View Full Version : Como fazer para pedir password quando tentamos aceder ao PC por rede?

goobie
14-09-2006, 00:48
A minha dúvida é saber como fazer pra que peça password ao tentar entrar por rede, mas não pedir quando vou a iniciar o Windows.. isso dá pra fazer!?

E uma segunda questão que não tem muito a ver mas... quando se mete uma palavra passe na conta do windows, é possivel aceder aos ficheiros que estiverem afectos a essa conta (invisiveis para outras contas), no caso de ter que formatar o PC por causa de um erro qualquer! (qq coisa deste género) :)

dreamfalcon
14-09-2006, 12:39
Em relação à 1ª pergunta:
procura no google por AddUserPasswords2ToCP.reg, faz download e aplica, depois aparece no painel de controlo uma nova opção, User Accounts 2, lá dá para mudar a palavra pass de Guest.

Em relação à 2º, é sim.

daylight ghost
14-09-2006, 16:23
1ª Pergunta, sobre pedir password ao aceder remotamente:
Control Panel / administrative tools / local security policy
em local policies / user rights assignment / access this computer from the network
E aqui colocas somente o teu login ou do utilizador que fará login remotamente, para todos os outros ele irá pedir. Se estiver em dominio, prevalecem as politicas do dominio sobre as locais(é nao é???)

----login automatico
vai ao executar:
control userpasswords2
se estiveres em workgroup (pelo menos pelo que tenho compreendido), deve aparecer algo do genero mudar o modo como o user faz o login. Para o ecran de ctr alt del ou o friendly gui (imagens e todo bonito). Para fazer login automaticamente seria preciso so haver um utilizador, e esse utilizador nao ter password. (SECURITY BREACH) (alias... foi assim que me entraram pelo pc via dameware há uns anos atras).

2ª opçao
O Tweak UI (http://download.microsoft.com/download/f/c/a/fca6767b-9ed9-45a6-b352-839afb2a2679/TweakUiPowertoySetup.exe) da MS para configurar o Autologon no XP:

http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.msp x

3ª opçao
editando o regedit

http://www.microsoft.com/brasil/technet/Colunas/MarcoAntoniodaSilva/LogonWindowsXP.mspx

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon]
"AutoAdminLogon"="1"
"DefaultUserName"="nome do usuário"
"DefaultPassword"="senha do usuário"
"DefaultDomainName"="dominio local"

-------2ª Pergunta:

Colocando a máquina noutro pc, o administrador dessa´outra máquina pode fazer take ownership das pastas e assim aceder-lhes.

ShadeX
14-09-2006, 16:32
(alias... foi assim que me entraram pelo pc via dameware há uns anos atras).

Não te falta a parte " e não tinha firewall, obviamente..."? Nunca vi nenhum remote exploit (complicado ou básico) que não pare quando esbarra na fw. Exceptuando remote exploits aplicados á fw :D

Quanto á 2ª pergunta, si, podes sempre recuperar os ditos excepto se tiveres ligado a encriptação do NTFS. Se o fizeres, aconselho vivamente a manteres uma pilha de copias de segurança da pvt key, pq se a perdes e o Win berra, kaput...

daylight ghost
14-09-2006, 16:42
Não te falta a parte " e não tinha firewall, obviamente..."? Nunca vi nenhum remote exploit (complicado ou básico) que não pare quando esbarra na fw. Exceptuando remote exploits aplicados á fw :D

Quanto á 2ª pergunta, si, podes sempre recuperar os ditos excepto se tiveres ligado a encriptação do NTFS. Se o fizeres, aconselho vivamente a manteres uma pilha de copias de segurança da pvt key, pq se a perdes e o Win berra, kaput...

A inocencia do Win 2000 aliada ao "Firewall para quê??" :lol: .

Mas o metodo utilizado para me entrar no pc, foi o hacker ter feito um scan de ips e ter aproveitado o facto de nao ter pwd no user que era admin para ganhar acesso.
O problema era q o serviço do dameware estava sempre enabled, e sem Firewall. :medo:. Lembro me que quando vi o rato a mexer-se sozinho, fiquei logo todo mistico, depois ele é que me explicou pelo word.

Utilizando o EFS (encryption file system), indo o sistema ao ar.... uuuiii. Mas isso de key já nao é tipo servidores de Public Keys e CA's? Como é que se faz backup quando se encripta um ficheiro localmente caso se queira alterar a sua localizaçao para outro pc por exemplo.

ShadeX
14-09-2006, 17:04
A inocencia do Win 2000 aliada ao "Firewall para quê??" :lol: .

Tenho fw's desde os tempos idos de NT4... Bons tempos ou maus tempos conforme mais gostes. Mas nem na altura a fw tinha a ver com o raio do PC, era o Amiga que fazia isso. Tenho tanta confiança em boxes Win como firewall como de saltar da ponte e não me partir.

Utilizando o EFS (encryption file system), indo o sistema ao ar.... uuuiii. Mas isso de key já nao é tipo servidores de Public Keys e CA's? Como é que se faz backup quando se encripta um ficheiro localmente caso se queira alterar a sua localizaçao para outro pc por exemplo.

A key pode ser guardada para fora do PC por motivos obvios ,) É que o Win não é muito estável, mas a encriptacao é bem boa... Se a perdes, como disse, kaput

daylight ghost
14-09-2006, 17:08
Tenho fw's desde os tempos idos de NT4... Bons tempos ou maus tempos conforme mais gostes. Mas nem na altura a fw tinha a ver com o raio do PC, era o Amiga que fazia isso. Tenho tanta confiança em boxes Win como firewall como de saltar da ponte e não me partir.

A key pode ser guardada para fora do PC por motivos obvios ,) É que o Win não é muito estável, mas a encriptacao é bem boa... Se a perdes, como disse, kaput

Como exportar a key da encriptaçao para outro sitio? Ao se ir ás propriedades do ficheiro ele so permite encriptar o ficheiro ou pasta, mas para exportar a key referente ao user, como se faz?

goobie
14-09-2006, 17:20
tá td ppl...

5*, td muito bem explicado!

ShadeX
14-09-2006, 17:21
Tenta os links que estão aqui (http://www.iopus.com/guides/efs.htm). Deves ir dar a algum sitio util.

daylight ghost
14-09-2006, 17:33
Nao tem de que camarada e Obrigado camarada.