No passado sabado (14 Dezembro 2019) devolvi um Apple Watch Serie 5 selado, comprado online, numa loja Worten. Como o valor era supeior aos 150€ eles deram-me um talão de "devolução online" onde me iriam transferir o valor para a conta bancária ao fim de 24-48H. Questionei se seriam dias uteis (obviamente que era uma questão estupida) mas o rapaz disse-me que não, e que possívelmente domingo já teria em conta. Obviamente que tal não aconteceu, e liguei para a Worten na segunda, disseram-me que eram dias uteis (24h-48h).
Terça-feira voltei a ligar por não ter entrado nada e disseram-me que afinal seria até 72H (lol)
Hoje confirmei que não deu entrada em conta
Vocês já passaram pelo mesmo ? Em média quantos dias demora?
Tenho o tal talão passado pela loja com a tal informação de "Devolução online". Mais vale dirigir-me à loja?
Já enviei e-mail, e amanhã vou ligar novamente...
Help.
Aconteceu-me uma situação semelhante há 2 anos (na altura com um iPhone X).
O aparelho comprado na Worten Online tinha um grão de pó ou areia no lado de dentro de uma das câmaras. Fui à loja, perguntei se podia devolver lá e a conversa foi que sim e que teria o dinheiro na conta dentro de 48/72h (disseram úteis).
Ao fim de uma semana ainda não tinha nada (estavamos a falar de 1359 euros acho eu, pelo X de 256GB).
Ao fim de 2 semanas, 14 dias, escrevi um mail à Worten com um ultimato. Ou devolviam o valor em 24 horas ou teria de utilizar a lei (DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro) que diz assim:
Artigo 12.º
Obrigações do fornecedor de bens ou prestador de serviços decorrentes da livre resolução
1 - No prazo de 14 dias a contar da data em que for informado da decisão de resolução do contrato, o fornecedor de bens ou prestador de serviços deve reembolsar o consumidor de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do bem nos termos do n.º 2 do artigo 13.º
2 - O reembolso dos pagamentos deve ser feito através do mesmo meio de pagamento que tiver sido utilizado pelo consumidor na transação inicial, salvo acordo expresso em contrário e desde que o consumidor não incorra em quaisquer custos como consequência do reembolso.
(...)
6 - O incumprimento da obrigação de reembolso dentro do prazo previsto no n.º 1, obriga o fornecedor de bens ou prestador de serviços a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do direito do consumidor a indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais.
Passado umas horas ligaram-me. Iam "tratar do assunto o mais rápido possível".
Passado uma semana (cerca de 20 dias depois de eu estar sem telefone) devolveram-me o valor. Ligaram-me todos contentes a informar que já tinham devolvido (como se fosse uma grande coisa). Neste momento informei que iria contactar o meu advogado (lol) de forma a receber o valor em dobro, como estipula a lei.
Responderam que não seria preciso e 48 horas depois tinha o valor do telefone, em dobro, na minha conta.
A minha ideia era fazer com que a Worten não ficasse com 1359 euros durante quase um mês. Se precisam de dinheiro peçam ao banco, não me peçam a mim...!
Resumindo, espera que passem os 14 dias da devolução (que hoje já passaram) e exige devolução em dobro. Isto serve para toda a gente! a Worten estica-se muito na devolução dos valores dos produtos devolvidos ao abrigo da lei (compras à distância).