp.
É o caso do counter strike...
Agora existem jogos que correm bem, e existem outros que simplesmente não correm.
Podem dar uma vasculhadela em www.linux-gamers.net pois existe para la muitos tutoriais e dicas :D
Isso é falso ... já ouvi essa historia tantas vezes que já cansa.
Já tive o CS instalado com wine e winex/cedega, e já fiz a prova dos nove e tens framedrop (testado com nvidia).
CS não corre melhor. Corre quase tão bem em linux como em windows, mas dizer que corre melhor ainda vai uma grande distancia...
Para quem diz que linux emula mais rapido DirectX que o próprio SO para o qual foi desenvolvido... epa nem comento :-D
Eu tb gosto muito de linux, mas há que saber separar as coisas e não as dizer porque fica bonito e Open Source rula, etc etc etc ...
Há muitas diferenças na performance do jogo entre os diferents SO?
Não. Não digo igual mas muito próxima.
Para quem diz que linux emula mais rapido DirectX que o próprio SO para o qual foi desenvolvido... epa nem comento :-D
Eu tb gosto muito de linux, mas há que saber separar as coisas e não as dizer porque fica bonito e Open Source rula, etc etc etc ...
A diferença é que o WINE (que significa Wine Is Not an Emulator), assim como o Cedega, não é nem nunca foi um emulador, é uma implementação da API do Windows. E por isso pode perfeitamente correr tão rápido em Linux software criado para Windows.
spastikman 01-11-2006, 21:28 A diferença é que o WINE (que significa Wine Is Not an Emulator), assim como o Cedega, não é nem nunca foi um emulador, é uma implementação da API do Windows. E por isso pode perfeitamente correr tão rápido em Linux software criado para Windows.
Myth 1: "Wine is slow because it is an emulator"
Some people mean by that that Wine must emulate each processor instruction of the Windows application. This is plain wrong. As Wine's name says: "Wine Is Not an Emulator": Wine does not emulate the Intel x86 processor. It will thus not be as slow as Wabi which, since it is not running on a x86 Intel processor, also has to emulate the processor. Windows applications that do not make system calls will run just as fast as on Windows (no more no less).
Some people argue that since Wine introduces an extra layer above the system a Windows application will run slowly. It is true that, in theory, Windows applications that run in Wine or are recompiled with Winelib will not be able to achieve the same performance as native Unix applications. But that's theory. In practice you will find that a well written Windows application can beat a badly written Unix application at any time. The efficiency of the algorithms used by the application will have a greater impact on its performance than Wine.
http://www.winehq.com/site/myths
Isto é ao que me refiro. Se a aplicação não foi escrita nativamente para ambientes unix, uma capacidade extra de processamento vai ser requirida. Daí eu dizer que tem de correr pior, ou no máximo correr com a mesma performance. Correr melhor acho impossivel.
http://www.winehq.com/site/myths
Isto é ao que me refiro. Se a aplicação não foi escrita nativamente para ambientes unix, uma capacidade extra de processamento vai ser requirida. Daí eu dizer que tem de correr pior, ou no máximo correr com a mesma performance. Correr melhor acho impossivel.
Quem diz que corre melhor, pode não ser mentiroso. Há muitos factores que influenciam a performance, tais como anti-virus ligados, anti-spyware etc. logo hé muitos factores que podem fazer com que em linux possa ter melhor performance. Mas "a cru" é claro que não podemos esperar melhor performance.
Off-topic: só agora é que reparei que também dá para por a corrigir erros ortográficos na Techzone com o FF, com um simples "visto" :D
Zed_Blade 16-02-2007, 15:50 Supostamente esta cena do Cedega ser pago não vai contra a filosofia linux? Eu tenho Ubunto instalado mas não gosto nada daquilo (nem sequer me lê mp3 e avi's) e tou a pensar instalar Dreamlinux (gosto bastante da distro. Simples, eficaz e pronta a fazer o que um utilizador "normal" faz) mas queria correr lá uns joguitos de vez em quando (tipo CS:NS).
Agora a minha pergunta é se há algum compile do cedega à pala ou se só mesmo pagando aos gajos da TransGaming é que consigo ter aquilo a bombar. Primeiro não utilizo linux tanto quanto isso para estar a investir 15€ nele, e segundo não tenho cartão de crédito para pagar aos gajos mesmo se quisesse.
Se alguém conhecer alguma coisa free que ma aponte sff :joker:
Big up... :kfold:
Teres programas pagos para uso em GNU/Linux não é de estranhar, o que seria de estranhar era se estes programas viessem integrados de origem numa distro. Aí sim, poderias dizer que vai um pouco contra a filosofia do GNU. E mesmo assim..., isso é muito discutível :P
Também tens programas gratuitos para o windows, e isso não implica que estejam a ir contra a filosofia do windows :P
abraços, HecKel
Zed_Blade 16-02-2007, 18:21 Teres programas pagos para uso em GNU/Linux não é de estranhar, o que seria de estranhar era se estes programas viessem integrados de origem numa distro. Aí sim, poderias dizer que vai um pouco contra a filosofia do GNU. E mesmo assim..., isso é muito discutível :P
Também tens programas gratuitos para o windows, e isso não implica que estejam a ir contra a filosofia do windows :P
abraços, HecKel
Realmente eu podia ter pensado um bocadinho antes de postar lolol. Só achei que a comunidade Linux se destacava por recusar viemente programas pagos, pelo menos para uso no Linux que é suposto ser completamente livre (ainda que hajam distribuições pagas como é o caso de por exemplo o Linspire). Enfim.. ainda tenho muito que aprender sobre a "filosofia" linux e suas consequências.
Já agora, o que achas do Dreamlinux?
Big up... :kfold:
Nunca usei :P
Só usei Fedora e na altura fartei-me..., não gostava da frequencia com que vinham os updates e nem me deixavam muito satisfeito..., agora uso Ubuntu (não neste momento), onde noto menos os bugs :P (aliás, nem noto :P)
abraços, HecKel
Zed_Blade 16-02-2007, 18:31 Eu tinho tido problemas com o Ubuntu. A começar por só no Edgy é que passou a reconhecer a minha placa wireless PCMCIA da Asus e não conseguir usar a placa da Vodafone nem por nada, até ao facto de não conseguir ouvir mp3 ou ver files de video. Ainda houve um ou dois videos em que conseguia som mas era só. De resto tenho por lá uns updates para fazer mas aquilo falha no download por isso não sei. Gosto de simplicidade e o Dreamlinux oferece-me isso tudo. Só não o tenho instalado neste momento porque a drive DVDs do meu portátil decidiu fazer greve aos CDs e então agora só lê DVDs. Como é o unico computador que tenho preciso de comprar uma drive nova antes de poder voltar a instalar o Dreamlinux.
Big up.:x2::kfold:
Eu tinho tido problemas com o Ubuntu. A começar por só no Edgy é que passou a reconhecer a minha placa wireless PCMCIA da Asus e não conseguir usar a placa da Vodafone nem por nada, até ao facto de não conseguir ouvir mp3 ou ver files de video. Ainda houve um ou dois videos em que conseguia som mas era só. De resto tenho por lá uns updates para fazer mas aquilo falha no download por isso não sei. Gosto de simplicidade e o Dreamlinux oferece-me isso tudo. Só não o tenho instalado neste momento porque a drive DVDs do meu portátil decidiu fazer greve aos CDs e então agora só lê DVDs. Como é o unico computador que tenho preciso de comprar uma drive nova antes de poder voltar a instalar o Dreamlinux.
Big up.:x2::kfold:
Queixa-te à Asus.
Queixa-te à Vodafone.
Faz download dos codecs.
Primeiro não utilizo linux tanto quanto isso para estar a investir 15€ nele, e segundo não tenho cartão de crédito para pagar aos gajos mesmo se quisesse.
Se não utilizas o linux tanto quanto isso, deduzo que utilizes Windows, e esse Windows, investis-te os 300 e tal euros ou estás a correr uma versão pirata?
Zed_Blade 16-02-2007, 18:49 Se não utilizas o linux tanto quanto isso, deduzo que utilizes Windows, e esse Windows, investis-te os 300 e tal euros ou estás a correr uma versão pirata?
Já vinha com o portátil. Se não viesse, pirata com ele que remédio. Quer eu queira quer não, é o sistema com que estou habituado a trabalhar (antes de ter o portátil o 98SE rulava no meu PII e eu ainda criticava o XP à 2 anos que foi quando comprei o portátil lol).
Só acho que o Linux é de dificil habituação por ser tão diferente do windows, daí que requeira algum tempo de volta dele, coisa que eu não tenho tanto quanto isso. De qualquer forma, reconheço o valor tanto do linux como do windows.
Zed_Blade 16-02-2007, 18:51 ;1434958']Queixa-te à Asus.
Queixa-te à Vodafone.
Faz download dos codecs.
Sou demasiado preguiçoso para fazer download dos codecs. O dreamlinux já traz isso tudo incluido.
Em relação às queixas, quanto a vodafone isso é verdade, já da asus não posso dizer o mesmo porque depende de drivers para o chipset da placa wireless, não da placa em si.
Sou demasiado preguiçoso para fazer download dos codecs. O dreamlinux já traz isso tudo incluido.
Sim porque fazer isto: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Multimedia#Codecs_Multimedia
cansa...
Zed_Blade 16-02-2007, 19:35 A questão é que o chipset não é especifico desta placa, assim como os chipset prism, orinoco ou outros quaisquer não são especificos de um só modelo. Daí que o esforço tenha que ser do fabricante do chipset, não dos fabricantes que incorporam o chipset nos seus produtos.
Só um reparo, isto já começa a ser uma discussão off-topic :kfold:
Zed_Blade 16-02-2007, 19:37 Sim porque fazer isto: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Multimedia#Codecs_Multimedia
cansa...
Broken link..
Demoras mais a sacar o dreamlinux que a fazeres o download dos codecs :D
Broken link..
Clica nele em vez de Ctrl+C :\
Realmente instalar uma distro porque não sabe/quer instalar codecs. LOL
Já agora.. o teu Windows também já vinha a ler XviD, DivX, OGG, FLAC?
Se eu fosse a ti, esperava pelo sucessor do vista, com sorte já vem com esse lixo todo incluído.
Já que pareces não ter muita vontade de pesquisar, se realmente estás interessado em aprender a usar Linux, o site que o CR_ te deu ajudar-te-à muito.
Se não, diverte-te a instalar anti-virus, anti-spywares, um browser seguro e a tentar descodificar codigos de erros interessantes tipo "o messenger não consegui ligar-se, codigo de erro 8800010200" ou então "BLUE SCREE: IRQ not less or equal!" que fixe! :D
Zed_Blade 17-02-2007, 15:11 Eu não vou entrar em discussões sobre qualidades de sistemas operativos porque acho sinceramente que são gastos de tempo visto que cada um puxa para seu lado.
Em relaçao ao Linux. Gostava de aprender realmente mas não disponho de muito tempo actualmente, daí que recorra ao dreamlinux, que é mais user frindly para quem vem do windows.É muito bom para principiantes, e depois então avançar para algo mais sério. Talvez lá para o verão quando tiver tempo me dedique ao ubuntu.
Em relaçao ao Linux. Gostava de aprender realmente mas não disponho de muito tempo actualmente, daí que recorra ao dreamlinux, que é mais user frindly para quem vem do windows.É muito bom para principiantes, e depois então avançar para algo mais sério. Talvez lá para o verão quando tiver tempo me dedique ao ubuntu.
Desculpem o off-topic, mas não resisti. :D
Isto traduzido para português é qualquer coisa do género: "gostava de aprender a transformada de Fourier mas não disponho de muito tempo, daí que recorra às contas de somar. Quando tiver tempo talvez me dedique às de dividir."
:002:
eyeliner 18-02-2007, 00:41 Desculpem o off-topic, mas não resisti. :D
Isto traduzido para português é qualquer coisa do género: "gostava de aprender a transformada de Fourier mas não disponho de muito tempo, daí que recorra às contas de somar. Quando tiver tempo talvez me dedique às de dividir."
:002:
Fantástico como nesta secção do fórum só há intelectuais. Ele já disse que era preguiçoso e que
usa o DreamLinux porque lhe dá o que quer. A meu ver, a queixa dele é exactamente a queixa
mais comum de todos os novos utilizadores de Linux e a mais válida.
O Linux tem de facto uma curva de aprendizagem demasiado alta e é isso mesmo que não o deixa
entrar em mais lares.
Olhem só como ele se desenrascou em Windows. Mas o Linux e suas paneleirices já vão para lá do
que ele está disposto a dedicar-se. É disto que os criadores das distros que aí andam deviam de
ler, em vês de darem ouvidos a uma cambada de geeks que só vê bits e bytes à frente.
Enquanto o Linux não fôr uma alternativa válida em facilidade de uso, será cada vez mais
um SO marginal. Mas isso até torna o Windows um alvo mais fácil, não é? Um SO que pode ser
utilizado por qualquer ser humano frente a um computador é o arauto da destruição e de tudo o que é mau.
SwimmerBoy 18-02-2007, 00:43 O pessoal que usa steam e CSss...
Como funcionam os ficheiros? Tipo mapas e afins do jogo?
Tendo eu os ficheiros cfgs e todos os mapas que normalmente uso, como se faz o porte de um CD (por exemplo) para o jogo? Vulgo copy-paste?
eyeliner (http://www.techzonept.com/member.php?u=9968) tomara Windows ter tanta ajuda e ser tão user-friendly como Ubuntu. O pessoal é que se esquece facilmente de que também teve de aprender a mexer no Windows em como teve de também procurar soluções para os problemas de windows (codecs e afins). Se ele se desenrascou em Windows é impossível não conseguir também desenrascar-se em GNU/Linux, principalmente numa distro como Ubuntu que tem FAQ's destas: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_edgy
Ubuntu é o cúmulo da simplicidade, e mais fácil que isso só mesmo outra pessoa fazer as coisas por nós, que é o que acontece muitas vezes com os Windows users...
E acrescente-se a nível de ajuda o irc, #ubuntu @PTnet.org que também lá aturam pessoas com problemas :007:
SwimmerBoy (http://www.techzonept.com/member.php?u=1849) eu só joguei CS 1.6 e funciona tudo bem à excepção da placa ati que deixou de ter suporte oficial ficando os gráficos um pouco lentos...
Mas qual curva de aprendizagem?? O Windows já vem com codecs?? Não! Vem com drivers gráficos? não!!
Acabado de formatar o Windows dá tantos problemas como o Linux...
Queres instalar seja o que for, procuras na net.. exe e corres... queres instalar no linux, procuras no package search vez o nome do pacote e fazes apt-get install.
O pessoal tema mania de assumir que toda a gente nasce a saber mexer no Windows.
Wrong! Ensinem um velho da aldeia a mexer em pcs e se for preciso vai gostar mais do linux.
Mandas uma pita mexer no Regedit ou manda-la editar a fstab é a mm merda.
Fora as limitações proprietárias Windows e Linux vai dar ao mesmo.
O Linux não tem de ser fácil para quem usa Windows, Linux é fácil para quem percebe de computadores, para quem sabe o que um sistema de ficheiros, uma partição, ter mínimos conhecimentos de hardware... etc..
Agora querem que o Linux fique Windowzavel à maneira dos meninos que só sabem clickar menu iniciar e correr tudo por atalhos consigam fazer o mesmo em Linux?
Para quem só vê o mail, joga solitario, e lê jornais online (90% do pessoal que usa net) Linux ou Windows é a mesma coisa...
O único problema está nos interesses e na mentalidade da maioria dos programados e empresários por trás... contractos de exclusividade, etc... por isso é que tão cedo não vão desaparecer projectos tipo aquele que encontrei para os drivers da minha webcam do portátil. Não se dão ao trabalho de criar drivers para alem do XP e nem fornecem informação para 3ºs poderem criar essas drivers. Depois claro, ve-se paginas a dizer "usem o programa X para analisar a informação da driver no Windows XP, para podermos tentar perceber como é que ela funciona para poder criar-mos uma para o Linux"... é triste ver pessoas a re-inventar a roda.
SwimmerBoy 18-02-2007, 02:00 VuDu, porque não aproveitas o balanço e me esclareces as minhas duvidas??
O Linux está num excelente caminho mas ainda não é tão facil de usar como o Windows... Nem podia, o Linux como o conhecemos tem meia-duzia de anos de existência... O Windows com a barra de tarefas que conhecemos hoje em dia é de 1995, ou seja, 12anos, no minimo têm o dobro do tempo de aprendizagem (quem usa) e de simplicidade (de quem programa para outros).
Sou adepto de Linux mas sei ver as suas limitações... Os computadores foram feitos essencialmente para trabalho e eu para poder trabalhar, tenho de usar 99% de aplicações windows, ou porque não existem equivalentes em Linux ou porque simplesmente não são conhecidos/usualmente usados...
Antigamente toda a gente usava o WinZip para o Windows... Hoje, já poucos usam porque apareceu o WinRar (por exemplo). Se o RAR não se torna-se tão comum, ainda hoje estavamos a usar zips. Se não houvesse MP3s, estavamos todos a usar WAVs...
Há medida que as coisas vão-se tornando mais conhecidas, por acumulação, acabam por ficar mais conhecidas ainda! O caso do Linux é esse mesmo... Andam todos com a mania do Linux, mas quantos dos adeptos fervorosos instalou um Linux não gráfico (estilo RedHat 4.1) onde tinham de trabalhar 100% via comandos, no minimo até conseguirem instalar um ambiente de trabalho?
Quais apt-get quais quê... Tudo à pata... Desde som, discos, partições, TUDO!
Hoje está mais facilitado, sem duvida, mas falta ainda a facilidade do one-click-and-its-done (não interessa se instala no C,D ou no *** mais velho)!
Que se veja que Linux está em total crescimento e nos ultimos 3/4 anos deu um salto gigante, mas faltam-lhe pequenas coisas que faz as pessoas manterem-se no Windows, desde o one-clique, a compatibilidades, a existência de programas especificos, etc...
spastikman 18-02-2007, 02:27 o "linux" de hoje em dia é tão facil de trabalhar como o windows...
mas lá está ... isto é como eu me virar para um alemão e dizer :
"Dasse... Alemão é muito complicado ! Português é que é simples !"
As pessoas estão demasiado enraízadas nos conceitos de funcionamento do windows, que tudo o que fuja deste padrão, consideram dificil.
Eu não acho que seja dificil... É diferente do que se está habituado.
E cada vez mais se vê este fosso ser encurtado, estando as distros tipo Ubuntu a tornarem-se muito "Windows like".
Fantástico como nesta secção do fórum só há intelectuais. Ele já disse que era preguiçoso e que
usa o DreamLinux porque lhe dá o que quer. A meu ver, a queixa dele é exactamente a queixa
mais comum de todos os novos utilizadores de Linux e a mais válida.
O Linux tem de facto uma curva de aprendizagem demasiado alta e é isso mesmo que não o deixa
entrar em mais lares.
Olhem só como ele se desenrascou em Windows. Mas o Linux e suas paneleirices já vão para lá do
que ele está disposto a dedicar-se. É disto que os criadores das distros que aí andam deviam de
ler, em vês de darem ouvidos a uma cambada de geeks que só vê bits e bytes à frente.
Enquanto o Linux não fôr uma alternativa válida em facilidade de uso, será cada vez mais
um SO marginal. Mas isso até torna o Windows um alvo mais fácil, não é? Um SO que pode ser
utilizado por qualquer ser humano frente a um computador é o arauto da destruição e de tudo o que é mau.
Para começar, eu não chamei o sistema operativo da Microsoft à conversa em nenhum ponto do meu post. Fiz uma metáfora em que comparei o sistema operativo Linux e duas distros que nele se apoiam. Portanto, o nome "Windows" e tudo o que vem à frente é uma conversa completamente diferente.
Em segundo lugar, e sem querer transformar isto noutra aborrecida flame-war, actualmente é tão simples (se não mais) a instalação de drivers e apps em geral em Linux que em Windows. A história da "curva da aprendizagem demasiado alta" é para utilizadores que acham que todo e qualquer sistema operativo deve ser igual ao Windows em tudo (menos no nome) para facilitar a mudança. Ponham uma coisa na cabeça: Linux não é Windows nem quer ser. Se querem usar um SO diferente, habituem-se a procedimentos diferentes. Não mais fáceis, não mais difíceis, diferentes.
destr0yer 18-02-2007, 04:18 Qual é o tema da thread? correr jogos de windows no linux ou mais uma thread inútil de Win vs Linux ?
Já tentei meter uns jogos a correr no ubunto e não foi boa a experiencia... Ou davam erro, ou faltava isso ou aquilo...
Deixa lá os jogos no Windows que estão bem e usar o linux para outras coisas :D
Phantasia 18-02-2007, 22:37 Qual é o tema da thread? correr jogos de windows no linux ou mais uma thread inútil de Win vs Linux ?
Já tentei meter uns jogos a correr no ubunto e não foi boa a experiencia... Ou davam erro, ou faltava isso ou aquilo...
Deixa lá os jogos no Windows que estão bem e usar o linux para outras coisas :D
Por acaso não tive grandes problemas em correr jogos no ubuntu, na altura em que deixei de usar o Windows. O World of Warcraft corria que era uma maravilha, com todos os mods inclusivé.
Não experimentei muita coisa mais, mas de todos os que experimentei, tudo batia certo com a base de dados do wine.
Zed_Blade 19-02-2007, 00:08 Por acaso não tive grandes problemas em correr jogos no ubuntu, na altura em que deixei de usar o Windows. O World of Warcraft corria que era uma maravilha, com todos os mods inclusivé.
Não experimentei muita coisa mais, mas de todos os que experimentei, tudo batia certo com a base de dados do wine.
Experimentaste o CS? É que tenho ouvido falar do Cedega mas também já me disseram que o Wine serve para jogos.
Big up..
Phantasia 19-02-2007, 00:51 Experimentaste o CS? É que tenho ouvido falar do Cedega mas também já me disseram que o Wine serve para jogos.
Big up..
nop, não experimentei o CS. Isso posso-te garantir.
|
|