View Full Version : 15 dias com Linux. Impressões

Metro
15-09-2006, 17:42
Decidi desta vez sem anuncio mudar para Ubuntu. Nada de dual boot. Um disco todo para o ubuntu mas mantenho um disco no PC devidamente desligado com o XP.

As impressões de 15 dias com Ubuntu são assim assim.
A boa noticia é que consigo viver apenas com o Ubuntu. Tive um stress para conseguir ligar uma caixa externa mas o [knap] (obrigado;) resolveu a situação.
Usando o automatix instalei tudo o qu preciso no dia a dia e até consegui instalar o VMware server com um tutorial que encontrei na net. Tenho lá instalado o XP mas ainda não o utilizei.

Problemas que tive ao longo desdes dias:

1º Consigo crashar o ubuntu como conseguia o XP. mantenho o mesmo OC que tinha com o XP e dual display. Não sei se isso possa ter algo a haver. O que é certo é que em 15 dias 3 vezes que tive que reiniciar o PC. Outras 2 vezes cheguei ao PC e estava na pagina de login. O firefox de vez enquanto explode:D Felizmente que com o session saver volta sempre ao ponto que estava.
No XP tb tinha alguns stresses por isso não sei quem ganha.

Não consigo ver DVDs (ainda não percebi porquê) já que tenho os codecs todos e no firefox não consigo ver por exemplo o keynote do steve jobs no site da apple.

A placa de TV tb não está a funcar. O resto do hardware funca todo sem problemas.

Outras pessoas poderam ter outras experiencias. A minha é esta. Se acho que é perfeita? Nem por isso. Se alguns problemas podem estar relacionadas com hardware? Imagino que sim. PC em OC 1.8@2.6Ghz e sempre em full load. Mas algo tb terá a haver com o Ubuntu. Tenho o kernel k7 não sei se pode ter algo a haver.

Mas pelo preço que custa é cada vez mais competente sem duvida. Se me vejo só a usar Linux é dificil de dizer. É dificil havendo tantas pessoas a usar windows mas não morria de certeza.

timber
15-09-2006, 17:47
Olha actualmente não tou a usar Linux

Chatiei-me com aquilo quando saiu o Dapper. Queria instalar aquilo no meu desktop em vez do portátil da praxe. Como tinha gostado bastante do Dapper estava-me a ver a usar aquilo numa boa percentagem do tempo. O desktop tem RAID 0 e recebe internet por wireless. O live CD de instalação não tinha net e não detectava o RAID. Não tinha net para por o RAID a ser detectado e portanto cai num inpasse. Ainda procurei umas soluções mas acabei por não ter paciência.

Próxima versão tento outra vez

El_UnO
15-09-2006, 18:08
Metro, welcome to the light side of the force :D

Bem, crashar um GNU/Linux ao ponto da unica solução ser reboot...é bem complicado. Normalmente é fácil matar o processo que encravou através da consola. Se ele se fizer de díficil (esteja tão encravado que nem um terminal abra), é fazer ctrl+alt+F1 e mudar de ambiente :P

DVDs vejo com o mplayer e funciona bem...deve tar a faltar um codec qualquer :confused:

Tb tenho o meu sistema em OC e em termos de estabilidade não se nota diferença...

Eu já uso GNU/Linux a tempo inteiro e ainda não morri nem me incomoda minimamente que grande parte da população seja windows. Volta e meia aparece um que acha o meu pc "esquisito" mas nada de mais ;)

O Ubuntu então, está cada dia mais fácil de usar, ainda hoje instalei isso no portátil de um colega meu :P

hellaxe
15-09-2006, 18:17
Pois eu acabei ontem de optimizar quase tudo. As impresooras funcionam a net também e usei o automatix pela primeira vez para anão perder tempo. Só me falta instalar o amule 2.1.3 já que no repositórios está o 2.1.1.

O que me falta fazer: meter o thunderbird com a cópia dos emails que tenho no outlook e o vmware.

O que me chateia é a falta dos botões forward e backward no rato ainda não coloquei aquilo a funcionar. Outra coisa é não conseguir ouvir a TSF já que o mplayerplugin deve dar bronca.

Já reparei que o firefox não está grande coisa; a página do bowlfish encravava o firefox e só com kill é que lá foi. Já o Opera funcionou na perfeição.

Para já não preciso do XP para nada (excepto a migração dos emails), agora quando precisar do Acad lá terei de fazer o switch ou então meter uma Vm e ver se aquilo funciona bem.
De resto não tive crashes, aliás, desde que tenho Ubuntu instalado creio que tive uns 2 ou 3 no máximo.

Metro
15-09-2006, 18:30
Realmente a minha taxa de crashs parece alta.
Para a próxima tento o Crtl + alt +F1 então.

Não abordei isso no primeiro post mas um grande problema que temos não é o linux mas sim os formatos que existem. Se os formatos fossem todos open source seguramente não teriamos problemas nenhuns em linux.

Agora estou aqui a usar o tomboy e isto é soberbo. fica aqui tipo post it e dá para colocar aqui umas cores no texto e afins absolutamente delicioso.

O edgy parece realmente estar a ficar com bom aspecto. Veremos quanto tempo me aguento com Linux. Com o inicio das aulas é complicado mas tenho sempreo portatil e o NAS centraliza os ficheiros todos sem stress;)

El_UnO
15-09-2006, 18:40
Não abordei isso no primeiro post mas um grande problema que temos não é o linux mas sim os formatos que existem. Se os formatos fossem todos open source seguramente não teriamos problemas nenhuns em linux.

Isso é verdade, mas mesmo assim nos dias de hoje está bastante razoável. Consigo ver praticamente todos os formatos de vídeo e audio aqui (a não ser que estejam protegidos com DRM), consigo gravar ficheiros em .doc, etc.

Maior entrave que esse são certas apps especificas e os jogos para windows (nem sei porque lhes chamam "jogos para pc") :P

destr0yer
15-09-2006, 18:48
Decidi desta vez sem anuncio mudar para Ubuntu. Nada de dual boot. Um disco todo para o ubuntu mas mantenho um disco no PC devidamente desligado com o XP.

As impressões de 15 dias com Ubuntu são assim assim.
A boa noticia é que consigo viver apenas com o Ubuntu. Tive um stress para conseguir ligar uma caixa externa mas o [knap] (obrigado;) resolveu a situação.
Usando o automatix instalei tudo o qu preciso no dia a dia e até consegui instalar o VMware server com um tutorial que encontrei na net. Tenho lá instalado o XP mas ainda não o utilizei.
Eu pessoalmente gosto do dualboot, principalmente ao preço que os discos estão...

Problemas que tive ao longo desdes dias:

1º Consigo crashar o ubuntu como conseguia o XP. mantenho o mesmo OC que tinha com o XP e dual display. Não sei se isso possa ter algo a haver. O que é certo é que em 15 dias 3 vezes que tive que reiniciar o PC. Outras 2 vezes cheguei ao PC e estava na pagina de login. O firefox de vez enquanto explode:D Felizmente que com o session saver volta sempre ao ponto que estava.
No XP tb tinha alguns stresses por isso não sei quem ganha.
Sim é um facto o OC não escolhe OS, quantas vezes eu andava no Ubuntu 5.10 e de repente o sistema freezava e lá ia o dedo no RESET... Isso com o mesmo OC, mas aqui aponto o dedo aos 64 bits, já o ppl que andava com o XP 64 bits também reclama de maior instabilidade... Resolvia o problema dando um cheirinho de vcore...

Não consigo ver DVDs (ainda não percebi porquê) já que tenho os codecs todos e no firefox não consigo ver por exemplo o keynote do steve jobs no site da apple.

A placa de TV tb não está a funcar. O resto do hardware funca todo sem problemas.
Sobre DVD's nunca experimentei tentar por DVD's, mas já andei com os tais "codec's packs" e aquilo dava barraca :( Depois quando poro 6.06 volto a carga, embora tinha todo o hardware a funcionar na perfeição (Com a P5W DH tou a imaginar problemas em por o Wifi a bulir... :sad: )

CR_
15-09-2006, 18:56
Crash no ubuntu acontecia-me quando metia, por exemplo, a camara usb. É por situaçoes dessas que prefiro/uso Debian :rolleyes:

Quanto ao Firefox também acontece ele ficar as vezes lento ao ponto de ter de reiniciar, mas isso é porque chego muitas a ter 3 janelas abertas e cada uma com 10 tabs abertas, o que eu nunca faria em windows.

Actualmente não preciso de windows para nada. No futuro, em principio, terei de usar AutoCAD ...

AndreAPL
15-09-2006, 19:35
Pois eu acabei ontem de optimizar quase tudo. As impresooras funcionam a net também e usei o automatix pela primeira vez para anão perder tempo. Só me falta instalar o amule 2.1.3 já que no repositórios está o 2.1.1.

O que me falta fazer: meter o thunderbird com a cópia dos emails que tenho no outlook e o vmware.

O que me chateia é a falta dos botões forward e backward no rato ainda não coloquei aquilo a funcionar. Outra coisa é não conseguir ouvir a TSF já que o mplayerplugin deve dar bronca.

Já reparei que o firefox não está grande coisa; a página do bowlfish encravava o firefox e só com kill é que lá foi. Já o Opera funcionou na perfeição.

Para já não preciso do XP para nada (excepto a migração dos emails), agora quando precisar do Acad lá terei de fazer o switch ou então meter uma Vm e ver se aquilo funciona bem.
De resto não tive crashes, aliás, desde que tenho Ubuntu instalado creio que tive uns 2 ou 3 no máximo.
Relativamente ao emails a maneira mais facil é importar para o outlook express e depois salvar e voltar a importar no thunderbird. Ou entao, ha alguns programas que convertem (mas taxa de sucesso é relativa :/)
Autocad ? Infelizmente em linux so se for o Bricscad, porque de resto :(
Tinha linux tanto no desktop (Suse) como no portatil, mas devido ao portatil ser so pra universidade, optei por meter apenas windows (tive debian), pois tb já nao vou tendo grande tempo pra brincar, e arranja-se mto software free/opensource. alias, ta a 99% legal :D e o espaço e disco era pouco. A alternativa tb é vmware (uso assim Cad no desktop)
Infeliz/ também noto que firefox crasha a torto e a direito :(
Relativamente ao sistema em si, nao me lembro de ter crashs :) e tá actualmente em uso diario no desktop, com o mesmo OC que no win.

(E metendo o dedo :P ) Uma das razoes porque optei por Suse no desktop é "vir" praticamente pronto a funcionar, tipo windows, e como tinha pouco tempo quando instalei fikei impressionado. é mto raro ter a necessidade de recorrer a consola ou outros métodos, pois os módulos Yast tratam-me de tudo. E costuma ter 1 bom nivel de detecção de software, so tenho pena de debian nao ter soluçao assim imediata.

P.S. Alternativa jeitosa ao Autocad é o Progecad, que tem 1 versao free, pena nao haver pra linux.

Metro
15-09-2006, 19:46
Crash no ubuntu acontecia-me quando metia, por exemplo, a camara usb. É por situaçoes dessas que prefiro/uso Debian :rolleyes:

Quanto ao Firefox também acontece ele ficar as vezes lento ao ponto de ter de reiniciar, mas isso é porque chego muitas a ter 3 janelas abertas e cada uma com 10 tabs abertas, o que eu nunca faria em windows.

Actualmente não preciso de windows para nada. No futuro, em principio, terei de usar AutoCAD ...

Os crashs acontecem-me quando estou a usar imensa coisa ao mesmo tempo.
Com dual monitor e os desktops virtuais podem imaginar.

shello
15-09-2006, 21:00
Boas! Já que estamos numa de confessionário, aqui vou eu... ULA (Utilizadores de linux Anónimos :D)
Fazem 12 dias que ando em Ubuntu.
Sinceramente, não consigo ir agora buscar quase nada de muito melhor em relação aos meus dias em Windows.

De pior, a Wacom funciona deficientemente (existem programas onde isto encrava, por vezes, o cursor fica parado sem motivo nenhum, deixa de ser "detectado" assim que saio dos limites (o que não acontecia em Windows), o scroll e os botões da tablet não são suportados pelos drivers actuais - e os botões da caneta não dão para personalizar, pelo menos que eu me tenha apercebido), o som funciona mal (quando estou no skype não tenho som de mais nenhum lado - tenho mesmo que fechar o proprio skype para poder voltar a ter som no gnome e restantes aplicações; o microfone, mesmo já depois de ter reinstalado o ALSA continua sem ter a opção de +20dB, que davam jeito, já que actualmente para me ouvirem preciso de engolir (quase literalmente) o microfone; mais umas quantas pripécias com este bendito som...), entre outras coisas que não liguei muito (como o meu telemóvel ou a placa de TV)...

Quanto ao software, e pegando agora no mais recente, verdade é que para quem está habituado e sabe trabalhar no Microsoft Office, o OpenOffice é um pouco... limitativo; O Folding também parece que tem menos performance. A falta de um programa bom para ler música (qualquer coisa comparável ao Winamp) também me chateia, mas tenho-me agarrado ao Banshee; Já correr Photoshop numa VM de um nLited Windows (no VMWare Server) é quase impossível, mesmo tendo o VMTools instalado, aquilo ainda encrava um pouco.

Outro problema que tenho é de por alguma razão que ainda não percebi (já segui o guia no guiaubuntupt.org) a impressora ligada a este computador não ser detectada num computador em rede por Windows. SMB e CUPS supostamente bem configurados. Nada.

Voltando a software, já aqui foi referido no fórum, o GIMP (o GIMPshop também não escapa) é mauzinho... Isto para queme stá habituado com o Photoshop. Vi-me à rasca um destes dias porque era preciso por umas cenas no ste da P@F que precisvam de resize e fiquei ali uns 5 minutos até perceber onde é que devia mexer. Um programa de FTP minimamente decente (ao nível do SmartFTP - pelo menos) também foi coisa que não encontrei, infelizmente.

Lembro-me no fim disto tudo de uma coisa positiva: não ando com um Anti-virus/Anti spyware nem com uma Firewall nisto. Memso assim, antes não tinha problemas com isto... :|

Como conclusão, até pode parecer estranho, mas nem estou a gostar nem a desgostar. Estou "neutro". Ao principio gostei muito, mas sinceramente, tem vindo a escorregar para o este "patamar actual"... Vamos lá ver se não chego ao nível de desespero com isto - a ponto de abandonar, o que sinceramente, não me apetecia muito (mas nunca completamente, há de ficar sempre por aqui, nem que seja numa VM).

Parece que é isto, pelo menos que me lembre agora :)
Cumprimentos ;)

Mr.Eko
15-09-2006, 21:17
Pois bem, tenho trabalhado com o Ubuntu no portátil e até agora, 5 estrelas. :)

Claro que há sempre alguns problemas mas nada de muito grave.

Consigo ver DVD's, ler DivX, ir à net sem problemas, aceder à minha rede Windows...enfim, o básico realizo-o sem qualquer tipo de problema.

Não consigo no Windows, nem por sombras, ter de maneira tão fácil e gratuita certos programas que aqui tenho. Adoro o sistema de actualizações e o Synaptic é uma maravilha. :D

Enfim, vou continuar a trabalhar mais uns tempos nisto (até porque me faz falta na faculdade) e quem sabe um dia se não deixo o Windows de vez... :D

hellaxe
15-09-2006, 21:17
Pelas revues que li há uns tempos acerca do Gimp este é tão bom como o photoshop em performance com 2 contras:
- o frontend é pouco intuitivo para o utilizador comum
- não não tem os plugins maravilhosos que os profissionais que o usam tanto gostam.

Eu gostava de saber como se muda o tipo de borracha para que quando quero apagar alguma coisa não apagar tudo até ao background.

CR_
15-09-2006, 22:36
Quanto ao software, e pegando agora no mais recente, verdade é que para quem está habituado e sabe trabalhar no Microsoft Office, o OpenOffice é um pouco... limitativo;

A não ser a correcção gramatical da MS, não vejo mais diferença. Que opções/ferramentes achas que o OO não tem?

O Folding também parece que tem menos performance.
Normalmente em linux as coisas até têm mais performance, não podes dizer "parece.." tens de comparar como deve ser :\

A falta de um programa bom para ler música (qualquer coisa comparável ao Winamp) também me chateia, mas tenho-me agarrado ao Banshee;
XMMS serve?

http://q3m.info/imghost/reg/thumbs/7168CapturaEcra.png (http://q3m.info/imghost/reg/image.php?id=7168CapturaEcra.png)

Tens aqui mais: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1085287#post1085287

Vi-me à rasca um destes dias porque era preciso por umas cenas no ste da P@F que precisvam de resize e fiquei ali uns 5 minutos até perceber onde é que devia mexer.
Para resize gtumb (visualizador de imagens) é rápido e simples. Não te esqueças que tudo demora a aprender, não queiras que GIMP seja um cópia do Photoshop e que quem sabe um, sabe o outro. Mas é obvio que a nivel mais profissional o Photoshop é superior...

Alguns links GIMP com tuturiais para aprender:
http://www.gimp.com.br/bb2/
http://www.gimptalk.com/
http://www.ogimp.com.br/modules/wfsection/

Quanto ao resto alguém que tente ajudar :x2:

iGama
15-09-2006, 22:44
Para Ver DVD:
sudo apt-get install libdvdread3
sudo /usr/share/doc/libdvdread3/examples/install-css.sh

É preciso instalar isto para ter a capacidade de ver filmes em dvd :)

Tenho de dizer Metro, foi um bom desafio que fizeste, 15 dias sem xp :)

El_UnO
15-09-2006, 22:50
O shello...como é que te escapou o xmms? Ate as mesmas skins do winamp aquilo suporta :P

E ja agora para ftp tens o gftp ;)

shello
15-09-2006, 22:59
A não ser a correcção gramatical da MS, não vejo mais diferença. Que opções/ferramentes achas que o OO não tem?Estava a falar, neste caso, do Calc. Andei, por exemplo, ali Às voltas até descobrir como se mudavam as margens... Meter imagens naquilo também não é com ele...
Normalmente em linux as coisas até têm mais performance, não podes dizer "parece.." tens de comparar como deve ser :\Chega dizer que faço WUs de 460pontos em tempo igual ou maior que as de 600? Isto com o Copre (programa de cálculos) que é único para Linux... Não esite este Core para outras plataformas.
XMMS serve?
Tens aqui mais: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1085287#post1085287Não gostei do XMMS, pareceu-me esquisito. Alem disso, à primeira vista, não dá para meter na tray... :| Mais, não tinha gostado da skin, e fugi logo para outro programa :P nem me dei ao trabalho de procurar outras skins. Mas vou tratar disso agora :)

Para resize gtumb (visualizador de imagens) é rápido e simples. Não te esqueças que tudo demora a aprender, não queiras que GIMP seja um cópia do Photoshop e que quem sabe um, sabe o outro. Mas é obvio que a nivel mais profissional o Photoshop é superior...

Alguns links GIMP com tuturiais para aprender:
http://www.gimp.com.br/bb2/
http://www.gimptalk.com/
http://www.ogimp.com.br/modules/wfsection/Sim, mas eu ja tentei GIMP até em Windows e não me ambientei com aquilo... é mesmo para esquecer... :S
Alem disso, eu ja trabalho em Photoshop ha coisa de um ano.
Eu e o GIMP somos incompativeis :D

Cumps e obrigado pela resposta ;)

CR_
15-09-2006, 23:47
Bem quanto as skins do xmms tens: http://www.xmms.org/skins.php (até tem lá umas quase iguais ao winamp). Tive a ver e também podes fazer:
# apt-get install xmms-skins
E depois selector de peles (se me PT)

http://q3m.info/imghost/reg/thumbs/7638CapturaEcra.png (http://q3m.info/imghost/reg/image.php?id=7638CapturaEcra.png)

Está mais giro :-D

Quanto ao OO eu consigo meter bem as imagens: http://q3m.info/imghost/reg/images/4995CapturaEcra-1.png
Não sei é se é isto que querias dizer...
Que margens te referes?

Metro
15-09-2006, 23:54
Para Ver DVD:
sudo apt-get install libdvdread3
sudo /usr/share/doc/libdvdread3/examples/install-css.sh

É preciso instalar isto para ter a capacidade de ver filmes em dvd :)

Tenho de dizer Metro, foi um bom desafio que fizeste, 15 dias sem xp :)

Deu isto:

metro@AMD64:~$ sudo apt-get install libdvdread3
Password:
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
libdvdread3 is already the newest version.
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
metro@AMD64:~$ sudo /usr/share/doc/libdvdread3/examples/install-css.sh
--23:25:55-- http://www.dtek.chalmers.se/groups/dvd/deb/libdvdcss2_1.2.5-1_i386 .deb
=> `/tmp/libdvdcss.deb'
Resolving www.dtek.chalmers.se... 129.16.30.198
Connecting to www.dtek.chalmers.se|129.16.30.198|:80... connected.
HTTP request sent, awaiting response... 200 OK
Length: 25,178 (25K) [text/plain]

100%[====================================>] 25,178 108.28K/s

23:25:57 (108.27 KB/s) - `/tmp/libdvdcss.deb' saved [25178/25178]

dpkg - warning: downgrading libdvdcss2 from 1.2.9-0.0 to 1.2.5-1.
(Reading database ... 142186 files and directories currently installed.)
Preparing to replace libdvdcss2 1.2.9-0.0 (using /tmp/libdvdcss.deb) ...
Unpacking replacement libdvdcss2 ...
Setting up libdvdcss2 (1.2.5-1) ...

metro@AMD64:~$

Não percebo nadinha disto. Já funca:D

O problema do som do shello é claramente hardware pq eu não tenho problemas.

No caso do MP3 o Banshee comigo não funca. Experimentei o XMMS e gosto. Tenho andado a ouvir coisas em Divx:)

O folding é realmente mais lento. vejo isso pela media de pontos que faço diariamente. Já passaram muitos dias dá para ver bem.

Uma coisa tem que ser dita e pela minha opinião e do shello é visivel. Nós estamos a comparar o Ubuntu com o Windows. Ou seja uma distro que tem 2 anos com um SO que amadureceu ao longo de muitos anos. Ver a evolução do Ubuntu neste tempo e aquilo que se construiu à sua volta é brutal (tem que se dizer que nasceu de debian e essa já existe á muito tempo). Vamos ter mais um avanço já em Outubro e sabemos que de 6 em 6 meses vamos ter mais um salto.
E tudo isto gratuitamente.
Posso voltar atrás daqui a uns tempos por causa das aulas mais até pela facilidade com que uso o Word e ter receio de algumas apresentações feitas em power point terem cenas que o oOO não apresente da mesma forma. Mas seguramente que este é o caminho para mim.

Infelizmente o meu background não é de informática e torna-se um pouco mais dificil mas com ajuda chego lá.

Não sei se viram o que está projectado para o Automatix. pela forma como eles tm avançado acredito que façam tudo o que planeiam e ai com o hardware certo (e agora terei sempre essa preocupação) vai ser instalar o Ubuntu correr o automatix e pronto.
Para os que nunca instalaram o Ubuntu instalo em cerca de 8 minutos. 8 minutos dos quais mais de metade posso estar a navegar na net e depois faço reboot e pronto já está.

iGama:

15 dias and counting :x2:

CR_
16-09-2006, 00:03
Posso voltar atrás daqui a uns tempos por causa das aulas mais até pela facilidade com que uso o Word e ter receio de algumas apresentações feitas em power point terem cenas que o oOO não apresente da mesma forma. Mas seguramente que este é o caminho para mim.

Acredita: é tudo uma questão de hábito :x2:.

De mim do OO só falta a correcção gramatical que o da MS tem, mas também para uso pessoal e livre enquanto da MS são €€€, não me posso queixar muito.

Não hesitem em pôr os vossos (mesmo pequenos) problemas. Já vi pessoas a escreverem que já experimentaram, mas deixaram porque depois não dava para fazer X nem Y e quando se vai a ver eram coisas de simples solução.

PS: vê se fazes um mês no minimo :bigrinbo:

EDIT:

o microfone, mesmo já depois de ter reinstalado o ALSA continua sem ter a opção de +20dB, que davam jeito, já que actualmente para me ouvirem preciso de engolir (quase literalmente) o microfone;

Outro problema "resolvido":

http://q3m.info/imghost/reg/thumbs/355CapturaEcra-2.png (http://q3m.info/imghost/reg/image.php?id=355CapturaEcra-2.png)

Abrir controlo de Volume -> Editar -> Preferências -> Mic Bost (+20dB)

AndreAPL
16-09-2006, 00:07
têm a certeza que no folding é mais lento? por aqui era praticamente igual, senao ligeiramente (pouco) mais rápido.... tlvz seja problemas de optimizaçoes suponho?

A nível de som, de facto é complicado, aconselho ou Xmms, ou entao amarok (ou banshee, + simples).
De facto OO é totalmente diferente do MS office, a versao 2 ja ta melhorzita, mas mesmo a nivel de calc por ex é deveras estranho para quem usava excel... e entao a nivel de compatibilidades, por vezes... felizmente é cada vez + adoptado.

Mas felizmente linux tem evoluido a olhos vistos, e se nao fosse em parte aqui o Sr Metro, tlvz hoje nao usa-se linux tao frequentemente (tb nao sou desta área :p)
É a prova de boa vontade que, por vezes, as pessoas podem fazer alguma coisa gratuita, livre e muito útil.

Metro
16-09-2006, 00:14
Acredita: é tudo uma questão de hábito :x2:.

De mim do OO só falta a correcção gramatical que o da MS tem, mas também para uso pessoal e livre enquanto da MS são €€€, não me posso queixar muito.

Não hesitem em pôr os vossos (mesmo pequenos) problemas. Já vi pessoas a escreverem que já experimentaram, mas deixaram porque depois não dava para fazer X nem Y e quando se vai a ver eram coisas de simples solução.

PS: vê se fazes um mês no minimo :bigrinbo:

Às tuas custas já meti um skin mais simpático no XMMS. É mesmo isto para ouvir MP3. Não quero outra coisa.

têm a certeza que no folding é mais lento? por aqui era praticamente igual, senao ligeiramente (pouco) mais rápido.... tlvz seja problemas de optimizaçoes suponho?

É mais lento. Acredita. Uso as mesmas configs que tinha no XP:)

Mas felizmente linux tem evoluido a olhos vistos, e se nao fosse em parte aqui o Sr Metro, tlvz hoje nao usa-se linux tao frequentemente (tb nao sou desta área :p)
É a prova de boa vontade que, por vezes, as pessoas podem fazer alguma coisa gratuita, livre e muito útil.

Mau. Então mas eu tinha-te como guru e agora dizes que sou eu o culpado? Em que e que ficamos.
Subscrevo a última frase :x2:

AndreAPL
16-09-2006, 00:24
bem, eu queria dizer, que foi com o ubuntu 5.04 (axo) k me lancei :p foste tu que criast o topico ne ? :P
depois foi mta dedicação :x2:
(foi de ubuntu a kubuntu, fedora, debian, gentoo... e for fim suse :))

Martinho
16-09-2006, 00:41
Não gostei do XMMS, pareceu-me esquisito. Alem disso, à primeira vista, não dá para meter na tray... :| Mais, não tinha gostado da skin, e fugi logo para outro programa :P nem me dei ao trabalho de procurar outras skins. Mas vou tratar disso agora :)

instala o xmms-status-plugin

um player porreiro no kde é o amarok

quando a placa de som n faz o mix por hardware acontece isso (só se tem som numa aplicação), existem "manhas" para dar mais do que 1 som, na altura que instalei o linux tb tive esse problema, andei a ver as soluções e escolhi a mais fácil comprei uma sb live a um utilizador aqui do forum e problema resolvido com mix por hardware :-)

Metro
16-09-2006, 00:57
instala o xmms-status-plugin

um player porreiro no kde é o amarok

quando a placa de som n faz o mix por hardware acontece isso (só se tem som numa aplicação), existem "manhas" para dar mais do que 1 som, na altura que instalei o linux tb tive esse problema, andei a ver as soluções e escolhi a mais fácil comprei uma sb live a um utilizador aqui do forum e problema resolvido com mix por hardware :-)

Já instalei mas não vejo como é que posso colocar no tray...
Isto está a ficar cada vez mais engraçado.

Sandman
16-09-2006, 01:02
Já experimentaram o BMPx ? Foi criado através de um fork do XMMS que deu origem ao Beep Media Player que por sua vez decidiram rescrever quase totalmente dando origem ao BMPx. O BMPx já é baseado em GTK+ 2 ao invês do GTK+ usado no XMMS.

Ver aqui (http://bmpx.beep-media-player.org/site/BMPx_Homepage)

Outros muito bons são o Amarok e o Banshee (necessita da framework Mono). Há ainda o Rhythmbox, uma versão ainda primitiva do XMMS2, o Muine e finalmente o Audacious Media Player (baseado num fork do Beep Media Player). Já devem ter reparado que o XMMS tem uma história atribulada :D

Edit: Já vi que não vão muito à bola com o Banshee :D

Edit 2: Não há cá "estórias" para ninguém! :D

Martinho
16-09-2006, 01:07
Já instalei mas não vejo como é que posso colocar no tray...
Isto está a ficar cada vez mais engraçado.

Options > Preferences >

General Plugins

Enable: Status Docklet Plugin 1.0 [libstatusdocklet.so]
==> Check [ ] Enable Plugin
Apply

tive de ir ver, já fiz isto há alguem tempo e já não me lembrava, vê lá se funciona seguindo esses passos

Martinho
16-09-2006, 02:04
estória

hã estória? esse neologismo aparece em que dicionário de português :confused: ?
É que história antes escrevia-se estória, foi um escritor brasileiro que por influências anglo-saxónicas (history e story) decidiu por iniciativa própria usar estória como sendo história (com h minúsculo) e história para ele passou a ter o significado de História. Bem com tantas modas espero que não cheguemos ao caso de termos homem e Omem :joker:

Sandman
16-09-2006, 02:17
hã estória? esse neologismo aparece em que dicionário de português :confused: ?
É que história antes escrevia-se estória, foi um escritor brasileiro que por influências anglo-saxónicas (history e story) decidiu por iniciativa própria usar estória como sendo história (com h minúsculo) e história para ele passou a ter o significado de História. Bem com tantas modas espero que não cheguemos ao caso de termos homem e Omem :joker:

Está aqui um gajo a tentar ser pseudo-moderno e vocês a cascarem nele! :joker: O facto é que estória ainda vem em alguns dicionários recentes de Português e como tal é válido ou não? :D Mas não seja por isso, altera-se :D

Já agora aqui fica um artigo onde fala sobre as duas palavras: estória e história (http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias/108.html)

Martinho
16-09-2006, 10:51
Está aqui um gajo a tentar ser pseudo-moderno e vocês a cascarem nele! :joker: O facto é que estória ainda vem em alguns dicionários recentes de Português e como tal é válido ou não? :D Mas não seja por isso, altera-se :D

Já agora aqui fica um artigo onde fala sobre as duas palavras: estória e história (http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias/108.html)

Isso cada um escreve como quer (se já colocaram a palavra no dicionário com o seu novo significado), desde que passei a ver essa palavra no programa da Bárbara Guimarães (na introdução do programa) já não me admiro, tal como também não me admirarei se aparecer a tal moda do homem e do Omem ou por pressão do uso corrente: preciso e perciso :lol:

Martinho
16-09-2006, 10:59
Bem voltando ao tema, a maior parte do pessoal agora tem teclados com aquelas teclas multimédia, já alguém verificou se consegue usar todas, às vezes existem algumas que não dão sinal, mas funcionam (só é necessário adicionar umas coisitas). Até dão para fazer combinações com as outras teclas :), eu costumo usar essas combinações para lançar programas (back, shift + back, ctrl + back, etc)

Tuaregue
16-09-2006, 11:03
Os meus 15 dias neste momento só se for com o kubuntu, comecei com o Red Hat 5.(qualquer coisa), depois passei para Mandrake na altura era uma versão do Red Hat, depois parei de usar linux por uns tempos, depois Mandrake, Debian, (algumas experiencias com outras distros, gentoo, slack, Suse), Debian, Mandrake, Debian, (parei por uns tempos), Ubuntu, Ubuntu,..., e agora kubuntu (para dar uma vista de olhos no KDE, the first love).

Mas linux é só em casa, porque no work tem de ser windows, por isso a utilização não é muito intensiva. O pessoal quando muda para linux tenta sempre comprar com Windows, o mesmo já não acontece quando mudam para OS X, o que é um erro, tem de se procurar alternativas mas não passam disso, umas são melhores, outras nem por isso. Quanto aos drivers é mandar mails, quantos mais melhores, para os fabricantes e para quem disponibiliza os drivers para windows, só assim é que possivel ter-se bons drivers, nas gráficas é mandar mails para eles a pedir melhores drivers, fazer pressão. E não se esqueçam de escolher o kernel optimizado para o vosso CPU.

Tuaregue
16-09-2006, 11:20
Bem voltando ao tema, a maior parte do pessoal agora tem teclados com aquelas teclas multimédia, já alguém verificou se consegue usar todas, às vezes existem algumas que não dão sinal, mas funcionam (só é necessário adicionar umas coisitas). Até dão para fazer combinações com as outras teclas :), eu costumo usar essas combinações para lançar programas (back, shift + back, ctrl + back, etc)

Neste momento não sei como funciona no linux, mas no antigamente, havia um ficheiro de keymap, onde podias atribuir funções às teclas. O que pode acontecer é o kernel não reconhecer os sinais.

CR_
16-09-2006, 14:21

E também se pode usar o xbindkeys para personalizar cada tecla.

Martinho
16-09-2006, 15:14
E também se pode usar o xbindkeys para personalizar cada tecla.

o que é que essa aplicação faz em particular?

ShadeX
16-09-2006, 16:28
Um dos meus "impedimentos" de mudar em casa é mesmo o meu n52... Pois, haver driver há, mas sinceramente, não se compara... E sem o bixo, trabalhar é um caneco... Já no bules, bom, xa ver agora a box nova. Té que enfim vou poder usar Slack numa box que não é um P2 e tem mais de 64MB :P

alph
16-09-2006, 16:53
Já experimentaram o BMPx ? Foi criado através de um fork do XMMS que deu origem ao Beep Media Player que por sua vez decidiram rescrever quase totalmente dando origem ao BMPx. O BMPx já é baseado em GTK+ 2 ao invês do GTK+ usado no XMMS.

Ver aqui (http://bmpx.beep-media-player.org/site/BMPx_Homepage)

Outros muito bons são o Amarok e o Banshee (necessita da framework Mono). Há ainda o Rhythmbox, uma versão ainda primitiva do XMMS2, o Muine e finalmente o Audacious Media Player (baseado num fork do Beep Media Player). Já devem ter reparado que o XMMS tem uma história atribulada :D

Edit: Já vi que não vão muito à bola com o Banshee :D

Edit 2: Não há cá "estórias" para ninguém! :DBoa onda não conhecia, vou experimentar quando tiver oportunidade. Até agora o melhor que conheço é o Quod Libet.

xtr3me
16-09-2006, 17:08
Boa onda não conhecia, vou experimentar quando tiver oportunidade. Até agora o melhor que conheço é o Quod Libet.

Já somos 2. Também não conhecia, mas vou experimentar mal possa.
Parece-me estar bastante aceitável.

AndreAPL
16-09-2006, 18:08
Parece de facto muito bom, vou testar tb.
É sempre bom trocar opinioes :D

xtr3me
16-09-2006, 18:15
Parece de facto muito bom, vou testar tb.
É sempre bom trocar opinioes :D

Ya.
Eu também tenho alguma culpa, porque não tenho paciência para andar sempre a experimentar coisas novas.
Quando estou a montar um sistema, sim, procuro o melhor. Mas depois, quase só faço updates e pronto. Inda se forem cenas críticas ... agora player de música, ou de vídeo, ou editor de texto ou afins, pfff.
Mas este deixou-me bem entusiasmado.
Depois dou novidades.

xupetas
16-09-2006, 20:20
nao vou ler o post td pq n tenho tempo para tal... mas recomendo vivamente suse.
Uso suse desde o 7 e não uso windows á 4 anos... e... nem necessito para nada.

Ver dvd: mplayer
Jogar jogo para winblows: cedega
gravar dvd: k3d ou xcdroast
ver tv: (suse detecta td á primeira) kdetv
gravar tv: xadtv
mail: evolution
www: firefox

e tenho uptimes de meses (so para se tiver algum problema grave de seguranca no kernel)

Metro
17-09-2006, 00:07
Já tenho aqui mais umas teclas a funcar. Realmente isto é tão simples que se não fosse alguem falar nisso nem tinha procurado. Basta ir a System ->Preferences -> Keyboard Shortcuts.

Para ouvir musica o XXMS faz exactamente o que preciso. Acho o amarok o melhor de todos. a funcionalidade de ter as letras das musicas é excelente mas é para o KDE. Eu gostava do KDE mas sinceramente já virei para o Gnome.

Continuem com dicas e utilidades.

Uma coisita do XMMS. Já o tenho na barra mas não consigo que ele minimize para lá. Fica no taskbar se minimizo. Há maneira?
Optei por manda-lo para o 2º Desktop mas se der para minimizar tanto melhor.

O xupetas falou nos programas que usa.

Eu para já:

Ver dvd: Totem
ver Divx: Totem
MP3: XMMS
gravar dvd: gnomebaker
ver tv: não consigo ver :(
mail: directamente no firefox com a extensão gmail manager
MSN: Gaim
Post It no Desktop: Tomboy

Martinho
17-09-2006, 01:27
Uma coisita do XMMS. Já o tenho na barra mas não consigo que ele minimize para lá. Fica no taskbar se minimizo. Há maneira?
Optei por manda-lo para o 2º Desktop mas se der para minimizar tanto melhor.

O xupetas falou nos programas que usa.

Eu para já:

Ver dvd: Totem
ver Divx: Totem
MP3: XMMS
gravar dvd: gnomebaker
ver tv: não consigo ver :(
mail: directamente no firefox com a extensão gmail manager
MSN: Gaim
Post It no Desktop: Tomboy

se fosse para kde era fácil seria só seguir a receita:

Open KDE Control Center
Choose Desktop
Choose Window-Specific Settings
Press "New"
Press "Detect" button under Detect Window Properties
Your cursor should change into a crosshair. Click on XMMS (not on the taskbar!)
You've detected the XMMS properties. Make sure you select "Use Window class (whole application)"
Press "Ok" and change to the Preferences tab
Select "Skip taskbar", select Apply Initially from dropdown list and select the cross on the right side of dropdown list.
Press "Ok"

ver dvd/dvd-rips/tv-rips: mplayer
mp3: amarok
shoutcast: xmms
gravar dvd: nerolinux (não é gratuito)
tv: tvtime (tem muito boa imagem)
cliente de IM: kopete

Nomearod
17-09-2006, 12:34
já uso Linux à muito tempo, mas nunca cheguei a dar o "salto completo" para o mundo open source. Ou seja, apesar de ter no meu portátil isto em duall boot e com o Ubuntu todo optimizado com os codecs, programas que preciso e uso, drives todas instaladas e XGL e Compiz a funcionar sem problemas, ainda não uso o Ubuntu em vez do Windows.

O problema é que não consigo por o amule apenas a fazer downloads nacionais. Já tentei um script para fazer isso mas apesar de só tirar nacional, e de conseguir fazer a ligação a servidores inter, não consigo utilizar o kad em condições. Any help?

CR_
19-09-2006, 12:06
O folding é realmente mais lento. vejo isso pela media de pontos que faço diariamente. Já passaram muitos dias dá para ver bem.

Só uma coisa: mesmo usando a flag -forceasm ?

claudiof
19-09-2006, 12:35
Do pessoal que se queixa de "não" ter em Linux X comportamento...

Acreditem que em OS X é bem pior.

Ex: Querem um Media Player, simples com uma biblioteca decente e que partilhe via DAAP...

Em OS X têm só praticamente o iTunes, ou seja, têm que levar com a Loja.

Em Linux podem usar por ex o Banshee e mais tarde instalar o Plugin do iTunes Music Store, ou o plugin DAAP, etc...

Em OSX por defeito nem podes ligar a uma partilha de rede Windows, in fact, nem existe um cliente de FTP decente... têm o quê.. o CyberDuck?

Bah

shello
19-09-2006, 12:45
Eu usava-a. Penso que o metro também.
Eu senti perda de performance.

Outra coisa, por razões relativas a incompatibilidade de hardware (a Mesa Digitalizadora e a Placa de Som) - como já tinha dito -, e por uma razão académica, precisei de voltar ao Windows. No entanto, usei durante 14 dias o Ubuntu para saber que é um bom sistema operativo, bastante fiável. Continuarei a usá-lo numa VM (http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_Machine), como tenho sempre feito :) Um dia destes ainda volto à carga :D
(isto foi copy - paste do blog :P)

Metro
19-09-2006, 13:19

Sim. Continuo aliás a usar esta flag. A flag -local não tem aplicação em Linux por isso não uso. Eram as duas flags que usava.

tmafcerqueira
19-09-2006, 19:25
XMMS serve?

http://q3m.info/imghost/reg/thumbs/7168CapturaEcra.png (http://q3m.info/imghost/reg/image.php?id=7168CapturaEcra.png)

Na minha opiniao o XMMS nao chega aos calcanhares do winamp. Falta-lhe 1 coisa essencial que é o procurar musicas. Quem tem varios gigas de musica nao pode andar à volta com os ficheiros. Digo que nao tem porque tentei usar, saquei e nao vi nada:S. O unico com que me dou melhor é o amarok

CR_
19-09-2006, 19:47
Sim. Continuo aliás a usar esta flag. A flag -local não tem aplicação em Linux por isso não uso. Eram as duas flags que usava.

Pois, eles deviam era optimizar isso. Se fizermos as contas com milhares de users ainda são ganho significativos....

____

tmafcerqueira para quem tem muitas músicas, amaroK para KDE ou listen para GNOME

____

Martinho "personalizar cada tecla" com um comando...

alph
19-09-2006, 20:39
tmafcerqueira para quem tem muitas músicas, amaroK para KDE ou listen para GNOMEExacto, vinha aqui por o link do Listen (http://listengnome.free.fr/).

AndreAPL
19-09-2006, 21:02
Por falar em mediaplayers... alguem sabe se existe algum plugin para ler musicas em .rar ou .zip pra Amarok, como 1 plugin que ha pra winamp ?

Metro
20-09-2006, 18:33
Mega problemas depois de 20 dias.
Fiquei sem som do nada :(
Instalei o checkmail que me começou a comer 47% do CPU e 700 MB de RAM.
Sempre que reiniciava ele esquece-se dos DNS pelo que tenho que colocar sempre á mão.
Resumindo de volta ao Windows mas com o bicho do Linux sempre presente.

Vou passar o ubuntu para uma VM para continuar a brincar e esperar ansionsamente pelo 6.10 para ver como vem. Se pudesse pedir alguma coisa para o 6.10 era que o MyTV a versão 0.20 estivesse nos repositórios desde o lançamento. VMware server idem aspas. Não peço mais nada além do Automatix que vai sair entre o RC 1 e o final:)

Edit: Acabei de descobrir pq é que não tinha som. As colunas estavam desligadas. Não digam nada ....
Que coisa estranha.

alph
20-09-2006, 19:39
Edit: Acabei de descobrir pq é que não tinha som. As colunas estavam desligadas. Não digam nada ....
Que coisa estranha.X___x

Tuaregue
20-09-2006, 20:19
Metro, o problema da rede foi por causa de um update mas já existe patch para isso. O pessoal do Ubuntu ultimamente tem lançado algumas actualizações cheias de bugs. Já andam a pensar no 6.10.
Tenta.
sudo aptitude install linux-headers-`uname -r` linux-restricted-modules-`uname -r` build-essential

hellaxe
20-09-2006, 21:15
Que coisa estranha.

Agora matei-me a rir:lol: :lol: .

Metro só mesmo tu. Anima-te rapaz que isso ainda não mara assim.
E sim parece-me que o pessoal da Connonical está a falhar e muito. isto não aconteceu no Breezy, pelo menos a mim. Só quando fiz um apt-get dist upgrade para Dapper é que começou a marar o sistema.

Mas pronto........
O meu portátil ainda não se queixou e já o tenho com ubuntu há 10 meses. o Desktop é que está a levar tempo para passar os mais todos do Outlook para Evolution ou thunderbird.

Metro
20-09-2006, 21:28
Eu tinha pedido para não comentarem. Acontece aos melhores :D

Concordo que nos updates não pode acontecer os problemas que aconteceram à bem pouco tempo.
O Mark teve um excelente post acerca disso.

http://www.markshuttleworth.com/archives/54

Vamos ver que tal sai o 6.10

Vou voltar ao Windows para já por causa das cenas que preciso de fazer. Mas a primeira coisa a fazer no final é passar a usar Linux. desta vez foram 20 dias mas da proxima será mais.

hellaxe
20-09-2006, 21:45
Eu acho que terá que haver algum cuidado para que a distro alcance os pobres mortais que só usam Msoft (:x2: náo estamos num patamar acima:x2: ). É que poucas pessoas se aventuram a usar uma consola.

AndreAPL
20-09-2006, 22:08
Eu acho é que o Sr Metro devia perder assim 1s dias em gentoo, so em consola :x2: para se ir habituando, e naturalizando com linux... :D mas lá está, ha sempre o habito chamado Windowz :D

Metro
20-09-2006, 22:32
Nunca escondi que me faltam muitos conhecimentos. Um kit de unhas e algum hardware venetualmente mais ao gosto do Vista. talvez o OC tb não ajude:)

Mas eu converto-me:)

AndreAPL
21-09-2006, 11:27
Eu tb nao tenho nao sei tudo, mas convem sempre ter alguma paciencia (e google à mão). Tive 1 boa linha de aprendizagem felizmente, pois na net encontra-se tudo. Aprendi mais em 6meses (1ªs) de linux que primeiros 6anos de win :S
Mas, sendo 1 mundo "á parte", e havendo o "habito windowz" é normal sempre algumas interrogações. felizmente linux tem evoluido positivamente, deixou de ser unicamente para "geeks". e sendo gratuito, com programas gratuitos, julgo que vale bem apena apoiar.

hellaxe
21-09-2006, 11:31
Eu ainda não entendo muita coisa (por exemplo como fazer os packages para fazer depois o dpkg -i ****) mas ajuda o meu passado com o DOS. O cursito de Linux server que tirei também ajudou um pouco.
Mas ainda não tenho coragem para perder tempo com o Gentoo; depois de uma instalação de um stage 1 acredito que compreenda muito mais do que me falta.
Mas uma coisa também temos que realçar, a comunidade Ubuntu está muito forte mesmo e o forum deles prova isso, portanto esperemos que estes erros naão se repitam a não ser 1 vez em 10 anos :x2:

AndreAPL
21-09-2006, 11:59
tb axava o gentoo 1 nico d'obra, mas seguindo os handybooks té se torna simples, e ainda por cima explicam porque se faz aquilo, daí mtas vezes aconselhar 1 pouco "a hard-way".
Porque ajuda muito. O grande mal a meu ver era as compilaçoes, mesma quando se actualizava, e aí perdi a paciencia :-D Agora no desktop meti suse e mto raramente recorro á consola :-D já nao tenho tanto tempo livre :(

Prodigy
21-09-2006, 12:17
Só tenho uma frase nestes casos.

"Será que somos capazes de 'sobreviver' com o linux, ou ele é que tentará 'sobreviver' com o utilizador?"

Metro
21-09-2006, 18:41
Só tenho uma frase nestes casos.

"Será que somos capazes de 'sobreviver' com o linux, ou ele é que tentará 'sobreviver' com o utilizador?"

A resposta é simples. Se amanha apenas houvesse Linux não haveria problemas.
A questão é que é tão facil de piratear o windows que muitos poucos se dão ao trabalho de deixar de o usar.

El_UnO
21-09-2006, 18:59
Se amanhã houvesse apenas Linux acho que nem dava por isso :D

Prodigy, n percebi bem o sentido dessa frase... :confused:

tmafcerqueira
21-09-2006, 20:04
tmafcerqueira para quem tem muitas músicas, amaroK para KDE ou listen para GNOME

Pois, mas eu a principio pensava que o XMMS era tipo clone do winamp, e de certo modo é parecido, mas falta-lhe la o pesquisar:(

LionGreen
21-09-2006, 20:15
Eu acho engraçada a vossa experiencia de só usarem linux e esquecerem por dias o Windows :002:

Na minha instalação com o Kubuntu já consegui por algumas coisitas a trabalhar (google e foruns de ubuntu :-D ), mas agora que voltei ao work, não tenho tido assim muita disponibilidade de andar a brincar :(

Uma pessoa habitua-se ao comodismo que é o Windows.....para instalar é por 1 cd, ou fazer download de 1 executavel de um programa e siga com next e voilá....o Linux não é tão previsivel, é mais trabalhoso, mas quando se consegue por o queremos a trabalhar é bastante gratificante :)

É pelo menos o que eu penso

hellaxe
21-09-2006, 21:05
LionGreen na ultima instalação que fiz demorei cerca de metade do tempo para ter as mesmas features que teria no XP.
Para quem tem preguiça ou não sabe o Automatix é bom, aliás muito bom. Tem um senão: Usa repositorios internacionais.

Mas para aprederes qq coisa o Synaptic ou o apt-get bastam, só tens de fazer o resto das configs, quando é necessário à la mano.

xtr3me
21-09-2006, 21:54
Uma coisa que costumo sempre fazer é imagens. Assim, se por acaso alguma coisa correr mal, não preciso de estar a instalar tudo outra vez. Basta carregar a imagem e tá feito. Até começar a fazer isto (já há muito tempo) não fazia ideia do jeitão que isto dava.

É incrível a quantidade de tempo que não desperdiço quando por acaso tenho de reinstalar o sistema (acontece-me mais na máquina de testes, onde estou sempre a mexer).

hellaxe
22-09-2006, 11:03
Já agora: o que utilizas para fazer as imagens em Linux?? Usei uma vez o ghost e não correu muito bem.

xtr3me
22-09-2006, 11:38
Uso o dd do linux.

Para teres uma ideia rápida: http://www.okmoore.com/imagedrive.html

De qualquer maneira o ghost ou o drive image não deviam dar problemas. Já os cheguei a usar (até já usei o nero que também faz imagens e consegue fazer da partição de linux) e que me lembre nunca tive assim nenhum stress.

SuBzEr0
22-09-2006, 13:11
Pois, mas eu a principio pensava que o XMMS era tipo clone do winamp, e de certo modo é parecido, mas falta-lhe la o pesquisar:(

Ai tem tem :)

Não é é intuitivo, infelizmente. É um dos defeitos que eu aponto a algum software opensource, é fazerem as coisas complicadas sem necessidade. Para pesquisares no XMMS basta carregares na tecla j de jump. O f de find é sem dúvida muito mais intuitivo e já padrão em quase todos os programas, mas pronto...
Eu até dar com o j para procurar entre as musicas estava puto da vida com o xmms :-D

Agora tenho eu uma questao, saquei o Listen, mas o gajo apenas mama files .ogg. Como a minha lista de mp3 é maioritariamente .mp3 e não vou converter tudo para .ogg só porcausa dum programa. Nas poucas opçoes de configuração (até gosto dos programas assim simplistas mas funcionais) não vi nada para associar com outros tipos de files como .mp3.
Alguem me dá uma ajudita? É que tenho usado o XMMS e o amarok de vez em quando, mas gostei bastante do listen, só que precisava mesmo que ele lê-se os .mp3.

Desde já obrigado.

claudiof
22-09-2006, 14:30
Em ubuntu, com os codecs do Mp3... o Listen abre Mp3 :|

Pelo menos a mim :|

SuBzEr0
22-09-2006, 18:01
Em ubuntu, com os codecs do Mp3... o Listen abre Mp3 :|

Pelo menos a mim :|

Humn mas que codecs é que instalaste em especifico? Não são ou deveriam ser os mesmos que funcionam para o xmms ou o amarok??
É realmente pena porque gostei do programa!!

claudiof
22-09-2006, 19:03
São os mesmos (não sei quais... Automatix...).

SilveRRIng
25-09-2006, 12:55
Bom, também tenho aqui andado a brincar com o Ubuntu e a experiência tem sido muito positiva. Fiquei muito bem impressionado com o facto de, correndo por CD, basicamente reconhecer e por a funcionar todos os dispositivos das máquinas onde experimentei, desde desktops recentes, mais antigos e portáteis, assim como sessões de VMware em Windows.

Achei que o interface é realmente muito "like windows", suficientemente intuitivo. A bem da verdade ainda não me deparei com necessidades mais complexas nem em situações de compilações e afins. Ainda só tenho umas horas de experiência no pêlo. Tirei uns cursos à uns anos valentes de linux e Unix (da HP), mas já me lembro de muito pouco, se bem que ainda não tive que andar a brincar com a linha de comandos, por enquanto...

Agora uma pergunta estupida. Saquei o Ubuntu desktop, 6.0.6, e no arranque inicial, por CD, diz Start or Install Ubuntu mas apenas consigo correr a partir de CD. Como raio é que instalo isto realmente no disco? A performance é muitissimo aceitável a correr por CD, mesmo em máquinas limitadas com pouca RAM e CPU's antigos, mas gostava de instalar mesmo no HD, em definitivo.

Neste momento estou a usar um portátil antigo no trabalho e praticamente consigo fazer tudo. Agradou-me IMENSO a facilidade de ligar por remote desktop ou VNC a máquinas com um destes programas, o que me garante só por si produtividade perto de 100% no meu ambiente profissional.

Considero-me praticamente evangelizado! :D

Any
25-09-2006, 13:30
Agora uma pergunta estupida. Saquei o Ubuntu desktop, 6.0.6, e no arranque inicial, por CD, diz Start or Install Ubuntu mas apenas consigo correr a partir de CD. Como raio é que instalo isto realmente no disco?

Depois de correres o live tem o icone no desktop q diz : Install :p

e so correr e seguir o guia que o metro colocou ai ;)

SilveRRIng
25-09-2006, 14:58
Depois de correres o live tem o icone no desktop q diz : Install :p

e so correr e seguir o guia que o metro colocou ai ;)
Exacto, deixei-me de armar em preguiçoso e fui ler os tutorias e realmente era simples e óbvio, escarrapachado à minha frente. :D

Impressionou-me, para quem está tão habituado a sistemas Windows, o pormenor de poder trabalhar à vontade com o linux a instalar no "background". Isto é muito à frente mesmo. :)

Metro
25-09-2006, 15:11
Exacto, deixei-me de armar em preguiçoso e fui ler os tutorias e realmente era simples e óbvio, escarrapachado à minha frente. :D

Impressionou-me, para quem está tão habituado a sistemas Windows, o pormenor de poder trabalhar à vontade com o linux a instalar no "background". Isto é muito à frente mesmo. :)

Qd li a tua resposta anterior até me assutei. Então não tinhas visto o icon no desktop :D

O teu testemunho é realmente interessante pq diz bem da simplicidade com que se consegue passar para Linux.

Se retirarmos a parte dos jogos e algum software específico podemos todos usar Linux sem duvida.

Pode ser mania minha mas acho que em remote desktop é mais rapido a partir do Ubuntu do que do Windows. Não vejo nenhuma razão para isso mas eu fico com essa impressão aqui em casa.

SilveRRIng
25-09-2006, 17:28
Qd li a tua resposta anterior até me assutei. Então não tinhas visto o icon no desktop :D

O teu testemunho é realmente interessante pq diz bem da simplicidade com que se consegue passar para Linux.

Se retirarmos a parte dos jogos e algum software específico podemos todos usar Linux sem duvida.

Pode ser mania minha mas acho que em remote desktop é mais rapido a partir do Ubuntu do que do Windows. Não vejo nenhuma razão para isso mas eu fico com essa impressão aqui em casa.
Lol, realmente estava mesmo a dormir. :P

É certo que nem sequer posso falar em primeiros passos em linux, ainda nem passei do gatinhanço na realidade porque só estou a com isto à algumas horas. A verdade é que as configurações inicias são realmente super intuitivas e encontrei as funções que queria nos sitios onde esperava encontrá-las. Fiquei mesmo com a sensação de que há a preocupação de chamar às "coisas" nomes que nos permitam facilmente fazer o paralelismo com sistemas windows para facilitar a passagem.

A mim parece-me uma abordagem muito lógica. É a velha máxima "se não os podes vencer, junta-te a eles". Sempre considerei o Windows um sistema bastante amigo do utilizador básico, é um dos seus pontos fortes. Tendo em conta o quanto este está difundido, é complicado tentar impôr formas de trabalhar demasiado diferentes, sob o risco de desmotivar rapidamente quem tenta experimentar. Já para users realmente avançados diria que o Linux é bem mais amigo que o Windows, apenas e somente pelo facto de ser código aberto e pela grande comunidade voluntária em explorar as suas potencialidades, aliado à sua extrutura "estupidamente" simples (sim, já andei a ler os principios de funcionamento :D ) versus ao Kernel gordo, pesado e desastrado do windows.

Este é sem duvida o caminho certo para o Linux. Ser cada vez mais simples de utilizar pelo "Joe Six-Pack", mesmo que isso signifique "copiar" algumas ideias bem conseguidas da Microsoft, mas mantendo à mesma o elevado potencial de personalização e optimização aos utilizadores avançados. Desta forma junta-se o melhor de dois mundos.

Bem, já pareço um verdadeiro monge linuxiano a falar ou quê? :-D

O Remote Desktop/VNC para mim foi uma agradável surpresa. O VNC já esperava que fosse possivel, mas estava convencido que o Remote Desktop fosse um protocolo/programa proprietária da MS. Só aqui o Linux somou pontos à farta. Abre-me logo um leque imenso de capacidade de trabalho.

Daqui para a frente, depois de explorar a maior parte das configurações "built-in" pretendo debruçar-me pelos meandros das instalações e compilações de software e Kernel, passando necessariamente por estar à vontade com a consola/linha de comandos. É um aspecto que não receio dado que já tenho algum background de DOS e afins, será só uma questão de adaptação aos comandos e switches especificos ao linux.

Próxima passo: Linux definitivo e exclusivo lá no "servidor" de casa, com P2P's. :)

Metro
25-09-2006, 21:52

É certo que nem sequer posso falar em primeiros passos em linux, ainda nem passei do gatinhanço na realidade porque só estou a com isto à algumas horas. A verdade é que as configurações inicias são realmente super intuitivas e encontrei as funções que queria nos sitios onde esperava encontrá-las. Fiquei mesmo com a sensação de que há a preocupação de chamar às "coisas" nomes que nos permitam facilmente fazer o paralelismo com sistemas windows para facilitar a passagem.

Repara que tendo a sorte de todo o hardware ser reconhecido as configurações saõ poucas. São essas iniciais e com o automatix é só escrever a password e clicar next, next e next... Não há muito a fazer. Está lá quase tudo o que se pode desejar. Com sorte o que lá não está está nos repositórios o que com o synaptic se instala com o mesmo número de clicks que em windows.

Há uma coisa que falas no teu post inicial que pode ter passado despercebido a alguns menos dentro do Linux. É arrancares com o Live CD e poderes navegar de imediato. Instalar o Ubuntu e continuares a navegar na net. Alguém em Windows que fala isso sem ter antivirus e uyma firewall instalada que vai ser lindo.

A mim parece-me uma abordagem muito lógica. É a velha máxima "se não os podes vencer, junta-te a eles". Sempre considerei o Windows um sistema bastante amigo do utilizador básico, é um dos seus pontos fortes. Tendo em conta o quanto este está difundido, é complicado tentar impôr formas de trabalhar demasiado diferentes, sob o risco de desmotivar rapidamente quem tenta experimentar. Já para users realmente avançados diria que o Linux é bem mais amigo que o Windows, apenas e somente pelo facto de ser código aberto e pela grande comunidade voluntária em explorar as suas potencialidades, aliado à sua extrutura "estupidamente" simples (sim, já andei a ler os principios de funcionamento :D ) versus ao Kernel gordo, pesado e desastrado do windows.

Este é sem duvida o caminho certo para o Linux. Ser cada vez mais simples de utilizar pelo "Joe Six-Pack", mesmo que isso signifique "copiar" algumas ideias bem conseguidas da Microsoft, mas mantendo à mesma o elevado potencial de personalização e optimização aos utilizadores avançados. Desta forma junta-se o melhor de dois mundos.

Bem, já pareço um verdadeiro monge linuxiano a falar ou quê? :-D

O Remote Desktop/VNC para mim foi uma agradável surpresa. O VNC já esperava que fosse possivel, mas estava convencido que o Remote Desktop fosse um protocolo/programa proprietária da MS. Só aqui o Linux somou pontos à farta. Abre-me logo um leque imenso de capacidade de trabalho.

Daqui para a frente, depois de explorar a maior parte das configurações "built-in" pretendo debruçar-me pelos meandros das instalações e compilações de software e Kernel, passando necessariamente por estar à vontade com a consola/linha de comandos. É um aspecto que não receio dado que já tenho algum background de DOS e afins, será só uma questão de adaptação aos comandos e switches especificos ao linux.

Próxima passo: Linux definitivo e exclusivo lá no "servidor" de casa, com P2P's. :)

O Gnome é bastante diferente do Windows. Nesse aspecto quem muda o KDE dá um ar muito mais familiar mas o que o KDE perde a seguir em intuitivo e em confusão por ter tudo junto o gnome ganha em simplicidade.

O Remote desktop do Gnome é um verdadeiro ripp off do Windows mas ainda bem que ninguém nos ouve:) porque isso não interessa nada :D

Apesar dos guias todos que por aqui tenho não sei compliar nada e não me fez falta. Com os tutoriais que se encontram na net é sempre a abrir.

Já agora um dos mais úteis fica aqui.
VMware server para as massas. É só seguir isto: http://www.howtoforge.com/ubuntu_vmware_server

O importante é usar sempre o firefox e andar com os favoritos de um aldo para o outro :x2.

SilveRRIng
26-09-2006, 03:02
Lá está! É um facto que não tendo precisado de drivers foi logo meio caminho andado para a simplicidade. Uma vez que me permitiu, Out-of-the-box, aceder à net, fiquei logo com a papinha toda feita.

O que me impedia de experimentar linux era precisamente o receio de desesperar para conseguir por apenas as funcionalidades básicas a funcionar. Aliado isto à preguiça de ter que ler algumas coisas para aprender e de ter que me adaptar à diferença, passaram-se anos sem pegar nisto.

Muito sinceramente, nunca pensei que a experiência inicial fosse tão positiva e intuitiva. Confesso que estou mesmo motivado a aprender mais sobre isto e agora que estão quebradas as barreiras e receios iniciais tudo será mais fácil.

Experimentei o KDE e o Gnome. Curiosamente prefiro o Gnome, precisamente pela simplicidade. Posso estar a mandar uma grande bacorada, mas achei-os relativamente parecidos, sendo que o Gnome tem é a barra em cima. As coisas continuaram a estar onde fazia sentido que estivessem e a interacção é muitissimo acessivel.

O Remote Desktop é que para mim foi uma dádiva dos céus. Já só faço planos para orientar um portátil baratinho, simples, Ubuntu nele e estou pronto pra trabalhar. E mesmo tendo sido rip-off do Windows, só digo, em equipa que ganha não se mexe. Até tem a vantagem de suportar logo o VNC de origem (que também uso :D). Administro várias redes Windows relativamente complexas e estive hoje o dia todo a trabalhar num portátil PIII 700 (PII@ 700) com 256MB de RAM por Live CD!! E fico-me por aqui. :D

Compilações? Só sei o que é em teoria. Nem sonho como é feito nem se alguma vez lá chegarei. Quero vir a entender a lógica da consola e os seus comandos, para me sentir mais seguro no ambiente Linux, mas calmamente e faseadamente, até porque tenho outras prioridades profissionais no momento. De qualquer forma é um desafio cativante e estou realmente entusiasmado. Também quero ver se experimento o XGL, agrada-me imenso o aspecto de origem do Ubuntu, imagino então com ainda mais mariquices. :P

Mais uns meses e já faço eu próprio uns tutorias, LOL (joking). :D

xenergie
26-09-2006, 03:48
Boas,

Eu uso o Ubunto no portatil por causa da faculdade, mas acho que fiquei viciado nisto e agora... só dá Ubuntu.
O Ubuntu é uma maravinha de SO, personalizavel, suave, fiável, potente....
De resto já tenho para aqui carradas de software instalado, e o Synaptics ajuda IMENSO. Por exemplo quem gostar do OPERA(como eu) pode continuar a usa-lo, o firefox, o amsn, azureus..... mas gostava de sugerir para que não conhece, um music player chamado "amarok"(eu pelo menos gosto).

Não sou nenhum Guru, muito longe disso, mas os novos desafios é que dão gozo.

Cumps:)

PS:Claro está que no desktop tenho também o Windows, um gaijo tem que se viciar:004:
PS2: Já tenho sono e não li a thread desde o principio, espero que isto não fique muito desenquadrado:zzz:

ShadeX
27-09-2006, 12:35

Junta hardware mal, pouco ou mesmo não suportado a essa lista. Atm era suposto estar a usar uma box Linux @work, lamentavelmente, ao fim de dois dias, não funcionava ainda. E isso tem despesas. Suficientes para cobrir a licença do raio do soft da MS. Score one for Redmond...

Btw, tecnicamente, o hw ate tem suporte. Tecnicamente, pq raios me partam se o nf430/gf6150 funcionam.

Dia 1:

Começar por Slack 10.2. Ok tudo correu bem, até ao primeiro reboot. E começa o ReiserFS a abananar. E, a cada reboot, same. Not good... Mas pronto o kernel era 2.4, velho e tal... Vai sacar a ultima stable 2.6.... Ok, ReiserFS para de abananar. No ethernet. Desculpe? Tecnicamente devia funcionar. E aparentemente... ups, não, não, não, "$#&#$, parece uma avore de Natal. Ok, não me vou chatear, leva com uma 8139 por agora. startx. vesa. logout. Gravar CD com drivers da nVidia (pois, lembram-se, ether não funciona...). Drivers instalados. nvidia-xconfig. pico /etc/X11/xorg.conf. tudo ok. startx. uuuuuups. DEEP SYSTEM FREEZE! reboot. pico /etc/X11/xorg.conf. back to vesa. startx. o resto começa em seg e acaba em fault. Acabou a pachorra, gosto muito de Slack, mas assim não vai dar.

... Entra fds e acalmei ...

Dia 2

Sacar KUbuntu 6. É mais recente que Slack 10.2 e destesto GNOME. Boot. Reparticionar. "&%$& mais o ext3. E suporte para ReiserFS? Onde? Se está lá, não encontrei... install. . . . . . . . . . 45m lá acabou. 2x menos packages que o Slack e 3x mais demorado. oh my. reboot. tudo cool. vesa... e não tenho ethernet á mesma... ok, já tenho as sources do ultimo 2.6 estável em cd e tudo. wtf do you mean no gcc??????????? ok, inédito. no gcc. não me lembro de uma distro em cd não trazer gcc. não devia haver espaço. devem ter precisado dele para todas as m***s do KDE e apps inutéis que lá vêm... e obviamente, não posso ir buscar, pq... no ethernet... olha uma pescadinha de rabo na boca... Bom, xa ver a gfx, a ether posso realmente meter uma 8139... e ta ali uma Intel tbm... nvidia drivers. Ah... Pois... no gcc... #$"/&#$/%#&(%& e coisas ainda mais feias. Stressei. Fui confabular com o proxy server, um P2-400 a correr Slack 10.2. Com uma Matrox G200 e um nic Intel. terminal. jogar moria. Destressei.

Fui falar com o boss. Fui á loja. "Olhe, no PC novo falta o Windows... Sim, era preciso um, obviamente." #$"%#&. Back to work. nLite. 10mins. boot/install. 7mins. Drivers. 5 mins. As minhas apps, 5 mins.

Windows XP Pro OEM = €169.00 (e deduz como despesa para a empresa)
2 dias de não trabalho = muito mais que isso, acreditem (e não serve de nada para a empresa)
a minha sanidade mental = priceless (e vale muito para mim...)

Tenho n boxes Slack a fazer das mais variadas tarefas, de router a fileserver e gosto muito obrigado. Todas têm um track record flawless, nunca me deixaram ficar mal. Mas... Linux... desktop... volto já, beber uns copos e fumar daquelas coisas que fazem rir... é que só assim dá para levar a coisa a sério...

Isso ou arranjar hw com mais de 5 anos e que o suporte realmente exista.

Falhando isso, posso tentar convencer o boss a trocar cmg. Eu fico com a box nova e dou-lhe o meu AXP2600+/nf2/Ti4200... Não me parece, mas posso tentar.

Metro
27-09-2006, 13:34
Junta hardware mal, pouco ou mesmo não suportado a essa lista. Atm era suposto estar a usar uma box Linux @work, lamentavelmente, ao fim de dois dias, não funcionava ainda. E isso tem despesas. Suficientes para cobrir a licença do raio do soft da MS. Score one for Redmond...

Btw, tecnicamente, o hw ate tem suporte. Tecnicamente, pq raios me partam se o nf430/gf6150 funcionam.

Dia 1:

Começar por Slack 10.2. Ok tudo correu bem, até ao primeiro reboot. E começa o ReiserFS a abananar. E, a cada reboot, same. Not good... Mas pronto o kernel era 2.4, velho e tal... Vai sacar a ultima stable 2.6.... Ok, ReiserFS para de abananar. No ethernet. Desculpe? Tecnicamente devia funcionar. E aparentemente... ups, não, não, não, "$#&#$, parece uma avore de Natal. Ok, não me vou chatear, leva com uma 8139 por agora. startx. vesa. logout. Gravar CD com drivers da nVidia (pois, lembram-se, ether não funciona...). Drivers instalados. nvidia-xconfig. pico /etc/X11/xorg.conf. tudo ok. startx. uuuuuups. DEEP SYSTEM FREEZE! reboot. pico /etc/X11/xorg.conf. back to vesa. startx. o resto começa em seg e acaba em fault. Acabou a pachorra, gosto muito de Slack, mas assim não vai dar.

... Entra fds e acalmei ...

Dia 2

Sacar KUbuntu 6. É mais recente que Slack 10.2 e destesto GNOME. Boot. Reparticionar. "&%$& mais o ext3. E suporte para ReiserFS? Onde? Se está lá, não encontrei... install. . . . . . . . . . 45m lá acabou. 2x menos packages que o Slack e 3x mais demorado. oh my. reboot. tudo cool. vesa... e não tenho ethernet á mesma... ok, já tenho as sources do ultimo 2.6 estável em cd e tudo. wtf do you mean no gcc??????????? ok, inédito. no gcc. não me lembro de uma distro em cd não trazer gcc. não devia haver espaço. devem ter precisado dele para todas as m***s do KDE e apps inutéis que lá vêm... e obviamente, não posso ir buscar, pq... no ethernet... olha uma pescadinha de rabo na boca... Bom, xa ver a gfx, a ether posso realmente meter uma 8139... e ta ali uma Intel tbm... nvidia drivers. Ah... Pois... no gcc... #$"/&#$/%#&(%& e coisas ainda mais feias. Stressei. Fui confabular com o proxy server, um P2-400 a correr Slack 10.2. Com uma Matrox G200 e um nic Intel. terminal. jogar moria. Destressei.

Fui falar com o boss. Fui á loja. "Olhe, no PC novo falta o Windows... Sim, era preciso um, obviamente." #$"%#&. Back to work. nLite. 10mins. boot/install. 7mins. Drivers. 5 mins. As minhas apps, 5 mins.

Windows XP Pro OEM = €169.00 (e deduz como despesa para a empresa)
2 dias de não trabalho = muito mais que isso, acreditem (e não serve de nada para a empresa)
a minha sanidade mental = priceless (e vale muito para mim...)

Tenho n boxes Slack a fazer das mais variadas tarefas, de router a fileserver e gosto muito obrigado. Todas têm um track record flawless, nunca me deixaram ficar mal. Mas... Linux... desktop... volto já, beber uns copos e fumar daquelas coisas que fazem rir... é que só assim dá para levar a coisa a sério...

Isso ou arranjar hw com mais de 5 anos e que o suporte realmente exista.

Falhando isso, posso tentar convencer o boss a trocar cmg. Eu fico com a box nova e dou-lhe o meu AXP2600+/nf2/Ti4200... Não me parece, mas posso tentar.

Altamente exagerada a tua opinião. O hardware não precisa de ser de 5 anos. Vê o My system que tenho e é tudo compatível out of the box.
Tb sabes que o problema de o HW é dos fabricantes que não disponibilizam drivers nem a info necessária para a criar.

Se há distro desktop ready é o Ubuntu. E está a melhorar.
lembra-te que tem 2 anos de existencia. Concordarás que é bem melhor ao fim de 2 anos do que o windows foi ao fim de 5.

Mas a liberdade do linux é usar se queremos ou não. Se guramente não é para toda a gente. Mas tu até usas Linux por isso tenho a certeza que não vais parar de tentar:)

timber
27-09-2006, 14:03
O Ubuntu detectou-te esse RAID 0 out of the box?

CR_
27-09-2006, 20:07
Jwtf do you mean no gcc??????????? ok, inédito. no gcc. não me lembro de uma distro em cd não trazer gcc.

No ubuntu bastava #sudo apt-get install build-essencial com o cd na drive...

HecKel
27-09-2006, 21:41
Desde que apanhei a desilusão com a ATI..., que nunca mais cheguei a TENTAR instalar o Ubuntu..., mas vai ter de ser muito em breve, a faculdade começa a exigir...

Mas enquanto o usei não queria outra coisa :D

abraços, HecKel

Metro
28-09-2006, 00:16
O Ubuntu detectou-te esse RAID 0 out of the box?

Sorry só responder agora.
Há bastante tempo que tirei o RAID. Nunca tentei instalar em RAID.
Nos proximos tempos tb não vou tentar. Estou tentado em comprar um Raptor para ter uma performance muito proxima sem a chatice de ter os discos em RAID 0.

timber
28-09-2006, 09:27
Pois :(

Estava com esperança que me fosses responder que sim

hellaxe
28-09-2006, 09:49
Timber vê por aqui (https://wiki.ubuntu.com/FindPage?action=fullsearch&titlesearch=1&value=raid) que talvez dê alguma pista

esquiso
28-09-2006, 15:24
Parece que isto virou uma thread para testemunhar as experiencias com Linux :)

A minha historia com Linux é muito simples:

Comecei por usar Ubuntu 5.10 como live cd, só para exprimentar e naquela de "vamos lá ver!"; gostei muito da simplicidade daquilo, internet à 1ª, facil configuraçao, muitos e bons tuturiais pela net fora....

fiquei muito admirado por haver pessoas a dizer que Linux é o bicho papao das 7 cabeças que só é usado por g33ks que vao hackar os pc's de todas as pessoas... quando na verdade naquela altura me bastou ligar o router ao pc por cabo, meter o cd na drive, escolher o boot pelo cd, carregar no enter e aquilo já estar up 'n running (compensou o facto de o portatil ser um bicho relativamente antigo)...

depois parti para o next stage: Virtual Machines!!
instalar o programita (que ainda demora um pouco), escolher a .iso, por a correr, carregar no enter, instalar, done, sem espinhas.... ainda foram 1 a 3 meses a mexer um pouco com ubuntu e a aprender mais do que nas aulas de TIC (:D)

A seguir, e mais recentemente, uma distro diferente: Gentoo; mais uma vez, comecei, e ainda estou a aprender com live cd... realmente é uma distro muito boa para quem quer ter tudo sobre controlo, um desafio muito bom, mas talvez um pouco avançado para mim :)

Aproxima-se a altura da actualizaçao dos pc's aqui de casa, e espero vivamente que eu já só use Windows XP (Vista tenho algumas duvidas que vá usar) como SO de 2º plano e tenho uma distro de Linux a iniciar em 1º plano sempre que ligar o pc :)

Para já, resume-se a isto :D (bem bom para um rapaz como eu :D)

ps - peço desculpa pelo testamento, e por estar a desviar a thread ;)

hellaxe
08-10-2006, 00:25
Pois é migrei de vez. Há 6 dias que estou de Dapper 6.06.1 e a contar. O meu XP deu o pifo e está marado e estava a ver que me lixava os discos com tantos crashes e freezes.

Então vamos lá ao que desatino:

- K3b/Gnomebaker não têm o dvd-+rw erase. Não sei se é das minhas versões que instalei com o Automatix (estava com preeguiça de fazer à la mano) mas não aparece essa opção. Há pessoal que diz que as tem, eu não.
- Ainda não percebi como faço gravações multissetion de dvd-+rw nestes programas.
- O Firefox modificado pela Cannonical é uma bosta. Há bastantes páginas que simplesmente não se visualizam. Com o Opera estão 5*. a do deepsea é um exemplo.
- Precisava de melhor interacção entre o Acrobat Reader e o OOffice. Quero copiar imagens ou partes de texto de um pdf directamente para o OOffice Word e não dá.
- O Xane é mais lento que a aplicação de XP e não tem tantas opções. Bosta para a Epson que não faz drivers decentes.
- A minha webcam/maqfotografica Mustek não funciona. A culpa é da falta de drivers.
- O Mplayer tem um bug que em full screen não mostra cá em baixo o menu de controle e a bosta das legendas com os ã,õ,ç e alguns acentos fora do sítio. Ainda acho que é culpa do automatix:x2:

Tudo o resto funciona muito bem e como estamos mal habituados ao XP por vezes a prendizagem é mais lenta.

hfm27
17-10-2006, 19:01
Tnh uma duvida, e para nao estar a abrir outro topico por uma coisa tao simples penso ke posso perguntar aki, o XMMS dá para configurar as teclas de atalho (pausar/reproduzir; avançar; recuar; etc...)?

Neo4
12-02-2007, 22:32
Bem aqui tambem esta um recente utilizador de linux, nete caso do Mint que é uma modificaçao do Ubuntu.

tive que formatar o laptop por causa de um virus irritante e aproveitei e instalei so o linux, tenho-o ha praticamente 1 semana, estou a gostar muito, tem uma interface mt boa e personalizavel, tambem e consegui por quase tudo a dar.

o leitor de cartoe nao consegue ler o Ms (mas no windows tambem tinha problemas)
o firefox de vez em quando puff vai há vida!
consgui por as drivers da ati a dar nas horas depois de umas 4 instalaçoes do mint looool :D

mas infelizmente vou ter que voltar para o linux para meu main SO,
consegui por o counter strike a dar, mas o portatil aquece muito mais do que no windows, perde fps (tenho uma x700) e ao fim de 30m desligou-se e eu desconfio que foi pk do aquecimento... nca tinha visto o portatil tao quente.

o army men outro jogo que uso em windows no wine tem problemas de texturas e o rato bate muito mal, ou seja para jogar o windows continua a ser a melhor opçao.

depois software pa ouvir mp3 uso o amarok mas como uso uma placa de som externa usb do mini disk cada vez que abro o programa tenho que ir as opçoes mudar a saída de som e so pai a 4ºx é que da, mas isso nem é grande problema, o pior é nao haver nenhum programa de djing decente e que suporte 2 placas de som como o mix vibes.

3º odeio os msn do linux! lol o Amsn tem umas fontes que parecem da idade da pedra e tava sp a crashar o Gain nao da pa mandar smiles que eu tenha e que outra pessoa nao tenha, na que nao tem aparece o texto de atalho lol, mas tambem n era isso que me ia fazer mudar.

resumindo vo ter que usar o linux so para programar.
pois como 80% do uso do pc é ediçao de fotografias, djing, jogos e msn o windows bate o linux, infelizmente, mas foi o que me apercebi ao fim de 1 semana...

LnxSlck
12-02-2007, 22:43
Vejo muita gente a queixar-se do Firefox, epá usem o Seamonkey e depois digam qualquer coisa... Não gostam da interface? Metam uma skin e fica igual ao FF...

esquiso
12-02-2007, 22:56
Vejo muita gente a queixar-se do Firefox, epá usem o Seamonkey e depois digam qualquer coisa... Não gostam da interface? Metam uma skin e fica igual ao FF...

Ou o Opera, ou o Epiphany.. ou aprendam o c++ e modifiquem o Firefox à vossa maneira... Ou por wine tentam o IE (sacrilégio!!!)...

Felizmente em Linux também há liberdade de escolha.

LnxSlck
12-02-2007, 22:59
São todos bons, mas Seamonkey... É fixe e estável...

OrDoS
13-02-2007, 17:27
3º odeio os msn do linux! lol o Amsn tem umas fontes que parecem da idade da pedra e tava sp a crashar o Gain nao da pa mandar smiles que eu tenha e que outra pessoa nao tenha, na que nao tem aparece o texto de atalho lol, mas tambem n era isso que me ia fazer mudar.

Nada como o Mercury Messenger (tens é de ter, no mínimo, o Java JRE): http://www.mercury.to/

Neo4
13-02-2007, 17:42
ya eu conheço mas para que ter um msn que gasta bue recursos por ser em java ?

n era o msn que me iria fazer trocar pa windows mas sim os outros factores :)

ps: LESI o/

LnxSlck
14-02-2007, 16:18
ya eu conheço mas para que ter um msn que gasta bue recursos por ser em java ?

n era o msn que me iria fazer trocar pa windows mas sim os outros factores :)

ps: LESI o/

Eu uso Gaim, mas o Kopete até está bem jeitoso... Experimenta