Salamandra Pelets.

Glorioso

Power Member
Boas, estava a pensar comprar uma salamanddra a Pelets para aquecer a minha sala, tem 32m2, mas sou completamente inculto na matéria, alguém aqui do fórum tenha experiência e me possa ajudar?
 
Não tenho muita experiência com pellets, mas comecei a usar neste inverno uma salamandra a pellets. O que pretendes saber? não sei se ajudarei, mas quais as dúvidas?
 
Não tenho muita experiência com pellets, mas comecei a usar neste inverno uma salamandra a pellets. O que pretendes saber? não sei se ajudarei, mas quais as dúvidas?
Queria saber por onde começar, que preços esperar, que fornecedores e que potência devo comprar para a área que quero aquecer.
 
Queria saber por onde começar, que preços esperar, que fornecedores e que potência devo comprar para a área que quero aquecer.

Eu tenho duas marcas cá em casa a Ravelli (italiana) e Olimatik (portuguesa). Para já (ainda é muito cedo) estou satisfeito com ambas.
Deves estar atento ao consumo mínimo e máximo que fazem por hora.
Deixo te um link para veres as necessidades de kw para aqueceres

https://ospellets.com/calcular-potencia-aquecimento/
 
Para distribuição de calor tens 2 formas:
A mais simples passar um tubo para te mandar ar quente para a outra divisão.
Ou comprar uma salamandra com suporte de agua para aquecer o resto da casa com sistema de radiadores, mais cara a salamandra e depois todo o investimento nas tubagens e radiadores.
 
Eu tenho duas marcas cá em casa a Ravelli (italiana) e Olimatik (portuguesa). Para já (ainda é muito cedo) estou satisfeito com ambas.
Deves estar atento ao consumo mínimo e máximo que fazem por hora.
Deixo te um link para veres as necessidades de kw para aqueceres

https://ospellets.com/calcular-potencia-aquecimento/
Foi este o resultado
Código:
A divisão tem o volume de 83.2 m³ em casa mal isolada em zona quente e tem a necessidade mínima de 4,24 kW o equivalente a 14.486 btu´s
Aconselhamos a escolha de um equipamento com potência de aquecimento até 9 kW
 
A partir desse valor já tens que começar a ver.

No meu caso para aquecimento a pellets com radiadores tenho orçamentos de 8.000€ com tudo incluído.

Estou à espera de outros orçamentos e de outras opções também.
 
Quando andei a ver o que aconselharam como marcas foi a Ecoforest e a Solzaima , isto para aquecimento central e para potências de 24Kw. A diferença depois está nos insttaladores.
 
Olá. Eu tenho recuperador de calor a pellets, quem instalou foi a solzaima - comprei noutra loja. A marca é redpod. Nada a apontar, isto é um descanso, é só colocar pellets no reservatório, quando acabar voltar a encher. Fazer revisão anual, aspirar uma vez por semana e está feito. A obra de tirar o recuperador a lenha e colocar este, mais o equipamento, ficou em 3k. Para a minha sala, é perfeito.
 
Tenho uma salamandra gracili da marca alpis e estou completamente satisfeito.
10kW para cerca de 80m2

Consumos na ordem de 1kg por hora......
 
Para distribuição de calor tens 2 formas:
A mais simples passar um tubo para te mandar ar quente para a outra divisão.
Ou comprar uma salamandra com suporte de agua para aquecer o resto da casa com sistema de radiadores, mais cara a salamandra e depois todo o investimento nas tubagens e radiadores.
Olá, achas que me conseguirias ajudar com o seguinte em relação a canalizar calor?

possuindo em casa uma salamandra simples de pellets com o tubo de fumos a passar para uma divisão superior que é um falso, que fica mesmo por trás do WC dos quartos, i.e., a 1 metro no máximo, poderei recuperar calor para o wc do género deste esquema? https://ibb.co/hmdJXTZ
a minha ideia é, quando ligado, o tubo do fumo fica muito quente naturalmente e dissipa calor, se eu cobrisse este tubo com outro de maior diametro em inox, onde armazenava esse calor dissipado, e fizesse uma saída com outro tubo direto para o wc, esta recebia ar quente? é algo simples e barato de se fazer mas questiono o seu real funcionamento.

Como garanto que o ar circula pelo tubo para o wc? este fica "parado" entre tubos, será que devo ter uma entrada o mais abaixo possivel do tubo de maior diametro para fazer o ar circular para o wc? mas assim entra ar frio não?
Tendo um exaustor elétrico a puxar o ar para o wc já funcionaria certo? mas queria natural.
Obrigado.
 
Olá, achas que me conseguirias ajudar com o seguinte em relação a canalizar calor?

possuindo em casa uma salamandra simples de pellets com o tubo de fumos a passar para uma divisão superior que é um falso, que fica mesmo por trás do WC dos quartos, i.e., a 1 metro no máximo, poderei recuperar calor para o wc do género deste esquema? https://ibb.co/hmdJXTZ
a minha ideia é, quando ligado, o tubo do fumo fica muito quente naturalmente e dissipa calor, se eu cobrisse este tubo com outro de maior diametro em inox, onde armazenava esse calor dissipado, e fizesse uma saída com outro tubo direto para o wc, esta recebia ar quente? é algo simples e barato de se fazer mas questiono o seu real funcionamento.
Sim, à partida recebias ar quente.
Mas tens de ver outros problemas em questão, distancia percorrida até a casa de banho e dissipação de calor entre essa distancia.
o calor que consigas "manter" nas tubagens até a casa de banho pode não ser suficiente para aquecer essa divisão.
Como garanto que o ar circula pelo tubo para o wc? este fica "parado" entre tubos, será que devo ter uma entrada o mais abaixo possivel do tubo de maior diametro para fazer o ar circular para o wc? mas assim entra ar frio não?
Tendo um exaustor elétrico a puxar o ar para o wc já funcionaria certo? mas queria natural.
Obrigado.
O ar quente nunca fica parado, acaba por subir pela canalização.
O teu maior problema, é a maior parte do calor irá subir e nunca poderá ser canalizado diretamente para a casa de banho.
Se a tua ideia se manter nesta ideia, eu colocava o tubo exterior ao de fumos basicamente até a saída da casa de banho, fechada o tubo exterior com lá de rocha ou algo similar para altas temperaturas.
Colocava um ventilador na casa de banho, para te puxar o ar quente.
O tubo que colocares, por fora do tubo de fumos não o feches a saída da salamandra, para teres circulação de ar acaba por ser circulação natural.
Ar quente sobe em direção ao telhado, será barrado no fecho do tubo e depois ira convergir em direção a casa de banho.
 
(....) eu colocava o tubo exterior ao de fumos basicamente até a saída da casa de banho, fechada o tubo exterior com lá de rocha ou algo similar para altas temperaturas.
Tal como está na ilustração certo?


(...)O tubo que colocares, por fora do tubo de fumos não o feches a saída da salamandra, para teres circulação de ar acaba por ser circulação natural.
Ar quente sobe em direção ao telhado, será barrado no fecho do tubo e depois ira convergir em direção a casa de banho.
se bem percebi isto apenas seria possivel se eu metesse o tubo exterior desde a salamadra até ao telhado passando pelas 2 divisões certo? mas não é o caso, só mesmo na parte do falso é que planeava fazer isto. fazia todo o sentido isso porque o ar circulante era sempre o quente e não frio (caso fizesse um buraco de entrada de ar no tubo exterior junto ao chão do falso, que de resto não faz mesmo sentido cada vez que penso mais nisso).
 
Última edição:
Tal como está na ilustração certo?



se bem percebi isto apenas seria possivel se eu metesse o tubo exterior desde a salamadra até ao telhado passando pelas 2 divisões certo? mas não é o caso, só mesmo na parte do falso é que planeava fazer isto. fazia todo o sentido isso porque o ar circulante era sempre o quente e não frio (caso fizesse um buraco de entrada de ar no tubo exterior junto ao chão do falso, que de resto não faz mesmo sentido cada vez que penso mais nisso).

O tubo exterior devia acabar um pouco acima da saida para a casa de banho e nunca subir ate ao telhado.
Seguidamente fechas o tubo exterior para o ar quente não sair e ser direcionado para a casa de banho

Tal como está na ilustração certo?



se bem percebi isto apenas seria possivel se eu metesse o tubo exterior desde a salamadra até ao telhado passando pelas 2 divisões certo? mas não é o caso, só mesmo na parte do falso é que planeava fazer isto. fazia todo o sentido isso porque o ar circulante era sempre o quente e não frio (caso fizesse um buraco de entrada de ar no tubo exterior junto ao chão do falso, que de resto não faz mesmo sentido cada vez que penso mais nisso).
O tubo exterior ao de fumos sai da salamandra e devia subir até um pouco acima da ligação que queres fazer para a casa de banho.
Aí fechas o tubo exterior, para redirecionar o ar quente para a casa de banho.
No inicio do tubo junto da salamandra não colocas cada a selar o tubo. Ou seja colocas um tubo maior dentro do pequeno e deixas essa área aberta.
 
Boas,

Alguém sabe o motivo pelo qual uma salamandra começa a moer pellets, ou seja, passados alguns minutos de funcionamento os pellets começam a cair no copo em pó, desintegrados. Já experimentei 3 marcas diferentes, umas dessas marcas tinha pellets mais esverdeados do que o normal e a salamandra portou-se bem melhor mas com tudo o resto sai literalmente em pó. Os pellets parece-me normais e duros, não consigo entender como eles se desintegram lá dentro
 
Por vezes o sem fim que transporta os pellets parte aqueles maiores, mas ao ponto de saírem todos moídos não é normal, ou o sem fim está entupido com serrim ou então está com algum problema.

Tenta aspirar o reservatório dos pellets e retirar todo o serrim que se encontra junto a rosca sem fim.
 
Back
Topo