PC [Portátil] Asus ROG Ally e Ally X (2/junho)

Chama-se ROG Ally X e é uma versão melhorada da Ally. Será mais cara (a atual vai continuar à venda).
Dia 2 de junho será feito a revelação total da mesma.

Asus’ next ROG Ally handheld will be the ROG Ally X​

Now, Asus is beginning to reveal its successor: the ROG Ally X.

Don’t call it an Ally 2: when it ships in the second half of the year, the Windows-based Ally X will have the same AMD Z1 Extreme chipset and the same 7-inch 48–120Hz VRR screen. It’s not quite like the Steam Deck OLED, where Valve got AMD to revise its chip for better battery life and stability and added a larger, brighter, gorgeous new OLED panel with improved response time and slimmer bezels.

But the newly black-colored handheld will have a substantial battery life improvement, Asus SVP Shawn Yen tells The Verge — because Asus will cram a substantially larger battery pack into the Ally X’s revised shell. “We’re not looking at 30 to 40 percent more capacity,” he tells me. “We’re looking at way more than that.”
As far as a ROG Ally 2 goes, Asus agrees that it has a similar philosophy to Valve: it wants to build a true successor when it can offer a significant performance boost, not just an incremental one.

https://www.theverge.com/24152945/asus-rog-ally-handheld-gaming-pc-2024-revision
 
Muito interessante.

Parece vir a ter mais RAM (e talvez mais rápida), SSD NVME 2280, leitor SD reformulado, e maior bateria.

Tudo o que os users se queixavam na original.
 
Eu adoro a minha e recomendo. Para novos compradores é esperar por esta nova versão.

Só deverei investir numa Ally 2 (já com novo processador).
 
Boas,

Falando de quem já teve uma SteamDeck 1st Gen e o modelo OLED.

Aproveitei para vender uma 3090 enquanto ainda valia alguns dinheiros para trocar por uma RTX 4xxx "Super". Enquanto esperava atirei-me para as Deck. Não vou mentir, o preço foi um grande factor.

Genericamente é um bom produto, que basicamente serviu para correr indies fraquinhos ou então jogos com +5 anos que estejam no vosso backlog. Tentando jogar algo mais recente, pimba... as limitações são claras.

Nunca tive uma Ally, mas acredito que com certos "mods" fique bastante melhor que uma Deck. Um dos mods que vejo é colar uma power bank às costas da consola, não só pelo extra da bateria mas também para fazer unlock dos 30w em modo portátil. De notar que nem todas as powerbanks desbloqueiam os 30w... mas numa volta de 1min pelo Reddit encontram-se logo umas quantas que o fazem.

Em termos de performance e daquilo que vi, estamos a falar em muitos casos num aumento do dobro da frame rate entre os 15w vs 30w.

Tanto se fala de que a Deck tem um SO que é isto e aquilo mas, curiosamente, quando comecei a usar mais a Deck foi precisamente quando tive a RTX 4070 Super já instalada no PC e simplesmente fazia mirror do PC para a Deck.

Hoje em dia, penso que de todas as portable, a Ally é a melhor escolha.
 
Última edição pelo moderador:
Andei a ver as Steam deck e acabei por comprar a ally a cerca de 2 meses, comprei usado no OLX pelo preço de 430€ fui muito a medo mas tudo correu bem tive algum receio de não ser a versão mais potente mas tive sorte com o vendedor.
Tenho tirado bastante partido da "consola" só tenho pena de a bateria durar pouco.
 
Boas,

Falando de quem já teve uma SteamDeck 1st Gen e o modelo OLED.

Aproveitei para vender uma 3090 enquanto ainda valia alguns dinheiros para trocar por uma RTX 4xxx "Super". Enquanto esperava atirei-me para as Deck. Não vou mentir, o preço foi um grande factor.

Genericamente é um bom produto, que basicamente serviu para correr indies fraquinhos ou então jogos com +5 anos que estejam no vosso backlog. Tentando jogar algo mais recente, pimba... as limitações são claras.

Nunca tive uma Ally, mas acredito que com certos "mods" fique bastante melhor que uma Deck. Um dos mods que vejo é colar uma power bank às costas da consola, não só pelo extra da bateria mas também para fazer unlock dos 30w em modo portátil. De notar que nem todas as powerbanks desbloqueiam os 30w... mas numa volta de 1min pelo Reddit encontram-se logo umas quantas que o fazem.

Em termos de performance e daquilo que vi, estamos a falar em muitos casos num aumento do dobro da frame rate entre os 15w vs 30w.

Tanto se fala de que a Deck tem um SO que é isto e aquilo mas, curiosamente, quando comecei a usar mais a Deck foi precisamente quando tive a RTX 4070 Super já instalada no PC e simplesmente fazia mirror do PC para a Deck.

Hoje em dia, penso que de todas as portable, a Ally é a melhor escolha.
Boas, desculpem o Offtopic mas preciso mesmo de te fazer uma pergunta.

Eu tenho a Steam Deck LCD e a minha utilização é 90% a fazer stream da Xbox (Xbplay) e da PS5 (Chiaki4deck) e a verdade é que não tenho razão de queixa. Mas desde que saiu a OLED fiquei com o bichinho de fazer o upgrade. O que te quero perguntar, visto que já usaste as duas, é se vale a pena o upgrade? O ecrã OLED e o WiFi 6 fazem muita diferença?
 
Boas, desculpem o Offtopic mas preciso mesmo de te fazer uma pergunta.

Eu tenho a Steam Deck LCD e a minha utilização é 90% a fazer stream da Xbox (Xbplay) e da PS5 (Chiaki4deck) e a verdade é que não tenho razão de queixa. Mas desde que saiu a OLED fiquei com o bichinho de fazer o upgrade. O que te quero perguntar, visto que já usaste as duas, é se vale a pena o upgrade? O ecrã OLED e o WiFi 6 fazem muita diferença?

Pessoalmente falando, só pelo upgrade enorme que é o Display OLED e a melhoria substancial da bateria da consola, valeu totalmente a pena o upgrade, nem hesitei.
 
Pessoalmente falando, só pelo upgrade enorme que é o Display OLED e a melhoria substancial da bateria da consola, valeu totalmente a pena o upgrade, nem hesitei.
Mas a comparação entre uma e a outra apenas em Remote Play é assim significativa?

Já agora, que até estamos no tópico dela, alguém usa a ROG ally através de Remote Play da Xbox e da PS5? Funciona bem?
 
Eu só usei na cloud do psplus.
Funciona bem só me chateia alguns jogos usarem de usar o Touch do comando PS4/5 e o écran não funcionar em substituição.
Uso o power profile manual a 7w
 
Eu só usei na cloud do psplus.
Funciona bem só me chateia alguns jogos usarem de usar o Touch do comando PS4/5 e o écran não funcionar em substituição.
Uso o power profile manual a 7w
Mas deve haver maneira de meter isso a funcionar... Na Steam Deck o touch vem por defeito no ecrã mas alterei para o trackpad direito.
 
Já fiz algumas pesquisas e apenas achei um programa que executadas antes de iniciar o psplus e com uma conjugação de botões simulava o Touch.
 
Boas, desculpem o Offtopic mas preciso mesmo de te fazer uma pergunta.

Eu tenho a Steam Deck LCD e a minha utilização é 90% a fazer stream da Xbox (Xbplay) e da PS5 (Chiaki4deck) e a verdade é que não tenho razão de queixa. Mas desde que saiu a OLED fiquei com o bichinho de fazer o upgrade. O que te quero perguntar, visto que já usaste as duas, é se vale a pena o upgrade? O ecrã OLED e o WiFi 6 fazem muita diferença?

Sim.
 
Nunca tive uma Ally, mas acredito que com certos "mods" fique bastante melhor que uma Deck. Um dos mods que vejo é colar uma power bank às costas da consola, não só pelo extra da bateria mas também para fazer unlock dos 30w em modo portátil. De notar que nem todas as powerbanks desbloqueiam os 30w... mas numa volta de 1min pelo Reddit encontram-se logo umas quantas que o fazem.

Só se uma pessoa realmente se sujeitar a andar com a powerbank às costas, porque em modo portátil, e a 15W, a deck parece me não só não ficar muito atrás da Ally, como até me parece que em termos de frame pacing é bastante melhor.

E para jogar ligado à corrente... Parte-se um bocado o propósito de ser portátil.

Isto do Strix Point da AMD vai ser giro ver que produtos é que irá produzir. O handheld está na moda e isso levará a produtos cada vez melhores.
 
Só se uma pessoa realmente se sujeitar a andar com a powerbank às costas, porque em modo portátil, e a 15W, a deck parece me não só não ficar muito atrás da Ally, como até me parece que em termos de frame pacing é bastante melhor.

E para jogar ligado à corrente... Parte-se um bocado o propósito de ser portátil.

Isto do Strix Point da AMD vai ser giro ver que produtos é que irá produzir. O handheld está na moda e isso levará a produtos cada vez melhores.


Não é a solução ideal, mas acaba por desbloquear aquele extra de bateria e extra de performance.

Tive a ler umas coisas e quem as tem diz que não é assim tão mau.
 
Significará uma descida de preço das versões antigas? Para que preços poderão descer, realisticamente? Ando na dúvida entre uma Ally e a Steam Deck e a descida de preço da Ally pode ajudar a decidir.
 
Significará uma descida de preço das versões antigas? Para que preços poderão descer, realisticamente? Ando na dúvida entre uma Ally e a Steam Deck e a descida de preço da Ally pode ajudar a decidir.

No OLX andam por menos de 500€ com caixa, fatura e garantia. Anda lá uma 420€ negociáveis.
 
Back
Topo