View Full Version : Folding@Home on the PS3: the Cure@PS3 project

Luisakamotor
23-08-2006, 23:16
INTRODUCTION
http://folding.stanford.edu/PS3b-small.JPG

Since 2000, Folding@Home (FAH) has led to a major jump in the capabilities of molecular simulation. By joining together hundreds of thousands of PCs throughout the world, calculations which were previously considered impossible have now become routine. FAH has targeted the study of of protein folding and protein folding disease, and numerous scientific advances (http://folding.stanford.edu/papers.html) have come from the project.
Now in 2006, we are looking forward to another major advance in capabilities. This advance utilizes the new Cell processor in Sony’s PLAYSTATION 3 (http://www.us.playstation.com/PS3)(PS3) to achieve performance previously only possible on supercomputers. With this new technology (as well as new advances with GPUs (http://folding.stanford.edu/FAQ-highperformance.html#GPU)), we will likely be able to attain performance on the 100 gigaflop scale per computer. With about 10,000 such machines, we would be able to achieve performance on the petaflop scale (http://folding.stanford.edu/FAQ-FPI.html). With software from Sony, the PlayStation 3 will now be able to contribute to the Folding@Home project, pushing Folding@Home a major step forward.
Our goal is to apply this new technology to push Folding@Home into a new level of capabilities, applying our simulations to further study of protein folding and related diseases, including Alzheimer’s Disease, Huntington's Disease, and certain forms of cancer. With these computational advances, coupled with new simulation methodologies to harness the new techniques, we will be able to address questions previously considered impossible to tackle computationally, and make even greater impacts on our knowledge of folding and folding related diseases.

ADVANCED FEATURES FOR THE PS3
http://folding.stanford.edu/abeta-PS3-small.jpg (http://folding.stanford.edu/abeta-PS3.jpg)

The PS3 client will also support some advanced visualization features. While the Cell microprocessor does most of the calculation processing of the simulation, the graphic chip of the PLAYSTATION 3 system (the RSX) displays the actual folding process in real-time using new technologies such as HDR and ISO surface rendering. It is possible to navigate the 3D space of the molecule using the interactive controller of the PS3, allowing us to look at the protein from different angles in real-time. For a preview of a prototype of the GUI for the PS3 client, check out a screenshot (http://folding.stanford.edu/abeta-PS3.jpg) or one of these videos ( 355K avi (http://folding.stanford.edu/abeta_spacefill.avi), 866K avi (http://folding.stanford.edu/abeta_lowq.avi) , 6MB avi (http://folding.stanford.edu/bench_ddsa_2spu_test02.avi) -- more videos and formats to come).

FOR MORE INFORMATION, PLEASE SEE

High Performance FAQ (http://folding.stanford.edu/FAQ-highperformance.html)
FAH FAQ (http://folding.stanford.edu/faq.html)
Folding community form (http://forum.folding-community.org (http://forum.folding-community.org/))
updated on August 23, 2006
(c) 2000-2006 Vijay Pande and Stanford University
-----------
Brutal....vai ser toda a gente a comprar PS3 pó Folding@Home, não há dúvidas que o Folding vai pegar em todo o lado...agora não vai haver motivos para não ajudar(seja quem for):kfold:

Nemesis11
23-08-2006, 23:19
Folding@Home on the PS3: the Cure@PS3 project

Since 2000, Folding@Home (FAH) has led to a major jump in the capabilities of molecular simulation. By joining together hundreds of thousands of PCs throughout the world, calculations which were previously considered impossible have now become routine. FAH has targeted the study of of protein folding and protein folding disease, and numerous scientific advances have come from the project.

Now in 2006, we are looking forward to another major advance in capabilities. This advance utilizes the new Cell processor in Sony’s PLAYSTATION 3 (PS3) to achieve performance previously only possible on supercomputers. With this new technology (as well as new advances with GPUs), we will likely be able to attain performance on the 100 gigaflop scale per computer. With about 10,000 such machines, we would be able to achieve performance on the petaflop scale. With software from Sony, the PlayStation 3 will now be able to contribute to the Folding@Home project, pushing Folding@Home a major step forward.

Our goal is to apply this new technology to push Folding@Home into a new level of capabilities, applying our simulations to further study of protein folding and related diseases, including Alzheimer’s Disease, Huntington's Disease, and certain forms of cancer. With these computational advances, coupled with new simulation methodologies to harness the new techniques, we will be able to address questions previously considered impossible to tackle computationally, and make even greater impacts on our knowledge of folding and folding related diseases.

ADVANCED FEATURES FOR THE PS3

The PS3 client will also support some advanced visualization features. While the Cell microprocessor does most of the calculation processing of the simulation, the graphic chip of the PLAYSTATION 3 system (the RSX) displays the actual folding process in real-time using new technologies such as HDR and ISO surface rendering. It is possible to navigate the 3D space of the molecule using the interactive controller of the PS3, allowing us to look at the protein from different angles in real-time. For a preview of a prototype of the GUI for the PS3 client, check out a screenshot or one of these videos
Videos e imagens --> http://folding.stanford.edu/FAQ-PS3.html

Espero que não seja repost :)

destr0yer
23-08-2006, 23:38
Lá vai o metro comprar uma ou duas PS3 :D

shello
24-08-2006, 00:18
WOW!!
Muito bom!!

Estou neste momento completamente doido, só me apetece ter uma Playstation3 :D :D :D :D

Isto é excelente, Stanford RULES!! :D :D :D

:kfold:

(P.S: só por dizer que ainda só vi o screenshot e o movie... lol... vou ler aquilo ^^)

Metro
24-08-2006, 00:19
Lá vai o metro comprar uma ou duas PS3 :D

Podes apostar.

Ainda estou a digerir isto. Não li nada nem consigo ver os videos mas estou a adorar estas noticias.
Temos que ver como é que a PS3 vai conseguir aguentar o CPU a bufar a 100 %.
Não vou comprar logo mas está entre as aquisições que vou fazer sem duvida.

Sugeria que se traduzi-se a info que o Luis colocou e fosse para a WIKI.

A seguir tentavamos enviar a noticia para as revistas de informática com uma informação sobre o projecto e a nossa equipa.

Que excelentes noticias estas :x2:

Ansatsu
24-08-2006, 02:41
Vai ser desta que vou começar a foldar :D

ajax
24-08-2006, 19:11
Estavam à espera de quê? Uma parte da comunidade científica que se dedica à computação anda há meses a preparar a chegada da PS3... erghh, quero dizer, do CELL. É que são 100GFlops (para certas coisas) a menos de 500 Euros. Ora quem está habituado a pagar 5000 Euros / 100 Gflops só pode andar a salivar. Ainda por cima já vem com tudo o que é necessário para construir clusters de PS3's. O único problema a resolver é aquele que o Metro referiu se bem que já se pensa em watercoolings para a PS3. Para a comunidade da computação distribuída a coisa é mel sobre ouro. Vão ser milhares de PS3 ociosas espalhadas pelas mãos de putos que aderem a estas coisas da computação distribuída facilmente.

E venham elas... as PS3's...

Metro
24-08-2006, 19:25
Estavam à espera de quê? Uma parte da comunidade científica que se dedica à computação anda há meses a preparar a chegada da PS3... erghh, quero dizer, do CELL. É que são 100GFlops (para certas coisas) a menos de 500 Euros. Ora quem está habituado a pagar 5000 Euros / 100 Gflops só pode andar a salivar. Ainda por cima já vem com tudo o que é necessário para construir clusters de PS3's. O único problema a resolver é aquele que o Metro referiu se bem que já se pensa em watercoolings para a PS3. Para a comunidade da computação distribuída a coisa é mel sobre ouro. Vão ser milhares de PS3 ociosas espalhadas pelas mãos de putos que aderem a estas coisas da computação distribuída facilmente.

E venham elas... as PS3's...

A computação distribuida não é uma coisa de putos.
Para o teu primeiro post aqui acho essa afirmação infeliz mas pronto. É apenas a minha opinião.

Para quem tem acompanhado o Folding@home sabe à muito tempo que no caso do Blue Gene os contactos entre a IBM e o Folding@home existiu logo desde o início. Com o Cell foi a mesma coisa.
Os rumores que o consorcio que está por detrás do Cell tinha altos voos para ele estavam certos.

Com o que a história ensinou com a PS2 que era para ser mas nunca foi é obvio que a lição estava aprendida e que veremos muita coisa à volta do Cell. A utilização das PS3 abrindo-a a software open-source e a novas utilizações no limite poderá fazer dela a máquina mais vendida de sempre.
Estaremos de acordo que em termos de preço/performance é imbatível sob qq ponto de vista.

Em relação ao arrefecimento tb todos já sabemos que quando é para retirar o maximo dos mesmos o arrefecimento não pode ser standard. Espero que a Sony sabendo que a PS3 é basicamente para estar enfiada num movel na sala que pense nisso. No meu caso terei particular preocupação com a refrigeração mas isso já é feitio por estes lados.

]cool[
24-08-2006, 19:35
mas o programa ñ pode correr simultaneamente com os jogos pois ñ? é que deixa de ser um sistema fechado assim... a ñ ser que entre em idle sempre que se introduza um jogo.

Fikem bem!

Metro
24-08-2006, 19:38
cool[;1126409']mas o programa ñ pode correr simultaneamente com os jogos pois ñ? é que deixa de ser um sistema fechado assim... a ñ ser que entre em idle sempre que se introduza um jogo.

Fikem bem!

Para já só podemos especular.
O que acontece com os clientes actuais é que ele reduz a percentagem de uso do CPU qd uma aplicação necessita de mais CPU. Como vai ser na PS3 ainda não sabemos.

Sway
24-08-2006, 19:43
A computação distribuida não é uma coisa de putos.
Para o teu primeiro post aqui acho essa afirmação infeliz mas pronto. É apenas a minha opinião

Metro não em pareceu que ele o dissesse de forma depreciativa. disse que os "putos" aderiam facilmente. nao é mentira nenhuma. é excusado dar-lhe outro significado.

conto comprar a PS3 de modo que é mais uma.

Metro
24-08-2006, 19:46
Metro não em pareceu que ele o dissesse de forma depreciativa. disse que os "putos" aderiam facilmente. nao é mentira nenhuma. é excusado dar-lhe outro significado.

Tudo bem.
A questão é se a PS3 vai ser uma coisa para miudos. Cada vez mais me parece que as consolas são para adultos até pelo tipo de jogos que vejo e por exemplo pelos comandos das mesmas. Mas posso estar enganado.

ajax
24-08-2006, 20:01

Exactamente! O pessoal da computação distribuída não se safaria com os "cotas" que chegam a casa às 20h cansados do trabalho e com a única preocupação de ver o telejornal e ver a bola. :kfold:

A PS3 será na sua maioria uma coisa de "putos" onde me incluo apesar de ser um puto-cota ou um cota-puto. Claro que a vontade da Sony é transformar a PS3 numa coisa mais abrangente e que atravesse toda a família. Eu julgo que isso acontecerá.
Agora é importante aproveitar tanto poder de cálculo ocioso e ainda bem que a computação distribuída já não é assim tão desconhecida e também graças a grupos como o vosso.

Obviamente que nunca foi minha intenção chamar à computação distribuída coisa de putos porque até está relacionada com parte da minha actividade profissional. Como tema de computação científica acho que transcende o interesse deste fórum pois até é um assunto com alguma complexidade.

Metro
24-08-2006, 20:03
Mea culpa.
A ideia que tenho nomeadamente do pessoal que usa farms para foldar é que a media de idades é alta. Mas é obvio que milhares de utilizadores são muito jovens.

Venha a PS3 :D

Nemesis11
24-08-2006, 21:38
É pena não haver mais pormenores.
Não sei até que ponto a PS3 está preparada para correr a full load 24/h.
Parece-me que ou a sony tem uma forma de fazer throatling ao cpu para não correr risco ou o cliente só usa uma % do cpu.

Seja como for são duas noticias interessante (Cliente PS3 e Ati).

int
24-08-2006, 22:52
A meu ver a consola não vai aguentar estar com o cpu a 100% mais do que 15minutos. Não foi feita para isso, assim como aconteceu na xbox 360, e nas outras consolas, com o simples facto dos jogos.

Ninguém vai fazer modding da consola só para o folding fica descansado...

A fazerem isto, deverá ser tipo um Blu-ray, que se mete, e corre a aplicação com acesso a internet a aplicação faz o mesmo que o pc.
Não sei até que ponto podemos instalar essa aplicação na PS3, mas duvido que tão cedo o dê para fazer, senão estaria a abrir muito a consola aos hackers...

De qualquer forma, não estou a ver as pessoas que compra consolas, geralmente entre os 15anos 30 anos, a deixarem as consolas ligadas, "só" para estarem a processar o folding..

O PC ligado, é diferente, ele demora sempre algum tempo a arrancar, é sempre bom ter o MSN sempre ligado, etc..

Com o poder dos cells podiam dar uma uma contra-partida as pessoas que "foldavam", tipo um chat no próprio programa, ou tipo 1000 mini-jogos, tipo dos 20mb cada um, screen-savers tipo uma lareira, aquario, etc.. para agradar mais o pessoal, e ai sim, enquanto estava a jogar esta mini-jogos, que não precisam de CPU, estava no folding...

Se fosse eu a trabalhar do projecto era isto o que eu fazia..

Metro
24-08-2006, 23:35

Queres reformular :)
Eu vou se realmente der para correr a 100% o cpu. Não vou comprar logo. Vou ver primeiro as opiniões do pessoal e afins. Mas se funcionar bem não vão faltar mods de pessoal para a colocar a correr.

De qualquer forma, não estou a ver as pessoas que compra consolas, geralmente entre os 15anos 30 anos, a deixarem as consolas ligadas, "só" para estarem a processar o folding..

Eu vou. Acredito que seja uma minoria mas e principalmente nos EUA imagino que muita gente vá fazer isso.

Edit:
Só agora é que vi o video de 6MB. Aquilo processou a WU em 10 horas. Não dá para saber que WU é aquela porque não existe nos projectos actuais mas não parece ser das pequeninas.
Mas não arrisco prognósticos.

Dazkarieh
24-08-2006, 23:36

Então e porque não fazes? ;)

int
25-08-2006, 00:19
Então e porque não fazes? ;)

eles estao a trabalhar nas devkits que custam uns milhares de contos.. é normal que das devkits não apresentarem problemas de aquecimento.

Mas na consola final, é o tamanho é todo reduzido, e que por esse facto normalmente aguenta menos calor, e consegue refrigerar menos do que das devkits..

JAFoNEXUS
25-08-2006, 00:39
Se ha kits para a xbox360 de watercooling, concerteza que tb irão haver para a PS3.

Uma vai vir aqui para o je :D a ver se retomo o folding :D

Luisakamotor
25-08-2006, 00:48
Só agora é que vi o video de 6MB. Aquilo processou a WU em 10 horas. Não dá para saber que WU é aquela porque não existe nos projectos actuais mas não parece ser das pequeninas.

A timescale destes WUs é maior entre 400% e 800% do que (DGromacs) de +/- 600 pontos...pelo que vi no forum community os cores irão fundamentalmente ser baseados nos Gromacs.

mariocunha
25-08-2006, 01:08
Edit:

Segundo este link http://fah-web.stanford.edu/psummaryB.html a wu p2051 é de 267 pontos.

Ansatsu
25-08-2006, 01:08
A meu ver a consola não vai aguentar estar com o cpu a 100% mais do que 15minutos. Não foi feita para isso, assim como aconteceu na xbox 360, e nas outras consolas, com o simples facto dos jogos.

A fazerem isto, deverá ser tipo um Blu-ray, que se mete, e corre a aplicação com acesso a internet a aplicação faz o mesmo que o pc.
Não sei até que ponto podemos instalar essa aplicação na PS3, mas duvido que tão cedo o dê para fazer, senão estaria a abrir muito a consola aos hackers...

O PC ligado, é diferente, ele demora sempre algum tempo a arrancar, é sempre bom ter o MSN sempre ligado, etc..

Com o poder dos cells podiam dar uma uma contra-partida as pessoas que "foldavam", tipo um chat no próprio programa, ou tipo 1000 mini-jogos, tipo dos 20mb cada um, screen-savers tipo uma lareira, aquario, etc.. para agradar mais o pessoal, e ai sim, enquanto estava a jogar esta mini-jogos, que não precisam de CPU, estava no folding...

Que eu saiba, quando se inicia um jogo, um CPU vai logo aos 100%. E joga-se bem mais que 15 min. mtos passam manhas e tardes seguidas a jogar.

blueangelman
25-08-2006, 03:35
Que eu saiba, quando se inicia um jogo, um CPU vai logo aos 100%. E joga-se bem mais que 15 min. mtos passam manhas e tardes seguidas a jogar.

ora nem mais..venha uma ps3 cá pro je..de certeza.(eu nem jogo quase nada mas que sa lixe):lol:

int
25-08-2006, 08:05

garanto-te que nem na xbox 360 o jogo passa mais de 15m de 100%, se enquanto estava a jogar o cpu chega-se a 100% iria-se ver paragens, ou frames skip o que não acontece, e quanto mais na ps3, a maior parte do tempo deverá esta a fazer loading de ficheiros, o que não aumenta o cpu, devido a este ser mais rapido do que o leitor. lol

E eu tb não estou a ver pessoas a meterem watercolling nem na ps3 nem na xbox, acho que não é muito normal, se bem que tb existem pessoas assim, mas mais do que 100pessoas a meter isso, considero neste momento impossível.

JAFoNEXUS
25-08-2006, 09:49
E eu tb não estou a ver pessoas a meterem watercolling nem na ps3 nem na xbox, acho que não é muito normal, se bem que tb existem pessoas assim, mas mais do que 100pessoas a meter isso, considero neste momento impossível.

olha q lá fora ha mt gente q tem assim.

Acho que é perfeitamente normal, se ela vai ficar 24/7 a 100%, que se mude o sistema de arrefecimento, que de modo algum nunca fora desenhado para isto, aliás nem sequer a psu deve aguentar assim mt tempo ...

Dazkarieh
25-08-2006, 10:08
eles estao a trabalhar nas devkits que custam uns milhares de contos.. é normal que das devkits não apresentarem problemas de aquecimento.

Mas na consola final, é o tamanho é todo reduzido, e que por esse facto normalmente aguenta menos calor, e consegue refrigerar menos do que das devkits..

A pergunta era mais porque não estás a foldar.. ;)

Quanto ao topic, acho que não vale a pena especulações. Por exemplo, nos PC's, a diferença de temperaturas com folding a 100% ou 70% (por exemplo) é quase nula!

Vamos ver...

Metro
25-08-2006, 12:55
Comecei os contactos com a Sony Playstation.
Vamos ver no que dá.
Queria ver se tinhamos a maior informação disponível quanto antes. De preferencia termos tutoriais e afins logo na data de lançamento da PS3.
Podemos sempre sonhar em estarmos presentes no lançamento da PS3 cá em Portugal.

Neste momento de todos os pontos aqui referidos é mesmo a questão do arrefecimento od Cell que me preocupa.
Em todos os clientes actuais do folding dá para selecionar a % de cpu que queremos. Pelo preço mesmo a 50% de CPU penso que será imbatível.

shello
25-08-2006, 14:05
Podemos sempre sonhar em estarmos presentes no lançamento da PS3 cá em Portugal.
Sim, sim :x2::x2::x2::x2:

Metro
25-08-2006, 14:59
Se tivessemos respostas para estas questões era mais facil:

Congrats! That is a major announcement!

A few quick questions -
1) is the PS3 GPU also being used (currently or in the future) for calculation or is it just for the graphics?
2) is the PS3 client ready to go as of the expected launch date of the PS3 (currently Novemeber 2006)?
3) For those that will get a PS3, how would the client be obtained?
4) Does this void any warranties from Sony?
5) Is there a concern about overheating?
6) Would we be able to specify what team and/or username we want to use?
7) Would the PS3 have special PS3 only projects, or would it just be Gromac projects?
8) How does a PS3 compare to the benchmark machine for projects a PS3 would work on?
9) How will the client work with games?
10) Will there be controls on cpu usage and when to run? Any other special/new controls (outside of the graphics)?
11) How much was Sony involved with this project?
12) Is Sony going to help promote this client in some way?

And as you also had updated the graphics FAQ, I had a few questions there too!
a) Will the GPU client work on any X1000 series GPUs (e.g. X1600XT)?
b) Is there any plan to enable curent NVIDIA GPUs and older ATI GPUs or are they just too slow or incomplete to bother?
c) Any comments on the next gen NVIDIA GPUs?
d) The X1900XT is about how many times faster than the X1800XT?
e) With a X1900XT, how much faster can a Gromac be completed with the benchmark machine?
f) Will the CPU be fully loaded (assume 100% cpu use set) when using GPU folding?
g) Will crossfire be supported or will only 1 board run?
h) Will the GPU run at full clock speed (i.e. speed when gaming), or at desktop clock speed (i.e. speed when working with desktop apps)?
i) Will there be controls similar to cpu % use for gpu % use? Any other controls?
j) What OSes will be supported initially for this?

Looks like this will be an exciting few months!
edit: Perhaps some of these questions can be used in a FAQ? :)

Mas para já nada.

Thread: http://forum.folding-community.org/viewtopic.php?p=141676

int
25-08-2006, 20:32
A pergunta era mais porque não estás a foldar.. ;)
Por acaso até estou.. Mas é obrigatório fazer spam e incluir na assinatura? vê um Max-PT.net. Tinha feito com um nick, e agora mudei mt recentemente, para fazer propaganda ao meu projecto, assim ganhamos ambos.

Mas também não tenho machines para estar ligada, tenho o pc dos meus pais (tb esta instalado), mas eles não ligam muito, apenas para fazer umas chamadas no skype, e umas paginas no sapo, e o meu portátil que por motivos de deslocações não esta tantas vezes ligado quantas as que eu queria..

Também tenho um servidor mas é um PIII 500Mhz com 192MB RAM, não vale a pena ter isto instalado, pois este se encontra na maioria dos casos overloaded.. o eMule e um servidor de FTP, e de HTTP com ASP.NET (Come imenso processador)

Quanto ao topic, acho que não vale a pena especulações. Por exemplo, nos PC's, a diferença de temperaturas com folding a 100% ou 70% (por exemplo) é quase nula!

Vamos ver...
Depois se vê.. é óbvio o que eu estou a dizer agora são apenas especulações minhas.

Dazkarieh
26-08-2006, 03:01
int, só para esclarecer:

O que disse foi, em jeito te brincadeira, devido a isto:

Daqui depreendi que não participavas no projecto. Nunca falei em qualquer publicidade ou fosse o que fosse. Sempre defendi que o importante é participar, dentro do que podemos, se pudermos.

Nunca foi intenção mandar-te qualquer tipo de "boca". E para ficar também já explicito, desta última resposta sinto que, de alguma forma, o entandeste como a tal "boca".

Nada disso! :)

Um abraço [[[ ]]] e end of offtopic to me.

Ansatsu
26-08-2006, 03:11
garanto-te que nem na xbox 360 o jogo passa mais de 15m de 100%, se enquanto estava a jogar o cpu chega-se a 100% iria-se ver paragens, ou frames skip o que não acontece, e quanto mais na ps3, a maior parte do tempo deverá esta a fazer loading de ficheiros, o que não aumenta o cpu, devido a este ser mais rapido do que o leitor. lol

Nop, o CPU vai aos 100% e dá o maximo que pode. mas como o V-Sync tá ligado, fixa sempre nos 60 ou 30 frames.

Pocas
27-08-2006, 19:01
Isto é sem dúvida uma boa noticia para a comunidade foldante (e não só para a P@F claro). Penso que vai abrir o projecto a um novo expectro de pessoas até agora indiferentes ao projecto , agora resta saber como este vai ser "divulgado" ás pessoas do mundo das consolas, mais propriamente da PS3.

Eu pessoalmente nunca fui grande fã de consolas (PC Powa!!), mas até estou a pensar em comprar uma. Não vou comprar uma PS3 só por causa do Folding... vou esperar para ver a sua qualidade e que jogos vão sair para esta... afinal uma consola é para jogar... e é para isso que a quero ... se não me servir para jogar o que quero não vale a pena... o folding é só um BOM extra.

Pocas

Luisakamotor
30-08-2006, 00:30
Video de uma personal-apresentation do Cure @ PS3, indicado por Vijay Pande no FoldingCommunity (http://forum.folding-community.org/viewtopic.php?t=15982&start=60):

http://www.youtube.com/watch?v=QxZ6cDue3yM

A partir do três minutos começa a parte realmente espectacular (pena o video ter um som fraco)
As PS3 utilizadas são versões Dev.

Metro
30-08-2006, 00:45
Video de uma personal-apresentation do Cure @ PS3, indicado por Vijay Pande no FoldingCommunity (http://forum.folding-community.org/viewtopic.php?t=15982&start=60):

http://www.youtube.com/watch?v=QxZ6cDue3yM

A partir do três minutos começa a parte realmente espectacular (pena o video ter um som fraco)
As PS3 utilizadas são versões Dev.

Andamos a navegar nos mesmos locais:D
Ia agora postar isto mas tu antecipaste-te.
O Prof. Vijay prometeu um vídeo melhor. Esperemos que sim:)
Realmente os gráficos têm óptimo aspecto:)

shello
30-08-2006, 02:09
Tá LINDA :D

destr0yer
30-08-2006, 02:28
:wow:

Tá brutalissimo isso :D

ajax
30-08-2006, 11:07
Gostei particularmente da televisão Sony que me pareceu ser a nova série X de 1920x1080.

update: Mas infelizmente não é. :D

Dazkarieh
30-08-2006, 11:39
Epa..vanha isso :)

Pocas
30-08-2006, 12:12
Comecei os contactos com a Sony Playstation.
Vamos ver no que dá.
Queria ver se tinhamos a maior informação disponível quanto antes. De preferencia termos tutoriais e afins logo na data de lançamento da PS3.

Neste momento de todos os pontos aqui referidos é mesmo a questão do arrefecimento od Cell que me preocupa.
Em todos os clientes actuais do folding dá para selecionar a % de cpu que queremos. Pelo preço mesmo a 50% de CPU penso que será imbatível.

E umas PS3 á borlix pá malta, n? :lol: :lol: :lol:

Pocas :kfold:

NightFire
31-08-2006, 01:45
É uma boa iniciativa não haja duvida , mas , eu acho que isso não vai resultar muito bem para o lado das consolas isto porque ninguem deixa a consola ligada horas e horas a fio sem a utilizar ( ao contrário do pc )

Luisakamotor
31-08-2006, 10:17
É uma boa iniciativa não haja duvida , mas , eu acho que isso não vai resultar muito bem para o lado das consolas isto porque ninguem deixa a consola ligada horas e horas a fio sem a utilizar (ao contrário do pc)

Tens razão. Mas esta é a filosofia de um tradicional user de computadores e consolas. Antes de conhecer este projecto, não imaginava sair de casa sem desligar o computador por razão alguma. Mas de depois disso, conclui que há coisas mais importantes para ele fazer.

Se o "Folding@Nome" vier instalado nativamente(o que ainda não se sabe), quase de certeza que irá haver imensas pessoas a compra-la, destinada só ao folding; outras tantas vão ver pela primeira vez um programa na consola chamado "Folding" e vão ficar curiosos, ajudando talvez.
Vi no Fórum da HardOCP uns nove ou dez users, que vão montar farms de PS3(porque fica muito mais barato do que ATi's), dizendo que já fizeram pre-orders de 50 unidades ou mais.

Por isso, se uns ajudam de mais, outros não ajudam e balança fica um pouco equilibrada.

Dazkarieh
31-08-2006, 16:58
Tens razão. Mas esta é a filosofia de um tradicional user de computadores e consolas. Antes de conhecer este projecto, não imaginava sair de casa sem desligar o computador por razão alguma. Mas de depois disso, conclui que há coisas mais importantes para ele fazer.

Se o "Folding@Nome" vier instalado nativamente(o que ainda não se sabe), quase de certeza que irá haver imensas pessoas a compra-la, destinada só ao folding; outras tantas vão ver pela primeira vez um programa na consola chamado "Folding" e vão ficar curiosos, ajudando talvez.
Vi no Fórum da HardOCP uns nove ou dez users, que vão montar farms de PS3(porque fica muito mais barato do que ATi's), dizendo que já fizeram pre-orders de 50 unidades ou mais.

Por isso, se uns ajudam de mais, outros não ajudam e balança fica um pouco equilibrada.

Concordo inteiramente contigo :)

Agora uma coisa me chamou a atenção... fizeram pre-order de 50? :wow: É fruta...

Que acham de o pessoal daqui do forum que quer se organizar e comprarmos em quantidades também? Não só do Folding mas Techzone. É que sai bem mais barato e muito provavelmente conseguimos comprar directamente ao fornecedor externo... Fica a ideia...

ajax
01-09-2006, 11:44
Vai haver muitos grupos de computação científica que vão comprar às centenas de cada vez mas creio que não vai ser logo no início por causa de possíveis bugs nas consolas iniciais. É que trocar 1 na custa nada mas 100 já é um bocado chato. Se um ou outro grupo comprar umas dezenas vai ser só por causa do hype e vão se reduzir a poucos. Por outro lado a Sony não vê com bons olhos compras de PS3 desta natureza. O que ela quer é que as PS3's iniciais sejam vendidas a pessoas que comprem jogos. ;) Portanto, e mais importante para nós, espero que haja muitas para o pessoal comum comprar. :kfold:

Luisakamotor
18-09-2006, 20:44
Está confirmado que os users que quiserem correr o Folding@Home na PS3, terão que fazer o download para a mesma.

O Folding@Home irá apenas funcionar quando a consola não estiver a ser utilizada.

Source: http://edition.cnn.com/2006/TECH/fun.games/09/18/playstation.folding/

shello
18-09-2006, 20:52
No slashdot (/. para os amigos :D): http://slashdot.org/articles/06/09/18/1910208.shtml

Bem, espero que funcione como no PC... Quando não estiver a ser usada, significa, a usar os recursos não usados, pois tem prioridade mínima... :\
Espero que não seja memso só no tempo em que a PS3 está "parada".... :\

Cumps ;)

Metro
18-09-2006, 21:39
Eu prometo deixa-la parada :D
É preciso é que ela cá chegue:)

Luisakamotor
22-09-2006, 23:24
Está quase...uFF :joker:

As secções do client PS3 e do cliente GPU (issues), já foram inauguradas...mas ainda não posts de nada.

Se quiserem confirmar: http://forum.folding-community.org/viewforum.php?f=43

shello
23-09-2006, 14:34
Nota: Bragaia, movi as tuas questões para aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1172807#post1172807), pois elas relacionavam-se com a thread para onde foram movidas (Portugal@Folding - Ajudar uma causa - Dúvidas).

MaLok0
23-09-2006, 14:39
É uma pena também o que está acontecer com a PS3.
Mas tudo isto que anda em volta das consolas também tem o seu quê de marketing.
Cada vez mais as consolas tendem a executar funções que não sejam correr jogos ou correr media. É tudo uma questão de oportunidade.

Metro
05-11-2006, 15:21
Mais um vídeo: http://www.engadget.com/2006/11/03/playstation-3-menu-interface-complete-video-walkthrough
No final aparece o cliente do folding a correr.

O DekkeR já colocou online a parte do Folding@home:

http://www.youtube.com/watch?v=Opnk1uWju88

DekkeR
05-11-2006, 20:56
E já coloquei a notícia no site: http://www.portugalfolding.org/

Metro
05-11-2006, 22:47
Well done Dekker.

Repareii que não estás a foldar nem com o micro-ondas. Vou mandar a tua casa um bando de ... tu sabes :x2:

Pocas
17-03-2007, 12:01
Thread Digger em acção :

http://tek.sapo.pt/4K0/729272.html

É fixe ver esta Notícia na página principal do Sapo , sempre dá alguma notoriedade. :D

Pocas

Metro
17-03-2007, 14:54
Thread Digger em acção :

http://tek.sapo.pt/4K0/729272.html

É fixe ver esta Notícia na página principal do Sapo , sempre dá alguma notoriedade. :D

Pocas

No dia em que falarem de nós como principais motores a nível nacional do projecto é que vai ser :)

Decidi mandar um mail ao responsável da Sony Portugal que está ligado à PS3.
Vamos ver no que dá.
O meu desejo era que tivessemos uma PS3 para foldar fornecida pela SONY Portugal.

Vamos ver se nos dão essa importância.
Não me perguntem se merecemos...

shello
17-03-2007, 15:41
Metro,
Não somos nós que merecemos, é o projecto em si que merece essa dedicação.
Parece-me que se a Sony Portugal promovesse o Cure@PS3 (talvez com uma subtem da P@F :)) seria extremamente benéfico para o projecto e para a equipa em si.

Metro
17-03-2007, 16:11
Sem duvida. No nosso caso queria dizer como veículo que pode colocar mais pessoas a foldar. Estou convencido que é possível.

Espero que me contactem. Seguramente que conseguiamos uma forma para agradar a todos.

mariocunha
19-03-2007, 09:29
A edição de hoje do jornal Metro trás na página 12 uma noticia sobre a PS3 e o Folding e até falam na nossa equipa. :wow:

http://metropoint.metro.lu/20070319_Porto.pdf

Blasar
19-03-2007, 11:14
É desta que nos tornamos famosos :lol: Espero bem que os responsáveis da SONY acedam ao pedido do Metro e estejam

conscientes das implicações que um gesto desses trará. Por falar nisso, quanto custa uma PS3, ouvi dizer que até dá para foldar?!! :004:

Metro
19-03-2007, 16:52
Temos que colocar isto no site. Excelente iniciativa do jornal.
à uns tempos mandaram o dinheiro que custava meter pub no jornal. Era muuuuito dinheiro mesmo.
É sempre bom ver a adesão à nossa causa:)

shello
19-03-2007, 19:55
A edição de hoje do jornal Metro trás na página 12 uma noticia sobre a PS3 e o Folding e até falam na nossa equipa. :wow:

http://metropoint.metro.lu/20070319_Porto.pdf
Thanks Mário.
Num instante pus aqui no nosso cantinho das Press Releases (http://www.portugalfolding.org/wiki/index.php?title=Press).

Espero que a Sony Portugal pelo menos responda. Nem que seja um "não estamos interessados", apesar de ser um pouco má onda :(
Mas é sempre melhor que nos ignorarem...

Metro
19-03-2007, 20:11
O problema é que as pessoas só estão contactáveis por mail... e depois não respondem.

É frustrante mas pronto.

Shello:
Coloca a noticia com o link para lá sff.
Ser postado pelo Metro acerca do jornal com o mesmo nome é batota :lol:

mariocunha
19-03-2007, 21:36
Já agora uma pergunta.

Alguém sabe o preço da PS3?

Metro
19-03-2007, 21:38
599€

shello
19-03-2007, 21:49
599€
Existe uma versão ligeiramente mais barata (499€ ?), mas que ainda não está disponível para pré-venda na FNAC Online, pelo menos que tenha visto.

Presumo que componentes internos seja igual, excepto o disco rígido (menos 40GB), WiFi e Memory Stick Reader, que não vêm na versão mais barata.

Metro
19-03-2007, 21:59
A Portugal essa não chega tão cedo.

Gandalf
19-03-2007, 22:07
Existe algum guia para colocarmos linux e posteriormente o cliente a trabalhar na ps3?
E que poderer ter acesso a uma ps3 para testar ;)

Rapid_Eraser
19-03-2007, 22:12
Qual será o ppd com ela a funcionar 24/7?

destr0yer
20-03-2007, 02:57
Bem, um quad-core a foldar com R600 a ajudar e depois uma PS3 na sala também 24/7 é bom para encher de € a EDP :mad:

Bem que podiam sponsorar uns aerogeradores :D

Metro
20-03-2007, 17:14
Definitivamente a Sony é um espetáculo.

Só há um responsável que apenas está contactável por mail. Enviei 2 mails e até agora nada.
Podiam dizer "agradecemos o contacto mas não estamos interessados". Ficava satisfeito. O problema é que nem se dignam a responder. Pedi outro contacto o que fosse e nada. Absolutamente nada.

Fica o desabafo.

crazyIV
20-03-2007, 21:58
bem eu vou comprar uma...:D
so me falta saber uma coisa....posso po-la logo a foldar ou nao?
(terei q esperar por algum upgrade de firmware??)

shello
20-03-2007, 22:13
Em principio podes.
O cliente, pelo que sei, não vem já com a PS3, mas estará disponível no site da sony.

loster
21-03-2007, 00:04
PS3's Folding at Home: Is the Cell Proc 30 Times More Powerful at Folding than a PC?

http://cache.gizmodo.com/assets/resources/2007/03/ps3foldingos.jpg

Yes, and the PS3 is going to make a big impact. According to that chart, from the Folding at Home by OS stats:
1 Gigaflop per PC
3 Gigaflops per Intel Mac
30 Gigaflops of Folding Power per PS3

Alguém perguntou que o é preciso para correr Linux na PlayStation 3?

A versão Premium do PlayStation 3 de 60 GB foi colocado em leilão no Ebay, capaz de instalar e rodar com sucesso a distribuição Linux Fedora Core 5, que possibilitaria a utilização de editores de textos, navegador Firefox e jogos que acompanham o sistema. A instalação e utilização do sistema de software livre, seria rodado em dual boot, mantendo as funcionalidades do sistema operacional do console, sendo necessário apenas usar comandos de reeniciar para alternar entre as duas versões.

Como fazê-lo?
Sei de um local onde explica como fazê-lo, através de um video. Direi se não for considerado pirataria.

Ansatsu
21-03-2007, 00:12
Definitivamente a Sony é um espetáculo.

Só há um responsável que apenas está contactável por mail. Enviei 2 mails e até agora nada.
Podiam dizer "agradecemos o contacto mas não estamos interessados". Ficava satisfeito. O problema é que nem se dignam a responder. Pedi outro contacto o que fosse e nada. Absolutamente nada.

Fica o desabafo.

Não deves imaginar a quantidade de emails que eles recebem diariamente ;)

Principalmente quando faltam 2 dais para ela chegar à Europa.

crazyIV
21-03-2007, 00:47
penso te-la no sabado:)
nao vai ser muito usada para jogos, mas sim para o folding...sempre é mais barata que comprar um quad:D
(newbie question: posso po-la a foldar em meu nome como nos comp. nao é?:x2: )

Metro
22-03-2007, 17:31
bem eu vou comprar uma...:D
so me falta saber uma coisa....posso po-la logo a foldar ou nao?
(terei q esperar por algum upgrade de firmware??)

Em princípio sai um firmware hoje. Penso que seja o 1.6 que já tras o cliente.

crazy:

Como deves ser o primeiro a ter a PS3 pedia para colocares aqui um post que possamos meter no site :)

Queria mesmo saber se aquilo cospe WUs como pipocas e se a consola aquece.

Um tutorial tb será excelente ;)

Não deves imaginar a quantidade de emails que eles recebem diariamente ;)

Principalmente quando faltam 2 dais para ela chegar à Europa.

Admito que sim mas esse é o custo de apenas estarem contactáveis por mail. Imagino que numa empresa daquela dimensão os mails sejam vistos por mais do que uma pessoa ou que essa pessoa reencaminhe.

A boa noticia é que foi isso que aconteceu. Já tive uma resposta a má noticia é que a resposta foi negativa. Nada que estranhe e até percebo que é encima da hora mas quanto a mim teria feito sentido que eles tivessem pensado em mais esta faceta da consola. De qq forma ficou a porta aberta para no futuro quem sabe se poder fazer alguma coisa.

E como eu não desisto ...

penso te-la no sabado:)
nao vai ser muito usada para jogos, mas sim para o folding...sempre é mais barata que comprar um quad:D
(newbie question: posso po-la a foldar em meu nome como nos comp. nao é?:x2: )

Não podes. A consola apenas permite foldar com o nick Metro e a equipa 35271.
Experimenta que vais ver que funciona :D

crazyIV
22-03-2007, 18:05
:x2: :x2: :x2:
pois...esta-se mm a ver..."Metro"...como nao me lembrei disso mais cedo...:rolleyes: :lol:
quanto ao resto nao te preocupes, vcs vao ser os 1ºs a "ver" isto a bombar
tenho 2 prommys em casa...qq aquecimento tb sera façilmente resolvido:004: :004:
bem, 1º deixa ca ela chegar hoje, que passados 5 mints ja tem que estar a foldar:002:

abraço

Rapid_Eraser
22-03-2007, 18:32
lol se isso fizesse uns 10k ppd n sei nao...

Metro
22-03-2007, 18:46
:x2: :x2: :x2:
pois...esta-se mm a ver..."Metro"...como nao me lembrei disso mais cedo...:rolleyes: :lol:
quanto ao resto nao te preocupes, vcs vao ser os 1ºs a "ver" isto a bombar
tenho 2 prommys em casa...qq aquecimento tb sera façilmente resolvido:004: :004:
bem, 1º deixa ca ela chegar hoje, que passados 5 mints ja tem que estar a foldar:002:

abraço

Eu tentei :D

Abrir uma thread para ver se temos pics :D

[ShaCa]
23-03-2007, 02:59
Boas a todos

Já tenho uma PS3 a bombar o Folding.

O processo de instalação é muito fácil, podemos colocar o nosso nome, o nº da equipa, dá até para ver na PS3 as estatisticas da equipa e as nossas também.

O nome da wu que estou a foldar é o seguinte: p3123_supervillin_e1 o núcleo é o SCEARD21.9.75282

A imagem gráfica é fabulosa, sobretudo se ligarem a uma TV HDMI.

Quanto à PS3... ela aquece muito, parece mesmo um microondas mas por outro lado não faz barulho.

Gandalf
23-03-2007, 10:05
Confirmo .. aquece bastante mas nao se ouve. Ao contrario da xbox360 que aquece mto e ouve-se :D
A minha primeira wu deve de acabar agora as 10:30 :)

blueangelman
23-03-2007, 10:57
Não podes. A consola apenas permite foldar com o nick Metro e a equipa 35271.
Experimenta que vais ver que funciona :D

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ia morrendo a rir grande Metro.

eu tambem vou comprar uma mas ainda tao mto verdes..vou esperar pra ver se nao dao barraca..:-D .quanto a foldar quem a tiver é por isso a bombar..P@F.:kfold:

meleeto
24-05-2007, 12:29
pessoal comprei ontem a ps3 e tou com bastantes problemas para meter o folding@home a funcionar..ainda nao sei nada sobre isso e gostava que me dessem um simples e eficaz informação sobre como me registo e para que serve!?(sou mmo nabo nisto:|)

Já tentei sacar jogos e consegui tentei sakar o folding@home e dá um erro qualquer:(

Metro
24-05-2007, 17:31
Olá:

Bem-vindo.
O Folding@home fica instalado quando sacares o firmware mais recente.
Depois colocas um nick á tua escolha e no numero da equipa colocas 35271 que é o numero da nossa equipa.

Para veres para que serve lê isto sff: http://www.portugalfolding.org/page.php?32

meleeto
25-05-2007, 11:42
Boas..só que vou no firmware 1.80 e pelo que já tive a ler ( [url]www.scei.co.jp/folding/en/update.html[url])tinha de ser o 1.60 o mais antigo o que não tem muita logica mas pronto...sempre que tento sakar da-me sempre o mesmo erro (000000003):(

Metro
25-05-2007, 11:58
*System software version 1.60 or later is required to download Folding@home™.

deveria dar ...

meleeto
25-05-2007, 12:21
deveria dar ...
eheheh.deveria dar e Deu..não pecebi fui almocar e pensei tem de dar voltei a tentar e deu logo ja me meti na vossa team agora gostava de saber o que tenho de fazer para vos ajudar:D..abracos e obrigado :D:D:D

shello
25-05-2007, 15:02
No fundo, é deixar o programa a correr :)
Desde que a team number seja a 35271, estás a ajudar a Portugal@Folding :)

meleeto
25-05-2007, 15:06
No fundo, é deixar o programa a correr :)
Desde que a team number seja a 35271, estás a ajudar a Portugal@Folding :)

Será que a PS3 aguenta mtas horas ligada? Posso tar a jogar e o Portugal@folding a funcionar ao mesmo tempo?...Thx:D

shello
25-05-2007, 15:17
Será que a PS3 aguenta mtas horas ligada?
A PS3 deve aguentar várias horas ligada.
Posso tar a jogar e o Portugal@folding a funcionar ao mesmo tempo?
Tanto quanto sei, até à última versão não era possível ter jogo e folding ao mesmo tempo. Agora não sei, mas creio que ainda não é possível.

Cumps.

crazyIV
26-05-2007, 12:21
confirmo...nao da!!
infelizmente esses gajos nao sabem fazer as coisas como deve ser...para fazeres qq coisa tens q sair do FAH...:zzz:

abraço:kfold: