Pentium Mobile em Desktop

Judas

Moderador
Staff
Sou novo por estas bandas... por isso aqui ficam os meus comprimentos para todos.
Ora bem, depois de desmontar um portatil (com este faz uns 20) descobri um cpu de socket 478 (SL6V6), não consegui evitar a curiosidade e instalei-o numa motherboard soltek (85MIV3-L) , para meu espanto a coisa até arrancou.
O primeiro passo foi verificar as tensões vcore e temperatura do brinquedo, cpu vcore a 1.57 volts... (um "bocadinho" acima do desejado), cpu a 1.2Ghz... e temperatura de 39º. muito bem, disco de 10Gb, 256Mb ram e instalei um winxp pro para testar a maquina.
O windowz instalou sem problemas, e até funcionava bastante bem sem aquecer nada, nem dar problemas nenhums.
Conclusão, montei o brinquedo numa caixa "enlightement" tipo home teather e comecei a brincar com o fsb, o brinquedo arrancou com o fsb a 133 (533Mhz Quad pumped) mas a velocidade continuava baixa, ou seja os multiplos estavam fixos a 12x em vez dos 17x, a maquina num queria funcionar como deve de ser... mais overclock e o bus a 150Mhz(600Mhz Quad pumped) foi a solução encontrada para o sistema arrefecido a ar com um coller passivo (feito em casa), temepratura de 49º a 1.8Ghz, mas... os multiplos continuavam a 12x.
Após ler um bocado pelo google.... descobri uns malucos que faziam um pin mod no brinquedo, e até os socket 479 tem um pin mod (mais facil e menos arriscado), mas o pin mod apenas servia para faze-lo arrancar com o bus a 533Mhz, nada de pin mod para o speedstep.
Experimentei todos os softwares que encontrei, updates à bios... tudo o que me lembrei... e nada, o speedstep está desactivado, parece que a bios não suporta speedstep. (azar o meu).

Agora eu pergunto aqui a alguem da comunidade, existe algum modo de activar o speedstep?
E aproveito para perguntar, quais são os pinos do VID, ou seja quero fazer um vmod para por a vcore a 1.3volts (para tirar a ventoinha de 5x5 a workar a 5volts montada no coller passivo )?
 
Última edição:
Tens a certeza que isso é um pentium m?

Pelo código de identificação que deste isso é um pentium 4 m.

Os Pentium M só funcionam em boards de desktop com o chipset próprio dos portáteis ou em algumas boards da asus com um adaptador CT-479.

PT
 
Sim tenho a certeza, o cpu foi retirado de um portatil, e a referencia diz ser de um pentium mobile de nucleo northwood, de 1,3 volts, bus 400Mhz e multiplos de 12x e 17x (conforme o speedstep). O cpu é diferente de um northwood socket 478 "normal", um dos problemas do arrefecimento é o facto de o mobile ser mais baixinho, logo o coller nem lhe tocava, tive de arranjar um quadrado de aluminio ( 20x20x2mm ) para preencher o espaço, e problema resolvido.

A board soltek tem um northbridge via P4M266 e um southbridge VT8235.

Já agora aproveito, o cpu tambem fez boot numa board da "Dell" (é um desenho de referencia da intel) que tem um chipset 865, não fez boot numa board da asus p4p800 com um chipset 865+PAT, de qualquer forma, a board da dell tambem fez boot com os multiplos a 12x e o cpu a 1.57 volts (o mesmo problema).

Quanto a esse adaptador, encontrei um tipo no ebay que vendia esse adaptador com boards de outras marcas, que pelo que ele dizia, funcionavam sem problemas, ainda assim, o adaptador é para os socket 479 encaixaram nos socket 478, o meu cpu mobile é um socket 478.
 
Última edição:
Judas,

Pois, como dizia esse cpu é um P4 Mobile e não um Pentium M (que tem 479 pinos).

E o adaptador que falava era para este último e não para o que na realidade tens.

PT
 
Ora bem, lá encontrei umas coisas engraçadas quando endava pelo google...

Os 479 são bem melhores que este 478 q eu tenho aqui (azar o meu outra vez), são mais faceis de fazer o pin mod (é só por um bocadinho de fio no socket e já tá, bus a 133), quanto ao voltage mod, é possivel, mas ainda vou ter de ler mais um bocadinho, e se tiver sorte a minha board aceita os 1.3 ou 1.4 volts... e assim o cpu já não deverá aquecer tanto (vai ser o proximo passo).

De qualquer forma, parece que estou com azar, para conseguir por o brinquedo com os multiplos a 17x em vez dos 12x, tenho de conseguir por o cpu em modo sleep, subir a voltagem de 1.2 a 1.3 volts e acorda-lo, o problema é o sincronismo da operação... pelo que percebi pelo pdf que puxei da intel, tem de ser feito com os timings certos... talvez seja necessário um pequeno circuito electronico... Se alguem tiver um adaptador de socket 479 para 478 da asus, passem o adaptador pelo scanner e ponham aqui a foto, se faz favor. Talvez seja possivel ver como é que os tipos da asus fizeram, e copiar o esquema... }> }>
 
A ideia não é meter um 478 num 479... mas sim "ver" como é que os tipos da asus fizeram para por o speedstep em "power mode" em vez de "battery mode".

Pelo que li no pdf da intel, os 479 tambem usam tecnologia speedstep (versão 2 axo eu), por isso tambem devem ter um "pino" GHI# que deve ser usado para mudar o speedstep. Ou seja, o modo de mudar o speedstep deve ser o mesmo, se for, só falta "fazer" uma electronica e software, que mude o cpu de estado.

O software é facil (deve ser... ) a electronica copia-se de um adaptador 479.
 
Tu no teu portátil consegues activar o speedstep com esse p4-m? usas algum programa? qual?
 
Última edição:
Já experimentei outro cpu pentium 4 - M (SL724) e tambem tive azar, o cpu arrancou em modo bateria (modo lento) e não activou o "power mode"

O cpu que estou a usar na board baby-atx, activa o speedstep no portatill (experimentei ontem), no pc é que não, de qualquer modo pelo que li, é preciso ter uma bios, chipset, e software, no meu caso, a bios é o ponto fraco, o chipset é um p4m266 (com uma savage 3d incluida), igual ao do portatil onde estava, mas a bios da baby-atx não tem suporte para speedstep.

Nos Portateis (maioria dos casos) não é preciso usar software para activar o speedstep, porque o windows xp sp2 já tem incluido no kernel suporte nativo, ou seja não é preciso ter software para usar o speedstep, porque o windows altera o modo do cpu conforme o estado de alimentação do sistema, seja este bateria(modo lento) ou currente AC(modo rapido).

Nota: o windows 98 e windows 2000 precisam de um utilitario da pagina da intel (ou do fabricante do portatil) para alterar o modo speedstep, ou então outro software de terceiros.

Ainda assim, experimentei todos os softwares que dizem poder activar o speedstep na board baby-atx e não tive sorte, nenhum detectou o speedstep, apesar da bios reconhecer um pentium 4 mobile. Sem bios com suporte nativo de speedstep, azar.

Mobile Intel® Pentium® 4 Processors - M
Estes são quase todos socket 478, com excepsão de alguns.
http://processorfinder.intel.com/List.aspx?ProcFam=826&sSpec=&OrdCode=

Intel® Pentium® M Processor
Estes são Socket 479.
http://processorfinder.intel.com/List.aspx?ProcFam=942&sSpec=&OrdCode=
 
Judas,

Eu tenho um CT-479 mas como está montado neste momento (e não tenho scanner) é complicado conseguir fazer o que pedes :(.

PT
 
Judas disse:
Nota: o windows 98 e windows 2000 precisam de um utilitario da pagina da intel (ou do fabricante do portatil) para alterar o modo speedstep, ou então outro software de terceiros.

Será que me podias indicar programas que permitam isso? Já tentei o centrino hardware control e não funcionou... :confused:
 
Pinmod concluido

Boas, acabei de fazer o pinmod ao cpu.

A intel diz que para os multiplos 12x a tensão deverá ser de 1.2 Volts (para este CPU).

A deste andava pelos 1.58 Volts. :wow:

Para quem quiser fazer o mesmo, boa sorte e desde já digo que não queimei o meu por pouco, quando andava a experimentar ligações entre os pinos VID, a vcore andou nos 1.85v !!! :004: ... mas isso é outra historia.

Ora bem, cortei 3 patas do cpu, o pino VID0, VID3 e VID4 depois usei um bocadinho de fio e enfiei no socket para fazer ligação entre o VID1 e VID2. }>

Instalei o cpu e liguei a maquina. :)

Tempo de modificação >> 2 horas :)
Tensão medida na bios 1.219 volts. :)
Temperatura do cpu 45º Coller passivo :)


Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
Essa CPU é um Pentium 4 Mobile, não é um Pentium M (usados na plataforma Centrino).
Poucas ou nenhumas vantagens vejo em instalá-lo numa Mobo desktop, mas tu é que sabes.
 
Essa CPU é um Pentium 4 Mobile, não é um Pentium M (usados na plataforma Centrino).
Poucas ou nenhumas vantagens vejo em instalá-lo numa Mobo desktop, mas tu é que sabes.

Para não falar do desafio que foi... :) :) :) :)

1º Tinha um cpu sem board.

2º Tinha uma board sem cpu.

3º Fazia-me falta um computador no quarto, para ver filmes, tv com time-shift, net, jogos das cartas, etc...

4º tinha de fazer pouco ou nenhum barulho.

5º Tinha de ter um baixo comsumo electrico.

Ou seja, tenho um home theater que não faz barulho nenhum e cumpre com as tarefas assignadas.
Isto com um custo de 90€, que foi o preço da caixa uma Enlight 7473 , o resto era material que tinha encostado.

Quando conseguir colocar fotos logo ponho umas do cpu mutilado para referencia futura, caso alguem se queira aventurar. :)

Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
Desculpem o Super Dig.

MAs existe alguma maneira de meter o Asus Ct479 A funcionar com uma Asus p4p800-x?

Se não me falha a memória havia por aí umas bios beta que permitiam isso. Ou então é o primeiro modelo que já não permite essa operação. Já lá vai bastante tempo que não me lembro.
 
Back
Topo