View Full Version : Linux para n00b
Korben_Dallas 08-09-2006, 17:37 Oi pessoal,
De Linux pouca experiência tenho... só usei Live Cd's e afins.
Queria instalar uma distro que mais se assemelhasse a Windows e que já viesse com o Open Office.
Já ouvi falar muito do Ubuntu e saquei a ultima versão que está no site.
Isto é para um P1 166Mhz :P
Será o Ubuntu a melhor opção? :wvsore: O Linspire pelo q vi é a pagar...
Sinceramente Korben, acho que qualquer distro recente (e das de "nome na praça" como debian, slackware, ubuntu, suse e afins) que instales aí vai ficar pesadita por causa do X (sistema de janelas).
Podes tentar contornar a situação usando o fluxbox ou o fvwm como window manager, mas mesmo assim (apostando que tens à volta de 16 mb de ram), parecem que poderás ter alguns problemas com algumas coisas.
Acho que hoje em dia qualquer distro é fácil de instalar mas o pessoal do ubuntu costuma não hesitar para recomendar a distro para quem tá a começar a experiementar uma instalação de linux.
Outra opção são aquelas distros mais leves, tipo damn small linux, mas quanto a isso não te posso ajudar muito porque nunca usei muito esse tipo de distros.
Acho que um bom começo é pelo ubuntu, depois vais gostanto... entusiasmas-te.... e quando já conheceres melhor a forma como funciona, podes aventurar-te por exemplo num gentoo, que já te permite um maior nivel de tweaking, customização, etc.
p.s. Agora é que vi qual era o pc onde o querias instalar, então assim recomendo-te um gentoo com um fluxbox. Já deve dar para dares umas voltas, mas não esperes muita coisa. O gentoo nesse pc vais ter um problema muito grande, os tempos de compilação devem ser horriveis, mas é á partida o que consegues aproveitar mais o pc que tens.
Acho que um bom começo é pelo ubuntu, depois vais gostanto... entusiasmas-te.... e quando já conheceres melhor a forma como funciona, podes aventurar-te por exemplo num gentoo, que já te permite um maior nivel de tweaking, customização, etc.
p.s. Agora é que vi qual era o pc onde o querias instalar, então assim recomendo-te um gentoo com um fluxbox. Já deve dar para dares umas voltas, mas não esperes muita coisa. O gentoo nesse pc vais ter um problema muito grande, os tempos de compilação devem ser horriveis, mas é á partida o que consegues aproveitar mais o pc que tens.
Ele disse que tinha pouca experiência (só tinha bootado live cds).
Acho que o Gentoo não é exactamente a distro mais user-friendly que nada para aí (pelo menos em termos de instalação) :P
Assumindo que o pc aguenta com o SO, ubuntu é sem duvida a melhor escolha...
Razoavelmente windows-like (por favor nao me batam :D), quase que nao tens que abrir a consola, o que é uma bençao para pessoal que esta a começar (n00b é um termo mt forte);
O gnome tb é bonitinho e acima de tudo tens uma grande comunidade (em portugues ou ingles) com grande espirito de entre-ajuda :D
Join the bright side of the force :D
Assumindo que o pc aguenta com o SO, ubuntu é sem duvida a melhor escolha...
Razoavelmente windows-like (por favor nao me batam :D), quase que nao tens que abrir a consola, o que é uma bençao para pessoal que esta a começar (n00b é um termo mt forte);
O gnome tb é bonitinho e acima de tudo tens uma grande comunidade (em portugues ou ingles) com grande espirito de entre-ajuda :D
Join the bright side of the force :D
@esquisoblogs, esquece lá o gnome naquela máquina :P
Aquilo tem de levar com um fluxbox em cima, ou algo do género. Gnome e KDE fora de questão, a não ser que ele tenha (muito) mais ram do que o que eu suponho.
Fizeste bem em referir uma coisa que me esqueci: o suporte. A comunidade de ubuntu tem alto suporte, quer por wikis, quer por fórums. Sem dúvida um ponto muito positivo que me esqueci de focar.
Esquecer porque?
nao me parece improvavel que ele tenha entre 64 a 128 mb de ram.. e ai aguenta com o gnome, quase de certeza :X (pelo menos, nas vmachines, com 198 mb de ram, o gnome segue escorreito :D)
mas isto tudo baseado nas 7 palavras que eu disse no post anterior: "Assumindo que o pc aguenta com o SO" (sim, o X tb faz parte do SO, eles devem ter tido isso em conta quando fizeram as especificaçoes do SO)
Experimenta o DamnSmallLinux e ve como isso corre. Tens também um script no próprio livecd para instalares no disco. Open Office dificilmente vais conseguir correr, em alternativa tens o abiword que serve como processador de texto. Para folhas de cálculo e afins não sei....
Ubuntu também deve dar com fluxbox, ou então outro WM levezinho :P
O Ubuntu nem sequer vai conseguir correr um terminal, quanto mais uma sessão de Gnome.
Tens que escolher uma distro vai manobravel como Gentoo ou Slackware.
Moralez: mas la esta o problema...
nem um nem outro sao propriemente faceis. para uma pessoa que esta a começar mas com muito tempo, ja é complicado, e para uma pessoa sem muito tempo disponivel, quase "impossivel".
Twilight 08-09-2006, 18:45 Xubuntu!
http://www.xubuntu.com/
Não sei os rekesitos minimos, mas acho k é a melhor opção k tens!
É leve e fácil (como os irmãos ubuntu e kubuntu)!
SwimmerBoy 08-09-2006, 19:11 Já agora, alguem me explica as diferenças entre ubuntu, kububtu, xubuntu, zubunto, etc... :p
AndreAPL 08-09-2006, 19:20 É sempre a questão da ram disponivel. com menos de 128mb é 1 bocado complicado, limita bastante a escolha.
Korben_Dallas, quanto tem de ram a maquina?
O Xubuntu era capaz de ser boa opçao, é ir testando.
SwimmerBoy, a diferença está do WindowManager predefinido , que Ubuntu=gnome, Kubuntu=kde, Xubuntu=xfce ...
Korben o que pedes não me parece possível. Porquê?
1º Como queres algo parecido com o Windows terias que usar o KDE
2º O KDE não corre nesse PC
3º Passando os pontos assima teria que ser fluxbox que não é nada parecido com windows. E tb por sistema as distros que trazem o fluxbox não costumam trazer o Open Office. Como aquilo é para usar em PCs fracos usam o abiword por sistema.
Ubuntu é a distro base;
Kubuntu é ubuntu mas com KDE em vez de GNOME;
Edubuntu é ubuntu mais direccionado para as escolas (aplicaçoes educativas) e com um outro X (XFCE?) ;
Xubuntu nao conheço :X mas suponho que seja Edubutu sem as tais aplicaçoes
Isso de não ter X ou Y tá á distancia de um apt-get ou emerge... não vai ser por isso.
epah... um Ubuntu pequeno... acho que o Edubuntu é mais stripped-down que os restantes, mas, mesmo assim, não tou a ver conseguires correr nessa maquina, tens que desenterrar mais ram de algum sitio...
e nao é só ram...
o proprio cpu duvido muito que aguente...
EDIT: tive a ver agora nos cd's que me enviaram, e precisa no minimo de 256 mb de ram para correr
SwimmerBoy 08-09-2006, 19:31 Então com a fluxbox é fubuntu :P
acho que fluxbox teja disponivel com ubuntu :D
é só um feeling :D
O Ubuntu nem sequer vai conseguir correr um terminal, quanto mais uma sessão de Gnome.
Tens que escolher uma distro vai manobravel como Gentoo ou Slackware.
Ele pediu uma distro "fácil". Daí a minha recomendação... ;)
Sim, ideal mesmo era Debian ou Slackware...Gentoo já não recomendo por causa dos tempos de compilação, para além de que não há stage3 tarballs para i586 (arquitectura dos P1s) :P
Então com a fluxbox é fubuntu :P
http://fluxbuntu.org/
O que podes tentar e que já disseram aí é o DamnSmallLinux. As distros actuais,mesmo com WM's como o Fluxbox, nesse PC,esquece.
Digot-te isto porque instalei o DamnSmallLinux na minha máquina, que também é um P1 166 MHz, com 16 Mb de RAM (tou a ver se arranjo mais memória para a máquina). Demora a iniciar, é verdade, mas corre o que é preciso. :P Mais ou menos... :p
SwimmerBoy 08-09-2006, 21:50 lol Metro, estava só a brincar...
Questão: qual é o gerenciador de janelas mais parecido com windows, pode não ser em aspecto gráfico mas no minimo, a nivel da facilidade de utilização?
AndreAPL 08-09-2006, 23:04 A meu ver, Kde. Ou gnome, mais simples ainda, e mais directo.
no meu P1 150 (so bombas aki :D) com 92mb ram (ha pois é), usei Dammsmalllinux e corre bacano, mas nao me dou com aquilo. pena ter metido tdo "original" nova/ (win95 powa, ha pois) senao testava umas distros. mas no meu caso, tou "bem servido" de ram para a maquina que é.
(nunca vi 1 win95 tao rapido :D)
Korben_Dallas 09-09-2006, 01:05 Oi pessoal,
Obrigado pelas respostas :)
Estou neste momento a teclar da versao LIVE CD do Ubunto mas da minha máquina :D
O P1 166 tem 128MB de RAM (simm powa!) mas acho que vou esquecer e vai levar com Win2k Pro... até porque vai para uma pessoa que tem conhecimentos de utilizador a nível de windows. Não vou complicar :P
Anyway curto o look do Ubuntu e tou a pensar fazer dual boot na minha máquina principal (n me apetecia usar VMs)... qual a melhor app?
Existe alguma versão do Linspire q n seja a pagar? A minha ideia é mesmo começar e o Ubuntu parece bem... como disseram é começar e qd me habituar vou entrando na command line...
aqui vai a minha opinião.
bem com uma máquina dessas recomendo instalares o Xubuntu ou então Ubuntu em modo server e meter o Fluxbox. ( mais leve que está ultima opção não há)
O Xubuntu usa o Xfce, um sistema leve e até parecido com Gnome.
Twilight 09-09-2006, 08:38 Anyway curto o look do Ubuntu e tou a pensar fazer dual boot na minha máquina principal (n me apetecia usar VMs)... qual a melhor app?
Deves tar a falar de um boot loader. O Ubuntu traz um por defeito, o GRUB, k instala sempre k reconhece outro SO instalado na makina.
Se alguma vez tiveres um prob., o grub é relativamente fácil de configurar bastando editar um menu.lst a partir de um livecd por exemplo!
Quanto à tua bomba, win2000 vai amarrar! Tenho um p2 @ 200MHz k anda aos soluços com o win2k!
Korben:
Faz backups primeiro.
A seguir o que recomendo é que libertes o espaço que queres para o Ubuntu no disco. Qd digo libertar é meteres mesmo como não formatado. Pq assim qd instalas o Ubuntu ele dá 3 hipoteses:
1º Usar o disco tudo apagando tudo.
2º Particionares manualmente.- nãso funca bem.
3º Usares o espaço livre. Escolhes esta opção.
No final ficas com tudo a funcar com o grub tudo 5 estrelas.
Comigo não me falhou ainda. Mas à cautela faz backups.
Korben:
Faz backups primeiro.
A seguir o que recomendo é que libertes o espaço que queres para o Ubuntu no disco. Qd digo libertar é meteres mesmo como não formatado. Pq assim qd instalas o Ubuntu ele dá 3 hipoteses:
1º Usar o disco tudo apagando tudo.
2º Particionares manualmente.- nãso funca bem.
3º Usares o espaço livre. Escolhes esta opção.
No final ficas com tudo a funcar com o grub tudo 5 estrelas.
Comigo não me falhou ainda. Mas à cautela faz backups.
Metro desta vez não posso concordar com o que dizes da opção 2. Mas já agora quais os problemas que encontraste fazendo a opção 2? é que eu de 3 ou 4 instalações só 1 me deu problemas com o grub como reportei aqui acima. É a isso que te referes?
Visto que já optaste pelo ubuntu..., não tenho nada a dizer :P Embora que o DamnSmallLinux seria o ideial :)
@Metro, também tenho de discordar contigo :P Tenho particionado sempre manualmente pelo particionador da respectiva distro e nunca tive problemas :) O unico senão é que não é sempre next e convem ler :P
abraços, HecKel
Tens mais sorte do que eu. Eu nunca de lá consegui sair:)
Agoa é tudo gráficamente, antes à pata era mais complicado, agora dois ou 3 passos e configuras manualmente as partições para um utilizador comum é super fácil, o problema é que o pessoal tem sempre receio de fazer porcaria lol :P
O mais importante e que já muita gente disse: backups.
Isso é extremamente importante, visto que algo pode correr mal (é cada vez mais complicado acontecer, mas ...).
TidusABE 14-09-2006, 13:35 o melhor para um pc tão antigo é sem duvida o http://www.damnsmalllinux.org/ ,pois qualquer outro vais ter enormes dificuldades para correr.Alguns nem sequer instalam, posso dizer que já experimentei varios tipos de linux e o unico que correu num p1 foi o damnsmall linux,ultra rapido e bastante confiravel ,com office ,editores as carradas ,xmms,RECOMENDO.
PS: podes correr a partir de CD ou então instalar
|
|