View Full Version : DDR para oc
KAGUTSUSHI 29-07-2006, 22:44 Boas.
Estou para receber uma Asrock 939dual-sata + x2 3800+ e estou a pensar em OC. Só que por agora estou com mems PC2700 e portanto quero comprar outras que me deiam margem de OC, 1 GB, dual chanel... O normal...
Até 125 € o que é qual é a melhor hipotese, tendo em conta que não vou poder puxar pelas voltagens? (já andei a ler sobre os vmods para esta mb, mas, no máximo, estou disposto ao mod do vcore, devido às minhas não-skills...)
Estive a ver várias marcas... Gskill ZX, Patriot LLK, Team Zeus (BH-5 2-2-2-5), Corsair XMS twinx, Geil Ultra platinum, OCZ performance e premier...
Por haver tanta oferta neste campo um gajo fica confuso...
tks
Esquece bh-5 para essa board... tccd tb é complicado... pq precisam de muita afinação e essa board não dá muitas opções.... umas com chips UCCC deram-se muito bem com a minha Asrock ... deram 255 :D
ASRock e OC nao combina bem, para OC, e nao só, tens que pensar que o mais importante é a motherboard, logo nao poupes por ai
Boas, não quero fugir ao tema da conversa, mas, não ficavas melhor servidor com 2 Gb do que com 1 Gb overclocado?
Digo isto porque já tive 1 Gb overclocado a 235 Mhz e agora tenho 2 Gb overclocados a 226, e os 2 Gb, ainda que a trabalhar mais devagar, valem mais do que 1 Gb overclocado.
De qualquer modo, o que interessa não é o "fabricante" de memorias (kingstone, cell, etc...) mas sim o Fabricante dos chips, ou seja, o que deves ter em conta é os Mhz que a memoria aguenta e os timmings. Mais vale a pena uma memoria de marca branca que funcione a 250 Mhz com os timings 2-3-3-6 do que umas kingstone de 225 Mhz com os timings a 2.5-3-3-8.
Pelos preços que me deram para "memorias de overclock", as mais baratas custavam uns 150€ e eram 1 Gb (2x512) de 450Mhz, o que me parece mau, vais acabar por pagar muito dinheiro por uns Mhz extra.
Cumprimentos
Judas
Malcom115 31-07-2006, 19:02 A board é muito boa para o preço que custa. Isto é um dado provado. Existem users deste forum que chegam a fsb340 ou algo parecido. O 3800+ tambem tem um exelente racio preço/performance.
Agora quanto a memorias boas e baratas é que é mais complicado. Bh-5 nem pensar. As TCCD alem de serem caras nao as vais poder afinar.
A minha opção seria pelas ZX que tambem tenho. fazem mais ou menos 250mhz a 2.5-3-4-6. Muito bom para 1GB a volta de 100€.
KAGUTSUSHI 31-07-2006, 20:55 Obrigado pelas respostas
Judas: Pois...2 GB era bom...mas o kit mais barato que anda para aí acho que são umas Twinmos a 150€, e depois umas OCZ Performance a 175€. Ainda é alguma diferença para umas G.Skill ZX, por exemplo, e twinmos não me parece que goste de OC, enquanto que as OCZ já se aproximam muito dos preços dos kits UCCC, e já me fiquem completamente fora do orçamento.
atlante: Pois...mas eu também não estou a tentar poupar... é mesmo por falta de hipoteses, porque não há mais nada que me ofereça AGP+PCI-e, e como não consigo vender a minha gráfica AGP, nem estou para andar a dar mais dinheiro numa MB quando mudar... E, muito provavelmente, quando mudar, já lá vai o skt 939 e já não deve haver MB para eles (acho que param de ser fabricados no inicio de 2007/fim de 2006...)
Eu tenho aqui um módulo de 512 MB da Samsung com chips UCCC, mas acho que nem é dual chanel e ainda por cima, agora não encontro mais nenhum de 512MB UCCC, já só vejo estes chips em kits 2x1GB a rondar os 200€.
Portanto, acho que me vou ficar pelas G.Skill ZX já que várias passoas me falaram em 250 e 255MHz estáveis.
Obrigado
Boas!
será que as memorias ddr400 da Kingston que tenho na minha máquina daram
para fazer um pouco de Overclocking, ou não dá pra nada!
isso seria mau ,visto que as meti a pouco! :( a referências é esta: KVR400X64C3A/1G
fiquem bem!
Ribeiro
WindWalker 02-08-2006, 18:27 220MHz mais ou menos... @ 2.5-3-3-7/6
Boas!
será que as memorias ddr400 da Kingston que tenho na minha máquina daram
para fazer um pouco de Overclocking, ou não dá pra nada!
isso seria mau ,visto que as meti a pouco! :( a referências é esta: KVR400X64C3A/1G
fiquem bem!
Ribeiro
depende dos chips que elas têm, há um pouco de tudo, já vi inclusive com bh5, depende da altura em que foram compradas, lote etc etc. a kingston usa todo o tipo de chips que lhe chegam às mãos.
WindWalker 02-08-2006, 20:01 Pois é verdade xD
Já vi Kingston ValueRAM com chips Samsung UCCC, que conseguem 250MHz e mais.
AndreAPL 02-08-2006, 22:08 estou no mesmo dilema, (e limitaçao voltagens). BH5 sao porreiras a nivel de timings mto baixos (aka cl 1.5), mas sem voltagem... so deve restar TCCD. vi estas corsair (http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=4835&category_id=98f6492211dd413adaf9adbaf30ea261&option=com_phpshop&Itemid=126) cl2, nao sei qual a rev, mas parecem jeitosas (http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=114903&page=8)... de resto o leque é algo curto, ate 150e :(
pelo que vi elas têm o chip da Kingston!
Obrigado pela prontidão das respostas:wink:
cumprimentos
Ribeiro
elas quais? quais kingston? a kingston nao faz chips!
Topic Hijacking nao é bonito.
Será porque nao tens cooling adequado:
elas quais? quais kingston? a kingston nao faz chips!
Topic Hijacking nao é bonito.
Será porque nao tens cooling adequado:
faz faz... já as vi na Mbit uma vez que fui comprar memórias OEM. também fiquei espantado.
Entao agora é a minha vez de ficar espantado :)
Mais uma vez te aconselho umas mems que tenham chips UCCC sejam Kingston, OEM ou samsung. As minhas custaram 90 euros e dei 275 numa DFI Ultra-d nforce3, na ASrock davam 255 sem espinhas :D
quanto á gráfica o que poderá ser,não fazem ideia?
porque será que cracha com o overclock? passado alguns minutos a jogar
lá se lembra e zas crachou!:confused:
cumps
Ribeiro
esta thread não é para discutir isso. abre outra thread e debate-se lá o teu problema, senão é a confusão generalizada no fórum.
Ok tens razão,tava distraido!
vou apagar o thread!
;)
Ribeiro
Mais uma vez te aconselho umas mems que tenham chips UCCC sejam Kingston, OEM ou samsung. As minhas custaram 90 euros e dei 275 numa DFI Ultra-d nforce3, na ASrock davam 255 sem espinhas :D
UCCC o que é, e onde posso ver se têm esse chip?
:)
AndreAPL 03-08-2006, 20:08 UCCC é mais 1 dos chips produzidos também pela samsung... Sao anteriores aos TCCD mas superiores aos TCCC, axo. mas nao costumavam ter 1s timings 1 bocado manhosos ??
se ajudar ... (http://www.techpowerup.com/memdb/)
Tive 1 board = a essa com tccd!
Board mto boa pelo preço k custou, sem dúvida, mas com utt ela ñ dá voltagem k chegue (a ñ ser k s coloque o ddr booster) e com tccd (k era o meu caso) nunca consegui entrar no windows a CL2.5/CL3... Consegui iniciar até 250HTT 1:1 com 2.0-4-4-8.. Serve perfeitamente mas ñ o que queria, que eram os 300.Ñ sei s era da ram ou da board...
Kto ao máximo htt, testei sem problemas a 330.. Fiz o vcore-mod.
Cumps
Tive 1 board = a essa com tccd!
Board mto boa pelo preço k custou, sem dúvida, mas com utt ela ñ dá voltagem k chegue (a ñ ser k s coloque o ddr booster) e com tccd (k era o meu caso) nunca consegui entrar no windows a CL2.5/CL3... Consegui iniciar até 250HTT 1:1 com 2.0-4-4-8.. Serve perfeitamente mas ñ o que queria, que eram os 300.Ñ sei s era da ram ou da board...
Kto ao máximo htt, testei sem problemas a 330.. Fiz o vcore-mod.
Cumps
De que board é que tás a falar?
:)
WindWalker 04-08-2006, 20:43 UCCC é mais 1 dos chips produzidos também pela samsung... Sao anteriores aos TCCD mas superiores aos TCCC, axo. mas nao costumavam ter 1s timings 1 bocado manhosos ??
se ajudar ... (http://www.techpowerup.com/memdb/)
3-4-3-7 @ 26x MHz
Metalwolf 10-10-2006, 23:41 Boas, ando com uma duvida k ja me persegue há bastante tempo, ouço sempre a falarem de timings das memorias ram, mas n consigo ver kuais sao as melhores, sei k das melhores sao umas 2-2-2-5, ou seja através do senso comum sei ver k as melhores sao as k apresentarem valores mais baixos, mas por exemplo outras k os valores difiram mt n sei ver, n há nenhuma regra de proporcionalidade entre os valores pra ver kuais as melhores??
Desculpem tar a xatear com uma pergunta k se calhar é mt basica, mas eu ja andei a procura no google e n encontrei nada k me esclarecesse!!
WindWalker 10-10-2006, 23:54 Boas, ando com uma duvida k ja me persegue há bastante tempo, ouço sempre a falarem de timings das memorias ram, mas n consigo ver kuais sao as melhores, sei k das melhores sao umas 2-2-2-5, ou seja através do senso comum sei ver k as melhores sao as k apresentarem valores mais baixos, mas por exemplo outras k os valores difiram mt n sei ver, n há nenhuma regra de proporcionalidade entre os valores pra ver kuais as melhores??
Desculpem tar a xatear com uma pergunta k se calhar é mt basica, mas eu ja andei a procura no google e n encontrei nada k me esclarecesse!!
As latências têm muito maior influência na performance dos sistemas AMD devido ao controlador de memória estar integrado no chip do CPU.
Não consegues 2-2-2-5 com DDR2 (acho eu), apenas com DDR, por isso já não vais a tempo, porque tudo tende para DDR2 e essa ainda não tem as suas latências suficientemente diminuidas.
Nos sistemas Intel mais recentes, a frequência de DDR2 compensa as latências elevadas (CL4/5), mas claro que, quanto menos melhor :)
2-2-2-5 consegues com BH-5, dependendo da frequência e voltagem, ou em TCCD, a 200 e poucos MHz (estou a considerar que a frequência a que irás usar as memórias seja 200+).
Metalwolf 11-10-2006, 00:25 ok, obrigado pela explicaçao, agr surgiume outra duvida kd falaste do 200 e poucos MHz, eu sempre pensei k os mhz viesse da designaçao de ddr266, ddr333, ddr400 etc as frequencias seriam 266mhz, 333mhz, 400mhz correspondentemente, mas pelos vistos nao. Eu percebo razoavelmente de pcs, mas se poderes explicar isso numa linguagem acessivel percebia melhor, que era para tirar de vez a duvida sobre esta materia, obrigadao!!
Boas, ando com uma duvida k ja me persegue há bastante tempo, ouço sempre a falarem de timings das memorias ram, mas n consigo ver kuais sao as melhores, sei k das melhores sao umas 2-2-2-5, ou seja através do senso comum sei ver k as melhores sao as k apresentarem valores mais baixos, mas por exemplo outras k os valores difiram mt n sei ver, n há nenhuma regra de proporcionalidade entre os valores pra ver kuais as melhores??
Pois então aproveito para me meter na conversa e dar os meus 2 centimus....
Vou darte um exemplo que se passou comigo, eu tinha uma asrock P4i65 (acho que era essa...) estava equipada com 2 x kingston ddr400 512Mb e outro par de marca branca, com chips de outra marca... ainda ssim, elas davam 2.5-3-3-8 a 230Mhz (460 efectivos).
A surpresa foi troquei a board por uma Asus p4... (qualquer coisa) com um chipset igual (um 865i+PAT) e as memorias (as mesmas) davam agora 2-3-3-5 a 213Mhz, nem mais um Hert...
Troquei as posições dos dimms... voltei a trocar... mais umas ventoinhas lá para dentro... e nada... não davam os 230Mhz que davam numa asrock das mais baratas...
Medições feitas com o everest...
(os valores são de cabeça... num me lembro exactamente, mas ficas com a ideia)
Leitura de memoria (valores mais altos = melhor)
Asrock - 6800Mb/s
Asus - 6100Mb/s
Latencia de memoria (valores mais baixos = melhor)
Asrock - 102ns
Asus - 79,8ns
Ora isto com as mesmas memorias... que, de acordo com muitas reviews, nem deviam dar os 210Mhz na asrock, por serem de marcas diferentes e de não estarem numa board "cara".
Conclusão:
Mudei de board e o cpu passou dos 3400Mhz para os 3900Mhz, rock solid, e as memorias... perdi muito em largura de banda, mas ganhei em tempo de acesso... no geral... não se nota quase nada.. hehehe
Mesmo no Pc em que estou a teclar, que está em underclock com as memorias a 180Mhz... a diferença apenas se nota nos programas de benchmark.
Nos jogos e programas de office, está tudo "na mesma, como a lesma" :lol: :lol:
e já agora
DDR SDRAM = Double Data Rate Synchronous DRAM
DDR266 = 133Mhz Reais => 133 x 2 = 266Mhz de largura de banda efectiva
DDR333 = 166Mhz Reais ...
DDR400 = 200Mhz Reais ...
Tecnicamente a memoria DDR400 trabalha a 200Mhz, mas como a tecnologia permite usar os 2 estados do relogio (o alto e o baixo) para executar operações, consegue-se o dobro das operações por ciclo (Double Data Rate)
100Mhz = PC1600
133Mhz = PC2100
166Mhz = PC2700
etc...
A DDR2 é á mesma Double Data Rate, a tecnologia é que já vai na versão 2, em que os chips comsomem menos, aquecem menos e permitem mais Mhz.
O sistema continua a ser Mhz_Reais x 2 = Mhz_efectivo
Para quem quiser ler mais sobre DDR's aqui fica:
http://www.kingston.com/brasil/novastec/ddr.asp
cumprimentos
Judas
Metalwolf 11-10-2006, 02:04 Obrigadão Judas, ja fikei mt mais esclarecido!!!
Mas ao olhar pra memorias do WindWalker: Mem: 2x512MB A-DATA VITESTA DDR566 @270MHz 2.5-4-3-5, ou seja tinha k multiplicar 270*2 = 540 ou seja deduzo k ele baixou a frequencia das memorias, certo??
Já agr se tiverem aí links pra sites a explicar cenas tipo o FSB, a cache, o modo como o processador troca informaçoes com a ram metam ai thks.
WindWalker 11-10-2006, 02:07 O divisor é 4:5 (4 ciclos de CPU para 5 da RAM)
Se a RAM processa mais ciclos e o divisor é também uma relação de frequências, sendo a frequência do CPU 217MHz, 5/4*217=270MHz reais *2 = 540MHz efectivos.
Eu baixei em relação à especificações de fábrica. Tu não dizes em relação ao quê que baixei, mas deve ser isso :P
FSB, Cache - Google, Wikipedia :)
Obrigadão Judas, ja fikei mt mais esclarecido!!!
Mas ao olhar pra memorias do WindWalker: Mem: 2x512MB A-DATA VITESTA DDR566 @270MHz 2.5-4-3-5, ou seja tinha k multiplicar 270*2 = 540 ou seja deduzo k ele baixou a frequencia das memorias, certo??
Já agr se tiverem aí links pra sites a explicar cenas tipo o FSB, a cache, o modo como o processador troca informaçoes com a ram metam ai thks.
sim... tens razao... diz ai ao windwalker que o overclock de 200=>270 ainda não chega! tem de ser 277!! hehehe :lol: :lol:
O windwalker tem memorias que são produzidas com "grau de pureza" extrema!
É raro sair uma fornmada de chips que façam os 277Mhz....
Tambem é raro ver uma board a trabalhar com o FSB a 270Mhz...
Tem de estar tudo afinadinho.
Cumprimentos
Judas
Metalwolf 11-10-2006, 12:54 O divisor é 4:5 (4 ciclos de CPU para 5 da RAM)
Se a RAM processa mais ciclos e o divisor é também uma relação de frequências, sendo a frequência do CPU 217MHz, 5/4*217=270MHz reais *2 = 540MHz efectivos.
Eu baixei em relação à especificações de fábrica. Tu não dizes em relação ao quê que baixei, mas deve ser isso :P
FSB, Cache - Google, Wikipedia :)
Ok, já percebi, só n sabia k a frequencia do cpu era 217, pensei k o valor k media isso era por exemplo os 3.24ghz.
A cena do fsb k n percebo é, por exemplo o meu pentium 2.4 o fsb dizem k é 533mhz, mas depois parece k há outro fsb k ta ligado a um multiplicador. Estas perguntas se calhar nem tem muita importancia pra mim dado n tar a pensar em fazer overclock, mas eu toume a tentar informar pra caso um dia me surja um problema relacionado com isto.
WindWalker 11-10-2006, 13:23 Ok, já percebi, só n sabia k a frequencia do cpu era 217, pensei k o valor k media isso era por exemplo os 3.24ghz.
217MHz*15=3255MHz=3,255GHz
A cena do fsb k n percebo é, por exemplo o meu pentium 2.4 o fsb dizem k é 533mhz, mas depois parece k há outro fsb k ta ligado a um multiplicador
15x é o multiplicador do CPU (Core/FSB Ratio), comummente designado por multiplicador.
FSB * multiplicador = frequência do CPU (ou seja, 217*15=3,255GHz).
Isso dos 533MHz de FSB é o FSB do sistema, usando termos grosseiros.
Como o FSB dos P4 é quad-pumped (alguém aqui usou este termo):
FSB do sistema = FSB real * 4 (quad)
Logo, 533/4~133MHz
Outro exemplo: nos actuais Core 2 Duo, FSB1066, 1066/4=266,5MHz, daí ser apenas necessário DDR2-533 (533=266,5*2) para que as memórias estejam a 1:1 com o CPU.
Se fizeres as contas, 1:1 em CPUs FSB800 é com DDR400, com FSB533 é DDR266, etc. Nos AMDs é possível usar divisores, como também em Intel, mas são mais e permitem jogar com mais opções para ter um OC estável/desejável.
FSB (http://en.wikipedia.org/wiki/Front_Side_Bus) - Eu disse-te para ires à Wikipedia/Google :rolleyes:
Metalwolf 11-10-2006, 13:29 217MHz*15=3255MHz=3,255GHz
15x é o multiplicador do CPU (Core/FSB Ratio), comummente designado por multiplicador.
FSB * multiplicador = frequência do CPU (ou seja, 217*15=3,255GHz).
Isso dos 533MHz de FSB é o FSB do sistema, usando termos grosseiros.
Como o FSB dos P4 é quad-pumped (alguém aqui usou este termo):
FSB do sistema = FSB real * 4 (quad)
Logo, 533/4~133MHz
Outro exemplo: nos actuais Core 2 Duo, FSB1066, 1066/4=266,5MHz, daí ser apenas necessário DDR2-533 (533=266,5*2) para que as memórias estejam a 1:1 com o CPU.
Se fizeres as contas, 1:1 em CPUs FSB800 é com DDR400, com FSB533 é DDR266, etc. Nos AMDs é possível usar divisores, como também em Intel, mas são mais e permitem jogar com mais opções para ter um OC estável/desejável.
FSB (http://en.wikipedia.org/wiki/Front_Side_Bus) - Eu disse-te para ires à Wikipedia/Google :rolleyes:
Axo k já percebi isto de vez, obrigado pela paciência!!
Boas!
Vou ser sincero, li o topico na diagonal mas fiquei com uma ideia do que se falou.
Eu tenho 2x 512mb TCCD AquaPC Edition que na altura estavam num winnie 3000+ e numa DFI Ultra D @ SLI-D Nforce 4 ... depois de muito blue screen, muita maluqueira, la consegui uma coisa estavel (infelizmente ja' nao tenho screenshots de nada... =( ) a 280fsb! A board ajudou muito (ja antes tinha uma DFI Nforce 2 + AMD Barton Mobile 2500+) e o povo aqui do forum tb!
As vezes eh uma questao de sorte! Quando eu parei na onda do overclock as coisas andavam +/- nos 300 fsb marca que consegui com o mm conjunto, mas completamente instavel e com muitos receios da minha parte, pois ja tive de subir o vdimm e as TCCD nao gostam muito de levar voltagem!
Resumindo, as minhas TCCD faziam a vdimm default 250mhz (ddr500) a 2.5-4-4-8 e os 300fsb fiz com 3-4-4-11 mas sinceramente nao arrisquei! acho que elas tem potencial, mas estragar nao! e alias, ando a pensar em voltar ao overclock, novamente com amd para tentar aproveitar as memorias, embora infelizmente o ddr2 parece estar para ficar (como temos o exemplo dos AM2).
Mais tarde se calhar vou abrir tambem eu um topico para discutir uma data de assuntos, pois uma coisa que me alicia muitissimo neste momento, ate por causa do sitio onde trabalho, sao os conroe, mesmo ate a versao E6300...
no entanto, boa sorte com os teus overclocks!
um abraço
epa axo k aki a kestao da escolha da ram esta uma beca limitada por causa da board..tipo toda a gente sabe que tccd dá mhz..ate eu em nf2 ja vou nos 255 (o que acho muito bom ja...isto prime stable) so que o ppl tb sabe que as tccds pra funcarem mm ali certinho precisa de muita afinaçao de alpha timings e isso..pelo menos eu aki na dfi nf2 tive de andar a testar alpha timings...
se o pessoal diz k uccc n pede tanta afinaçao..vai para uccc..nao tou a ver outros chips k deem mhz e n precisem de afinaçoes..so se for os hinyx..tinha um amigo com umas kingston hinyx e akilo deu assim 250 sem mudar nada..so kom um cheirinho de volts (2.7/2.8)
|
|