View Full Version : Moderador de linguagem (corrijir herrus hortugràfýkus)
Em seguimento da thread localizada em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104084, deixo aqui uma sugestão para a Techzone:
Que acham de existir um membro com o trabalho de moderador de linguagem, mas em vez de "limpar" asneiras e palavrões e... vocabulário menos apropriado, ter também o dever de alterar erros ortográficos despropositados, como "há-dem reparar que"... (hão-de), ou o famoso "não tem nada haver" (nada a ver).
Seria um moderador, mas o seu dever não se resumiria a ser um moderador normal (apagar threads, movê-las, fechá-las, responder a comentários menos apropriados ou até apagá-los), mas acrescentar-se-ia a coreccção ortográfica.
Provavelmente muita gente ficaria zangada ao ver os seus posts editados, mas este mod' poderia enviar uma PM ao utilizador a avisá-lo do erro e pedir para ELE o mudar, ou ao fim de algum tempo mudava o próprio moderador para a palavra certa.
Sei que o objectivo do fórum não é ter um professor de português, mas vendo em revistas e tal que a Internet é o sítio onde pior se escreve ("principalmente no MSN e em fóruns"), seguido dos SMS's (onde até se entendem as abreviaturas), penso que deveria existir um fórum que desse um bom exemplo, e pronto, gosto da Techzone :) deviamos mostrar que nem sempre se escreve mal em fóruns (ok.. escreve-se... mas corrige-se :)). Dariamos o exemplo em Portugal!
Abreviaturas SIMPLES (axo k tal) manter-se-iam (exceptuando-se os abusos - um post inteiro abreviado), mas ERROS (há-des ver que não tem nada haver) seriam alterados. Escrita à pita ... OUT!
Problemas: mau português; escrita à pita
Motivos: estupidez; parvoíce; burrice :-D
Solução: alguém que tenha o "poder" de os corrigir, sem ouvir um "ah deixa-me em paz! Eu escrevo como quero!" (ou devo dizer, "ha dx-m em paz. Eu xkrv cmo keruh").
Que acham?
(p.s.: se gostam digam, se não gostam digam, mas em qualquer dos casos, não me flammem!)
Fico à espera duma resposta ;)
Cumps [[[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom
Eu não acho que deva haver UM moderador. Acho que todos os moderadores podem e devem corrigir erros ortográficos caso achem necessário e avisar o user. Qualquer user que levar a mal chamadas de atenção não merece pertencer a esta comunidade, pois estamos aqui para ensinar e aprender e mais burro do que aquele que não sabe é aquele que não quer aprender.
Existem varias formas de se avisar alguém. Se formos mal educados na forma como o fazemos perdemos toda a razão. Se fizermos um aviso de forma educada acho que ninguém leva a mal.
Claro que não é preciso andar a corrigir todos os posts, senão é a confusão do costume, mas mesmo eu se vir alguém a dar erros sistemáticos tento avisar o user.
Eu defendo que em fóruns se evite o uso de abreviaturas pois dificulta a leitura. O uso da letra x para substituir um unico S ou mesmo duplo S dá-me arrepios na espinha porque altera completamente a sonoridade da palavra.
Ao escrever num teclado de computador as abreviaturas não compensam. Não se perde mais de 1 "cagagésimo" de segundo (tempo medido na escala caganamata) a escrever com as letras todas.
Roadster_Brabus 31-08-2006, 18:05 Não é preciso dizer a minha opinião. Toda a gente já a deve conhecer :D
Venha o moderador só para correcões ou então um corrector ortográfico embutido no forum. Não é dificil pois já o vi em outros foruns vBulletin.
Eu costumo usar X para substituir SS, mas só no MSN e em SMS's. Em fóruns, NUNCA!
Eu não considerei todos os moderadores corrigirem, simplesmente porque já vi mod's a errarem, logo penso que deveria ser um (ou mais) novo mod que SAIBA a língua como deve ser (e não como deve de ser :P ).
Não tem necessáriamente de ser um mod geral. Tem é de corrigir erros :)
E, obviamente que não digo corrigir tudo o que lhe apareça pela frente. Apenas o mais "abusado". Abreviaturas como "ah eu não fui hj à loja pk tive de ir dar umas voltas antes e esqueci-m" (hj, pk, m) até se aceitam, mas daí a escreverem "ah eu n fui hj à loja pk tv dir dar 1s vltas antx e xkc-m"... pronto, nestes casos mais "extremos" é que penso que deveria haver um moderador. É que é uma vergonha escrever-se assim...
Eu já fui desses. Admito =X mas pelo menos agora estou curado. Para alguns é como uma gripe - não se cura sozinho. Só com tratamento. Para outros (como eu :D) é como uma constipação. Com algum tempo, acaba por passar :-D
Eu já trabalhei num canal de televisão, e uma das minhas funções era precisamente corrigir erros ortográficos das sms que chegavam, para inserir no ticker (aquele rodapé com sms que o pessoal envia, tipo programa do Goucha e afins).
Na minha opinião a imagem fica bem mais limpa desse modo e torna muito mais fácil a leitura, a comunicação fica com muito menos ruído, essencial para a sua compreensão.
Além de que poderia ser um impulsionador para a boa escrita aqui no fórum (não se pretendem poetas, mas ao menos não matem o português). Uma abreviatura não faz mal a ninguém, agora os «x» até me doem a mim...
Eu concordo, e ninguém tem que se sentir ofendido por o estarem a corrigir, se se sentirem... é porque são mesmo burros e nem querem aprender.
Mais uma ideia: se a pessoa se recusar a editar o post ela própria, o moderador que o corrigir sempre pode deixar uma linha
Edit pelo moderador - agradeço que deixes de <erro> porque não só impedes que alguns membros entendam o que disseste, como estás a destruir a língua portuguesa. Cumprimentos, moderador.
<erro>1: escrever à pita
<erro>2: abreviar tanto o texto
<erro>3: escrever à pita e abreviar o texto dessa forma
de modo a obrigar já o pessoal a ESCREVER PORTUGUÊS!
p.s.: era para ser uma poll pública.... ups ^^' não sei o que me faltou, mas já não me parece que se possa alterar. Se algum moderador (geral :D) puder torna-la publica, agradeço :) ou pelo menos que retire a parte final do titulo da poll...
JPardinha 31-08-2006, 18:18 Parece que o sim esta a ganhar em grande!! A meu ver penso que todos (moderadores) deviam poder fazer isso, para não ser só uma pessoa senão tinha que ler centenas de posts por dia, porque não basta passar os olhos!!!
Solução: Aprendam a escrever!
Desculpa se vou ser ofensivo, mas acho esta sugestão demasiado estúpida..., o trabalho de um moderador é moderar (lógica da batata..., à lili caneças...) e não dar aulas de Português e muito menos editar posts de pessoal que não sabe escrever!
Todos damos erros, alguns erros são demasiado graves é certo..., pitês já quase que é considerado idioma..., mas alguém ter de ler TODOS os posts (centenas por dia) e corrigir os mesmo? É insustentável, é desumano, é ridiculo!
Em tom de brincadeira já corrigi vários utilizadores do fórum, e olha que resulta..., desde que não se faça uso do flame barato e não dê origem a offtopic, não vejo mal. Quando o faço é quando tenho algo SOBRE A THREAD para comentar também, evitando assim um post de spam, não o faço SEMPRE que vejo uma calinada.
abraços, HecKel
Roadster_Brabus 31-08-2006, 18:22 A melhor solução para não dar trabalho aos mod's e ser mais light (para os corrigidos não pensarem que é um ataque pessoal) é mesmo implementar um corrector no forum.
É facil, é simples e é eficaz.
Desculpa se vou ser ofensivo, mas acho esta sugestão demasiado estúpida..., o trabalho de um moderador é moderar (lógica da batata..., à lili caneças...) e não dar aulas de Português e muito menos editar posts de pessoal que não sabe escrever!
Todos damos erros, alguns erros são demasiado graves é certo..., pitês já quase que é considerado idioma..., mas alguém ter de ler TODOS os posts (centenas por dia) e corrigir os mesmo? É insustentável, é desumano, é ridiculo!
Em tom de brincadeira já corrigi vários utilizadores do fórum, e olha que resulta..., desde que não se faça uso do flame barato e não dê origem a offtopic, não vejo mal. Quando o faço é quando tenho algo SOBRE A THREAD para comentar também, evitando assim um post de spam, não o faço SEMPRE que vejo uma calinada.
abraços, HecKel
Não me parece que tenhas sido ofensivo :) Opiniões são opiniões!
Sim, também tenho o costume de fazer isso (durante um post, corrigir alguém)... mas o problema está em continuarem a errar indiscriminadamente.
Uma equipa de moderadores de lingua já me parece exagerado, no entanto só assim se poderia manter alguma "ordem na língua", e não teria de ser só um!...
Este fórum é português. Era mais ou menos aí que queria chegar. O pitês, principalmente, devia ser corrigido, porque está a ESTRAGAR a língua. "Bué", até se entende que conste do dicionário (calão para "muito"), mas não tarda nada vamos ver dicionários de pitês...
edit - mais, poderia até existir uma espécie de template para o(s) tal/tais moderador(es). A única coisa que ele teria de modificar na PM seria, escrever o erro e a sua correcção, e acrescentar o link para o post. Até seria algo trivial, para quem tiver paciência :)
abraços, HecKel
Não estávamos a falar de erros, esses toda a gente dá, estamos a falar do «pitês»... E não é ver todos, isso sim, seria impossível, mas felizmente a maior parte do pessoal aqui no fórum escreve bem, era é de corrigir aqueles casos mais gritantes.
ZoomBang 31-08-2006, 18:31 Para quem usa a toolbar do Google, escrever correctamente é bastante fácil com o corrector ortográfico integrado. Usa-se sempre o mesmo sistema em todos os sites. Mas nem toda a gente usa.
Mandar uma pm por cada post que se toca, ainda para mais uma pm onde é preciso estar a fazer referências a posts, acredita em mim, não é nada trivial mesmo.
Não só não é trivial como é completamente impraticavel. Esse infeliz não faria mais nada na vida.
Adicionei mais uma opção de resposta.
Haver um moderador só para a escrita acho desnecessário, acho que os moderadores dos próprios fóruns/sub-fóruns podem fazê-lo.
No entanto a pergunta coloca-se, porque é que não se fez isso anteriormente? Devido ao enorme número de tópicos, é quase impossível ver mensagem por mensagem, linha por linha. De vez em quando lá surge mensagens de spam em resposta a uma escrita com erros, e aí somos "pressionados" a corrigir os erros.
Os moderadores, felizmente ou infelizmente, não são pagos para moderar, pelo que é impossível reparar em tudo.
Mandar uma pm por cada post que se toca, ainda para mais uma pm onde é preciso estar a fazer referências a posts, acredita em mim, não é nada trivial mesmo.
Não só não é trivial como é completamente impraticavel. Esse infeliz não faria mais nada na vida.
Teamwork?
Digo, era só dar uma passagem pelo fórum, e se visse erros, corrigia-os.
Talvez os próprios moderadores se pudessem encarregar disto, mas 1) seria dar-lhe (ainda) mais trabalho; 2) existem mod's que erram (é normal...), e 3) há quem não se interesse em corrigir "pitês"...
Se não quisessem PM'ar, basta editar o post para o corrigir, e 'tá a andar.
p.s.: eu não pedi a terceira opção xD mas pedi que alterasses o título ou a tornasses publica...
edit - (o p.s. passou para o MaLok0 ^^')
e eu pensava que não se fazia mais por falta de paciência...
A minha opinião é mesmo de que os erros mais graves devem ser corrigidos, porque ao deixar passar simplesmente acho que não contribui em nada.
Se existisse alguém disposto, não a revistar o fórum todo, mas a corrigir os erros que vê, não seria útil?
caganamata 31-08-2006, 18:42 Os posts e a forma como são escritos são da responsabilidade de quem os redige. Logo cabe ao autor torná-los compreensíveis para que possa ver a sua dúvida esclarecida (caso seja esse o caso) ou a sua opinião devidamente entendida por quem a for ler.
Por esse motivo, a preocupação de se exprimir num português correcto deve partir do próprio autor do post, sem este seja bombardeado por pseudo professores.
O que não falta por aí são correctores automáticos, é uma questão de pesquisarem e usarem os mesmos.
Em relação à implementação de um corrector ortográfico no fórum, é uma questão a discutir, caso seja viável. Um moderador para esse efeito é que está fora de questão.
Eu quando escrevi "Os moderadores, felizmente ou infelizmente, não são pagos para moderar, pelo que é impossível reparar em tudo." espero que não me interpretem mal... Digo isto porque nem sempre temos tempo para tudo, porque também há outra vida além do fórum.
Para mim, verificar os erros ortográficos não tenho problemas.. É certo que também dou os meus erros...
theghost 31-08-2006, 19:00 Que tal, "Os erros ortograficos devem ser corrigidos pelo proprio utilizador?", se querem avisar o utilizador do erro força, mas um moderador para andar a corrigir todos os erros ? Ya right, tinha de estar 24 horas ligado a isto por dia e não devia ter muito descanso.
Acho que todos percebemos que é completamente impraticável estar a corrigir todos os posts. E como já disse anteriormente não vejo necessidade de haver um moderador apenas com essa função. Acho que todos os users podem chamar à atenção de possiveis erros e escrita menos correcta desde que o façam com respeito, sem ofender ninguém.
Flamme posts quando um user chega e dá erros (casos gritantes no sub-forum de psp) são absolutamente inuteis pois o user sente-se ofendido e não altera a sua forma de escrita. É muito mais simples responder e no fim dizer "Agradecia que evitasses o uso de abreviaturas. Tenta escrever correctamente pois essa forma de escrita dificulta muito a leitura."
Sempre que o fiz o user em questão respondeu-me de forma educada e disse que ia tentar alterar a sua maneira de escrever..
SwimmerBoy 31-08-2006, 19:14 Não acho bem...
Só escreve mal quem quer e só lê o mal escrito quem quer, portanto, dar trabalho a uma pessoa para andar a ler (e desculpem a expressão) merda, é dose!!
Acho muito melhor que se inclua um corrector ortoggráfico, ligado por default mas com a possibilidade de cada um o poder desligar no seu perfil!
Giro giro era o "tal moderador" ter que corrigir os erros do caganobosque.... havia de ser biutîfúl!!
Eu acho que o melhor é não alterar os post's, já que isto vai alterar todo o sentido do post.
Se o post está "mal" escrito, então é porque a pessoa que o escreveu não teve qualquer cuidado e consideração com as pessoa que o vão ler, portanto, o cuidado e consideração que essa pessoa merece é nulo.
E também noto que quando alguém faz uma pergunta e escreve na "linguagem da moda" (o pitês) muitos dos membros nem se dão ao trabalho de responder e/ou ler a thread.
Os problemas dos correctores ortográficos são 1) não conhecem TODAS as palavras; 2) o utilizador é que tem de pedir uma correcção antes de post'ar, e de certeza que muitos não o farão...
Estou a ver que apesar de mais gente ter votado no Concordo do que na soma dos dois Discordo's, a opinião geral está em o staff moderador actual corrigir os erros, ou deixar o próprio utilizador os corrigir (mais ou menos como tem sido até hoje). Portanto, aparte do(s) moderador(es) só para a correcção, acham que alguém vai/pode corrigir os posts pitês'cos? Tipo, os próprios moderadores do sub-fórum em questão, podem corrigi-los?
O problema em pedir isto está em dar-lhes mais trabalho...
Bem..., corrector ortográfico? Também discordo mas é aceitável..., tal como alguém já referiu, se eu pretendo ser ajudado tenho de me saber explicar. Se uso um dialecto estranho..., azar o meu. Tão simples quanto isto!
Um corrector ortográfico não está preparado para pitêx, como tal não vai resolver esses casos "dramáticos", logo ferramenta desnecessária.
A opção dos moderadores..., ainda bem que já foi colocada de parte :P
Sinceramente não vejo problema aqui, pode ser um pensamento egoista, mas se eu quero ajuda tento escrever e expressar-me da forma mais correcta, se não o faço, azar o meu. O mesmo digo em relação aos titulos dostópicos que se vê frequentemente "[Ajuda] SOCORROOOOOOO" que são deveras esclarecedores..., estes raramente abro.
Sobre o "ordenado dos moderadores"..., é pá, poupem-me! Isso já é desnecessário referir aqui, todos sabemos que um moderador está no cargo que está de livre e espontânea vontade, ninguém pede a um moderador para fazer o trabalho de máquina nem ninguém pede horas extra! Felizmente o fórum está bem "equipado", vemos moderadores menos "presentes" em posts (mas acredito que presentes na moderação), já não é a primeira vez que se vê o reforço de moderadores em alguns quadros portanto não acho lógica a essa "boca" dos ordenados.
abraços, HecKel
SwimmerBoy 31-08-2006, 19:28 1º - se não conhecem todas as palavras, não usem palavras que não conhecem... Felizmente ou infelizmente, o Português tem muitos e os mais variados sinónimos para muitas palavras!!
2º - O utilizador não tem que pedir uma correcção. Com o firefox (por exemplo), as palavras não reconhecidas são assinaladas como acontece no Word...
O meu melhor conselho é mesmo este. Se não sabem escrever, aprendam. Em vez de andarem a mandar mensagens de telemóvel e passear ou jogar na net, brinquem com o dicionário e com a enciclopédia!
Não é pelo post ser corrigido que as pessoas vão ter mais cuidado a escrever ou não! Isso depende da pessoa e se ela quer ou não escrever melhor!! Acredito ainda que muita gente passaria a desleixar-se cada vez mais por ter "as costas quentes"!
PS- Heckel, o corrector pode não corrigir automáticamente, mas avisa que a palavra está errada e dá algumas alternativas!! O corrector estaria ligado de origem para a malta nova se habituar mas sempre com a possibilidade de o poder desligar dentro de cada uma das contas ;)
SoundSurfer 31-08-2006, 19:30 Só concordo com a possibilidade de haver uma funcionalidade de corrector ortográfico, opcional.
Os moderadores não são escravos de ninguém para agora andarem a ter de corrigir erros ortográficos.
Penso até que a maneira de escrever dos utilizadores pode revelar um pouco da sua "personalidade" (sem qualquer tipo de sentido depreciativo) e ainda a maneira como encaram o fórum.
A desvantagem do corrector embutido no fórum (aceitável) está em o utilizador saber que está a escrever mal, mas mesmo assim decidir postar.
Realmente concordo com o SwimmerBoy... as pessoas deixariam de se preocupar com os erros porque sabem que eles seriam corrigidos. Mas ter uma mensagem no post a dizer "post editado pelo desleixo do utilizador", ninguém gosta de ver :D
Agora desviando-me um pouco, que acontece aos utilizadores que só postam em pitês ?
A desvantagem do corrector embutido no fórum (aceitável) está em o utilizador saber que está a escrever mal, mas mesmo assim decidir postar.
Realmente concordo com o SwimmerBoy... as pessoas deixariam de se preocupar com os erros porque sabem que eles seriam corrigidos. Mas ter uma mensagem no post a dizer "post editado pelo desleixo do utilizador", ninguém gosta de ver :D
Agora desviando-me um pouco, que acontece aos utilizadores que só postam em pitês ?
Eu acho que já deve ser mau suficiente ninguém sequer dar importância aos post's deles.
StormhawK 31-08-2006, 19:40 Toda a gente goza com eles e ninguém responde ao que dizem.
Costuma ser isso.
Sobre a ideia de haver um moderador de linguagem... epa completamente impraticavel.
Sou da opinião de eventualmente ser implementado um corrector ortográfico no forum, agora um moderador para andar a corrigir post's? Penso que não faz sentido os moderadores têm como função principal como o nome indica "moderar" que possam corrigir determinados erros optimo, melhor agora existir um moderador com essa função? 8o
(Também devido a envergadura do forum era um trabalho algo complicado, assim sendo o meu voto seria para um sistema de corrector ortográfico).
cump's.
Entendido :) Neste segundo, 52.17% concordou, mas percebo o que me querem dizer com impraticável... apenas achava que podia existir alguém que pudesse ver o fórum como um membro, e corrigir (ou avisar o utilizador sobre) erros. É que se um utilizador qualquer disser a outro "tens um erro aqui e ali e tal" o outro responde com "E quem és tu para me dizer isso?". Neste fórum ainda não vi isso, mas já me aconteceu. Sim, reportei-o e ele foi suspenso (para voltar a seguir). Foi no tal fórum de VB onde eu passava tanto tempo xD
Aparicio 31-08-2006, 20:01 Era bom que houvesse alguém que corrigisse os erros, mas deve ser um trabalho muito chato e cansativo.
Põe-se nas regras de utilização do fórum que é obrigatório o uso de lingua portuguesa.
Quem não o fizer conta como infracção. Mais agora com o novo sistema de sanções (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103860).
Se for a primeira vez avisa-se, á segunda fica sem assinatura a por ai fora como está no novo sistema de sanções.
Mas isto para os k's x's e pitex, não para um erro ortográfico normal que acontece por engano.
Que acham.
Era bom que houvesse alguém que corrigisse os erros, mas deve ser um trabalho muito chato e cansativo.
Põe-se nas regras de utilização do fórum que é obrigatório o uso de lingua portuguesa.
Quem não o fizer conta como infracção. Mais agora com o novo sistema de sanções (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103860).
Se for a primeira vez avisa-se, á segunda fica sem assinatura a por ai fora como está no novo sistema de sanções.
Mas isto para os k's x's e pitex, não para um erro ortográfico normal que acontece por engano.
Que acham.
:beerchug::beerchug: Completamente de acordo!
Discordo completamente.
Acho que quem escreve os posts tem o dever de os escrever bem, senão ou é avisado por um mod, ou leva sanções (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103859): incluindo o post apagado em casos extremos.
Pá, em si, acho que não ha capacidade de ter uma pessoa a corrigir cada erro que aparece, pois são postos centenas de posts diáriamente na techzone, e ningúem, voluntáriamente, faria isso, pois alem de ser desgastante, ainda tem o problema de poder estar a alterar a opinião de alguém involuntáriamente e depois arrecadar com consequências...
Não, não. Acho que, por exemplo, escrever "A Tz rulla pq é fixe" é aceitável, mas "A Tz rulla pq éh fix" já é uma abuso... E nesses casos, devia de haver um método específico de alertar o user que postou...
Sou contra este tipo de acções de "deixa cá corrigir-lhe o post" porque pode-se estar de alguma forma a alterar o sentido do post, e sendo um fórum um lugar de discussão, cada um tem a sua opinião, e cada post vale o que vale, e alterar o seu significado (mesmo que involuntáriamente) pode gerar confusão.
Por mais boa que seja a ideia, acho que um mod a corrigir o que é escrito é ridiculo.
Já alguém pode ter escrito isto, mas confessso que ainda não li a thread toda, e decidi dize-lo pelas minhas palavras.
Cumps
Eu quando fui moderador de outro fórum corrigia sempre os erros das outras pessoas, mas era um fórum de pequenas dimensões e portanto era exequível. Neste parece-me demasiado complicado...
Aparicio 31-08-2006, 20:17 Discordo completamente.
Acho que quem escreve os posts tem o dever de os escrever bem, senão ou é avisado por um mod, ou leva sanções (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103859): incluindo o post apagado em casos extremos.
Pá, em si, acho que não ha capacidade de ter uma pessoa a corrigir cada erro que aparece, pois são postos centenas de posts diáriamente na techzone, e ningúem, voluntáriamente, faria isso, pois alem de ser desgastante, ainda tem o problema de poder estar a alterar a opinião de alguém involuntáriamente e depois arrecadar com consequências...
Não, não. Acho que, por exemplo, escrever "A Tz rulla pq é fixe" é aceitável, mas "A Tz rulla pq éh fix" já é uma abuso... E nesses casos, devia de haver um método específico de alertar o user que postou...
Sou contra este tipo de acções de "deixa cá corrigir-lhe o post" porque pode-se estar de alguma forma a alterar o sentido do post, e sendo um fórum um lugar de discussão, cada um tem a sua opinião, e cada post vale o que vale, e alterar o seu significado (mesmo que involuntáriamente) pode gerar confusão.
Por mais boa que seja a ideia, acho que um mod a corrigir o que é escrito é ridiculo.
Já alguém pode ter escrito isto, mas confessso que ainda não li a thread toda, e decidi dize-lo pelas minhas palavras.
Cumps
Foi basicamente o que eu disse. :)
Toda a gente goza com eles e ninguém responde ao que dizem.
Costuma ser isso.
Sobre a ideia de haver um moderador de linguagem... epa completamente impraticavel.
Faço minhas as palavras do Stormhawk
Foi basicamente o que eu disse. :)
Quando comecei a escrever o último post era o do Stormhawk :)
Sorry :X
#edit: Votei na segunda opção, apesar de achar que é para avisar o "post'er" caso seja algo mais grave.
Raschmaninov 31-08-2006, 20:26 axo k n vale a pena fazerem isso...
eu tb ja pensei em fazer isso num forum, passdo meia duzia de dias desisti pq eram tts os erros que :(....
mas vcs é k sabem...
Epá a pessoa ou se faz entender ou então está lixada porque costuma ser ignorada.Não sejam tão picuinhas,ignorem e pronto. :rolleyes:
Mas pronto, ser arranjarem um escravo para fazer isso é la com ele.
Boas,
Relativamente à sugestão de poder existir uma ou mais pessoas para corrigir erros ortográficos ou de sintaxe, além de ser inexequível na Techzone devido à quantidade de posts/dia, não me parece adequado na medida em que a responsabilidade de escrever correctamente deve recair sobre o utilizador que coloca a mensagem e não sobre um moderador.
O corrector ortográfico é uma sugestão que iremos avaliar.
Bluestrattos 31-08-2006, 23:31 Outra sugestão: sistema de cartões amarelos! Passa a existir uma opção no tópico para os utilizadores votarem se o tópico tem erros ou não. Se esse tópico tivesse demasiados erros esse utilizador era penalizado. por exemplo um dia sem poder entrar no fórum. se ele repetisse, passava a dois dias e assim sucessivamente.
Se começasse a haver abusos (um grupo de utilizadores unir-se contra um utilizador) então esses cartões amarelos passavam a estar disponíveis só aos moderadores (caso estes soubessem diferenças entre "axo" e "acho" ou entre "encontras-te" e "encontraste")
|ferrari| 01-09-2006, 01:08 É uma questão com muitos "Ses".
É realmente complicado corrigir post a post. E é plausivel pensar que a intenção/sentido fosse alterado mesmo que sem essa intenção por parte do moderador.
Mas se pensarmos não num corrector automatico, mas numa resposta automática, onde fosse referido, que os erros ortograficos constituissem dificuldades aos leitores, etc etc talvez fosse mais pratico.
Passando a teoria, escreve-se o texto, do genero, o seu post, foi considerado (...) XPTO mal redigido (...) pelo que deverá tomar atenção (...). Poderá torna-se imperceptivel aos leitores, elevando assim a percentagem de não resposta, bla bla bla (...)
Aqui, das duas uma, ou o user iniciador do post, iria realmente ter mais cuidado no proximo post, ou por falta de "abc" iria voltar a repetir o erro. Sim, porque não nos podemos esquecer, que nem todos os users cometem erros porque querem ou não se preocupam!!!
O sistema de sanções é um boa ideia, mas na minha opinião peca pelo excesso. Numa medida extrema sem dúvida iria reduzir os erros, isso é verdade.
Cumps
steelballzz 01-09-2006, 09:40 Sim, porque não nos podemos esquecer, que nem todos os users cometem erros porque querem ou não se preocupam!!!
ora ai está
para mim é apenas uma forma de discriminação....
Acho que falta ai a opção:
"Não concordo, cada user é responsavel pelo que posta"
Desculpem mas esta deve ser uma das sugestões menos praticas que eu ja vi em muito tempo.
A meu ver cada um é como cada qual, e cada um escreve da maneira que escreve, é do maior interesse de cada user fazer-se entender e explicar as suas questões da melhor maneira possivel isto se quiser ser ajudado pelos outros users.
A criação de um moderador de escrita iria ter um efeito completamente adverso ao esperado ja que por terem conhecimento da existência do mesmo a tendencia seria de deixar de haver preocupação com o que é escrito (Algo na linha do "Deixa arder que o meu pai é bombeiro") e o nivel do Português nos posts iria descer consideravelmente.
Acho louvavel a preocupação com o pitês já que parece que os primeiros membros da geração pituxante parecem estar a dar os primeiros passos aqui no forum mas como podemos ver com este exemplo (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104218) a resposta habitual dos membros deste forum a pitês é o flame ou o puro gozo isto para não falar da tendencia para ignorar o que a meu ver é perfeitamente natural visto querermos manter um determinado nivel aqui dentro, e o user pituxante tem duas hipoteses ou adapta o conteudo dos seus posts de maneira a deixar de ser flamado ou entao deixa de colocar questoes no forum ja que ja sabe por experiencia propria uqe o pitês é flamado, gozado ou ignorado.
Isso aconteceu-me a mim qdo entrei no forum cheio de vicios do irc e talkers em q so usava b's fosse a letra em questão um b ou um v, tanta vez fui flamado que tive de equacionar seriamente a mudança de direcção na minha maneira de postar. Acho que melhorou bastante o meu Português.
|ferrari| 01-09-2006, 12:00 Não sei é possível. Mas porque não incluir um dicionário Portugues - Portugues?!
Assim como existe no office, nos programas de emails, etc... Iria ajudar a detectar o erro, a quem não o percebesse logo, e teria uma sugestão, a que facilmente o user recorreria ao passo dum "click" sem ter que pensar muito! Ajudava quem não sabe. E ajudava os preguiçosos. :D
Na próxima versão do Firefox esta conversa do dicionário estará resolvida
SwimmerBoy 01-09-2006, 12:07 Na próxima versão do Firefox esta conversa do dicionário estará resolvida
Thats my point ;)
que vao para a escola aprender a escrever
Phantasia 01-09-2006, 12:45 Discordo, se a pessoa escreve mal deve de ser chamada á atenção para os seus erros para tentar não voltar a cometer os mesmos no futuro. Se for tudo corrigido sem o user saber, nunca mais aprende e nem sequer repara no erro.
Discordo, se a pessoa escreve mal deve de ser chamada á atenção para os seus erros para tentar não voltar a cometer os mesmos no futuro. Se for tudo corrigido sem o user saber, nunca mais aprende e nem sequer repara no erro.
"chamada à atenção"
Phantasia 01-09-2006, 13:27 "chamada à atenção"
É precisamente a isto que me refiro! Esse é um grande problema meu. Desde sempre embirrei que os acentos devem de ser assim e por mais que me digam não consigo, é automático!
Obrigado!:D
A meu ver concordo com os posts do kakanamaka e do Aparicio. :)
ZoomBang 01-09-2006, 15:07 Também acho completamente impraticável. A quantidade de posts escritos por dia dava trabalho para algumas horas. Não seria preciso fazer correcções em todos os posts mas seria necessários lê-los... :P
Esse trabalho e preocupação deve ficar do lado de quem escreve. Quem escreve bem tem melhores hipóteses de ser bem entendido e encontrado. Quem escreve mal é mais mal entendido e os conteúdos dos posts são dificilmente "buscáveis" por terem palavras que não passam pela cabeça de ninguém. Na busca do fórum nunca uso palavras como "grafika", "prossessador", "munitor" mas já vi posts nos classificados com palavras do género. Será que não querem vender nada?
(Deixa cá verificar a ortografia com a toolbar do Google antes de postar...)
Está OK. Aparecem uns erros mas foram de propósito :)
Ok... desculpem só responder agora, mas já expliquei numa outra thread o motivo. A partir das 8 da noite não posso estar no PC ^^'
axo k n vale a pena fazerem isso...
eu tb ja pensei em fazer isso num forum, passdo meia duzia de dias desisti pq eram tts os erros que :(....
mas vcs é k sabem...
Se repararem, ele escreveu "axo", "k n", "tb", "passdo", "pq", "tts" e "vcs" e "k". Mas da forma que escreveu é totalmente compreensível, e este é dos posts que eu referi que penso que não precisariam de qualquer correcção ou aviso.
ola a tods... vo xipar a minha ps2 mas nao sei se o devo fazer porque ja me disseram k da cabo da playstation ... o que faxo?
E este daqueles mais... :wow:
(de notar que o título diz "aconsenhavel"... wtf??? )
Acho que falta ai a opção:
A criação de um moderador de escrita iria ter um efeito completamente adverso ao esperado ja que por terem conhecimento da existência do mesmo a tendencia seria de deixar de haver preocupação com o que é escrito (Algo na linha do "Deixa arder que o meu pai é bombeiro") e o nivel do Português nos posts iria descer consideravelmente.
Algures entre as primeiras 20 respostas, eu percebi essa ideia... que o pessoal pensaria "ah eu poxo xkrvr cm m aptcr k os modz baum corrijir e eu num perciso d preokpr".
Acho louvavel a preocupação com o pitês já que parece que os primeiros membros da geração pituxante parecem estar a dar os primeiros passos aqui no forum mas como podemos ver com este exemplo (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104218) a resposta habitual dos membros deste forum a pitês é o flame ou o puro gozo isto para não falar da tendencia para ignorar o que a meu ver é perfeitamente natural visto querermos manter um determinado nivel aqui dentro, e o user pituxante tem duas hipoteses ou adapta o conteudo dos seus posts de maneira a deixar de ser flamado ou entao deixa de colocar questoes no forum ja que ja sabe por experiencia propria uqe o pitês é flamado, gozado ou ignorado.
Isso aconteceu-me a mim qdo entrei no forum cheio de vicios do irc e talkers em q so usava b's fosse a letra em questão um b ou um v, tanta vez fui flamado que tive de equacionar seriamente a mudança de direcção na minha maneira de postar. Acho que melhorou bastante o meu Português.
Realmente, eu de vez em quando também fazia respostas como a desse exemplo (não sei é se já fiz isso na Techzone), só que depois recebia PM dos Mod's a avisar que o flame é proibido e que posso ser suspenso se continuar com essa atitude.... não sei se as mesmas regras se aplicam aqui na Techzone, mas se eu puder fazer isso, eheh :-D
que vao para a escola aprender a escrever
A maior parte já lá passou, e mesmo assim os erros continuam.
(maiusculas e pontuação rings a bell? :-D)
Discordo, se a pessoa escreve mal deve de ser chamada á atenção para os seus erros para tentar não voltar a cometer os mesmos no futuro. Se for tudo corrigido sem o user saber, nunca mais aprende e nem sequer repara no erro.
"chamada à atenção"
É precisamente a isto que me refiro! Esse é um grande problema meu. Desde sempre embirrei que os acentos devem de ser assim e por mais que me digam não consigo, é automático!
Obrigado!:D
Há tem acento agudo, e é do verbo Haver (=existe). À tem sempre acento grave. Mais info, http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/17-acentuacao.html ;)
Nestes últimos casos, tem sido assim a minha atitude (gozar com o pitês, ou durante um post (raramente post'o apenas com corecções - spam) quando o erro é despropositado, corrijo a pessoa), só que ora é flame e sou levado a mal, ora o utilizador simplesmente não se interessa pela correcção E também a leva a mal.
Não sei se aqui na TZ é "legal" eu corrigir o pessoal com gozos, como no caso da _krixtiana_ mas se puder, então vou deixar de estar calado :P
Em relação à hipótese de contar erros como infracções, penso que seja um pouco exagerado. Talvez se for um post como o do exemplo do Triston, aí sim, poderia ser uma infracção, mas daí a perder direitos no fórum... talvez só por acumulação de avisos/erros.
EDIT - Impressionante, como o mesmo utilizador fez um repost e nem leu as regras! http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104063
Bem..., agora estamos numa de aulas de Português?
Sobre os flames que o Triston referiu, existem flames provocativos (que em 90% dos casos dão em mais respostas provocativas) e flames "educativos" (se é que a palavra se emprega) que basicamente se trata de "brincar" com uma situação sem ofender ou provocar resposta de offtopic, acho que é facilmente compreensivel que ele se referia a este último.
Sobre a ideia que alguém disse que deveria estar nas regras algo como "Escrever em Português correcto", concordo em absoluto com uma margem de aceitação, claro :P Erros ocasionais ou típicos todos damos, escrever algo ilegivel já me parece motivo para apagar um post/thread...
abraços, HecKel
PS: Pelo que notei nas respostas é quase unânime que todos concordam que a responsabilidade de cada post é do seu autor..., que é que ainda se debate?
um corrector ortográfico embutido no forum. Não é dificil pois já o vi em outros foruns vBulletin.
Não tive para ler tudo, mas acho que os moderadores ja tem mais que fazer e como esta escrito acima, acho que seria o mais funcional
Bem..., agora estamos numa de aulas de Português?
Sobre os flames que o Triston referiu, existem flames provocativos (que em 90% dos casos dão em mais respostas provocativas) e flames "educativos" (se é que a palavra se emprega) que basicamente se trata de "brincar" com uma situação sem ofender ou provocar resposta de offtopic, acho que é facilmente compreensivel que ele se referia a este último.
Sobre a ideia que alguém disse que deveria estar nas regras algo como "Escrever em Português correcto", concordo em absoluto com uma margem de aceitação, claro :P Erros ocasionais ou típicos todos damos, escrever algo ilegivel já me parece motivo para apagar um post/thread...
abraços, HecKel
PS: Pelo que notei nas respostas é quase unânime que todos concordam que a responsabilidade de cada post é do seu autor..., que é que ainda se debate?
É claro que eu vou começar a corrigir o pessoal, mas sem flames! I'm a nice fellow :P
Em relação ao P.S., o paradoxo está em a maior parte do pessoal RESPONDEU "discordo", mas VOTOU "concordo"... todos os que votaram deviam responder.... pelo menos a soma dos "discordo" é superior ao "concordo"
Que é que se debate? Realmente, penso que a discussão (pelo menos a base) já terminou...
steelballzz 01-09-2006, 17:01 eu por ex não votei
não achei k nenhuma das opções espelhasse o meu ponto de vista
caganamata 01-09-2006, 17:09 É claro que eu vou começar a corrigir o pessoal, mas sem flames! I'm a nice fellow :P
Um bocado pretensioso, na minha opinião. Pode haver quem não queira ser corrigido e depois arriscas-te a ouvir o que não queres. Uma coisa é corrigir na brincadeira ou ocasionalmente. Tudo o que ultrapassar isso será desnecessário e maçador, até.
Uma coisa são erros esporádicos ou troca de letras qd se escreve rápido outra coisa é o "IRC mode".
Na minha opinião o primeiro percebe-se perfeitamente o que se pretendia dizer no segundo acho que é uma falta de respeito pelos restantes users do forum.
No meu caso tenho muita dificuldade em ajudar alguem que escreve dessa maneira.
Acho que é preciso saber estar. esta questão tem muito a haver com isso.
eu por ex não votei
não achei k nenhuma das opções espelhasse o meu ponto de vista
Se o steelbalzz não se importa vou usar o post dele para mostrar uma coisa
Aparentemente o post tem erros. Não é só aparentemente. Tem mesmo. Mas lendo bem vê-se que foi ele que quiz isto assim. Na realidade não tem mesmo erros. Tem abreviaturas.
Agora imagina avaliar isto à escala do fórum. E esta mensagem era bastante simples e clara. Outras nem por isso.
Estás a ver onde é que um gajo se ia meter?
steelballzz 01-09-2006, 17:24 Se o steelbalzz não se importa vou usar o post dele para mostrar uma coisa
nada mesmo
be my guest...
Se o steelbalzz não se importa vou usar o post dele para mostrar uma coisa
Aparentemente o post tem erros. Não é só aparentemente. Tem mesmo. Mas lendo bem vê-se que foi ele que quiz isto assim. Na realidade não tem mesmo erros. Tem abreviaturas.
Agora imagina avaliar isto à escala do fórum. E esta mensagem era bastante simples e clara. Outras nem por isso.
Estás a ver onde é que um gajo se ia meter?
Mas era esse o meu ponto. Abreviaturas não são problema, se forem perceptíveis. Isto é, se uma pssoa kiser abreviar o post, por ex. pk tá c/pressa, n vejo nenhum prob nisso. Mx x agr kixer mmo xkrvr à pitah,aí o ppl ja n curt.
para o caganamata, eu sei estar com os outros ;) não digo "Ó BOI! "À" USA O ACENTO GRAVE! IDIOTA!!!" como é óbvio (exemplificando apenas o erro do Phantasia. Espero que ELE não me leve a mal ;) ). Mas isso agora o pessoal do fórum com o tempo já me vai ver a corrigir. Penso que não vou estar a quebrar regras.
Não vai ser ao gozo, mas mais à brincadeira, como o caga* disse
SwimmerBoy 01-09-2006, 17:55 O problema é que nem todos levam a bem...
Lembra-te que a tua liberdade termina quando a dos outros ;)
São sempre complicadas estas situações.
As pessoas deixaram de saber escrever, eu já começo a ser afectado, mas tento sempre me corrigir antes de escrever asneira.
Abreviaturas uso por vezes, do género: pq, qq, e pouco mais.
Escrias imperceptíveis (pitês) passo à frente, ignoro, agora erros ortográficos já tentei corrigir, mas normalmente dá asneira, é preciso as pessoas quererem ser corrigidas.
Há coisas que irritam mesmo, a escrita pitêsa, fizes-te, fizeste e afins.
Existir um moderador para o efeito é impensável e impraticável, agora um espírito de entre ajuda entre os moderadores e os users é uma boa ideia.
O corrector ortográfico incorporado pode ser chato, ajuda mas pode nem sempre ser da melhor maneira o que pode ser irritante quando a pessoa está a tentar 'postar' rapidamente ele estar a avisar que existem erros na escrita.
É uma questão de bom senso e compreensão e é preciso que as pessoas queiram ser ajudadas.
Cumprimentos
PS: Que grande post, entusiasmei-me :)
Mas era esse o meu ponto. Abreviaturas não são problema, se forem perceptíveis. Isto é, se uma pssoa kiser abreviar o post, por ex. pk tá c/pressa, n vejo nenhum prob nisso. Mx x agr kixer mmo xkrvr à pitah,aí o ppl ja n curt.
Não são problema depois de leres o post e perceberes o que lá antes. Antes tudo é problema, tudo tem que ser lido e interpretado. Absolutamente tudo.
[...]
para o caganamata, eu sei estar com os outros ;) não digo "Ó BOI! "À" USA O ACENTO GRAVE! IDIOTA!!!" como é óbvio (exemplificando apenas o erro do Phantasia. Espero que ELE não me leve a mal ;) ). Mas isso agora o pessoal do fórum com o tempo já me vai ver a corrigir. Penso que não vou estar a quebrar regras.
Não vai ser ao gozo, mas mais à brincadeira, como o caga* disse
Um exemplo disso seria eu dizer-te que tens um erro no teu post, já que uma frase deve sempre iniciar com letra maiúscula.
Ora, isso seria encher o fórum de posts inúteis, se eu quiser seguir uma discussão sobre o último processador da intel e me deparar com posts para correcções ortográficas, isso apenas me vai fazer perder o interesse na thread, não trazendo nenhuma mais valia para o fórum (e correndo o risco de ferir a susceptibilidade do user que corrijo). Desaconselho por isso a correcção de posts, ainda que a intenção possa ser a melhor.
Ninguém sabe tudo nem ninguém é melhor que ninguém por isso não faz sentido nenhum para mim andar a colocar posts no fórum para corrigir ortografia de outros utilizadores. Nos casos abusivos de abuso de "pitês" não será necessário ter uma pessoa dedicada a corrigir isso pois toda a gente irá cair em cima do utilizador.
Um exemplo disso seria eu dizer-te que tens um erro no teu post, já que uma frase deve sempre iniciar com letra maiúscula.
Whoops ^^' (aparte: se fossemos corrigir estes erros de maiúsculas, estavamos bem estavamos... xD )
E, mantenho o que disse sobre o "sei estar com os outros". Perceberão quando me virem a corrigir :P não vou estar a corrigir tudo e todos, obviamente. Só os casos mais.... desesperados (vêem-se muitos) [diz-se vêem ou vêm?]
Enfim... depois vocês percebem o que eu digo ;)
Ainda há tema? Se não penso que a thread pode já ser fechada. Chegamos todos (uns mais tarde que outros :002: ) à conclusão que cada um ou escreve bem ou leva com o pessoal em cima :-D
Cumps [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]]
angelofwisdom
se houver alguma coisa que controle isso dever ser uma só... corrector embutido no sistema do fórum... votei um moderador somente para isso tomando esse moderador como o sistema de corrector ortográfico..
no entanto se não souberem escrever façam como eu e passem os fossos posts antes pelo gmail.. (o que nao resulta pois ha erros que ficam na mesma...)
a solucao e escrever em ingles..!
ps: letras grandes no inicio não e pra ser usado nos fóruns... isso é usado por jovens senhores de 55 anos que não estão acostumados a escrever para o pessoal de fóruns.. (tipo meu pai..)
ps: letras grandes no inicio não e pra ser usado nos fóruns... isso é usado por jovens senhores de 55 anos que não estão acostumados a escrever para o pessoal de fóruns.. (tipo meu pai..)É uma questão de hábito. Tal como escrever tudo direito sem recorrer a abreviaturas o é.
Eu sempre que reparo em alguma frase minha com minuscula no inicio, corrijo.
BTW (só para dar o exemplo quanto a isto, evitem offtopic sobre o tema a serguir), comecei a ler o "Memorial do Convento" de José Saramago ontem, e mete-me uns nervos profundos ele escerever várias falas na mesma frase, apenas marcando o inicio de cada uma destas com uma letra maiúscula...
Acho que, no fim disto tudo, a conclusão que obtemos é que quanto melhor escrevermos aqui no fórum (a nivel de ortografia, gramatica, pormenores como este das maiúsculas) melhor compreendidos somos e menos nos arrsicamos a levar com flames sobre a maneira como escrevemos.
Ah, so mais uma coisa, penso que no fórum da Portugal-a-Progamar é uma das coisas que eles tentam que fique bem claro: As frases começam sempre por uma maiúscula. Penso que li isto nas novas regras implantadas ha uns tempos no fórum deles.
Cumprimentos
E assim se pratica, o bom português.
Acho piada tudo a escrever direitinho neste tópico... :-D Isso sim é a solução, auto-moderação.
Ah, e muito "boa gente" que aponta os erros dos outros não vê os seus... é que há erros tão subtis, que facilmente qualquer um comete ;)
oberon69 03-09-2006, 11:56 digam-me se ao escrever no Microsoft Word,mandam depois o texto para algum moderador antes de o imprimirem ou publicarem algures....pois
Não será obvio que basta um corrector ortográfico..?...As máquinas foram feitas para facilitar o trabalho do homem.
E mais: podem dizer " sim mas com um corrector os erros continuariam a existir pois nem todos estao para alterar na hora de carregar em publicar"
Certo: mas isso já é como tudo...
quem quer (ker) mesmo (memo) dar (dr) os erros, dá-os (dalos)
com um corrector embutido, muitos eram evitados...assim..talvez até eu aqui tenha erros...
Um aparte: "dá-os" está incorrectamente abreviado para "dalos", porque não só não existe "dalos" como tem o mesmo numero de letras, e portanto a abreviatura é desnecessária.
kem ker mm dr erros, da-os. Seria assim que eu escreveria.
A questão é... e não querendo eu agora "reaquecer" a discussão :P abreviaturas (pelo menos por mim) passam, desde que se percebam. O meu único problema, e que foi o que me levou a criar a thread, é mesmo o abuso de alguns utilizadores ao escrever naquela lingua paralela ao português :P
@ AbuTrE: será que o pessoal vai todo escrever assim? Ah que bom seria :D
Cumps [[[[[[]]]]]]
angelofwisdom
p.s.: eu sei que todos temos os nossos erros ;) eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal :confused: alguém me corrija sff ^^'
"... eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal... alguém me corrija sff".
Este fórum não é sobre a língua portuguesa, mas é com ela que nos exprimimos. É interessante o problema do "aquecer" (correcto) porque com o "parece-me" está tudo bem. Também já se sabe o poder da TV e rádio, o pleonasmo "eu pessoalmente" é inútil mas várias figuras da nossa praça abusam dele e assim o propagam.
Não concordo que haja moderadores a editar posts por causa da escrita. Também discordo de abreviaturas - porque isto é um fórum e não um sms. Além disto, há uma enorme diferença entre erros ortográficos e os de quem não sabe mesmo escrever.
Há outro elemento que nunca vi discutido e que só mostra até que ponto pode ir a colonização linguística: o uso de palavras (normalmente) inglesas quando existem equivalentes em português. Parece que não basta o facto de haver termos sem tradução... e isto se dever a que, quem inventa as tecnologias, as nomeia...
Aqui leio "users activos", "flames" (que tem o mesmo número de letras que "chamas"...), "poll", "LAN", "link", "cooler", etc.... E está tudo "normal"...
neologismos e estrangeirismos são diferentes de escrever português com erros.
Amukinado 10-09-2006, 19:59 epá...na minha opinião, bastante radical, sim, radical, qualquer membro do fórum que escreva assim, deve ser avisado uma vez... dependendo da resposta ou dos futuros posts, ou permanece, ou é banido, mais nada! Nós agora temos de andar aqui a preocupar-nos com esses putos que não têm respeito por nada(pq maior parte são putos) e eles ainda se julgam os maiores(começa a ser comportamento tipico desta geração). Comigo eram avisados, não respeitam, "porta da rua é serventia da casa". Quem aqui está tem que respeitar o que aqui se faz, da forma que se quer fazer. Se é um fórum ptgues, se é definido que aqui se escreve em ptguês, só têm é que cumprir. Abreviaturas toda a gente usa, eu usei aqui umas poucas, mas acho que tudo se percebe aqui. E se repararem, não é nos "Q", nem nos "n" que abrevio, pq n abrevio palavras por apenas duas letras, mas este sou eu! Quanto a haver um mod só para isso... não deve ser trabalho facil... acho que todos os mod's têm o poder de avisar um user qd detectam um abuso...nao vamos agora por um ou dois mod's à caça de erros ou abreviações... é o que eu penso!
Cumps
Noeljunior 10-09-2006, 20:54 "... eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal... alguém me corrija sff".
Este fórum não é sobre a língua portuguesa, mas é com ela que nos exprimimos. É interessante o problema do "aquecer" (correcto) porque com o "parece-me" está tudo bem. Também já se sabe o poder da TV e rádio, o pleonasmo "eu pessoalmente" é inútil mas várias figuras da nossa praça abusam dele e assim o propagam.
Não concordo que haja moderadores a editar posts por causa da escrita. Também discordo de abreviaturas - porque isto é um fórum e não um sms. Além disto, há uma enorme diferença entre erros ortográficos e os de quem não sabe mesmo escrever.
Há outro elemento que nunca vi discutido e que só mostra até que ponto pode ir a colonização linguística: o uso de palavras (normalmente) inglesas quando existem equivalentes em português. Parece que não basta o facto de haver termos sem tradução... e isto se dever a que, quem inventa as tecnologias, as nomeia...
Aqui leio "users activos", "flames" (que tem o mesmo número de letras que "chamas"...), "poll", "LAN", "link", "cooler", etc.... E está tudo "normal"...
também queres traduzir na programaçao? ou ainda mais basico. nao te esqueças, aqui no forum, quando quiseres escrever em negrito nao metas [b] mete [n] ok? ;)
se se usam termos ingleses muitas vezes é pq sao precisos. o preferes falar à google? de quanto é o teu "barra-ônibus dianteira do tamanho"?
o resto ja foi dito.
Pah eu acho que o corrector ortográfico é uma ideia parva dado que uma grande parte dos termos que usamos ou são em inglês ou são palavras k nem existem (como overclockar) e por aí a fora...
Quanto à escrita à pita e coisas do género, o moderador da respectiva secção que trate disso... Eu tenho andado meio afastado do forum por motivos de trabalho mas de qq maneira tenho lido bastantes posts e não vejo assim muitos tão escandalosos quanto isso...
O forum está bem como está a meu ver, se querem tudo em português correcto vão ver o site da porto editora ou coisa do género não um forum de informática...
Quanto ao post acima, qualquer dia obrigam-nos a escrever "octetos" ...
steelballzz 10-09-2006, 21:18 Pah eu acho que o corrector ortográfico é uma ideia parva dado que uma grande parte dos termos que usamos ou são em inglês ou são palavras k nem existem (como overclockar) e por aí a fora...
Quanto à escrita à pita e coisas do género, o moderador da respectiva secção que trate disso... Eu tenho andado meio afastado do forum por motivos de trabalho mas de qq maneira tenho lido bastantes posts e não vejo assim muitos tão escandalosos quanto isso...
O forum está bem como está a meu ver, se querem tudo em português correcto vão ver o site da porto editora ou coisa do género não um forum de informática...
Quanto ao post acima, qualquer dia obrigam-nos a escrever "octetos" ...
completamente de acordo
poupaste-me umas quantas letras
cumps
destr0yer 10-09-2006, 21:18 Escrita a pita era preciso um corrector ortográfico de 1024 bits:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Sobre um corrector embutido no forum, se revelar útil, é bem, ao menos lima os erros mais comuns, como falta ou má acentuação, escritas do tipo "aconteçe" ( :biglaugh: ) e cenas afins
não consegues compreender um post que tenha "aconteçe" em vez de acontece ? Para o tipo de informação da qual tratamos não é um erro desses que vai influenciar a compreensão apesar de poder incomodar alguns mais puristas da lingua portuguesa...
destr0yer 10-09-2006, 21:24 Também dá para percebir um "código de pitês", é preciso ligar o decoder interno celebral :lol:
Epah eu sou sincero quando digo que raramente entendo o que escrevem à pitês... Provavelmente entendia melhor se fosse em binário...
destr0yer 10-09-2006, 21:32 Yah, percebo melhor códigos escrito em uma linguagem de programação :D
bluei16_ 10-09-2006, 21:35 Solução: Aprendam a escrever!
abraços, HecKel
como e obvio nao li a thread toda mas partilho especialmente da opiniao do heckel. desde q escrever da minha forma nao tenha mal :D
Yah, percebo melhor códigos escrito em uma linguagem de programação :D
<spam>
Ya! Vou começar a postar com interrupções em Assembly usando ASCII e caracter a caracter :x2:
Depois quero ver respostas tuas :P
</spam>
Eu detesto ver erros tipo "çe" e "çi", no entanto tenho de admitir que isso não afecta absolutamente nada a leitura de um texto, agora pitês..., isso não é erros..., é analfabetismo puro.
Sobre o corrector ortográfico, concordo com o que disseram agora. Este é um fórum de Tecnologia, não é um fórum da Porto Editora. No entanto acho que não vai "estorvar", se existir a opção de verificar a ortografia (opcional para o utilizador) sempre é capaz de ajudar um pouco...
abraços, HecKel
bluei16_ 10-09-2006, 21:43 tambem n sou tao radical nesse aspecto. acho completamente vergonhosa a forma como muita gente escreve, nao por apenas abreviarem, mas por n saberem sequer escrever. acho que sim, deve s abreviar, mas sem grandes exageros. assim mais ou menos cm eu faço :p
Não concordo minimamente. No maximo, em casos absurdos e ou Pita o moderador deve avisar... pah aprendam a escrevr portugues e mais nada... e olha que eu nao sou o melhor exemplo! mas se um user escreve de tal maneira mal que nao de para perceber um cu.. faz-se pressão sobre ele e vao ver como ja passa a ir pelo menos ao word 1º...
bluei16_ 10-09-2006, 22:15 isto nao e um forum de portugues, mas acho que deviamos tentar combater a analfabetizaçao. e preciso ter um pouco de vergonha na cara
"também queres traduzir na programaçao? ou ainda mais basico. nao te esqueças, aqui no forum, quando quiseres escrever em negrito nao metas [b] mete [n] ok? ;)
se se usam termos ingleses muitas vezes é pq sao precisos. o preferes falar à google? de quanto é o teu "barra-ônibus dianteira do tamanho"?
o resto ja foi dito."
Obrigado pelos [b] e [n] mas não vejo nenhuma formatação especial no meu post original. Nem podia ver - não usei nenhuma. Básico de todo! Estás a ver mal.
O teu post é bastante elucidativo!
Não quero nem deixo de querer traduzir coisa nenhuma, já foi feito há muito! Escrevi "Parece que não basta o facto de haver termos sem tradução...", a "programação" foi acrescentada por ti, não imagino o que "cooler tenha a ver com isso!!
Os exemplos que dei têm correspondentes, todos eles - e há muitos mais. Não falo de traduções à google. Mas fiquei esclarecido com a resposta.
Costumo editar títulos de threads com erros daqueles flagrantes.
Agora corrigir posts? Não me parece, tenho mais que fazer. Não cabe à equipa de mods dar educação a quem não a tem. Falo por mim quando digo que não sou professor nem pai de ninguém.
Se as pessoas não sabem escrever em condições (e não falo só de erros ortográficos) não é um corrector automático que as vai ajudar, aliás, até pode ser bastante prejudicial.
Imaginem por exemplo quando essas pessoas tiveram que escrever um currículo ou responder a um teste escrito numa entrevista de emprego. Não vão ter nem correctores automáticos nem moderadores a corrigir os erros.
Acham que poderíamos ajudar o pessoal que escreve mal e com erros? Ok, eu ajudo:
Larguem o computador e vão ler um livro.
Não concordo, aliás, acho ridiculo.
cada um escreve como quer/sabe. se estão incomodados é fazer um aviso simpático, se tiverem algo mais a acrescentar á thread, caso contrário estão a infrigir as regras do forum.
quando aparecem miudos de 12 anos a escrever de facto muito mal até se aceita um aviso mas ja tenho visto verdadeiros massacres.
e já agora aproveito o titulo do tópico para falar de algo mais,
uma vez escrevi num tópico a palavra "f0da-se" (mas com "o", foi antes de haver **s) e um moderador veio editar substituindo-a por "editado", compreendo que moderem; mas porque raio é que ninguem edita quando esrevem "fdx" ou "fds" ou outra qualquer variação de sintaxe para o mesmo significado?
obrigado!
edit - @ Heckel: erros como o que vimos no chimarrão? :P
@ Sway: provavelmente porque "f0da-se" é uma palavra que lida é mais "forte" que "fdx". Dá uma impressão mais... forte. Parece que a queres mesmo dizer, enquanto que abreviada dá a impressão que é apenas uma interjeição.
Na minha opinião a diferença está:
AVISO: Usei TAG's SPOILER mas o objectivo é: as próximas frases têm palavras menos apropriadas. Se consideras o seu conteúdo ofensivo, não as tentes ler. Basicamente, Rated R for language :P (e peço desculpa aos MOD's)
Frase mais forte:
F0DA-SE, ENGANEI-ME!
Frase mais.. natural, onde o palavrão choca menos:
fdx, achas mesmo?
Percebes a diferença?
@ Ypslon: para ti, estrangeirismos são problema? Dizes "CPU" (Central Processing Unit) ou "UPC" (Unidade de Processamento Central)? Dizes "UPS" (Uninterrupt power supply) ou "FEI" (Fonte de Energia Ininterrupta)?
Para além disso, normalmente dizemos PC e não CP. Nem dizemos MP, mas sim PM (Personal message). RAM ou MAA? ROM (Read-only memory) ou MNE (memória não editável (nome improvisado para o exemplo)). CD ou DC? "Epah, dá-me o DC com as fotos."
Simplesmente dámo-nos melhor ao usar os termos originais, venham eles de onde vierem. É como nomes próprios. Não traduzes "Johnny" para João.
Ok, "users activos" pode ser escrito "utilizadores activos"; mas prefiro bastante dizer que "y foi flammado por x" (mesmo não sendo "flammado" uma palavra válida), do que dizer "y foi queimado por x".
Poll é votação.
Queres traduzir "LAN Parties" para "Festas de RAL"? (Local Area Network -> Rede de Área Local)
Link, ligação... percebe-se... ou não?
Cooler, arrefecedor....
A questão é... e não querendo eu agora "reaquecer" a discussão
Se notares, eu mesmo em dúvida entre o "aqueçer" e o "aquecer", escolhi o correcto. A minha dúvida está nas cedilhas em geral. Por - raras - vezes, erro nas cedilhas. Foi apenas isso que eu disse.
O resto, é gíria informática. Simplesmente, se não sabes, perguntas. Mas muito sinceramente, eu acho normal.
Eu penso que já fiz entender que o meu objectivo é o pitês, e os erros mais... exagerados. Se não há corrector (humano ou programado), simplesmente continuaremos a ver estes posts a aparecerem sem mais nem menos. Acho que pelo menos um passo devia ser tomado em relação a isso.
Não acho necessário. Cada um escreve da sua forma. Quem abrevia é porque dessa forma poupa tempo a escrever. Quem usa "pitês" é porque está habituado(a) a escrever assim no mIRC, MSN, etc. A minha opinião é que só se deve agir no caso de ser algo completamente inelegível, enviando uma PM por exemplo para avisar.
Eu faço a seguinte analogia. Ter um moderador "ortográfico" é como ter um moderador que te modere como deves raciocinar.
blueangelman 11-09-2006, 08:57 Eu faço a seguinte analogia. Ter um moderador "ortográfico" é como ter um moderador que te modere como deves raciocinar.
eu concordo com o teu raciocinio..acho completamente descabido um moderador ortográfico..coitado, nao fazia mais nada na vida.:-D
Epá se forem a corrigir todos os erros ortográficos que estiverem no fórum, então vão ter muito que fazer.
Esse trabalho cabe aos professores fazer xDD . Agora também acho que não devem chamar a atenção só porque não pôs um acento ou uma virgula, tem de ser em casos extremos como por exemplo "concigo" x)) :002:
Twilight 11-09-2006, 14:05 Claro k se compreende quando se escreve "aqueçe" em vez de "aquece", afinal de contas, a maior parte das abreviações k se faz são fonéticas. Mas! Esta é uma questão de educação primária. Uma coisa k se aprende na primeira classe e k, a meu ver, não tem desculpa!
Vocês podem até saber tantas línguas como o Papa e utilizarem pelo menos duas regularmente, mas garanto-vos k o papa sabe escrever bem na língua mãe dele!
Depois há ainda o problema do "há" e do "à"... mas isso já será demais para um post só!
Só para finalizar. Sei k muitos de vós programam. Tentem escrever em C/C++ "mein()" em vez de "main()"! Tem o mesmo som, mas o k será k o compilador vos vai dizer!?
bluei16_ 11-09-2006, 14:44 para "terminar" com isto, acho que a soluçao mais facil era simplesmente cada um integrar-se na soluçao. nao custa nada mandar uma pm a alguem a dizer como se escreve determinado vocabulo. obviamente um moderador so para isto seria absurdo, como ainda mais seria se fosse um normal. agora sinceramente nao me sinto confortavel ao ler coisas escritas por analfabetos. volto a frisar q deviam ter vergonha
Twilight 11-09-2006, 16:34 para "terminar" com isto, acho que a soluçao mais facil era simplesmente cada um integrar-se na soluçao. nao custa nada mandar uma pm a alguem a dizer como se escreve determinado vocabulo. obviamente um moderador so para isto seria absurdo, como ainda mais seria se fosse um normal. agora sinceramente nao me sinto confortavel ao ler coisas escritas por analfabetos. volto a frisar q deviam ter vergonha
Lol, já começavas a usar maiúsculas e acentos :P
S.T.E.E.L. 11-09-2006, 23:35 Eu adoraria ser esse moderador... :D :D :D Tenho aversão a erros ortográficos... :004:
bluei16_ 11-09-2006, 23:36 Lol, já começavas a usar maiúsculas e acentos :P
uma coisa e facilitar outra coisa e claramente escrever mal. nao que assim seja escrever bem, mas acho que me faço entender ;)
a falta de acentos nos "é" é terrível, e dá muita confusão em certas frases...
@angelofwisdom: nem nascido eras e já eu terminara 1 curso de 3 anos na IBM. Naquela altura o inglês era soberano e os "senhores" da IBM adoravam o jargão que os colocava num mundo que só eles decifravam!
Em 1994 surge o 1º Office em português, o Windows veio no ano seguinte.
Com esta informação deve ter ficado claro que conheço bem a terminologia inglesa. Até admito que pode ser mais complicado usar operadores lógicos em português que em inglês ou dizer "ambiente de trabalho", "rede local", “reiniciar”, "dissipador"... Hábitos...
"Simplesmente dámo-nos melhor ao usar os termos originais, venham eles de onde vierem. É como nomes próprios. Não traduzes "Johnny" para João."
Dás-me toda a razão, é disso mesmo que já falei! A diferença é que não são nomes próprios, John é João - traduzindo, CPU é processador, PC é computador… mas Lennon é Lennon - sem tradução, UPS/RAM/ROM. Não inventemos siglas!
Ninguém disse não entender “aqueçer”, “á” (em vez de “há”) e até construções gramaticais bizarras a lembrar vagamente o português. Afinal o tema foi lançado por ti, o que aqui tenho escrito foi por partilhar o teu interesse pelo mesmo – porque há posts dignos de portugalnoseumelhor! Pela parte que me toca, chega para me ficar pelos títulos.
Não escrevas a preto :S Para quem usa a skin escura..., não se vê nada.
Não metas cor definida que o próprio CSS trata de meter isso fofo :P
abraços, HecKel
Ninguém aqui é professor nem blá blá blá, a verdade é que a deixarmos erros ortográficos escritos acabamos por perpetuar o seu uso. De tantas vezes ver o 'aqueçe' escrito, é óbvio que alguém vai memorizar isso e ficar na dúvida na próxima vez que escrever a palavra. Já devem ter reparado ao longo da vossa vida que, por vezes, aprende-se mais facilmente o erro. ;)
oberon69 12-09-2006, 10:54 pois ,ora aí está um problema que esse sim parece-me ainda mais interessante: os estrangeirismos ( users activos, flames, nets,posts, etc e tal...
Alguns admitem-se pois surgiram naturalmente com o aparecimento da internet (a propria palavra nao é portuguesa...), mas outros há que sao um exagero. Exagero porque seria tanto mais simples e compreensivel a o uso da palavra em Lingua de Bocage.
Quanto ao resto...concordo com as abreviaturas nos foruns, desde que (muito importante) se compreendam...os erros? esses...sao da praxe...todos sabem que sao enevitaveis...a falta de acentos,prato do dia todos os dias....Mas HELLO !!!! Isto é um forum nao é o site da escola virtual da pORTO eDITORA
e pah... tipo isto é um forum... há erros e erros agora não usar estrangeirismos porque? fdx cada um escreve aquilo que lhe vem na alma, quem não gosta não lê... querem ver que agora a techzone vai passar a ser um forum pseudo-intelectual? vai tudo escrever como vem on the book... OMG eu disse book! oh meu deus eu disse OMG!
Mas o Tostex tem razão, a pala da net e sms um gajo começa a escrever mal por habito e isso depois é confuso... dou o meu exemplo que ainda hoje antes de escrever algo me questiono se é com Z ou S, cenas básicas dessas pq me habituei a cenas como "kuando" ou "axo" que substituem caracteres por motivos de quantidade e de som... Eu axo que as pessoas tem de ter vergonha daqueles erros absolutamente absurdos durante todo o texto e serem chamadas a atenção como tem sido até agora, há muitos posts onde vem um pita typer e cai-lhe logo tudo em cima, a ver se não começam a escrever bem!
E mais... quem é que tem assim tanto tempo livre para andar a ler tudo neste forum a fim de corrigir? Para mim é um absurdo, mais vale embutirem um corrector ortográfico...
Também já dei a minha opinião, mas volto a afirmar um corrector ortográfico era o mais fiável, um moderador não tem qualquer cabimento é o que acho .. para não falar que teria de ser uma pessoa que tivesse que estar no fórum 24h/7dias sim porque é um fórum com bastante movimento.
cump's.
Depois na "vida real" pedem também um corrector ortográfico e um moderador.
Sempre que virem erros flagrantes que vos incomodem façam uma coisa, mandem uma PM à pessoa. Assim ajudam quem erra e evitam grandes polémicas offtopic nas threads.
Não me parece que esta thread tenha muito mais para dar. Por isso,:iconlock:
|
|