View Full Version : Que a TMN é bosta, já todos sabemos! Mas aldrabar à descarada é demais!

TMN3G
18-08-2006, 21:26
Tenho um contrato com a TMN de acesso à internet, daqueles celebrados em 2005 que dão direito a 10GB!!!!!!!!

DEZ GIGABYTES, ou, por outras palavras, 10737418240 bytes e não apenas 10000000000 bytes!!!!

Ultrapassei o mês passado os 10000000000 bytes, MAS NÃO ULTRAPASSEI OS 10 GIGABYTES!!!

E agora, estes burlões, querem que eu pague o excesso!

Reclamei pelo telefone e não me deram razão, dizem que no meu contrato está a dizer que a medida de taxação é 1MB = 1000 Kbytes e 1 Kbytes = 1000 bytes!

ONDE???? EM QUE PARTE DO CONTRATO???? Já lí as 3 folhas, mesmo as letras que é preciso uma lupa, e nada diz sobre esta nova invenção da TMN!!!

Sou só eu que estou com estes problemas???? Ninguém se queixa de ser ROUBADO em 500 megas/mês?????

Eu tenho um folheto da TMN do ano passado que diz: "10GB/mês para sempre" e também nada diz quanto a serem usadas medidas de taxação diferentes! Tenho um print da página da internet da TMN com data de Outubro de 2005 e também diz "10GB/para sempre" e mais umas tretas em letras pequenas, mas nada indica que a medida de taxação é diferente da universal!!!

Porque carga de àgua é que e iria fazer um contrato com esta operadora se me ROUBAM 500 megas e se podia ter pelo mesmo preço os 10GB QUE TODOS CONHECEMOS COMO SENDO 10737418240 bytes??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou pelos cabelos com esta operadora. Em boa hora fiz a mudança de operadora para os serviços de voz e os serviços de dados vão pelo mesmo caminho!

Desculpem a minha exaltação, mas estou pelos cabelos com isto tudo!

Os vossos contratos dizem alguma coisa sobre isto????

Seavoices
18-08-2006, 21:57
Vê este link (http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.40878487a671ab2b192e0344751056a0/?vgnextoid=79cded61da86a010VgnVCM1000005401650aRCR D)

Lê as letrinhas pequenas nas notas do Shockwave.

Reclama com a Anacom e a DECO caso não tenhas nenhum papel a informar de tal situação

TMN3G
18-08-2006, 22:20
Pois, mas essas notas foram colocadas este ano e o meu contrato é do ano passado.

Aliás, mesmo que o meu contrato fosse de este ano e essas notas já estivessem no site, no meu contrato na diz sobre isso.

Já agora, o teu contrato diz alguma coisa? Se sim, em que ponto?

mrgg
18-08-2006, 22:50
Este assunto já foi aqui muito debatido no forúm é incrivel como é que há operadoradas que roubam assim à descarada.
E pelo que vejo a maioria dos utilizadores deste serviço nada têm feito para repor a justiça neste assunto, porque já era bem altura de terem feito barulho com eles TMN, Anacom, DECO, etc.

TMN3G
18-08-2006, 23:02
O problema é serem poucos a reclamar.

O pessoal fica à espera que os outros resolvam e depois isto arrasta-se....

Se todos os que têm este serviço enviassem cartas a reclamar, seja para a operadora, ANACOM, DECO, Instituto do consumidor, etc, as coisas andavam mais depressa...

JoaoVr
18-08-2006, 23:38
O problema é serem poucos a reclamar.

O pessoal fica à espera que os outros resolvam e depois isto arrasta-se....

Se todos os que têm este serviço enviassem cartas a reclamar, seja para a operadora, ANACOM, DECO, Instituto do consumidor, etc, as coisas andavam mais depressa...

Ja mandei duas reclamações para a ANACOM e até agora nada...

TMN3G
18-08-2006, 23:52
Ja mandei duas reclamações para a ANACOM e até agora nada...

Eu mandei para a ANACOM e recebi isto:

Exmº Senhor

Acusamos a recepção da comunicação em referência, que nos mereceu a melhor atenção.

Informamos que, tendo sido pedidos esclarecimentos à TMN sobre o assunto, entraremos oportunamente em contacto com V. Exª.

Com os melhores cumprimentos,

Aida Oliveira

Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público

Também recebi uma carta da TMN a dizer que a taxação era essa devido a limitações informáticas...

João, o teu contrato, pelo que me apercebi, foi também celebrado no ano passado. Existe alguma cláusula em relação a esta matéria?

E já agora, alguém tem um contrato, mesmo deste ano, que diga alguma coisa?

Eu ainda tive o cuidado, por causa dos 10GB para sempre que eles diziam, de sacar um print da net em 2005 e guardar um folheto promocional. Todos estes documentos são prova de que não havia letras de ver à lupa com condições fraudulentas.

Uma coisa eu digo, se não me derem razão, acaba o contrato e mudo logo para outra operadora, depois meto na net um site sobre o tema e espero que o processo de arraste para receber o que eu tiver de pagar a mais.

moealmas
18-08-2006, 23:55
Tenho um diferendo com a TMN, reclamei à DECO que me informou passados alguns meses que iriam arquivar o meu caso, pois a TMN por norma não responde às exposições feitas pela DECO.
Reclamar com empresas terceiro mundistas para quê?

sLiNk
19-08-2006, 03:29
a TMN por norma não responde às exposições feitas pela DECO.

Grande respeito pelos clientes que a TMN tem...

TMN3G existe aí um thread no forum, onde um user se queixou disso á TMN, e ela disse que iam modificar isso.

TMN3G
19-08-2006, 09:14
Grande respeito pelos clientes que a TMN tem...

TMN3G existe aí um thread no forum, onde um user se queixou disso á TMN, e ela disse que iam modificar isso.

Fui eu, eu tenho uma carta da TMN, em resposta a uma reclamação que fiz, a informar que iam alterar a forma de taxação brevemente, pois a taxação actual se deve a limitações de ordem informática!

Que culpa têm os clientes que as limitações informáticas da TMN obriguem a roubar-nos 500 Megas/mês????

Acabei de enviar para a ANACOM a reclamação que fiz à TMN e, se eles assim o entenderem, envio toda a documentação que tenho, desde contratos, folheto promocional, cópia da página da internet de 2005, carta da TMN a informar que têm limitações informáticas, etc.

Eles são muito espertos! Tão espertos são que nas facturas detalhadas não fazem o somatório de todo o tráfego! Isto para não dar nas vistas.... Tive de somar linha a linha para saber o total!

O mais engraçado é que quando telefono para o apoio a dizer que a minha factura está errada, os colaboradores dão-me razão e dizem que não sabem o que se passou! ELES NÃO SABEM!

Ainda ontem me ligou um tipo a dar-me a resposta à reclamação que fiz pelo telefone, a qual não me deram razão, e ele disse-me que nem ele sabia que a TMN não taxava com medidas UNIVERSAIS!

Isto é uma Fraude! Espero que a sonae faça rapidamente o processo de fusão e que os incompetentes dos administradores que estão na TMN vão apanhar morangos para Espanha! >(

steelballzz
19-08-2006, 11:45
Isto é uma Fraude!

então passa a ser um caso de policia.....fraude....pelo k sei é um crime público
intenta uma acção judicial....
não me parece k a TMN vá alterar alguma coisa sem ser pressionada a sério
já tinha lido sobre isto mas não achava possivel....
silly me

k rebaldaria de país
grumpf

cumps

astrisko
19-08-2006, 11:45
Isto é uma Fraude! Espero que a sonae faça rapidamente o processo de fusão e que os incompetentes dos administradores que estão na TMN vão apanhar morangos para Espanha! >(

Era mandar o grupo PT todo e apanhar morangos acho que era bom demais, acho que há minas na Russia que estão a precisar de mão de obra :004:

Pensando bem acho que mesmo este trabalho era bom demais para esses senhores

LuisFilipe
19-08-2006, 13:19
Pois é chato mas acho que têm razão :wow:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabyte

A diferença é entre 2^30 e 10^9 ou seja 1.000.000.000 e 1.073.741.824.

here are three slightly different definitions of the size of a gigabyte in use:

1,000,000,000 bytes or 10^9 bytes is the decimal definition used in telecommunications (such as network speeds) and most computer storage manufacturers (such as hard disks and flash drives). This usage is compatible with SI. HP claims media makers Maxtor, Iomega and Western Digital adhere to using this amount.

1,073,741,824 bytes, equal to 1024^3, or 2^30 bytes. This is the definition used for computer memory sizes, and most often used in computer engineering, computer science, and most aspects of computer operating systems. The IEC recommends that this unit should instead be called a gibibyte (abbreviated GiB), as it conflicts with SI units used for bus speeds and the like. HP states Microsoft normally adheres to this definition [1]

1,024,000,000 bytes, is the definition used by Hard Disk maker Seagate. [1]

Roadster_Brabus
19-08-2006, 13:23
Oh sim... a ironia...

Então eles é que estão certos e todas as outras redes do planeta estão erradas... :rolleyes:

Viva a TMN! :rolleyes:

[N]
19-08-2006, 13:33
Nem que eles dissessem que 1 GB eram 100 KB. O que interessa é o que está no contrato. Se vocês assim é porque concordam. Eles são é mafiosos. Usam todos os truques para enganar legalmente o cliente. Quem não estiver atento a todos os pormenores depois pode ter chatices. mas é assim.

Roadster_Brabus
19-08-2006, 13:46
Lê o 1º post...

O user é pioneiro e no contrato dele não diz que a unidade de GB deles é igual a 1000MB.

j0rg
19-08-2006, 19:28
Que culpa têm os clientes que as limitações informáticas da TMN obriguem a roubar-nos 500 Megas/mês???? >(

Epá 500 megas é um grande abuso, sinceramente...8o ..mas estes 500megas so se aplicam no tarifario de 10G certo??e já agora kuantos megas a tmn rouba no tarifario de 2G??

Roadster_Brabus
19-08-2006, 19:36
Não, é em todos porque para eles 1GB equivale a 1000MB, o que não está correcto.
1GB = 1024MB

sotavento
22-08-2006, 06:28
fonix ... essa conversa outra vez ???

em 2 anos sempre contaram o trafego como 1MB = 1000KB ... e SEMPRE O DISSERAM NA PAGINA em letras garrafais.

E já agora ... se forem a ver o vosso tarifário GIGA é de 1(um)GB de trafego ... os 10GB eram oferta promocional pra quem aderisse até x dia. ;)

Aproveitem que tão cedo não volta um de 10Gb+HH ....

kaxias
22-08-2006, 08:17
Que granda roubalheira... Ja nos discos rigidos acontece exactamente o mesmo, 1GB=1000MB 1MB=1000KB 1KB=1000B, compramos um disco de 120GB que na pratica tem pouco mais de 110GB.

Isto é para simplificar a vida de quem nao percebe, mas so gera confusao a quem percebe...

khannon
22-08-2006, 08:45
fonix ... essa conversa outra vez ???

em 2 anos sempre contaram o trafego como 1MB = 1000KB ... e SEMPRE O DISSERAM NA PAGINA em letras garrafais.

Também sempre ouvi isso dos 1Mb = 1000Kb.

pformigo
22-08-2006, 12:36
as unidades de taxação estão bem definidas, pelo menos agora.

Na altura podemos, pelo menos, acusalos de publicidade enganosa. Mas vê bem no contrato.

Sempre que assinamos um contrato estamos a concordar com tudo o que lá está. Apenas clausulas consideradas inconstitucionais dão origem à nulidade do contrato.

Mes se no teu contrato não diz nada, reclama, sempre com cópia do contrato.

Mas como chegas a 500 megas?

10 gigas da TMN são 10 000 megas, 10 000 000 Kapas, 10 000 000 000 Bytes
10 gigas normais são 10 240 megas, 10 485 760 kapas, 10 737 418 240 Bytes

ora a diferença são 737 418 240 Bytes, ou seja, 720 135 kapas, 703,2568359375 Megas.

são 703 megas e não 500 megas que eles ROUBAM, Para não falar da taxação ao kB superior.

rav3n
22-08-2006, 12:51
uma altura lembrome de ter feito 20 GB certinhos de trafego nacional com o batraquio
(tinha 512/128 Kbps com 20+2 GB nac/inter)
acho q paguei mais 100 megas de trafego nacional
nem reclamei pq eram prai mais 15 centimos ou parecido, mas se fosse muito $ nao tinha pago ate me regularizarem a situaçao

cumps

Morpheus
23-08-2006, 00:46
compramos um disco de 120GB que na pratica tem pouco mais de 110GB.

tu nunca ouviste falar da File Allocation Table pois n??

então só para tu ficares a perceber um bocadinho é assim qq deste género:

cada file está num determinado local, local esse que está referenciado numa base de dados gigantesca, cada vez que preenches certos locais com informação isso é colocado nessa base de dados, isto é, para determinados discos a tal "base de dados" tem de conseguir comportar toda a informação de aonde está determinada coisa daí o facto de os discos terem 120 e tal Gigas mas dp de formatados terem 110 Gigas porque criaste a tal base de dados para todos os dados possiveis dentro desse disco...

já agora...

http://en.wikipedia.org/wiki/File_Allocation_Table

http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS

Roadster_Brabus
23-08-2006, 00:48
Mas não é essa a razão pela TMN cobrar 1000MB em vez de 1024MB por cada GB ;)

Biker_
23-08-2006, 00:58
Se eles disserem que contam em medidas de 1000KB ou 10000000KB têm razão, mas a partir do momento em que referem que contam em MB ou GB têm de se sujeitar às medidas reais.
Mas claro, estamos em Portugal, ninguém se mexe, todos têm medo dos papões das empresas...

No Sapo não sei como é agora, há uns tempos tb taxavam com a política dos 1MB = 1000KB. Um colega meu ultrapassou o tráfego "imposto por eles", mas não o do contrato que era feito em GB! Foi simples de resolver e não pagou excessos.

Ofereçam-lhes dicionários, ou pq não, cursos de informática para aprenderem as medidas.

PS - A Clix tb tem uma medida gira "Nota: O tráfego consumido é contabilizado em blocos de 50 Kbps". Não sabia ser possível ver o tráfego gerado em kilobits por segundo. LOL

Roadster_Brabus
23-08-2006, 01:22
A Clix tb tem uma medida gira "Nota: O tráfego consumido é contabilizado em blocos de 50 Kbps". Não sabia ser possível ver o tráfego gerado em kilobits por segundo. LOL

:lol:

Não sabia dessa calinada :rofl:

diogovans
23-08-2006, 01:34
Digo-vos já se Portugal evoluir muito tecnologicamente daqui a uns anos onde quer que passes apanhas redes wifi, abertas. Que é o que já se passa um pouco nos EUA, numa cidade fazes o scan e é sempr a abrir.
O que quer dizer que talvez deixe de ser muito necessário ter internet deste tipo
pelo menos e o que eu penso

Biker_
23-08-2006, 01:34
:lol:

Não sabia dessa calinada :rofl:

Yep, e o tráfego dp aparece em Mbps. :lol:

Eu há uns meses antes de fazerem a última "lavagem de cara" ao site enviei um mail a referir isso e a dizer para os gajos reencaminharem o mail para o sítio devido, mas os gajos não devem ter feito caso. Agradeceram e tal, mas devem ter cagado completamente, já que o "novo" site veio igual. lol

sotavento
23-08-2006, 02:12
Se eles disserem que contam em medidas de 1000KB ou 10000000KB têm razão, mas a partir do momento em que referem que contam em MB ou GB têm de se sujeitar às medidas reais.
Mas claro, estamos em Portugal, ninguém se mexe, todos têm medo dos papões das empresas...

No Sapo não sei como é agora, há uns tempos tb taxavam com a política dos 1MB = 1000KB. Um colega meu ultrapassou o tráfego "imposto por eles", mas não o do contrato que era feito em GB! Foi simples de resolver e não pagou excessos.

Ofereçam-lhes dicionários, ou pq não, cursos de informática para aprenderem as medidas.

PS - A Clix tb tem uma medida gira "Nota: O tráfego consumido é contabilizado em blocos de 50 Kbps". Não sabia ser possível ver o tráfego gerado em kilobits por segundo. LOL

redundancia ...

Segundo o SI:
MB = medida SI de telecomunicações (10^2)= 1.000KB
GB = medida SI de telecomunicações = 1.000.000KB = 1000MB
MiB = medida informatica MB (2^8)= 1024KB
GiB = medida informatica GB = 1.048.576KB = 1024MB

Na informatica geenralizam e usam a 2ª e chamam-lhe o nome da 1ª ... depois dá nisto ... é como usarem MBits para definir a velocidade de transferencia ...

O problema é SEMPRE causado pelo mesmo ABuso da terminologia "informatica" pelos pseudo entendidos quando se referem a outras coisas que não tem a ver com software ... tanto faz que seja telecomunicações ou suportes de hardware(discos e cd/dvd) ...

No tempo do MEGA a tmn contava em blocos de 10KB e a concorrencia contava em blocos de 100KB ... agora contam todos em blocos de 1MB ... já viram que a tmn conta em blocos MENORES (tmn = 1000KB e concorrencia é 1024KB) :P

Roadster_Brabus
23-08-2006, 02:24
...e daí? :rolleyes:

[BoB]Marley
23-08-2006, 11:12
Digo-vos já se Portugal evoluir muito tecnologicamente daqui a uns anos onde quer que passes apanhas redes wifi, abertas. Que é o que já se passa um pouco nos EUA, numa cidade fazes o scan e é sempr a abrir.
O que quer dizer que talvez deixe de ser muito necessário ter internet deste tipo
pelo menos e o que eu penso

se estás a referir-te a redes wifi alheias, é ilegal usá-las... e não te fica muito bem em dizeres isso aqui...

se no entanto, estás a referir-te a redes wifi que são abertas para serem especificamente usadas por todos, aí é outra história, mas cá ainda se vê muito pouco disso... mas por acaso em coimbra num bar ao pé do rio tinha um AP para esse efeito.

TMN3G
29-08-2006, 15:37
Fui contactado telefonicamente 3 vezes para me dizerem que:

"após análise da sua factura não foi detectada nenhuma anomalia, pois a TMN considera que 1 KB corresponde a 1000 bytes e que 1 MB corresponde a 1000 KB"

De todas as vezes contestei, e em todos estes telefonemas remeti para lerem bem as minhas reclamações por escrito, as quais estão bem fundamentadas e ao pormenor, e ainda lhes disse que podiam ir para tribunal à vontade, pois com os telefonemas em roaming, portes de correio e tempo dispendido nas várias páginas das reclamações, já gastei bem mais que os 10 euros extra que me exigem na factura.

Depois disto recebi uma outra chamada pedindo-me a cópia do meu contrato.

Já a enviei uma cópia bem legível, incluindo uma cópia da página da internet com data de 2005 e ainda uns folhetos promocionais.

Estes documentos referem: "10 GB para sempre" E NADA REFEREM A MEDIDAS DE TAXAÇÃO DIFERENTES DAS UNIVERSAIS.

Eu tenho quase a certeza que eles colocaram estas informações de medidas de taxação diferentes já este ano, pois quando eu fiz o meu contrato (devo ter sido dos primeiros) faltavam muitos papeis, desde de aditamentos a outros quaisquer.

Agora espero os resultados. Apesar de tudo o meu contrato termina no próximo mês, mas só mudarei se não me derem razão até lá.

Aparicio
29-08-2006, 15:54
Já vi por aqui um tópico sobre este assunto.

Já se viu que em telecomunicações se usa os 1000 em vês dos 1024 e pronto.

O que é que ainda há para esclarecer?

Roadster_Brabus
29-08-2006, 16:02
Lê o TMN3G escreveu antes de mandares bitaites.
No contrato dele (ele é pioneiro) não fala de 1000MB por cada GB em vez dos normais 1024.

Wickwire
29-08-2006, 17:57
... mas se de facto pelo modelo SI para telecomunicações se usa base 10 e não base 2 (pelos vistos reservada à área científica), ele acaba por não ter razão. Informasse-se melhor.

Roadster_Brabus
29-08-2006, 18:11
E a TMN quer ser a unica a dar 1000MB por cada GB porque carga d'agua?
É especial de corrida?

Todos os ISP's do mundo usam o modelo 1GB = 1024MB e a TMN julga-se superior a todos os ISP's do mundo para usar outro modelo?
Mas que palhaçada é esta?

sLiNk
29-08-2006, 18:19
ele acaba por não ter razão. Informasse-se melhor.

Já agora que fosse tirar um curso de telecomunicações antes de meter TMN... :-D

Wickwire
29-08-2006, 18:21
... o que não significa que não esteja solidário com o utilizador que iniciou a thread - contudo se a TMN opta por utilizar o meio de contabilização definido, a escolha é deles e não estão a cometer incorrecção alguma, se de facto o modelo SI assim está definido.

Podemos dizer que não são tão "simpáticos" quanto outros ISPs, e podemos dizer que não gostamos - mas o facto de os outros ISPs optarem por usar o modelo científico (que vem beneficiar o cliente), o que em minha opinião também é mais consensual, não implica que todos o devam fazer.

Obviamente que face aos clientes não será a melhor estratégia a adoptar, por contraste a seguir as tendências dos restantes ISPs - mas aparentemente não sendo incorrecta, apenas podemos discordar e mudar para ventos mais favoráveis - nunca esperar que lá porque uns fazem, todos devem fazer.

Wickwire
29-08-2006, 18:23
Já agora que fosse tirar um curso de telecomunicações antes de meter TMN... :-D

Se tirou curso ou não, não sei - mas é facto que soube contar potências de base 2. Tinha alargado os conhecimentos mais um pouco e se calhar descobria o mesmo que outros na thread descobriram.

sLiNk
29-08-2006, 18:25
Pois, mas é normal uma pessoa pensar 1GB = 1024MB. E foi o que o user pensou, pois no seu contrato não vem lá especificado 1GB = 1000MB

Wickwire
29-08-2006, 18:37
De novo, não digo que não esteja solidário, simplesmente digo que não parece haver bases para acusação de erros ou vigarice.

Suposição não serve como desculpa. De todos os acessos à internet que já tive, nunca nenhum me contou upload. Olha se não tivesse confirmado com a Zapp, talvez a primeira mensalidade não tivesse sido tão agradável quanto foi.

Ypslon
29-08-2006, 19:08
Já vi por aqui um tópico sobre este assunto.

Já se viu que em telecomunicações se usa os 1000 em vês dos 1024 e pronto.

O que é que ainda há para esclarecer?

Dúvidas várias para quem sabe ler.

Por ex, a netcabo é bem clara (neste assunto...):

Conversão utilizada:1 GB = 1024 MB 1 MB = 1024 KB 1 KB = 1024 B Nomenclatura: GB = GigaByte MB = MegaByte KB = KiloByte B = Byte

Quanto às "interpretações" sobre a que é igual o GB, não é difícil entender o manuseamneto da medida, isso é que já ficou claro.
Antes de assinar contratos, o melhor é clarificar o que é que aqueles a quem iremos pagar entendem que estão a dar em troca. De resto, quem não conhece conversas tipo "Não tem carregamentos obrigatórios" mas tem mensalidade??? Whatever....

TMN3G
30-08-2006, 08:47
Queriam usar uma taxação diferente da comummente conhecida, tudo bem, informavam os clientes.

Eu não sou obrigado a conhecer quantos megas tem um giga. Colocavam isso no contrato, não colocaram, posso muito bem supor que os 10GB são os comummente usados.

Ainda para mais quando o software que a TMN disponibiliza contabiliza em medidas universais. Para todos os efeitos eu, no mês em questão e de acordo com a contagem do software que acompanha a placa, não atingi os 10 GB.

A TMN não tem por onde pegar neste caso.

1º Não informam no contrato o que é para eles 1 MB
2º O software da placa conta como medidas universais
3º Tenho uma carta da TMN a dizer que têm limitações informáticas e que vão mudar para as medidas universais brevemente.

O lado da razão está apenas de um lado.

khannon
30-08-2006, 09:05
É especial de corrida?

Todos os ISP's do mundo usam o modelo 1GB = 1024MB e a TMN julga-se superior a todos os ISP's do mundo para usar outro modelo?
Acho que já vimos antes que 1GB=1000Mb é o standard em telecomunicações. Da última vez que vi a TMN era uma empresa de telecomunicações.

Mas devo-te dar os parabéns por conheceres os modelos de taxação de todos os ISP do mundo. :)

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabyte

Wickwire
31-08-2006, 14:42
Queriam usar uma taxação diferente da comummente conhecida, tudo bem, informavam os clientes.

Eu não sou obrigado a conhecer quantos megas tem um giga. Colocavam isso no contrato, não colocaram, posso muito bem supor que os 10GB são os comummente usados.

Ainda para mais quando o software que a TMN disponibiliza contabiliza em medidas universais. Para todos os efeitos eu, no mês em questão e de acordo com a contagem do software que acompanha a placa, não atingi os 10 GB.

A TMN não tem por onde pegar neste caso.

1º Não informam no contrato o que é para eles 1 MB
2º O software da placa conta como medidas universais
3º Tenho uma carta da TMN a dizer que têm limitações informáticas e que vão mudar para as medidas universais brevemente.

O lado da razão está apenas de um lado.

1- se é a medida definida para telecomunicações, não têm e não tens de supor nada. Há apoio, há contactos, tivesses o cuidado de esclarecer a dúvida antes;
2- software é científico, eles não têm uma área de clientes para ver o tráfego? Software = parte técnica, isento de ISP, Áreas de Cliente e contabilização DO ISP = parte comercial, referência;
3- Não é da tua culpa que tenham limitações informáticas (ou pelo menos dizem ter) para passar à contagem técnica como os outros, mas mais uma vez, os outros ISPs optam por informar o método de taxação, provavelmente por não ser o standard das telecomunicações, como já vimos da pesquisa efectuada pela thread.

Não tens razão, ponto final. A partir daqui os esclarecimentos foram feitos com a ajuda de todos deste lado, estás numa situação bastante chata e ficas a ter a realidade da pior forma - só resta a parte em que aceitas ou não, que sinceramente já em nada terá a ver com a discussão sobre as medidas de contabilização de tráfego.

Paciência.

Roadster_Brabus
31-08-2006, 14:53
Acho que já vimos antes que 1GB=1000Mb é o standard em telecomunicações. Da última vez que vi a TMN era uma empresa de telecomunicações.

Mas devo-te dar os parabéns por conheceres os modelos de taxação de todos os ISP do mundo. :)

http://en.wikipedia.org/wiki/GigabyteE a vodafone não é? A optimus não é? A zapp não é?

Ai só a TMN é que é uma empresa de telecomunicações? Não tens por onde pegar...

Wickwire
31-08-2006, 15:08
E a vodafone não é? A optimus não é? A zapp não é?

Mas essa é precisamente a questão. São empresas de telecomunicações o que indica que por defeito teriam o método de contabilização definido para elas. Optaram por usar o método científico e face a isso, informam nos sites a medida alternativa que usam para contar o tráfego. Como não prejudica o cliente, não há motivo para escandaleiras, toda a gente ganha por uns míseros MB.

A TMN não quis fazer o mesmo, preferiu manter o método definido, e estamos aqui.

Dashed
31-08-2006, 15:16
This means that legally there is no confusion because it is clearly defined that binary prefixes have to be used for powers of two and SI prefixes only for powers of ten.
Segundo isto penso que apenas terias razão caso a TMN tivesse usado a terminologia binária (10GiB) ao invés da terminologia do SI (10GB).

Roadster_Brabus
31-08-2006, 15:19
Mas a TMN por ser uma empresa de telecomunicações não pode usar esse pretexto para dar 1000MB por cada GB, pois está a fornecer um serviço de internet para computadores.
Nada tem a ver com os seus telemoveizitos da tanga.
Por isso tem de fornecer os 1024MB pois é o que um disco rigido gasta por cada GB.

Wickwire
31-08-2006, 18:15
Mas a TMN por ser uma empresa de telecomunicações não pode usar esse pretexto para dar 1000MB por cada GB, pois está a fornecer um serviço de internet para computadores.
Por isso tem de fornecer os 1024MB pois é o que um disco rigido gasta por cada GB.

... o melhor esclarecimento até para nós (eu inclusive que também sempre achei que a contagem era usando o método científico, mas até aqui sempre tive a confirmação dos ISPs que usei) será vermos como a situação se desenrola com o TMN3G e a sua luta contra a TMN.

Em último caso há procedimento legal metido ao barulho e dependendo do resultado, para lá das nossas suposições a situação fica esclarecida - ou têm razão e o método das telecomunicações se aplica a eles também neste caso e é má política da parte deles ou não têm e adaptam a oferta e o TMN3G não paga nada.

Alternativamente estamos em Portugal e infelizmente para todos, as coisas ficam por aqui e cada um fica com a sua opinião - no caso do TMN3G não sei se paga, se fica sem o serviço, se é "perdoada" a dívida mas com a confirmação que a taxação é aquela (e depois opta se se sujeita a isso ou não) - enfim.

De qualquer forma, acima de tudo seria útil sabermos ao certo quem tem razão efectivamente. Independentemente do resto, será uma questão que pelo menos eu tentarei sempre esclarecer daqui em diante, seja que ISP for que decida contratar - fora as restantes de uploads contabilizados ou não, barramento de porta 25 no envio de emails, etc.

Se uma coisa esta thread nos ensina é a não presumir ou supor nada que seja, no que respeita a serviços contratados - lamentavelmente não deveria ser assim, mas é sempre preferível saber exactamente ao que se vai para evitar chatices futuras.

Mr_J_
31-08-2006, 18:24
Segundo me lembro isto dos GB e dos GiB começou pq alguns ignorantes começaram a usar 1000MB como sendo 1GB, e as pessoas que sabem q está mal não acharam graça a terem de andar a corrigir os parvos q usavam essas medidas.
Daí criaram o GiB para saberem que se refere á medida verdadeira, e não ao erro.

Mas isto é só segungo o que eu me lembro...

PS: Se notarem grandes companhias referem-se aos tamanhos de discos com 1000 sendo a medida.

Um gigante dizer um erro não o torna menos errado.

ptzs
01-09-2006, 01:30
A partir do momento em que as telecomunicações se apoderaram do bit/byte alteraram a conversão por uma questão de aproximação ao valor real decimal (já que o sistema SI é decimal). Isto torna as contas telecom-IT que são cruzadas (ex. um bus pci com 33Mhz tem 33 000 000Hz com base decimal) muito mais exactas.

Devia era tar no contrato que medida de conversão usam, porque 1GB pode ser muita coisa precisamente devido ao legado que a medida deixou na informática.

khannon
01-09-2006, 10:28
É?

from wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabyte):
* 1,000,000,000 bytes or 109 bytes is the decimal definition used in telecommunications (such as network speeds) and most computer storage manufacturers (such as hard disks and flash drives). This usage is compatible with SI. HP claims media makers Maxtor, Iomega and Western Digital adhere to using this amount.[1]
* 1,073,741,824 bytes, equal to 10243, or 230 bytes. This is the definition used for computer memory sizes, and most often used in computer engineering, computer science, and most aspects of computer operating systems. The IEC recommends that this unit should instead be called a gibibyte (abbreviated GiB), as it conflicts with SI units used for bus speeds and the like. HP states Microsoft normally adheres to this definition [1]
* 1,024,000,000 bytes, is the definition used by Hard Disk maker Seagate. [1]

sotavento
01-09-2006, 22:35
...e daí? :rolleyes:

e dai que TUDO é transparente para TI que vês tudo ...

Lê o TMN3G escreveu antes de mandares bitaites.
No contrato dele (ele é pioneiro) não fala de 1000MB por cada GB em vez dos normais 1024.

Pioneiro ? wtf ?????????????????

Pioneiro fui eu que tive 50MB com periudos de 10KB (qd a concorrencia que tanto prezas tinha de 100KB) e já lá vinha escarrapachado que era 1000KB = 1MB

É especial de corrida?

ainda bem que os conheces a todos ... 8o

E a vodafone não é? A optimus não é? A zapp não é?

A vodafone dá-te 200MB/1GB de UPLOAD ... e não te dá HH ... claro que é um excelente exemplo aqui neste caso.

"...e daí? :rolleyes:"

telecomunicações => 1MB = 1000KB
discos rigidos => 1MB = 1000KB
internet = Bits (base 10) de velocidade e Bits(base 10) de trafego ...

... desenrasca-te.

E olha lá .. .tu ao menos TENS tmn 3g ou uma das concorrentes ?
P.S.: não é por nada mas até o netcount "por defeito" considera 1MB = 1000KB. ;)

JoaoVr
01-09-2006, 23:00
P.S.: não é por nada mas até o netcount "por defeito" considera 1MB = 1000KB. ;)

Aí te enganas...
http://img410.imageshack.us/img410/3909/untitleduc4.png

sotavento
01-09-2006, 23:23
http://img72.imageshack.us/img72/3962/image5pf1.th.jpg (http://img72.imageshack.us/img72/3962/image5pf1.jpg)

O que dizer quando até o codder desdiz o proprio codigo que escreve. :004:

[N]
02-09-2006, 16:09
o kilo é uma unidade diferente do kilobyte. kilo sao 1000 kilobye sao 1024. por isso é que nao se pode separar. e já se sabe que as empresas aproveitam-se disto. andam voces a discutir para que? eles sabem bem o que andam a fazer... O que tem de ver é se na republica portuguesa existe alguma lei que poibra celebrar contractos em que se "distorce" as unidades do SI. Porque é como disse... se assinarem o contrato e lá estiver que 1 GB são 100KB a partir daí para quem celebrou 1 GB são mm 100KB. E depois anda td à pancada simplesmente porque "estava no contracto" e deixam o bom senso de lado.

JoaoVr
02-09-2006, 21:03
Aqui vai o contracto:

http://www.box.net/public/static/f9178o4gpb.jpg

sotavento
02-09-2006, 21:14
4.1 c) = o que eles "deveriam" dar ... 8o

7.1) o que toda a gente que assinou se entalou ... :)

Já agora e assim meio offtopic ... alguem que poste ai screenshots das paginas "não confusas" dos outros "isp'moveis" ... de preferencia das paginas de consumos online.

8o

Wickwire
03-09-2006, 12:23
Aí te enganas...
http://img410.imageshack.us/img410/3909/untitleduc4.png

Tendo em conta que nem todos os ISPs usam o mesmo método de contagem e como já se viu, o da TMN não é inválido, convinha que o maintainer tivesse isso em consideração - vai estar a criar mais problemas do que propriamente estar a ajudar no controlo de tráfego.

Alternativamente ficámos a saber que a mentalidade por trás do programa não é a mais correcta, if all else fails quem use TMN não use netcount para ver o tráfego.

Esclarecimentos por parte do ISP que possuo (http://evdo.no.sapo.pt/taxacao_zapp.png)

rpsgc
03-09-2006, 18:05
1000 bytes (103): This definition is consistent with the SI prefix, and is recommended for all uses by international standards organizations such as IEC, IEEE, and ISO, with the abbreviation "kB". The overwhelming popularity of the 1024 definition means that anyone using "kilobyte" to mean 1000 in these situations is likely to cause confusion. However, it is common to use 1000 when deriving kilobyte measures from quantities which are not based on powers of two, such as clock speeds or bitrates.

"Em quantidades que não são baseadas em potências de dois, como velocidades de relógio e bitrates"
Acho que não é preciso dizer mais.

RPortela
05-09-2006, 22:44
nao se queixem assim tanto da tmn, a vodafone é bem pior, as velocidades que deviam atingir os 380kps (no contrato estao 384kps) e em muitos locais (do centro de lisboa) so se atingem os 60kps.

sLiNk
06-09-2006, 00:02
nao se queixem assim tanto da tmn, a vodafone é bem pior, as velocidades que deviam atingir os 380kps (no contrato estao 384kps) e em muitos locais (do centro de lisboa) so se atingem os 60kps.

Bahhh.. Isso acontece com todos os ISP's móveis. Todos eles têm zonas onde a sua cobertura é pior, e outras zonas onde a sua cobertura é melhor...

sotavento
08-09-2006, 13:59
Tendo em conta que nem todos os ISPs usam o mesmo método de contagem e como já se viu, o da TMN não é inválido, convinha que o maintainer tivesse isso em consideração - vai estar a criar mais problemas do que propriamente estar a ajudar no controlo de tráfego.

Alternativamente ficámos a saber que a mentalidade por trás do programa não é a mais correcta, if all else fails quem use TMN não use netcount para ver o tráfego.

Esclarecimentos por parte do ISP que possuo (http://evdo.no.sapo.pt/taxacao_zapp.png)

Por acas oa mentalidade do pp ldo netcount até é das melhorzitas neste assunto.

A solução mais simples é usar (no nc 1.66) a contagem á lá cabovisão (up+down aka trafego) sem selecionar a caixinha "contar MB como 1024KB" e as contas batem certinhas no final do mês ... certinhas ao KB (<- isto já há 2 anos).

Bahhh.. Isso acontece com todos os ISP's móveis. Todos eles têm zonas onde a sua cobertura é pior, e outras zonas onde a sua cobertura é melhor...

Tens algum "isp movel" ?

Tmn = 48KBs down 6KBs up ... ou nada ... até hoje se apanhar rede saca sempre ao maximo que a placa deixa (merlin 530).
voda = 6/7KBs em alguns sitios ... 40KBs noutros (o telele via blutooth na dá mais) ... mas tambem diga-se que RARAMENTE temos 0KBs em q.q. lado (se bem que já achei montes de aldeolas sem q.q. uma das 3).

sLiNk
08-09-2006, 16:23
Tens algum "isp movel" ?

O que disse é baseado em relatos de users.

TMN3G
10-09-2006, 11:24
Já agora, aqui fica os desenvolvimentos.

Enviei toda a documentação para a TMN, via e-mail, e já me enviaram 3 e-mails diferentes a dizer que o processo está a ser analisado.

Já agora aqui fica mais um conversor: http://www.easycalculation.com/bandwidth-calculator.php

TMN3G
13-09-2006, 15:19
Caros colegas,

Serve o presente para informar que GANHEI O PROCESSO COM A TMN.

Perante factos, não há argumentos!

Pediram desculpa pelo erro e vão-me creditar o valor cobrado (que ainda não paguei) em excesso.

Portanto, para mim, assunto arrumado em 13/09/2006.

Parece que sempre vou ter os 10GB contratualizados, nada de medidas (re)inventadas!

:joker:

int
13-09-2006, 15:27
Fico muito feliz em ouvir isso..

E utilizadores que têm isso no contracto (os novos utilizadores) não podem exceder os 10.000.000MB?

TMN3G
13-09-2006, 15:57
Fico muito feliz em ouvir isso..

E utilizadores que têm isso no contracto (os novos utilizadores) não podem exceder os 10.000.000MB?

Isso já não sei! Só sei que no meu contrato nada dizia em relação a isso e realmente eu so tive conhecimento deste problema em Maio desde ano (o meu contrato é de Out/2005).

Depois de vários indeferimentos, juntei toda a documentação que tinha em meu poder e não tinham alternativa se não darem-me razão. A bem ou a mal tinham-me de creditar o valor facturado em excesso.

Para mim acabou bem, para aqueles que têm um contrato que defina a medida de taxação definida por eles, não me parece que possam fazer algo. Para todos aqueles que têm contratos que nada diga, então, boa sorte!